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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    “O amor que ousa dizer o seu nome”: História e Homoerotismo na Amazônia em “Olho de Boto” (1967-1985)
    (2022-02-09) MORAES, Marlison Souza; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/ 0000-0002-5824-5700
    A seguinte monografia busca utilizar-se da literatura “Olho de Boto” (2015) como fonte histórica para o entendimento sobre de que forma o romance aborda a questão do homoerotismo na Amazônia durante o período de ditadura civil militar. O enredo da história representado pelo casamento ocorrido entre os dois personagens da narrativa, Inajá e Inajacy, em 1967 no interior da floresta amazônica, é encarado na investigação desse estudo como um caminho viabilizador para o entendimento de como o Estado governado pelos militares no contexto usaram da força repressora para impedir a união homoafetiva e as sexualidades de sujeitos amazônidas que consideravam-se como “homossexuais”. Para isso, os conceitos norteadores utilizados para a elaboração de ideias do trabalho correspondem pelo de “Representação” desenvolvido por Roger Chartier (1990) e o de “Homoerotismo” discutido por Jurandir Freire Costa (1992). A metodologia desenvolvida correspondeu às próprias descrições presentes na literatura que dão conta de apresentar a comunidade leitora acerca do casamento homoerótico realizado em fins da década de 1960 na Amazônia, destacando principalmente a constituição do romance das personagens e a reação por parte da sociedade conservadora espelhada diretamente pelo regime de ditadura civil militar da região. Nesse sentido, como resultado do trabalho, percebeu-se que a obra aborda a temática a partir de uma linguagem de defesa da liberdade e do amor, ao passo em que também mostra a repressão cometida pelos militares contra os homoafetivos do período, sendo essa mais uma face autoritária do regime ditatorial brasileiro. O romance ajudou a entender, portanto, não apenas o debate sobre a temática, mas acima de tudo a complexidade desse mundo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Bom Intento em cena: memórias de um teatro ribeirinho e da floresta em Bujaru-PA (1980-2020)
    (2021-03-09) CRUZ, Silvana da Silva; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260; https://orcid.org/0000-0001-8186-4510
    O presente Trabalho de Curso apresenta-se como um estudo sobre a história teatral na cidade de Bujaru/PA, com intuito de desvelar memórias, narrativas e documentos da Cia de Teatro Bom Intento. O percurso teórico-metodológico pautou-se nos estudos da memória, com Bosi (1994), e da história para a promoção de reflexões sobre práticas cênicas na Amazônia paraense, com Salles (1994) e Bezerra (2013). A história oral, fundamentado por Freitas (2001), apresenta-se como um olhar metodológico da pesquisa. Para o levantamento de fontes documentais, que garantam essa escrita crítico-reflexiva, trabalhamos com a escuta de personagens envolvidos com a cena teatral em questão, além de serem portadores de memórias sociais, individuais e coletivas do município de Bujaru-PA. Como resultados desse processo, temos: a) a construção narrativa histórica da Cia de Teatro Bom Intento, motivo primeiro que impulsionou esta pesquisa; b) as memórias deste grupo teatral proporcionaram adentrar nas memórias culturais do município, os lugares, as pessoas e os fazeres teatrais que emergem de palcos na floresta e nas margens dos rios; c) um registro de um percurso memorial com o teatro, evidenciando trabalhos e influências que contribuem no processo de minha construção e crescimento enquanto ser atuante e corpo preto na arte.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O conceito de multiculturalidade em coleções didáticas: uma análise do Manual do Professor do Projeto Araribá de História
    (2024-11-04) MELO, Robson Ferreira; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; orcid logo https://orcid.org/0000-0002-2734-5442
