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Navegando por Assunto "Hospital universitário"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Caracterização de crianças e adolescentes com distrofia muscular de duchenne acompanhados em um hospital universitário de referência na Amazônia Oriental
    (2021-12-13) SILVA, Karoline Santos da; CARVALHO, Keren Ariane Pinheiro da Silva; PINTO, Denise da Silva; http://lattes.cnpq.br/9586650002626739
    Objetivo: O objetivo deste estudo consiste em descrever o perfil sociodemográfico e clínico dos pacientes com Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) atendidos na Unidade Assistencial de Saúde da Criança e do Adolescente (UASCA) do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) em Belém, Pará, Brasil. Método: Trata-se de um estudo quantitativo-descritivo, retrospectivo, onde foram coletados dados sociodemográficos como sexo, escolaridade, raça, idade atualizada e local de procedência, e dados clínicos como diagnóstico, idade durante o diagnóstico clínico, local onde foi diagnosticado, idade da primeira consulta no HUBFS, primeiros sinais e sintomas, idade dos primeiros sinais e sintomas, histórico familiar, cardiopatia e cirurgias pregressas. Resultado: Ao final da pesquisa foram selecionados para análise 29 prontuários. O perfil dos pacientes identificou que grande parte destes foram considerados como pardos, e que a média da idade foi de 12 anos, já a média da idade dos primeiros sinais e sintomas foi de 3 anos, e o local onde a maior parte dos pacientes foi diagnosticado foi o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), e este diagnóstico ocorreu em média aos 8 anos. Conclusão: Houve uma grande demora para o diagnóstico de DMD, esta demora pode levar o paciente a perder sua autonomia física mais precocemente e há uma piora no prognóstico. Este atraso no diagnóstico pode ser justificado por ainda não existir um centro de referência na Amazônia.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Eventos adversos relacionados à assistência à saúde: estudo com enfermeiros em um hospital universitário
    (2015) ALMEIDA, Amanda Cantanhede Bezerra de Campos; SANTOS, Bruna Roberta Paixão dos; COSTA, Maria Heliana Alencar da; http://lattes.cnpq.br/6796680113038231; BITAR, Maria Amélia Fadul; http://lattes.cnpq.br/2303711516588026
    Os eventos adversos (EAs) podem ser definidos como um resultado indesejado, negativo e não intencional decorrente da assistência à saúde, não relacionadas à evolução natural da doença de base, que ocasionam lesões mensuráveis aos pacientes afetados e/ou prolongamento do tempo de internação e/ou o óbito do paciente. Com o instrumento de notificação, pode-se oferecer atenção para o erro ocorrido no serviço de saúde, produzindo informações detalhadas sobre os EAs, de modo a orientar a definição de prioridades e o desenvolvimento de políticas e de intervenções nos serviços voltadas para a melhoria da qualidade na assistência, tornando o cuidado mais seguro. O estudo tem por objetivo realizar um estudo sobre eventos adversos associados à assistência à saúde em um Hospital Universitário. Trata se de um estudo descritivo, transversal e de cunho quantitativo. A pesquisa foi desenvolvida no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), localizado na cidade de Belém PA, por meio da aplicação adaptada do questionário da Agency for Health Research and Quality (AHRQ), intitulado Hospital Survey on Pantient Safety Culture. Participaram 31 enfermeiros entre 29 e 63 anos. Para a melhor apresentação dos resultados, foi utilizada uma escala de 1 a 5, segundo a qual os escores totais das respostas variam entre “discordo totalmente” (1) e “concordo totalmente” (5) ou “nunca” (1) e “sempre” (5). A soma dos escores variou entre 86 e 126. A média dos itens variou entre 2,774 e 4,064. A maioria dos enfermeiros participantes desta pesquisa (64,51%) não preencheu nenhum relatório de notificação de eventos adversos relacionados à assistência à saúde nos últimos 12 meses. O conhecimento adquirido com esta pesquisa reforça a necessidade de se desenvolver programas educacionais que elucidem o que são os eventos adversos, discutindo cenários para entender as causas do problema e propostas de melhoria, assim como a importância do ato de notificar tanto para o hospital como para os pacientes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepções de enfermeiras sobre o coaching como ferramenta de desenvolvimento de competências gerenciais em um hospital universitário
    (2018) FONTES, Victória Malcher Silva; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953
    Considerando o problema de pesquisa: o coaching pode contribuir para o desenvolvimento de competências gerenciais de enfermeiras gerentes em um hospital universitário? Este estudo teve por objetivo: analisar a percepção de enfermeiras gerentes, de um hospital universitário da região Norte do Brasil, acerca do desenvolvimento de competências gerenciais através do coaching. Trata-se de um estudo descritivo e analítico, de natureza qualitativa. Foram entrevistadas 8 enfermeiras em cargos de liderança, e que vivenciaram o processo de coaching fornecido em seu ambiente de trabalho por um projeto de extensão. A entrevista era baseada na percepção das participantes acerca do trajeto ocorrido desde o início de todo processo, contudo algumas questões específicas não poderiam deixar de ser investigadas, por isso desenvolveu-se um roteiro de entrevista semiestruturado, que continha 4 questionamentos. Como resultado deste estudo, as que enfermeiras participantes relataram conseguir se perceber dentro de seu ambiente de trabalho, refletir sobre suas ideias, modificar seus comportamentos, se posicionar frente a questões no ambiente de trabalho, além de se sentirem mais fortes para lidar com dificuldades. As participantes evidenciaram também, benefícios na vida pessoal, a partir da autodescoberta, compreensão seus objetivos, priorização e foco em metas desejadas. Concluise que a ferramenta coaching é eficaz para desenvolver competências gerenciais necessárias ao enfermeiro líder, e tanto no âmbito profissional, como no pessoal, o coaching trouxe encorajamento, autoconfiança, automotivação e alternativas de ação para enfrentar situações desfavoráveis.
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