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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Abordagens do tema astronomia no ensino médio: uma revisão da literatura
    (2024-03-08) RAIOL, Rômulo Victor Ramos; SILVA, Jeferson Danilo Lima; http://lattes.cnpq.br/7332483848549842; 0000-0001-6333-2975
    O presente trabalho consiste em uma Revisão da Literatura, do tipo estado do conhecimento. Tem como objetivo identificar e catalogar os resultados e as metodologias que foram adotadas nos artigos sobre Astronomia no Ensino Médio, publicados entre os anos de 2013 e 2023. A busca foi realizada na plataforma Google Acadêmico, utilizando os termos de busca “astronomia” e “ensino médio”. Como critério de seleção, os artigos deveriam conter os termos de busca explicitamente no título e/ou no resumo, estar disponíveis em língua portuguesa e serem de livre acesso. Considerando os critérios de inclusão, foram selecionados 25 artigos. Foi analisado se os artigos selecionados estão de acordo com o definido pelas normativas e diretrizes do ensino médio com base nos documentos oficiais. As pesquisas aplicadas e questionários foram as metodologias mais adotadas, seguidas por projetos educacionais aplicados em sala de aula. Todos os trabalhos corroboram com as definições implementadas nos PCNs, PCN+ e BNCC.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise das questões de física do novo exame nacional do ensino médio
    (2019-12-18) MOREIRA, Rogério de Oliveira; SILVA NETO, Manoel Januário da; http://lattes.cnpq.br/7869069020062706
    Devido a importância do Enem para os alunos dos anos finais do ensino básico, a nossa pesquisa é sobre a análise das provas do Novo Exame Nacional do Ensino Médio com o objetivo de avaliar as questões do exame e relacioná-las com as recomendações e orientações de conteúdos para o Ensino Médio. Para isso é necessário identificar as características das provas, relacionar as questões por área de conhecimento da física e dentro dessa áreas os assuntos mais cobrados, selecionar os conteúdos mais importantes e como são cobrados. Inicialmente, fizemos um estudo das características do PCN para o Ensino Médio e ENEM correlacionando os temas estruturadores com a matriz de referência juntamente com a propostas dos livros didáticos e em seguida analisamos as 10 provas de 2009 à 2018 afim de levantar as suas características. Dessa pesquisa verifica-se que as provas são contextualizadas e com questões conceituais, permanece uma predominância das áreas de eletricidade e mecânica e por fim foge em parte das antigas provas de vestibulares tradicionais. Dessa forma, constatamos que o Enem está em ressonância com as recomendações do Ensino Médio.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ato de estudar: a escola e o ensino aprendizagem na percepção de alunos do 1º ano do ensino médio em uma escola pública de Castanhal/PA
    (2019-07-15) SOUSA, Renata Gabriele Ramos de; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    A educação escolar tem um papel fundamental para o desenvolvimento do ser humano, e através de mudanças sociais, políticas e culturais, os modelos educacionais sofrem modificações a fim de adequar-se ao momento em que se encontra. Considerando isto, a presente pesquisa de campo discute a percepção de alunos do 1° do ensino médio de uma escola pública de Castanhal-PA acerca do ato de estudar, da escola e o processo de ensino e aprendizado. Analisa através dos dados coletados a percepção que os alunos têm a respeito de sua escolarização, considerando a realidade da escola em questão assim como o contexto partícipe. O estudo fundamenta-se na abordagem qualitativa de pesquisa, sendo orientado por meio dos princípios e procedimentos da pesquisa de campo, do tipo descritivo. Utiliza-se para a coleta de dados a técnica de entrevista estruturada. O objeto de estudo é analisado tendo como referência as produções teóricas que discutem o campo educacional, com destaque para as obras de: Brandão (2001), Freire (1991) e Nóvoa (1995), além de outras referentes a este campo de estudo. Os resultados apontam de acordo com a percepção dos estudantes, que escola é tida como um local para aprendizagem, sendo referência principal na busca por novos conhecimentos dos jovens em questão, além disso, para muitos, os estudos significam a garantia de um futuro melhor. Outra questão importante é a necessidade de uma transformação escolar, no sentido de promover uma educação que corresponda às demandas atuais, assim como está contextualizada a realidade investigada.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Aula prática investigativa de química sobre processos de separação de misturas na Escola Dom Pedro I em Porto de Moz - PA
