Navegando por Assunto "Identity"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acervos documentais de movimentos sociais: aspectos de memória e identidade cultural no Arquivo da Comissão Pastoral da Terra - Belém(2021-06-23) SANTOS, Geovanna Figueiredo dos; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153Considerando a pouca visibilidade dos arquivos de movimentos sociais, o foco desta pesquisa foi a dimensão de informações presentes no arquivo da Comissão Pastoral da Terra (CPT) - Belém. O objetivo do trabalho foi levantar estudos teóricos sobre acervos de movimentos sociais; dimensões da memória e conceitos de identidade; apresentar e compreender os aspectos do acervo da Comissão Pastoral da Terra e, a partir da análise documental, identificar os aspectos de identidade cultural relacionada ao movimento camponês na Amazônia paraense, evidenciados por meio desse acervo. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica em bases de dados e pesquisa documental no arquivo da CPT. Como resultados, apresenta-se as relações entre memória, identidade, arquivos e representação, destaca-se algumas dificuldades enfrentadas pelos movimentos sociais do campo, sua representação por meio da documentação, a importância de perpetuar as memórias de suas lutas como meio de alcançar seus direitos, bem como a importância dos aspectos identitários no reconhecimento e difusão desses acervos. Concluiu-se, no que se refere ao contexto dos documentos produzidos pela CPT, que a identidade está relacionada à atribuição de significado, sentido e ressignificação das ações humanas registradas nos documentos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O barroco ardente: a cara do Brasil(2018-06-25) PINHEIRO, Paulo Raphael Soares; BENTES, Rosa Maria Ramos; http://lattes.cnpq.br/7870562072011556O nosso objetivo nesse artigo é investigar a contribuição da brasilidade, ou seja a ardência dentro do barroco e destacar que apesar de ser um estilo europeu, ao chegar aqui no Brasil, vai receber as influências da miscigenação, os traços do negro e do índio vão engrandecer e enriquecer essa arte tão bela. Os estudos sobre a influência da miscigenação no estilo barroco e o papel que o mesmo exerceu em ser esse elo de manifestação da cultura Brasileira em construção, no qual os artistas brasileiros se apropriaram do estilo como forma de manifestação cultural e artística. Iremos analisar também o papel do barroco como “espelho” para os nossos artistas contemporâneos, analisando as artes barrocas, elucidando a identidade brasileira dentro das artes e equiparando-as com as artes que perpetuam os nossos dias, destacando a contribuição do barroco e presença dele nas artes contemporâneas (arquitetura, escultura, música e festas).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O brincar, o brinquedo e a brincadeira no Baixo Tocantins(2022-07-20) CARDOSO, Alessandra de Lima; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189O presente trabalho expõe e discute aspectos do brincar, do brinquedo e da brincadeira no Baixo Tocantins. A pesquisa foi realizada nos municípios de Abaetetuba, Barcarena e Moju, Rio Panacuera/Ilha de Abaetetuba (regiões do Baixo Tocantins). Pretendese mostrar a importância do brincar no processo de ensino-aprendizagem, na socialização e vivências de uma autêntica infância, resgatando memórias, de forma a compreender e manter o significado e relevância do brincar, brinquedos e brincadeiras para as crianças. Dando voz a elas compreendese sua concepção do brincar e o valor que a brincadeira possui para as mesmas, relatamos também experiências do grupo acerca de vivências da infância. Utilizando como base teórico-metodológica autores como: Eliana Pojo, Waldir Abreu, Damião Oliveira, Wanderleia Leitão, Sônia Kramer e Gilles Brougére. Para melhor compreender o tema e atingir os objetivos propostos, utiliza-se de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com abordagem qualitativa, analisando as principais contratações teóricas e buscando uma melhor aproximação com o ambiente e a perspectiva do sujeito, com a observação participante como principal instrumento de obtenção de dados. Usando como método a entrevista com crianças e adultos, para esta pesquisa foram entrevistadas duas educadoras com idade entre 20 e 40 anos. Apresenta-se a concepção do brincar como um instrumento de valorização cultural, formação de identidade e manifestação de valores de uma sociedade. Através das brincadeiras as crianças conhecem e se adaptam ao meio social, brincando com sua realidade - uma criança ribeirinha brinca de apanhar açaí, de pescar; brincadeiras relacionadas à terra, à água, que remetem ao seu cotidiano, aquilo que as rodeiam. Assim, o lúdico possibilita a aproximação de códigos sociais e culturais, através das representações