    A presente pesquisa objetiva-se por analisar o Multiculturalismo no livro didático de história projeto Araribá, “Manual do Professor” do 7º ano, anos finais do ensino fundamental, sobre a temporalidade de 2008 a 2017. Utilizamos como fontes os Editais e os Guias do PNLD (Plano Nacional do Livro e do Material Didático) referente à temporalidade de 2008 e 2017 além de 04 manuais impressos, sendo esses: Projeto Araribá 7º ano PNLD 2008, Projeto Araribá 7º ano PNLD 2011, Projeto Araribá 7º ano PNLD 2014 e Projeto Araribá 7º ano PNLD 2017 a fim de averiguar à abordagem conceitual de Multiculturalidade nessa obra. Versaremos pela abordagem de Lívio Sansone (2007), Marcos Garcia Neira (2022), Mariana Martins da Costa Quinteiro e Lana Cláudia Fonseca (2018), entre outros, afim de que esses privilegiem o desenvolvimento das discussões sobre o multiculturalismo. Por fim, almeja-se que por meio dessa e de outras pesquisas o multiculturalismo possa ser dialogado dentro é fora de sala de aula. Aonde as Leis, os Docentes e os Materiais Didáticos de História venham a proporcionar um ensino voltado a consolidação de uma consciência multicultural.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Conceitos e aspectos históricos da educação especial no Brasil
    (2022-11-25) QUEIROZ, Fabiane da Silva Rodrigues; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074
    Este trabalho busca compreender a trajetória da Educação Especial no Brasil que é uma modalidade de ensino destinada no atendimento aos alunos com necessidades especiais nas escolas. Para isso faremos um levantamento histórico das lutas que aconteceram ao longo dos anos através das políticas educacionais que contribuíram com a inclusão das pessoas deficientes no âmbito escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Documento curricular do município de Abaetetuba: a sustentabilidade e a formação da consciência ambiental presente no componente curricular história
    (2021-06-04) SANTOS, Henrique Darlen Tavares dos; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063
    O presente trabalho trata de um estudo documental sobre o Documento Curricular do Município de Abaetetuba/DCMA, discutindo sobre sustentabilidade e a formação da consciência ambiental presente no componente curricular história. Como objetivo temos a refletir sobre a noção de sustentabilidade presente no componente curricular História do Documento Curricular do Município de Abaetetuba/DCMA e analisar se os conhecimentos selecionados contribuem para a formação da consciência ambiental no ensino fundamental. Como norte teórico para a construção desse trabalho foram utilizados os autores que tratam dos temas adjacentes ao explicitado, como: Reigota (1998), Carvalho (2001), Pacheco (2001), Santos (2009). Como resultados, pudemos identificar e inferir que: 1 - o conteúdo sobre sustentabilidade do componente curricular História do DCMA destinado ao ensino fundamental, é limitado pois há um único conteúdo a ser trabalhado do 1o ao 5o ano, 2 - esse conteúdo sobre sustentatibilidade não parece ser suficiente para a real conscientização sobre o meio ambiente, 3 - o projeto formativo precisa tomar como centro as experiências escolares que envolvem o conhecimento escolar, visando a sustentabilidade e a consciência ambiental, de modo a resguardar a sociedade e o meio ambiente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Entre memórias e histórias de uma pedagoga ribeirinha
    (2018) BAÍA, Madalena Vilhena; AVELAR, Marcilene Calandrine de; http://lattes.cnpq.br/9932486584975690