    (2022-04-22) PERNA, Cleudinéia dos Santos; SILVA, Márcio Rogério da; http://lattes.cnpq.br/1136612613285395
    O presente trabalho consistiu na realização e análise de aula prática investigativa sobre processos de separação de misturas em contrapartida ao método exclusivamente tradicional de ensino, no qual o aluno é mero espectador ou repetidor de conceitos. Com objetivo de despertar o interesse dos alunos por estes serem inseridos no processo de aprendizagem como agentes ativos na busca de respostas para solucionar problemas, neste caso, sobre os métodos de separação de misturas e possibilitar a aprendizagem. Sendo realizado em duas turmas de 1º ano do ensino médio da escola Estadual de Ensino Médio Dom Pedro I, Sede, localizada em cidade de Porto de Moz – PA. Para tanto, na metodologia de pesquisa adotou-se uma abordagem qualitativa, que prevê a relevância da perspectiva individual e coletiva dos participantes, bem como a do próprio pesquisador. Como resultado, verificou-se maior aprendizagem observada na realização das tarefas com base na pratica investigativa. Além disso, os dados coletados demonstraram um aprendizado significativo para os alunos, tendo excelente repercussão. Por outro lado, na atividade com resolução de questões do Exame nacional do Ensino Médio – ENEM, sobre separação de misturas, constatou-se necessidade de mais tempo de estudo para os alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O coordenador pedagógico e suas ações na Rede Estadual de Educação do Pará no Município de Altamira
    (2023-07-10) RODRIGUES, Daiane Leite Velozo; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660; https://orcid.org/0000-0001-8414-0761
    O presente artigo dedica-se analisar a seguinte questão: o que diz a Lei e o que é a realidade do papel da coordenação pedagógica na rede estadual de educação no município de Altamira? Os objetivos específicos são: identificar e descrever as atividades realizadas pelos coordenadores pedagógicos e sua influência no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, conhecer o contexto de atuação do coordenador pedagógico e de suas ações no âmbito das escolas estaduais do município de Altamira. Na pesquisa que deu origem a este escrito foi utilizado como instrumento de coleta de dados análise documental, o que inclui documentos no sentido amplo, sendo não só de documentos impressos, mas de fotos, revistas, gravações, documentos oficiais institucionais, entre outros. Neste estudo foram analisados documentos normativos como: a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional 9.3940/1996, o Plano Nacional de Educação 2014/024, o Plano Estadual de Educação, o Regimento Escolar e o Projeto Político Pedagógico. Considerando o objetivo deste artigo, verificou-se que os documentos normativos, como os atuais não possuem clareza de leitura, ou seja, os termos não estavam explícitos sendo estes confusos e similares a verificação das atribuições fornecidas para o coordenador pedagógico não estavam especificamente distinguidas. Além disso, conclui enfatizando sua importância no desenvolvimento da gestão escolar, na vida dos estudantes e da comunidade escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A diversificação nas formas de oferta do ensino médio no Estado do Pará: análise das Regiões de Integração do Marajó e Metropolitana
    (2018-12-21) COELHO, Sandy Caroline Seabra; ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; http://lattes.cnpq.br/7901626430586502
    Este trabalho tem como objetivo analisar as diferentes formas de oferta do ensino médio paraense, especificamente, nas Regiões de Integração do Marajó e Metropolitana, e a reprodução das desigualdades socioeconômicas. Como procedimento metodológico se elegeu a revisão bibliográfica e documental e ainda o levantamento e análise de dados estatísticos. Os resultados revelam que há aproximadamente nove formas de ofertar o ensino médio no estado, esse número pode aumentar se considerarmos algumas variáveis como turno e localidade. Consideramos que as diferentes formas de oferta do ensino médio, ao mesmo tempo em que podem revelar possibilidades de diversificação, também podem apresentar limites no que se refere ao aumento das desigualdades escolares, pois, no contexto da sociedade dividida em classes sociais há a tendência de promover hierarquização entre as diferentes escolas, especificamente, na rede pública de ensino. Os dados coletados são um retrato parcial do contexto das escolas de ensino médio paraense e não explicam todas as contradições vinculadas a esse ensino, porém eles expressam números atuais, apontando índices acentuados de desigualdades educacionais produzidas pelas desigualdades sociais