e associações imaginárias ligadas ao brincar, proporcionando à criança o encontro entre fantasia e realidade, diversão e aprendizagem. Por meio das entrevistas e pesquisas reunimos e listamos as principais brincadeiras entre as crianças, os brinquedos utilizados e os modos de brincar. Nos resultados aparecem brincadeiras como: amarelinha/ macaca, camisada/ chicotinho queimado, cai no poço, pira se esconde/pique-esconde, pira alta, pira cola, entre outras. Com os relatos do grupo sobre sua infância notam-se as diferenças entre o brincar de antes e o brincar de hoje, como a mudança em relação ao modo de brincar, no nome de brincadeiras antes conhecidas de outras formas e a dificuldade de encontrar brincadeiras tradicionais. Por fim, enfatiza-se a importância de socializar o conhecimento de jogos e brincadeiras de nossa infância com as crianças de hoje, voltando nosso olhar para as crianças da região do Baixo Tocantins, não deixando que a prática e a cultura do brincar desapareçam da realidade destas, visto sua importância em diversos aspectos educativos e culturais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O brinquedo de miriti como prática pedagógico-cultural: representação e identidade(2019-03-13) GONÇALVES, Isane da Conceição de Lima; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063O presente trabalho foi realizado no Centro Educacional Popular Acendendo as Luzes (CEPAL), no município de Abaetetuba; consistiu em uma pesquisa etnográfica que é caracterizada pela observação cotidiana na instituição, por meio da qual busco identificar se a linguagem do Brinquedo de Miriti é utilizada como prática pedagógico-cultural para evidenciar a cultura local. Para a produção de dados fiz uso da observação e de conversações, descritas no diário de campo, objetivando explicar as situações relacionadas com o Brinquedo de Miriti, além de observações, capturei imagens; conversei informalmente com os sujeitos da pesquisa. A partir disso, busquei responder as seguintes questões: De que maneira o brinquedo de miriti é utilizado em sala de aula como prática pedagógico-cultural? Como a representação do brinquedo de miriti constitui a identidade dos alunos? Os objetivos de pesquisa são: Descrever de que maneira o brinquedo de miriti é utilizado em sala de aula como prática pedagógico-cultural; Refletir as representações do brinquedo de miriti e como estas constituem a identidades dos alunos. Utilizei como aporte teórico Silva (2004) que trata sobre a influência do currículo na constituição de identidades, também trago Silva (2000), que aborda a questão das identidades como construção cultural e social. Para tratar da importância da cultura como força pedagógica no currículo, utilizei Ribeiro, Lobato e Alexandre (2017) e, por fim, Jones Gomes (2013) que fala sobre o brinquedo de miriti abordando a tradição e explicitando como este se faz presente no município de Abaetetuba. Como resultados percebi que os elementos da cultura local ainda são pouco inseridos no currículo, que privilegia os conhecimentos da cultura erudita; porém, a inserção desses conhecimentos na sala de aula é de suma importância para a apropriação de saberes tradicionais, para o conhecimento dos elementos e artefatos de nossa cultura, e para a constituição de identidades.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Centros de memória e a questão da identidade nos times de futebol no Brasil(2022-02-18) BARBOSA, Richelli Rayane Braz; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058O presente trabalho discorre sobre a atenção oferecida pelos times de futebol no Brasil à temática da inserção de Centros de Memórias Esportivos na gestão dos clubes. Aborda a relação entre memória e identidade e a influência que o Centro de Memória possui diante dessas duas questões e como ele fortalece a relação do torcedor com o seu clube. Apresenta um panorama dos times de futebol brasileiros das séries A e B. Relata as perspectivas para a criação do Centro de Memória do Clube do Remo de Belém do Pará. A metodologia utilizada possui característica qualitativa-descritiva, contendo pesquisa bibliográfica e documental para discorrer sobre centros de memória, identidade e história. Para apresentação do panorama da relação de times de futebol da série A e B dos campeonatos de 2021, foi realizado um levantamento de casos via internet e utiliza a entrevista como instrumento de pesquisa para coleta de informação da perspectiva do Centro de Memória do Clube do Remo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Comunidade Quilombola de Itamoari: identidade e saberes que circundam a Escola Petronília do Carmo(2023-12-11) BATISTA, Auriete de Gois; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618O presente artigo problematizou a educação em interface com o currículo