Navegando por Assunto "Identidade camponesa"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do campo na Amazônia paraense: desafios e perspectivas no âmbito do assentamento da reforma agraria(2018-08-02) DIAS, Joyce Marcelly Corrêa; HAGE, Salomão Antonio Mufarrej; http://lattes.cnpq.br/1723722364556016; https://orcid.org/0000-0001-7801-0696O Trabalho de Curso (TCC) “Educação do Campo na Amazônia Paraense: desafios e perspectivas no âmbito dos Assentamentos da Reforma Agrária” constitui a finalização de um ciclo de estudos iniciado durante esses quatro anos de graduação no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Pará e pesquisas desenvolvidas como bolsista de iniciação cientifica, estando sob coordenação do Prof. Salomão Hage. A pesquisa é qualitativa e explora a realidade dos sujeitos do campo e suas relações com a escola, tendo como lócus o Assentamento João Batista II situado na cidade de Castanhal-Pará. Para a pesquisa procuramos entender os conceitos de território e como se apresenta a realidade da Educação do Campo no Brasil e principalmente no Estado do Pará. Entendendo que a educação ocorre em diferentes espaços, em que se insere a Educação do Campo, através de questionário e entrevista apresento depoimentos de sujeitos e suas inquietações. Os resultados apontam as dificuldades para manter a identidade camponesa entre os jovens e novos moradores do assentamento, os pais assentados e a resistência para manter os filhos na escola; como também apresentam as parcerias com instituições de ensino que auxiliam no desenvolvimento de projetos nos lotes e formação dos jovens e adultos da comunidadeTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Transformar a formação: desafios da Licenciatura em Educação do Campo na Transamazônica(2019-05-30) CLEMENTE, Maria Laire de Campos; LOPES, Raquel da Silva; http://lattes.cnpq.br/8883608553718284Este trabalho é uma reflexão sobre a centralidade da formação docente para a transformação da realidade educacional, ainda que se reconheça que esta realidade é impactada por uma complexa constelação de fatores. O objetivo precípuo é apontar elementos que evidenciem tanto a importância central de se formar novos professores quanto a possibilidade concreta de se fazer isso; a base empírica da análise aqui proposta é, portanto, o “chão da escola”, isto é, a experiência concreta de uma Licenciatura em Educação do Campo/Linguagem, de uma universidade pública da Amazônia brasileira, pela ótica de seus estudantes. A metodologia utilizada pode ser caracterizada como quanti-qualitativa, embora seu cerne seja claramente de ordem interpretativa, com destaque para a abordagem cartográfica. Os resultados obtidos por esta pesquisa apontam que a opção teórico-metodológica pela Pedagogia da Alternância, base em que se estrutura a proposta pedagógica da referida licenciatura, proporcionou aos seus egressos uma formação acadêmica cientificamente consistente e socialmente referenciada, o que não significa ausência de tensões, problemas e lacunas – que apenas o tempo histórico poderá esclarecer. Porém, para além disso, tais resultados sugerem também que escolhas político-institucionais bem definidas, qualificação do quadro docente dos professores formadores, interesse e compromisso dos estudantes podem render, em curto prazo, experiências muito impactantes na “ponta” – a sala de aula da educação básica, aspecto que se busca evidenciar por um relato de prática pedagógica como aprendizagem profissional que foi vivenciada no último Estágio Supervisionado do curso aqui estudado.