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Do some ao sei: Uma discussão necessária acerca da Educação do Campo
    (2018-08-02) BARBOSA, Ewerton Santa Brigida; HAGE, Salomão Antonio Mufarrej; http://lattes.cnpq.br/1723722364556016; https://orcid.org/0000-0001-7801-0696
    A proposta desse artigo é de abrir um diálogo acerca do Sistema de organização Modular de Ensino (SOME) e do Sistema de Ensino Interativo (SEI), de suas metodologias de ensino voltadas ou não ao Campo, bem como as suas possíveis limitações e contribuições. Ele também aborda a Pedagogia da Alternância e a proposta de uma educação fundamentada no diálogo e na participação do povo campesino. A metodologia aqui escolhida foi à pesquisa bibliográfica, para que com a mesma, possamos ter subsídios para compreender como podemos atuar e contribuir para uma educação emancipatória no Campo. Essa pesquisa bibliografia utilizou-se de autores que abordam a educação numa perspectiva mais ampla e outros mais voltados para Educação do Campo, além disso, utilizou-se de documentos oficias com a Constituição de 88 e a Lei Estadual nº 7.806, que trata do SOME no estado do Pará
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação financeira: perspectivas práticas na formação de consumidores conscientes em turmas do ensino médio
    (2022-06-29) SILVA, Ulisses Nunes da; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    O Trabalho de Curso aqui proposto, faz abordagens acerca da Educação Financeira como uma importante área do conhecimento por contribuir para o melhoramento da relação das pessoas com os recursos financeiros e ganhando espaço como pauta de discussão, especialmente no ambiente escolar, visto que, a incorporação de seus princípios no ensino, ajuda os jovens a entender o valor do dinheiro e como se relacionar de forma saudável com ele. Com base neste contexto, objetiva-se compreender o papel da Educação Financeira na formação de estudantes do Ensino Médio. A pesquisa aqui proposta é de abordagem qualitativa exploratória. Foram informantes, 30 alunos do 1o, 2o e 3° ano do Ensino Médio, de uma escola pública, localizada no município de São João da Ponta – PA. Para obter os dados, fizemos uso de um questionário com cinco questões semiestruturadas. Para análise e melhor organização dos dados, utilizamos a categorização como técnica apreciativa das informações obtidas. Com o resultado da análise, foi possível observar que de forma geral, os alunos têm a compreensão de que a Educação Financeira é uma ferramenta para administrar os recursos financeiros, no sentido de orientar os cidadãos em como lidar com o dinheiro de maneira consciente. Acerca da importância de aprender sobre a Educação Financeira os alunos foram unânimes em afirmar a notoriedade deste conhecimento para a sociedade e destacaram que o ensino financeiro é positivo para que não sejam cometidos erros. Em relação ao planejamento financeiro familiar, grande parte dos alunos revelaram que suas famílias realizavam algum tipo de planejamento para o orçamento da família e, destacaram anotações em cadernos como a principal forma de planejamento adotada. No que se refere a realização de atividades remuneradas, parte significativa dos alunos responderam que não executam, dentre aqueles que exercem atividade remunerada, a maioria apresenta preocupação em realizar planejamento financeiro. Dessa forma, destaca-se a importância científica e social desta pesquisa, pois a mesma apresenta contribuições relevantes acerca da temática abordada e da importância deste conhecimento nas salas da Educação Básica e a importância do papel da família na formação de indivíduos conscientes ao que concerne o uso dos recursos financeiros.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação financeira: uma abordagem necessária em aulas de matemática no ensino médio
    (2022-02-25) CARMO, Alvaro Rodrigo Pompeu do; SILVA, Izabel Matos de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/3867342842379813; https://orcid.org/0000-0002-8210-9346