da escola Petronília do Carmo, localizada no município de Cachoeira do Piriá, nordeste do estado do Pará. Objetivou analisar como o currículo da escola aborda as questões identitárias e multiculturais da comunidade de Itamoari em seu fazer pedagógico. O estudo é de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada uma turma multisseriada de Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais. Os sujeitos participantes foram: oito alunos na faixa etária de 4-10 anos de idade; um professor/gestor; quatro sujeitos da comunidade, sendo eles três mães e um pai. Como técnica de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada com o professor/gestor e com os pais dos alunos. O período de coleta de dados ocorreu entre outubro de 2022 a fevereiro de 2023, com ida a campo, a realização das entrevistas, observações e registros no diário de campo para subsidiar nossa análise. Os resultados revelaram, que, apesar dos avanços com relação à temática abordada e da legislação que trata das populações quilombolas, os saberes culturais destas comunidades ainda são pouco afirmados e trabalhadas, tanto no currículo, quanto na prática pedagógica. Entendemos que a identidade e os saberes se manifestam no simbolismo do tempo e na cultura de transmissão de conhecimentos, e compreendemos o currículo como documento estruturante do fazer educativo. Nesse sentido, é preciso concentrar os esforços tanto das políticas públicas, quanto da gestão escolar, no que diz respeito ao entrelaçamento dos conteúdos escolares com os saberes históricos da vida cotidiana da comunidade quilombola na organização do trabalho pedagógico. Dessa forma, este trabalho visa contribuir com as reflexões que vem sendo construídas sobre a valorização do saber/fazer advindo dos mais velhos, e concentra-se no desenvolvimento de novos caminhos a trilhar no sentindo de aproximar, por meio da pesquisa, Identidades e Saberes que circundam a E.M.E.F. Petronília do Carmo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Da Bahia ao Pará: a chegada e a instalação do Candomblé Jeje Savalú em terras paraenses (1976-2005)(2022-06-27) SOARES, Adriana Moura; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Mediante a percepção de que o Candomblé Jeje Savalú se faz recente dentro da localidade paraense, tendo em vista que seu primeiro contato tenha ocorrido apenas nos últimos 50 anos, a problemática surge de forma a tentar compreender como ocorreu sua chegada. Visto que embora hodiernamente haja a presença de poucos trabalhos que abordem o Savalú, seus enfoques não se tratam de explicar como ocorreu a chegada, tampouco a instalação desta religião. Sendo assim, a proposta deste estudo é explanar por meio de quais sujeitos e em qual ocasião se propicia a sua chegada, e ainda quais os desdobramentos necessários por manter e instalar o Candomblé Jeje Savalú em Belém do Pará. Pretende-se ainda, a partir desta pesquisa, proporcionar visibilidade a este acontecimento, assim como gerar um registro que pontue os sujeitos que propiciaram a chegada e instalação do Candomblé Jeje Savalú no Pará. Para abordar essa temática serão mobilizados os conceitos de memória e identidade, os quais serão trabalhados por meio das fontes orais produzidas a partir das entrevistas realizadas com os sujeitos que participaram deste processo e que através de suas falas capacitaram este estudo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Da cor à chuva: direção de arte e identidade cultural em filmes paraenses(2016-03-03) COSTA, Victória Ester Tavares da; SILVA, Iomana Rocha de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9035670745107563Os acontecimentos históricos e as expressões culturais possuem sólidos vínculos, a arte é um destes pontos nos quais essa proximidade é percebida. A seguinte pesquisa busca refletir acerca da imagem dos amazônidas transpassada pelo audiovisual a partir da observação da direção de arte. Os elementos fílmicos visuais permitem a divulgação e construção/ reprodução de identidades culturais das sociedades e temáticas da história que é contada. Expressar-se sobre seu lugar de fala tem sido mais presente no que tange à produções da América Latina, desta forma, descortinando um repensar das próprias linguagens e das identidades, anteriormente dominadas pelas mãos mais diretas do colonialismo. Hoje, restam as amarras com as quais somos familiarizados sem notar, mas que estão sendo retiradas pela tomada de voz, pela reinvenção da própria linguagem e estética. Desta forma, ao observar três curta-metragens paraenses contemporâneos, pretende-se compreender o olhar que o próprio amazônida tem de si mesmo e como se transpassa para as telas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A dança na escola e a constituição de identidades juvenis(2019-03-13) PAZ, Ataíze