    Com a finalidade de descrever a minha trajetória profissional de forma crítica e reflexiva, o presente memorial, entre outras coisas, me possibilitou a descrição de fatos do meu cotidiano e sua vasta amplitude, no que se refere às relações por mim vivenciadas nos cenários interpessoal e educacional. Os agentes que fizeram e fazem parte dessa teia humana são os alunos, colegas de profissão, professores da graduação, diretores, funcionários, membros de minha família que de uma forma direta ou indireta foram decisivos para que desempenhassem de maneira efetiva e afetiva minhas práticas de docente. As memórias e histórias aqui presentes são acompanhadas de reflexão sobre os fatos acima citados. Isso só foi possível por meio de teóricos como Andrade (1999), Borba (2006), Cury (2003), Freire (2000), Moreira (2008), Smole (2007), que permitiram por meio de suas abordagens, uma análise coerente com cada fato detalhado. A todos que partilharem dessa leitura, desejo que tenham nas interpretações e reflexões presentes nesse memorial a oportunidade de cruzar informações e conhecimentos com as próprias práticas pessoais, a fim de somarmos experiências em nossas relações no contexto educacional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Fotogramas Queer: histórias abjetas no cinema
    (2016-03-04) PEREIRA, Rodolfo Gomes; SILVA, Iomana Rocha de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9035670745107563
    Esse trabalho busca fazer uma reflexão sobre o cinema Queer, sobre a forma como as pessoas abjetas são tratadas na tela, usando para isso concepções teóricas principalmente de Michel Foucault e Judith Butler. Uma linha do tempo é traçada analisando os filmes com personagens LGBTTQ+ relacionando-os com eventos históricos importantes para o movimento. Nos debruçamos principalmente nos filmes Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro lançado em 2014, e Delicada Atração (Beautiful Thing), dirigido por Hettie MacDonald lançado em 1996. Ambos os filmes falam sobre a descoberta da homossexualidade na adolescência o que cria um local interessante para explorar como isso afeta a representação dos personagens, seus 18 anos de diferença são importantes também para refletirmos nas mudanças ocorridas durante a história no tratamento as pessoas abjetas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    História e memória da comunidade quilombola do Jacarequara (PA)
    (2025-04-02) ROSÁRIO, Oséas Sérgio do; LACERDA, Franciane Gama; http://lattes.cnpq.br/1007392320101957
    O presente trabalho tem por objetivo abordar a Comunidade Quilombola do Jacarequara, destacando a territorialidade quilombola no estado do Pará como um conceito que vai além da delimitação física, integrando-se profundamente ao modo de vida das comunidades que ali habitam. A pesquisa discute como essa relação se manifesta por meio de práticas culturais, rituais e saberes transmitidos entre gerações, reforçando o pertencimento e a identidade coletiva. Além disso, o estudo está estruturado em diferentes eixos temáticos: as atividades econômicas desenvolvidas na comunidade, com destaque para a agricultura e seus relatos e tradições; a religiosidade como um pilar essencial da vida quilombola; os conflitos agrários enfrentados na luta pela manutenção do território; e as práticas de esporte e lazer como formas de integração e resistência cultural. Assim, o artigo busca contribuir para a compreensão da territorialidade quilombola como elemento fundamental na preservação do patrimônio imaterial e na luta pela autodeterminação dessas comunidades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    História e memória: Comunidade Quilombola Campo Verde
    (2022-01-17) SILVA, Elizabete Trindade da; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700
    O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância das músicas escritas por moradores da comunidade quilombola Campo Verde e como as pessoas se identificam através dessas músicas, firmando uma identidade e mostrando resistências, lutas e conquistas por seus direitos. Para a realização desta pesquisa fez-se necessário o uso de fontes como: entrevistas com moradores, lendas, fotos e letras das músicas. Para tanto, fiz uma análise da história de fundação do município de Concórdia do Pará, sua localização geográfica, a história de fundação da comunidade de Campo Verde no período de 1979 até os dias atuais. Em se tratando de uma comunidade quilombola também se engloba nesta pesquisa um pouco da história de fundação da ARQUINEC (Associação dos Remanescentes de Quilombo Nova Esperança de Concórdia do Pará).