    Esta pesquisa tem como objetivo apresentar atividades propositivas que estejam alinhadas aos descritores da BNCC que ajudem na composição curricular sobre Educação Financeira para o Ensino Médio, na perspectiva das Metodologias Ativas. Para isso foi realizado um estudo qualitativo e bibliográfico, sobre a BNCC. Para a obtenção dos dados foram utilizados livros de autores conhecidos com temas afins e sites governamentais, entre outros, que versavam sobre a Educação financeira no Ensino Básico direcionando posteriormente ao Ensino Médio. Através do aprofundamento, demostrou-se a necessidade de desenvolver nos alunos a capacidade de administrar seus rendimentos tanto no presente, com a mudança de atitudes, quanto no futuro através de orçamental pessoal e familiar, para a responsabilidade de se viver em uma sociedade consumista e o sua conscientização de que suas escolhas financeiras afetam diretamente ou indiretamente o meio em que vivem. Foi elaborado atividades propostas, que tem como objetivo explorar a Educação Financeira transversalmente, aproveitando o máximo do conceito de Educação Financeira em todo o Ensino Médio. A pesquisa conclui que é possível usar as Metodologias Ativas tanto as que estão descritas nesse trabalho, quanto as que ainda estão a serem exploradas na perspectiva de aprendizagem financeira, para a facilitação da inserção da Educação Financeira.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação física no ensino médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física
    (2019-01-10) SILVA FILHO, Izaias Aires da; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922
    O presente estudo evidencia a temática Educação Física no Ensino Médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física. O objetivo geral do trabalho foi compreender as práticas pedagógicas que constituem a dinâmica das aulas de Educação Física do ensino médio no município de Castanhal-PA. Por conseguinte, foi realizado um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, dispondo como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada com quatro professores de Educação Física no ensino médio de duas escolas do município de Castanhal-PA. Para análise de dados utilizamos a Técnica Analise de Conteúdo: Técnica de Elaboração de Análise de Significados proposta por Moreira, Simões e Porto. Os resultados apontaram que: aula fundamentada na abordagem crítico-superadora Amplia o conhecimento; Importância do planejamento da aula; Importância do material; Importância das práticas esportivas; Socialização; Visão positiva e negativa dos professores. Diante do exposto concluiu-se que as práticas pedagógicas que constituem a dinâmica das aulas de EF do ensino médio no município de Castanhal-PA depende não apenas dos conhecimentos oficiais mas é uma relação com entre os diferentes saberes que potencializam o ensino e aprendizagem qualificando, assim, a organização.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Ensino Médio modular no campo: um estudo na escola Rui Barbosa, Medicilândia, Pará
    (2020-08-05) ARAÚJO, Alcinei da Silva; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111
    A experiência no Estágio Supervisionado realizado no ensino médio motivou a escolha sobre o tema desta pesquisa do Trabalho de Curso (TCC). Logo, a pesquisa foi desenvolvida a partir do Estágio Supervisionado III, no Tempo Comunidade VII. O objetivo deste trabalho apresenta um estudo acerca da temática do Sistema Organizacional Modular de Ensino (SOME), ofertado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, localizada na Agrovila Jorge Bueno da Silva – km 70 faixa, a 20 km da sede do município de Medicilândia. Esse estudo se orienta pela abordagem qualiquantitativa, ao lançar mão de elementos que contribuíram para o quadro de referência no contexto do qual se dá a explicitação do objeto de estudo, como a construção de gráficos, uso de fotografias, dados de pesquisa produzidos ao longo dos estágios supervisionados, pela pesquisa de campo envolvendo os tempos comunidade, dados de cadernos de campo, entrevistas com alunos, professores do modular rural, direção da escola polo campo de estágio, direção da escola sede, coordenação da 10ª regional e secretaria de educação do Estado do Pará e do município de Medicilândia. Para o desenvolvimento desse estudo, foi necessário identificar os aspectos históricos do referido município de Medicilândia e da Rodovia Transamazônica pelo fato das conexões relacionais com a história da Escola Rui Barbosa e com a comunidade. Neste