Gonçalves; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063O presente trabalho trata de uma pesquisa etnográfica, realizada na Escola Cristo Trabalhador, com foco no Grupo Educar pela Pesquisa e seus integrantes. O objetivo foi investigar a constituição das identidades dos alunos que participam do Grupo. Como instrumentos de produção de informação utilizei a observação participante, a captura de imagens, a conversação, o questionário, que serviram para a composição do diário de campo. Os sujeitos da pesquisa foram alunos que participam do Projeto Educar pela Pesquisa, alguns funcionários da instituição e um grupo de professores. O problema de pesquisa apresenta as seguintes questões: Como a dança contribui na constituição de identidades dos alunos da Escola Cristo Trabalhador? Para auxiliar a reflexão contarei com Bourdieu (1983), Canclini (1989), Dayrell (2007), Ribeiro (2013) e Silva (2000). Como resultados destaco que a dança é uma manifestação cultural que auxilia na constituição de identidades dos alunos, pois participar do grupo de dança fornece aos alunos a compreensão de si próprio e do que está a sua volta; também enfatizo como o Projeto educar pela pesquisa incentiva a formação ética e cidadã dos alunos em razão das multiculturas presentes nesse espaço.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) De negro a pardo: memória, identidade e invisibilidade, na Escola Bom Pastor, Ipixuna do Pará(2018-08-21) GUEDES, Odaléia Maria Barbosa; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515O presente artigo visa refletir sobre um intrigante fenômeno escolar: a negação da Identidade Negra pelos/as alunos/as da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Bom Pastor, localizada no Distrito de Canaã, município de Ipixuna do Pará. Discutir-se-á o esforço da colonização portuguesa e do Estado brasileiro para invisibilizar a identidade do povo negro, bem como as consequências dessa invisibilidade no currículo e materiais didáticos, assim como suas implicações na construção da identidade negra dos alunos da referida escola. Além disso, aponta-se a importância da autoidentificação negra, sua memória e cultura, pois estes são elementos fundamentais na construção da identidade de uma nação multicultural e multiétnica como é o Brasil. Nessa perspectiva, é de suma importância a descolonização do Currículo, para que possa assegurar uma educação mais igualitária e, ao mesmo tempo, que busque a promoção da equidade racial. A Escola é um espaço de fomentação dos fundamentos da democracia e onde circula diferentes povos de múltiplas identidades, mas é também um local de vários conflitos, pois na maioria das vezes não valoriza a pluralidade étnica existente nela e geralmente os valores dos grupos hegemônicos são impostos, em detrimento dos demais grupos étnicos presentes na sociedade brasileira.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do campo na Amazônia paraense: desafios e perspectivas no âmbito do assentamento da reforma agraria(2018-08-02) DIAS, Joyce Marcelly Corrêa; HAGE, Salomão Antonio Mufarrej; http://lattes.cnpq.br/1723722364556016; https://orcid.org/0000-0001-7801-0696O Trabalho de Curso (TCC) “Educação do Campo na Amazônia Paraense: desafios e perspectivas no âmbito dos Assentamentos da Reforma Agrária” constitui a finalização de um ciclo de estudos iniciado durante esses quatro anos de graduação no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Pará e pesquisas desenvolvidas como bolsista de iniciação cientifica, estando sob coordenação do Prof. Salomão Hage. A pesquisa é qualitativa e explora a realidade dos sujeitos do campo e suas relações com a escola, tendo como lócus o Assentamento João Batista II situado na cidade de Castanhal-Pará. Para a pesquisa procuramos entender os conceitos de território e como se apresenta a realidade da Educação do Campo no Brasil e principalmente no Estado do Pará. Entendendo que a educação ocorre em diferentes espaços, em que se insere a Educação do Campo, através de questionário e entrevista apresento depoimentos de sujeitos e suas inquietações. Os resultados apontam as dificuldades para manter a identidade camponesa entre os jovens e novos moradores do assentamento, os pais assentados e a resistência para manter os filhos na escola; como também apresentam as parcerias com instituições de ensino que auxiliam no desenvolvimento de projetos nos lotes e formação dos jovens e adultos da comunidadeTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Identidade do professor de língua-cultura inglesa em revistas e sites educacionais(2022-12-30) PINHEIRO, Zamara Rodrigues; LOPES, Lucas Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8141687357119122; https://orcid.org/0000-0002-9936-3666Neste trabalho, investigamos as identidades de língua-cultura