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A história indígena no ensino de História: uma abordagem a partir da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Juruna na Reserva Indígena Boa Vista no km 30, Município de Vitória do Xingú
    (2022-12-12) NASCIMENTO, Poliane Silva do; ALVARES, Wellington de Pinho; http://lattes.cnpq.br/9113165346538917; https://orcid.org/0000-0001-7799-9762
    O ensino da História indígena pela Lei n.11.645 de 2008 se tornou obrigatório no currículo de educação básica de todo país, portanto observamos que nos livros didáticos ainda existem muitas abordagens eurocêntricas no sentido da história indígena, especialmente nos conceitos identidade, cultura e tradição. Neste sentido o objetivo desta pesquisa é analisar como os indígenas avaliam sua participação ativa no ensino de história e como se veem através das histórias que são retratadas em sala de aula. Neste trabalho foram realizadas as seguintes pesquisas, bibliográficas, documental e pesquisa de campo, onde foram coletados dados por meio de entrevistas com a docente da escola Francisca Juruna e com o cacique da TI Boa vista km30 de vitória do Xingu, comunidade Juruna. Os resultados obtidos mostram que os indígenas desejam um ensino mais representativo, orientado a valorizar a cultura e a história dos indígenas, buscando assim melhorias no ensino escolar indígena.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Livro, a biblioteca e o bibliotecário: uma relação que se transmuta e se atualiza a serviço do conhecimento
    (2022-12-13) MACIEL, Marcos Paulo Pereira; SOUZA, Carlos Antônio Braga de; http://lattes.cnpq.br/6536761429888045
    O presente trabalho a partir de alguns dos principais acontecimentos históricos que se sucederam desde a Antiguidade até a modernidade, trata da relação e dos diferentes propósitos de existência a qual tanto livro, como bibliotecas e bibliotecários passaram no decorrer do tempo, que culminaram com as formas de preservação e disseminação do conhecimento, que por meio de pesquisa bibliográfica, tem por objetivo apresentar, contrastar e caracterizar alguns dos principais eventos e fatores, que ocasionaram numa importante e fundamental relação entre livro, biblioteca e bibliotecário, que vem atualizando-se desde então a serviço da preservação da memória e do conhecimento humano, fazendo com que este estivesse a ser transmitido continuamente às gerações futuras.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mangas as a strategic resource in english language teaching
    (2022) COSTA, Gleuciane Milena Delduch da; MARTIN, Marina; http://lattes.cnpq.br/1585333558187170
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas terapêuticas ocupacionais em um hospital psiquiátrico de Belém, Pará, nas décadas de 1960 e 1970: uma análise histórica
    (2018) FERREIRA, Ana Carolina Silva; BENÍCIO, Rosana de Almeida; FOLHA, Otavio Augusto de Araujo Costa; http://lattes.cnpq.br/2475837812932328; https://orcid.org/0000-0003-3694-9691
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Produto audiovisual de extensão: Arquivo Público do Estado do Pará
    (2022-10-13) MARTINS, Átila Clivea da Silva; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153
    A difusão é uma função arquivística que proporciona acesso à documentos de arquivo em que estão registradas informações que fazem parte da construção das histórias e das memórias de uma sociedade. Embora seja relevante para história e para memória os arquivos e seu acervos são poucos conhecidos pela sociedade. Por isso, tem-se como objetivo realizar a difusão do acervo documental do Arquivo Público do Estado do Pará, devido sua importância à memória social da região amazônica, mais especificamente ao Estado do Pará. Assim, por meio de visita técnica para coleta de áudios, vídeos e fotografias teve-se como resultado foi um produto audiovisual que conta as memórias e narra as histórias do Arquivo Público do Estado do Pará.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A representação dos Povos Indígenas em Livros Didáticos de História: uma análise com base na Lei 11.645/2008
    (2024-11-05) SILVA, Wellester Ramos da; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442