trabalho, há o exercício de contextualização do ensino médio no campo a partir da história da Escola Rui Barbosa, do modo de oferta do ensino modular no município de Medicilândia, principalmente pela demanda de uma educação pública no campo, de qualidade, do ensino fundamental ao ensino médio, tendo em vista as questões educacionais serem temáticas de pesquisas e de preocupação no contexto da realidade das escolas da cidade e do campo e suas demandas projetadas para ações governamentais. Os resultados da pesquisa revelaram que o Estado precisa criar políticas públicas para atender a população das comunidades camponesas, principalmente na área da educação, investir em aquisição de livros e materiais didáticos para escolas básicas, repensar o currículo, de modo a contextualizá-lo com as práticas sociais dos sujeitos e suas temporalidades e o principal, garantir aos professores do SOME, formação continuada, para aperfeiçoar os conhecimentos, na busca de novas metodologias de ensino pautadas por uma educação diferenciada, pública e de qualidade no campo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ensino médio: concepção docente em uma escola no município de Abaetetuba-PA
    (2018-06-25) ALVES, Simôní Paixão; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175
    O trabalho apresenta algumas reflexões sobre as políticas educacionais para o Ensino Médio sob a ótica de professores da E. E. E. F. M. Bernadino Pereira de Barros no município de Abaetetuba no estado Pará. Inicialmente faremos uma abordagem histórica do Ensino Médio no Brasil, que nos apresenta o momento que foi instituído e suas finalidades, Também apresentaremos as reflexões dos professores entrevistados, suas concepções sobre o Ensino Médio e as políticas educacionais desenvolvidas pelo estado paraense. A pesquisa é de cunho qualitativo, utilizando os seguintes instrumentos de coletas de dados: entrevistas semi estruturadas, questionários e grupo focal com os professores do Ensino Médio da rede estadual de ensino. Este trabalho é fruto das pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa GEPESEED, com o objetivo de compreender como as políticas educacionais estão sendo desenvolvidas no município e as contribuições que os estudos desenvolvidos podem trazer para esse nível de ensino. Os autores estudados foram Nascimento (2015), Krwaczyk (2014). Os resultados da pesquisa demonstram que as lacunas existentes nessas políticas tendem a deixar o Ensino Médio fragilizado, não conseguindo cumprir com suas metas, levando a um baixo desempenho nas avaliações.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Matemática financeira do ensino médio com o uso da calculadora HP 12c em Smartphones
    (2022-12-15) SILVA, Patrícia da Silva Vaz da; FONTINELE, Laila Conceição; http://lattes.cnpq.br/6496332340254962
    A Matemática Financeira possui um importante papel na vida das pessoas, por esse motivo este trabalho tem como objetivo propor aos professores do ensino médio o uso de TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) no ensino de matemática financeira, a fim de compreender como os recursos tecnológicos podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de Matemática financeira do ensino médio. A partir disso, optou-se pela utilização de aplicativo em smartphone da calculadora financeira HP 12C, como recurso didático. Para isso, fezse uma revisão bibliográfica de trabalhos voltados para este contexto, priorizando aqueles que utilizassem recursos tecnológicos como: calculadora e aplicativos para o ensino de Matemática Financeira nas escolas. Sendo assim, realizamos uma abordagem de conceitos básicos como juros, porcentagem, taxas de juros até assuntos como regimes de capitalização, taxas equivalentes e proporcionais, descontos e sistemas de amortização, todos esses de forma a abranger o cotidiano dos alunos, trabalhando questões como empréstimos, cheque especial, compras à vista ou a prazo, o uso do cartão de crédito, amortização de dívidas e outros. Deste modo, elaboraram-se atividades seqüenciais aos conteúdos contendo situaçõesproblemas contextualizadas, seguidas de solução sem e com a utilização do aplicativo HP 12C.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem matemática: possibilidade de reflexão sobre temáticas ambientais no ensino médio
    (2019-12-04) NEVES, Renata Rayeth Cabral das; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274