inglesa apresentadas pela mídia, para isso consideramos, os discursos em sites educacionais e escolas de línguas, sobre os quais examinamos o funcionamento dos discursos midiáticos, tendo em vista as propostas normativas da BNCC. A construção do corpus de análise deste trabalho foi realizada através da seleção de edições e de textos do site da Revista Nova Escola e do site da escola Cultura Inglesa. O desenvolvimento da pesquisa contou com contribuições dos estudos de Coracini (2003; 2013; 2014); Fernandes (2005); Foucault (2002; 2004; 2014); Gregolin (2008); Hall (2021); Lopes (2018). Também contamos com teóricos que contribuem nas abordagens do uso de tecnologias no ensino-aprendizagem de língua-cultura. Desse modo, as identidades dos professores de língua-cultura inglesa têm as constituições conforme os deslocamentos feitos, por si, ou pelas situações de ensino-aprendizagem em que fazem parte de acordo com os sites utilizados pela pesquisa. Concluindo, assim, que é relevante levar em consideração os diferentes discursos que constituem a formação identitária do professor de língua-cultura inglesa, uma vez que, por meio desta pesquisa, percebeu-se que as identidades daqueles que se nomeiam professores não são fixas e estão em constante mudança, refletindo e incidindo na formação e atuação desses profissionais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A identidade profissional dos egressos do curso de pedagogia do campus universitário de Abaetetuba - PA(2022-07-19) SILVA, Paula Inês Lobato; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657O presente trabalho tem por objetivo a investigação de como egressos do curso de Pedagogia constroem sua identidade profissional docente, na região do Baixo Tocantins. O estudo se insere na rede das temáticas específicas da formação docente, da constituição da identidade profissional docente e da educação básica. O referencial teórico está assentado nos estudos de RAYMOND e TARDIFF (2000); TARDIF (2002); GATTI (2014; NÓVOA, 1999; SACRISTÁN, 1999; ROLDÃO, 2005. Para a coleta de dados foram enviados questionários via redes sociais, especificamente Whatsapp e Google Forms para os egressos do curso de Pedagogia, do Campus de Abaetetuba, da Universidade Federal do Pará. Afim de pensar a prática da coleta de dados em campo, destinada a investigar em específico a construção da identidade de professores que atuam na Região do Baixo Tocantins.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Infância, construções de identidade e questões étino-raciais em a obra Negrinha(2022) BRITO, Carla Ruane Rodrigues de; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172O presente artigo volta-se para a construção da identidade étnica e cultural da infância no Brasil, abordadas na obra “Negrinha” de Monteiro Lobato. Por meio de consultas bibliográficas e comparativismos, buscou-se a compreensão do ponto de vista lobatiano sobre a personificação de infância de meninas brancas e negras entre personagens da obra Negrinha. Os fundamentos dessa pesquisa do percurso infantil na história; identidade, etnia. Nesse âmbito, as análises resultaram na compreensão da personificação de crianças infância negra e brancas, onde observa-se a invisibilidade de crianças negras e a valorização da infância branca, onde prevalece o privilégio e senso de superioridade de um grupo étinicoTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Navegando pela cultura: identidade e memória de uma moradora do rio Anequara(2021-10-05) SILVA, Manuelle Pereira da; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700O presente trabalho discute a Cultura, Identidade e Memória por meio das narrativas de uma ribeirinha do Rio Anequara. Para tanto, a pesquisa objetiva discutir cultura, identidade e memória da comunidade ribeirinha do Rio Anequara, pela visão de uma das moradoras mais idosas. Como referencial teórico, os autores utilizados foram: Teixeira (2015) e Candau (2014), para falar sobre identidade e sua relação com a memória. Leal (2011) e Halbwachs (2006), fazendo apontamentos sobre cultura e memória. Netto e Ramos (2000) que tratam sobre a ligação entre identidade e cultura. Maciel (2021) e Moita Lopes (2001), ponderam sobre as narrativas orais em consonância com a concepção de memória, cultura e identidade. E, Pereira, Cardoso e Pantoja (2006), que apresentam como se constitui o Rio Anequara. Como metodologia, foi usada uma pesquisa de campo, realizada por meio de uma entrevista, que foi gravada, transcrita e posteriormente analisada. Os resultados apontam que está ocorrendo uma transformação na maneira como os moradores percebem muitos aspectos valorativos. As memórias da idosa, fornecem a noção de como era a vida no passado em comparação com o presente. Conclui-se que a idosa detêm em suas memórias lembranças adquiridas com suas experiências e relações interpessoais, além disso, a comunidade, passa por transformações em aspectos culturais e identitários.