Navegando por Assunto "Geometry, Plane"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Demonstrações de proposições de geometria euclidiana por meio da geometria analítica: uma proposta de aplicação no ensino básico(2021-04-08) CARDOSO, Ivanizi Maria Paixão; SILVA, Valdelírio da Silva e; http://lattes.cnpq.br/9701131346395521A fala presente no interdiscurso da sociedade toma a matemática como difícil por si mesma e está destacada nela três dos fatores que corroboram para a tal dificuldade: a abstração, a linearidade na ordem de apresentação dos conteúdos, e uma atenção superficial dada a certos assuntos. Nesse sentido a Geometria Analítica se mostra uma das vertentes bastante propensas a portar tais condições que acentuam a custosidade no ensino/aprendizagem da disciplina na formação superior, que se estende ao ensino básico. Inspirados nas pesquisas de Giardinetto (1997) e Kaminski, Sloutsky & Heckler (2008), optamos neste trabalho, mesmo que com algumas poucas aplicações, pela intradisciplinaridade como mecanismo para defrontar a dificuldade evidente no interdiscurso, utilizando a Geometria Analítica para demonstrar a Geometria Plana, denotando os colorários da primeira para chegar às proposições da segunda, conforme alguns conceitos e demonstrações de Delgado, Frensel & Crissaff (2013) e Lima (2014) dentre outros. Após algumas noções preliminares básicas de Geometria Analítica, demonstramos aplicações, como: certas propriedades do paralelogramo, desigualdade triangular, Lei dos cossenos, Aplicações no triângulo, alguns dos seus pontos notáveis, e áreas; apontando como desnecessário o conhecimento da Geometria Euclidiana pra o entendimento da primeira e vice-versa; isto é, independentemente uma da outra elas podem se justificar e contribuir com a aprendizagem de ambas e incentivar a comunidade acadêmica a explorar de maneira mais acentuada a Geometria Analítica apoiando-se na Geometria Plana e até fazer uso desta reciprocidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Representações matemáticas como subsídio no trabalho do agente de combate a endemias (ACE)(2021-03-11) ALVES, Dhonison Jefferson dos Santos; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877Apresenta-se uma reflexão sobre conteúdos matemáticos que podem auxiliar nas tarefas do agente de combate de endemias (ACE), com enfoque na orientação desses profissionais. A pesquisa foi desenvolvida com os supervisores e agentes de combate de endemias do município de Castanhal – PA e teve, como instrumento de pesquisa, a observação, registros fotográficos e entrevistas. Foi observado que os agentes e supervisores possuem dificuldades na percepção da inclusão de conceitos matemáticos no trabalho diário, que causam receio na prática da matemática no cotidiano. Tendo como foco o processo de ensino-aprendizagem da matemática, especialmente a conceitos de geometria e sistemas de medidas, verificou-se que modelos matemáticos estão presentes na sua intervenção comunitária. Constatou-se, finalmente, que a matemática está inserida e anda de mãos dadas com o trabalho do agente de combate de endemias, sendo importante para a conclusão do seu trabalho diário.