    A presente pesquisa objetivou analisar aspectos que evidenciam se o uso da Modelagem Matemática incentiva a reflexão de alunos do ensino médio sobre questões ambientais. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa com alunos do Ensino Médio, de uma escola pública do município de Castanhal/PA. A pesquisa envolveu a realização de questionário aplicado aos professores, além de duas atividades com a temática do desmatamento na microrregião de Castanhal. As questões ambientais proporcionaram um ambiente rico de aplicações, permitindo integrar a experiência dos alunos com a Matemática e possibilitando aos mesmos levantarem dados e informações, formularem e resolverem sobre a temática em questão. As discussões geradas contribuíram para que os alunos compreendessem a necessidade da conservação dos recursos naturais, visualizando a Matemática como um instrumento de análise e interpretação da realidade. Os dados desta pesquisa revelam que a Modelagem Matemática inserida em questões ambientais proporcionou um ambiente escolar mais significativo, o que de fato fez com que os alunos se tornassem mais críticos e reflexivos sobre os problemas de sua realidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O “Novo Ensino Médio” no Pará: uma análise do caderno orientador de projeto de vida da SEDUC
    (2024-10-03) ALMEIDA, Silvano Pereira de; SANTOS, Márcia Vanessa Malcher dos; http://lattes.cnpq.br/6004376537871160
    Esse artigo, de caráter bibliográfico e documental, tem como objetivo analisar o “Caderno de Projeto de Vida” formulado pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA) no âmbito da implementação da Lei Nº 13.415/2017, mais conhecida como “Novo Ensino Médio”. Para tanto, primeiro faz uma breve introdução sobre o contexto e o conteúdo dessa lei de reforma do Ensino Médio. Em seguida, traça alguns apontamentos em torno do componente curricular “Projeto de Vida”. E por fim, valendo-se da Análise do Discurso, a partir da corrente fundada por Michel Pêcheux, propõe uma análise do Caderno Orientador de Projeto de Vida do Estado do Pará.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Políticas educacionais: um estudo sobre o ensino médio nos municípios da região do Baixo Tocantins
    (2022-07-14) SILVA, Rayana Barros da; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175
    As reflexões aqui contidas visam apresentar o trabalho de pesquisa desenvolvido pelo Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão, Sociedade, Estado, Educação: ênfase nos governos municipais e educação do campo- GEPESEED, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UFPA CAMPI DO INTERIOR, que teve como objetivo investigar como se efetivam as políticas públicas educacionais de Ensino Médio na formação dos estudantes do campo e da cidade, em escolas públicas estaduais, nos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Concórdia do Pará, Moju e Tomé-Açu. A partir de estudo das legislações, das bases teóricas e análises de dados empíricos, tornou-se possível estabelecer compreensões sobre as mediações que se estabelecem na efetivação das políticas educacionais para a etapa do Ensino Médio. Nesse sentido, o estudo apontou a necessidade de a política educacional considerar aspectos da região, como um espaço socioeducativo e político, onde a concepção de educação garanta aos sistemas de ensino autonomia para formular os seus projetos políticos pedagógicos, com a participação da comunidade no processo de construção desses regulamentos, objetivando proporcionar aos estudantes uma escola que perspective garantir a referência em valores e princípios pautados não somente no trabalho, mas também, na cidadania e diversidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A potencialidade de uma história em quadrinho autoral para o ensino de Química: uma análise docente para a Educação Básica e Ensino Superior
    (2022-02-16) SENA, Emilay Thamiely Tavares de; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    A pesquisa, fruto deste Trabalho de Curso (TCC), realizou uma análise sobre a potencialidade didática de uma História em Quadrinhos (HQ) para abordar conceitos da Ciência Química no Ensino Médio (EM) e no Ensino Superior (ES) através da óptica avaliativa de professores atuantes nos respectivos níveis educativos supracitados. O objeto de estudo está intitulado como “H-Quí: Química das Transformações”. Ele é um recurso didático autoral produzido com o intuito de abordar conteúdos químicos a partir da contextualização de um ritual de zumbificação realizado na crença Vodu, onde a