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A pedagogia cultural do Carimbloco do Pacoval: cultura local, memória e identidade(2023-12-15) MALATO, Karla Roberta de Souza; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063O presente texto, apresenta a pedagogia cultural do carimbloco do pacoval: cultura local, memória e identidade, com suporte em pesquisas bibliográficas e de campo, usando a abordagem qualitativa e alguns aportis teóricos como Godoy (1995), Klein e Domenico (2012), Lakatos e Marconi(1992), dentre outros que contribuíram para o desenvolvimento do artigo, buscando assim as relações estabelecidas entre os conceitos de educação e sua significância no contexto carnavalesco, visando descrever através da pesquisa o contexto sócio histórico do carimbloco e sua possível relação com os aspectos educacionais, sociais e culturais, numa pedagogia do carimbloco onde o ensinar e o aprender se tornam fundamentais num ambiente não escolar. Alcançando através das oficinas pessoas que sabem e não sabem sobre a cultura local do carimbó, ocasionando uma aprendizagem de significados em que todos se envolvem, participando de todos os momentos proporcionados pelas oficinas, desenvolvendo um vínculo que ultrapassa raça, gênero, religião, etnia, etc.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A política curricular do estado do Pará: impactos na formação dos sujeitos, das sujeitas na educação do campo no município de Tomé-Açu(2024-07-02) RIBEIRO, João Vitor de Jesus; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063Este estudo apresenta o tema sobre a política curricular enquanto relação de poder no contexto da Educação do Campo no município de Tomé-Açu. O objetivo é refletir a política curricular do estado do Pará como instrumento de hegemonia, e seus impactos na educação do campo e na formação dos sujeitos e sujeitas campesinos\as. Utilizando como referencial teórico autores como Michael Apple, Tomaz Tadeu da Silva e Miguel Arroyo, o estudo adota uma abordagem qualitativa, e a análise documental (Cellard, 2008; Phillip, 1974), na medida em que selecionei o Documento Curricular do Estado do Pará (DCEPará) como campo de pesquisa. Os resultados revelaram que a política curricular do estado do Pará é padronizada e atende aos interesses hegemônicos. Seu impacto na educação do campo é sentido no desmonte da Educação do campo, pois enquanto currículo oficial passa a ditar os conhecimentos padronizados, esvaziando a liberdade e a criticidade. Com isso, desconsidera as identidades culturais locais, formando sujeitos\as deslocado\as pela globalização e adaptados\as às demandas do capital. Concluo que este estudo contribui para uma compreensão mais profunda das forças políticas e econômicas que influenciam nas políticas curriculares, fornecendo subsídios para fortalecer os movimentos de resistência que lutam por uma educação do campo com qualidade social, que reconheça as identidades locais e as necessidades reais dos sujeitos campesinos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relação entre constituição da identidade de gênero e brincadeiras infantis no ambiente escolar(2024-09-20) MARTINS, Flaviane Cordeiro; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063A presente pesquisa aborda a relação entre a constituição da identidade de gênero e as brincadeiras infantis no ambiente escolar, mais especificamente no espaço da Brinquedoteca em uma Escola de Educação Infantil. Os objetivos principais da pesquisa é analisar como as brincadeiras infantis produzem ou reproduzem as identidades de gênero no contexto educacional, além de identificar os valores e comportamentos pré-estabelecidos social e culturalmente que estão "normalizados" nas brincadeiras infantis, de acordo com o gênero, e verificar o impacto da divisão das brincadeiras e brinquedos por gênero no espaço escolar sobre as crianças. Para fundamentações teóricas dessa discussão, foram consideradas contribuições de renomados autores como Louro (1997,1999), Silva (2000) e Hall (2006), que possuem pesquisas nas áreas de Estudos Culturais e Feministas. Além disso, pesquisadores como Barros (2009), Brougère (2010) e Felipe (2003) também forneceram base sobre a importância do brincar e sua influência na formação das crianças a partir dos aspectos culturais e sociais. Este estudo adotou uma abordagem pós-crítica para investigação e análise, utilizando aproximações etnográficas para compreender os aspectos gerais e, principalmente, a subjetividade dos sujeitos envolvidos. A observação participante foi utilizada para capturar os movimentos e o cotidiano da pesquisa, enquanto o método da conversação