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Navegando por Assunto "Identidade local"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dos portos as palafitas: Estratégias de requalificação urbana no bairro do Jurunas
    (2025-04-04) COSTA, Àurea Pimentel; LIMA, José Júlio Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5176390429456548
    Este trabalho tem como objetivo elaborar uma proposta de requalificação urbana para um trecho da Avenida Bernardo Sayão e seu entorno no bairro do Jurunas em Belém do Pará, considerando os fatores sociais, econômicos e ambientais da região. A área em questão reflete a falta de planejamento urbano em áreas de ocupação informal em zonas alagadas, que sem ações de urbanização vem trazendo problemas que permanecem desde o início da formação da capital paraense no século XVII. A pesquisa que subsidia o trabalho analisa a presença dos rios, bem como as soluções sanitárias e de drenagem implementadas pelo município, e as consequências socioambientais e socioespaciais na cidade. Para o diagnóstico da área foi delimitado um polígono de estudo para que fossem feitas visitas in loco e entrevistas com os moradores. No desenvolvimento deste trabalho há uma revisão bibliográfica e análises das obras de macrodrenagem em andamento na Bacia Hidrográfica da Estrada Nova, notadamente em áreas densamente ocupadas e com insuficiências em infraestrutura urbana adequada. O resultado é propor um estudo de desenho urbano visando a requalificação da área que integre soluções viárias, de equipamentos públicos e espaços de convivência que sejam sustentáveis, articulando-as com as obras vigentes e que contemplem as necessidades locais. Além disso, a proposta busca ressaltar a importância da participação comunitária no processo de requalificação, reconhecendo a valorização da identidade local por meio da aplicação de resultados do que foi recolhido nas entrevistas e escutas realizadas com a comunidade local.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A educação do campo e a relação com a identidade local: reflexões a partir da escola São Tomé em Breves – Pará
    (2021-01-20) COELHO, Helda Góes; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147
    Este trabalho trata da relação da educação do campo com a identidade local, a partir da prática docente materializada na Escola São Tomé, no município de Breves. Procura responder a seguinte problemática: A prática pedagógica materializada na Escola do campo São Tomé, em Breves no Marajó, contribui com o reconhecimento da identidade local e o fortalecimento identitário dos alunos, enquanto cidadãos do território amazônico marajoara? Tem-se por objetivo geral: Identificar se a prática pedagógica concretizada na escola-lócus dialoga com os pressupostos do paradigma de educação do campo. No campo metodológico enveredamos pela pesquisa de abordagem qualitativa envolvendo os seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico e documental sobre Educação do Campo; realização de entrevistas semiestruturadas com dois professores, uma coordenadora pedagógica, e três discentes do quinto ano da referida instituição; organização e análise dos dados a partir de pressupostos da perspectiva dialética materialista. Os dados obtidos empíricos em diálogo com a base teórica apontaram que na escola São Tomé são desenvolvidas práticas que visam o reconhecimento da identidade local e a identificação dos alunos com o campo. Contudo, há obstáculos e desafios cotidianos que limitam o processo de ensino e de educação no campo, dentre eles: a formação docente, a não identificação do (a) professor (a) com a Educação do Campo, a rotatividade dos professores, a falta de formação continuada, a infraestrutura precária da escola e a falta de recursos didáticos e de transporte escolar. Todavia, mesmo com todas as dificuldades e obstáculos diários, os alunos gostam e se sentem bem na escola, e se veem enquanto sujeitos do campo. Concluímos assim, que a prática pedagógica materializada na escola São Tomé, em Breves contribui com o fortalecimento da identidade local e a identificação dos educandos com o território rural.
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