Tetrodotoxina e a Escopolamina (substâncias responsáveis pela ocorrência da zumbificação), são a principal pauta de estudo da narrativa da H-Quí. Tais substâncias dão margem para uma abordagem de conceitos teóricos associados aos ensaios experimentais químicos, o que fomenta a necessidade de ser realizada a identificação dos conteúdos que apresentam maior potencial para serem abordados a partir da possível aplicação didática da H-Quí com estudantes. Isto posto, a análise da potencialidade didática e a identificação dos conteúdos químicos, foram realizadas a partir de uma pesquisa com aporte da investigação qualitativa que se deu por intermédio da aplicação de um questionário com perguntas indutivas formuladas à luz das categorias criadas por Testoni e Abib (2004). Posteriormente, foram reorganizadas de modo que se obteve duas novas categorias que deram conta com maior ampliação da análise realizada neste trabalho, sendo elas: (i) Aspectos estruturais da narrativa da H-Quí e a (ii) Identificação dos conteúdos químicos. A partir da organização das respostas nos eixos supracitados, foi possível observar na primeira categoria que a contextualização da temática zumbi, as explicações textuais, representações imagéticas e a organização dos conteúdos, elementos intrínsecos à narrativa da H-Quí, interferem diretamente na boa empregabilidade deste recurso didático, uma vez que tais elementos foram avaliados pelos educadores como sendo de suma relevância para potencializar e facilitar o interesse dos alunos para o “saber científico”. Por sua vez, a identificação dos conteúdos químicos, segundo eixo dos resultados, evidenciou a possibilidade de serem trabalhados diversos conceitos tanto no EM, quanto no ES. No entanto, vale ressaltar que houve a identificação da predominância de conceitos da Química Orgânica em ambos os níveis educativos analisados, o que evidenciou que a H-Quí possui maior potencial para trabalhar tais conteúdos. Por fim, é realizada uma síntese sobre os principais resultados a fim de observar os pontos chaves que classificam o material produzido como um recurso potencial.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Produção textual: uma análise da construção argumentativa em texto de alunos do ensino médio em uma escola estadual de Castanhal-PA
    (2019-05-13) SOUSA, Carmendilce Silva; MORAES, Márcia Alves de; http://lattes.cnpq.br/0407156147184123
    No Brasil, nota-se que o domínio da Língua Portuguesa nos alunos das etapas finais do ensino básico tem sido algo problemático, o que se percebe quando os mesmos necessitam fazer as redações necessárias para a entrada no Ensino Superior, ou exigidas pelos concursos públicos. Ocorre que a dificuldade na produção textual dos alunos de Ensino Médio torna-se um grande empecilho, já que definirá, de certa forma, o futuro destes enquanto cidadãos e profissionais. Percebe-se, então, que um dos principais desafios para esses estudantes é a construção argumentativa de seus textos, o que requer a presença de dois elementos em seu conteúdo: a coesão e a coerência. Para que haja coesão e coerência nos textos, há a necessidade de saber aplicar adequadamente os conectivos, itens que servem para dar sentido a toda a argumentação exposta na produção escrita. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre a construção argumentativa em textos de alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Castanhal/PA. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa interpretativa e de natureza aplicada. Utilizamos como aporte teórico estudiosos como Val (2006), Koch (1992; 1995; 2005), Travaglia (1990) e Geraldi (1997). Desta forma, ministramos uma aula sobre “conectivos textuais” para alunos de Ensino Médio da escola e os alunos fizeram uma atividade de “produção textual”, em que tiveram de escrever um artigo de opinião sobre o uso do celular em sala de aula, a fim de verificar se eles sabiam usar as conjunções corretamente. A partir dessa produção, foram escolhidos sete textos para uma reflexão geral e três textos para uma análise mais detalhada. Os resultados obtidos mostram, em linhas gerais, que: os alunos envolvidos nesta pesquisa, embora apresentem pontos de vistas em relação a determinado tema, possuem dificuldades em relação à construção argumentativa textual, devido não possuírem o domínio adequado do uso dos principais mecanismos de coesão e coerência – as conjunções. Portanto, consideramos baixo o domínio da escrita nas séries finais (3º ano do Ensino Médio).