permitiu que os participantes se expressassem livremente e compartilhassem suas experiências. Além disso, o uso de imagens foi empregado para aprofundar a compreensão dos aspectos mais intrínsecos da pesquisa. Os resultados destacam questões problemáticas que vão além do espaço da Brinquedoteca, evidenciando que a constituição da identidade de gênero é influenciada também por fatores externos à escola, e que as crianças carregam consigo valores culturais muito bem estabelecidos em suas formações sociais, é importante destacar, então, que a divisão de brincadeiras e brinquedos por gênero vivenciadas no cotidiano escolar pode contribuir para a perpetuação de estereótipos, afetando o desenvolvimento das crianças. No entanto, há esperança de mudança por meio da transformação das práticas pedagógicas, visando construir uma política que valorize a equidade no brincar infantil. Em suma, este trabalho ressalta a necessidade de repensar as práticas educativas, promovendo um ambiente escolar inclusivo, no qual as crianças tenham a liberdade de explorar uma variedade de brincadeiras, independentemente de seu gênero. A pesquisa destaca a importância de criar espaços no qual as crianças possam se expressar livremente, desafiar estereótipos de gênero e desenvolver uma compreensão mais ampla da diversidade humana.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Relações étnico-raciais e de gênero: identidade da mulher negra e professora da educação básica no Nordeste do Pará(2019-08-02) PEREIRA, Thyele Siqueira; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912Esse estudo objetivou analisar a identidade de professoras negras na Educação Básica no município de Tracuateua-PA. Para tanto, elaboramos o seguinte problema de pesquisa: Como a identidade de professoras negras foi/está sendo construída na Educação Básica no município de Tracuateua-PA? O estudo esteve pautado na pesquisa de abordagem qualitativa, com aplicação em pesquisa de campo, o instrumento de coleta de dados foi o questionário semiestruturado. A amostragem foi constituída por 15 (quinze) professoras negras. Os dados coletados foram analisados a partir da análise do discurso ideológico (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2014), dando ênfase aos discursos mais expressivos. Os resultados evidenciam que as professoras negras de Tracuateua no nordeste do Pará se auto identificaram como mulheres negras (pretas e pardas), suas identidades foram construídas em meio a uma realidade social marcada pelas relações de discriminação racismo e segregação. Esse estudo revela ainda que a escola é permeada pelo racismo e discriminação, vivenciados diariamente pelos sujeitos envolvidos no processo educativo. A principal conclusão desse estudo revela que algumas mulheres negras e professoras sofreram discriminações e preconceitos durante sua trajetória de vida, isso marcou a construção de sua identidade étnico-racial e as fizeram compreender a importância da luta por uma Educação antirracista.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O resgate da identidade quilombola na escola municipal Professor Rildo Valadares, na comunidade de Jacundaí Moju-PA(2018-08-27) SENA, Viviane Caroline Valadares; TAVARES, Francinei Bentes; http://lattes.cnpq.br/2305847447719005Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir as principais estratégias de expor o que é ser quilombola, e se são postas em prática pelo corpo docente da instituição denominada Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Rildo Valadares, localizada na comunidade quilombola de Jacundaí, no município de Moju-PA. Ao se falar em Educação Quilombola, principalmente referente às comunidades rurais, muito se propôs para definir de forma introdutória o que de fato a Educação Quilombola representa, bem como a ancestralidade e os saberes territoriais do local em que a mesma está inserida. Portanto, é necessário lutar pela importância dessa forma de educação, compreendendo que sua implantação é fundamental para o currículo escolar da comunidade, através da junção tanto da ancestralidade como da cultura, porque muitas vezes o currículo atual está longe da realidade histórica e cultural destes alunos e alunas. Essa parceria entre dois saberes (cultura e ancestralidade) que se completam e se complementam estão no território como uma forma nova e muito envolvente, explanando de forma real e necessária a realidade existente e pouco mostrada dos territórios quilombolas. Culminou-se essa análise em como foi esse processo de aceitabilidade e as razões que antecederam essa inclusão do conhecimento do que realmente seria a implantação do currículo escolar quilombola na escola estudada. Analisou-se ainda como tal currículo ajuda na formação e no convívio social dos estudantes da comunidade quilombola analisada.