    A inclusão e valorização das culturas indígenas no currículo escolar têm se destacado nas últimas décadas, especialmente após a promulgação da Lei 11.645/2008, que obriga a inserção de conteúdos sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na Educação Básica. Esta pesquisa objetiva analisar como os povos indígenas são representados nos livros didáticos da coleção “História Sociedade & Cidadania” de Alfredo Boulos, utilizados no município de Tucuruí entre 2020 e 2023. A investigação busca verificar se as representações indígenas nesses materiais são suficientes para promover uma compreensão equilibrada e informada das culturas indígenas, alinhadas à legislação vigente. A hipótese central propõe que, apesar dos avanços legislativos, a representação indígena nos materiais didáticos ainda é insuficiente, impactando a formação da identidade cultural dos alunos e a preservação do conhecimento histórico das populações indígenas. Além disso, a pesquisa explora a diversidade cultural apresentada e sugere a inclusão de materiais complementares locais para enriquecer o processo educativo. Este estudo contribui para a promoção de uma educação mais inclusiva e representativa, valorizando a diversidade cultural indígena e reforçando a necessidade de uma abordagem pedagógica respeitosa e autêntica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - RelatórioAcesso aberto (Open Access)
    “Salvaguarda da coleção de processos e livros cartoriais do Tribunal de Justiça do Pará-Brasil (1818-1970)”: um projeto do Centro de Memória da Amazônia para o Endangered Archives Programme da Biblioteca Britânica
    (2025-04-01) BARBOSA, Raíssa Santos; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361; https://orcid.org/0000-0002-0223-9264
    O relatório que segue apresenta as atividades desenvolvidas durante o projeto intitulado "Salvaguarda da Coleção de Processos e Livros Cartoriais do Tribunal de Justiça do Pará – Brasil (1818-1970)", realizado pelo Centro de Memória da Amazônia (CMA) em parceria com a Biblioteca Britânica (Reino Unido). O objetivo do projeto era promover o tratamento, a catalogação e a digitalização de processos criminais e livros cartoriais pertencentes ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE/PA), cujo acervo está salvaguardado pelo CMA desde 2007. Com a participação de uma equipe de bolsistas do curso de história da Universidade Federal do Pará (UFPA), a metodologia de trabalho do projeto envolveu atividades de leitura dos processos para preenchimento de uma planilha de metadados fornecida pela Biblioteca Britânica, além da digitalização dos documentos em mesas iluminadas e com suporte para câmeras profissionais. Após a captura de imagens, elas eram salvas em formato TIFF e armazenadas em discos rígidos externos com cópia de segurança na plataforma de armazenamento virtual sharepoint. A digitalização foi realizada em um período de 21 meses. Como resultado, foram digitalizados 3.586 processos criminais e inquéritos policiais, que ficarão disponíveis no site do Endangered Archives Programme e do Centro de Memória da Amazônia. A digitalização do acervo do Tribunal de Justiça do Pará, que abrange mais de dois séculos de documentos sobre justiça, crime, modos de vida e outros temas, contribui com as reflexões acerca da história social da Amazônia, preservando informações e abrindo novas oportunidades para pesquisadores e a sociedade civil.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Território, memórias, vidas e histórias da comunidade de São João Batista no rio Tucumandubazinho em Abaetetuba-PA
    (2022-02-08) CARVALHO, Gleiciane do Rosário Farias; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175
    O presente trabalho tem como objetivo geral empreender de que maneira se constituiu a história, vida, identidade e território da Comunidade de São João Batista no Rio Tucumandubazinho em Abaetetuba/PA. A metodologia do trabalho se baseou em pesquisa de cunho qualitativa, com estudo na história oral. Como resultado pontou-se as seguintes seções: 1-Refletindo memórias, território e identidade dos sujeitos do campo. Buscou-se abordar a história da comunidade São João Batista, Rio Tucumandubazinho por meio da memória de seus sujeitos; 2: Comunidade São João Batista no olhar dos sujeitos das águas. Ressaltou-se o território e vida da comunidade, suas práticas e vivências do trabalho no cotidiano da comunidade; 3: RESISTENCIA E DIREITOS- Memória de luta do Programa de Assentamento Extrativista (PAE Ilha Bacuri). Destacou-se a dinâmica da luta e resistência do assentamento. Os resultados da pesquisa demonstraram que os aspectos sociais, culturais, identitários, e o modo de vida, do trabalho e cultura da comunidade vem se mantendo de geração em geração, embora o mundo esteja em constante transformação e o sujeito possa modificar e até mesmo mudar de pensamento e de vida.
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