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relação entre o nível lexical dos alunos e a coesão referencial em textos argumentativos: uma experiência com o terceiro ano do ensino médio da Escola Lameira Bittencourt - Castanhal/PA
    (2019) SANTOS, Joelson Gama dos; CUNHA, Marcos André Dantas da; http://lattes.cnpq.br/0195316299643772
    Este trabalho inserido na área da Linguística Textual tem como objetivo geral analisar o conhecimento coesivo e lexical dos discentes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual, da cidade de Castanhal/PA, relacionando este com o desenvolvimento de coesão referencial. De forma específica, objetiva examinar o nível lexical e a ocorrência de mecanismos de coesão referencial em textos argumentativos. Esta pesquisa tem como embasamento teórico Koch (2010), Fávero (2003), Marcuschi (2012), Val (2006), Cançado (2015), Basilio (1995), Cardoso (1999), dentre outros autores que se dedicaram aos estudos da linguística, da linguagem humana, em seus vários aspectos. A referida pesquisa segue os métodos qualitativos e quantitativos, podendo ser classificada como descritiva e explicativa, sendo realizada em três etapas: 1) Coleta de material para compor o corpus de pesquisa, por meio da aplicação de duas atividades: uma produção textual e uma atividade de compreensão e produção lexical; 2) Pesquisa bibliográfica; 3) Análise e interpretação do corpus e dos dados obtidos. Os resultados alcançados apontaram que a “limitação” lexical aparece como fator adverso ao desempenho dos alunos com relação à utilização dos mecanismos de coesão referencial por reiteração, de ordem lexical, em textos dissertativo-argumentativos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Teorema de Pitágoras, demonstrações e aplicações no cotidiano
    (2019-06-28) SANTOS, Rivaldo Pantoja dos; ALMEIDA, Raimundo das Graças Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8447434150719179
    O presente trabalho é dedicado ao estudo do teorema de Pitágoras e suas contribuições nas representações e nas demonstrações de exercícios de comparações de áreas e dos cálculos que o representam, bem como nas construções que usamos no cotidiano, visando também familiarizar os alunos do ensino médio, que muitas das vezes não dão a importância necessária para o estudo do mesmo. Sabemos que ao entrar na faculdade para estudar matemática uma das primeiras disciplinas da estrutura curricular é a matemática básica onde o discente percebe logo que, comparado ao que se estuda no ensino médio em especial nas escolas da rede pública é outro nível, logo este começa a sentir muitas dificuldades, e inspirado nisso foi feito este trabalho. No decorrer deste trabalho, realizaremos umas aplicações do teorema de Pitágoras em questões do cotidiano, pois vivemos em um mundo formado por objetos reproduzidos a partir de formas geométricas, e as vezes nem nos damos conta disso, porém se pararmos para observar, logo notaremos em camas, mesas, portas, paredes, entre outros objetos, que para serem construídos com tanta precisão, foi preciso analisar ângulos; além de cálculos de áreas para saber o tamanho ideal. Mas antes falaremos um pouco da história sobre o matemático que dá o nome a esse teorema, que é Pitágoras, introduzimos conceitos básicos sobre triângulos e duas demonstrações do teorema de Pitágoras.
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