Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Geography"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de Geografia e os usos dos quadrinhos no 6º Ano do Ensino Fundamental
    (2021-09-03) SILVA, Adriele Fonseca; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/ 0000-0002-2750-0625
    Este Trabalho de Curso (TCC) pretende apresentar o uso das histórias em quadrinhos no ensino da Geografia, com foco na turma de 6ª ano do Ensino Fundamental. Para isso, trabalhamos com a ideia de que a construção em quadrinhos vem proporcionar uma aprendizagem mais lúdica, participativa e intuitiva e envolvente, o que desdobra para um melhor aprendizado para o aluno. De outro modo, preocupa-se saber se as histórias em quadrinhos podem somar de forma positiva na aprendizagem significativa da Geografia, enquanto disciplina escolar, e analisar quais as contribuições do ensino de Geografia mediado nas histórias em quadrinhos. Para um melhor entendimento do trabalho dividimos em cinco momentos, em que expomos os principais elementos que compõem a linguagem em quadrinhos, o modo como se comunicam e a interação que pode ser feita com o leitor. Em uma parte seguinte, esta vai destacar um breve relato da ciência geográfica, especificando o início do processo de sua fundamentação, e seu ensino nos tempos atuais. Com isso, aproveita-se a oportunidade para utilizar- se o uso das histórias em quadrinhos como mediadora desse ensino. Por último, vamos apresentar como resultado desse trabalho a revista “Nossos Saberes Geográficos em Quadrinhos”. O método percorrido será através de leituras exploratórias buscando qualificar e quantificar o trabalho desenvolvido. Através disso, procurou-se perceber os usos das histórias em quadrinhos na aprendizagem da Geografia, enfatizando uma aprendizagem mais lúdica, ilustrativa e que enfoque um melhor aprendizado para o aluno.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A relevância da cartografia como recurso ao desenvolvimento da educação geográfica nas séries iniciais do ensino fundamental: uma abordagem pedagógica
    (2023-12-27) MACIEL, Maria de Nazaré dos Santos; DUARTE, Edinaldo Lobato; http://lattes.cnpq.br/0094743148865467
    O presente trabalho, tem como objetivo geral analisar a relevância da Cartografia nas séries para o ensino de geografia no ensino fundamental, a partir de abordagens pedagógicas que valorize o desenvolvimento do pensamento espacial dos alunos. Este estudo, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, baseando-se no método descritivo-explicativo, realizou-se um levantamento, por meio das bases de dados virtuais: Brasil ScientificElectronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e no portal periódico da CAPES.Uma análise comparativa dos artigos revela que eles têm em comum a preocupação em promover uma aprendizagem significativa da geografia, que leve em conta as vivências, os saberes e as demandas dos estudantes e das comunidades onde estão inseridos. Nesse sentido, a Cartografia é vista como uma ferramenta que possibilita a leitura, a interpretação e a representação do espaço geográfico, bem como a participação social e política dos sujeitos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso dos recursos tecnológicos no ensino de geografia nas turmas de 6º ao 9º ano do ensino fundamental na E.M.E.F. Nova Vida - Assurini - Altamira-PA
    (2018-01-24) MENEZES, Jéssica Cruz de; SILVA, Darlene Costa da; http://lattes.cnpq.br/2572178595254590
    Vivemos na era da tecnologia, os recursos tecnológicos é algo presente no cotidiano do aluno. A educação não pode ser tratada como algo isolado da sociedade do conhecimento, as redes de informações estão presentes no espaço escolar. Deste modo, surge a necessidade de se pensar novas didáticas pedagógicas que acompanhe essa nova tendência à interdisciplinaridade, ensino baseado na interdependência entre as diversas áreas de conhecimento, ou seja, explorar as possibilidades que a tecnologia oferece ao processo de ensino aprendizagem. Dessa forma a escola exerce o papel predominante na formação de indivíduos aptos a utilizar tais tecnologias, cumprindo seu papel de formação de cidadão capaz de compreender o mundo em que vive. A presente pesquisa tem como objetivo analisar como o uso de recursos tecnológicos pode favorecer o processo de ensino aprendizagem do ensino da geografia nas turmas de ensino fundamental 6º ao 9º ano na Escola municipal de ensino fundamental Nova Vida, área rural do município de Altamira- PA. Como são utilizados pelos educadores para tornar as aulas de geografia dinâmicas e motivadoras juntamente com a importância desses recursos no processo ensino aprendizagem. O qual mostra resultados positivos e de grande aceitação dentro de sala de aula, tanto por parte dos alunos como do professor. Utilizando os seguintes procedimentos metodológicos; pesquisa bibliográfica, observação direta da prática pedagógica na E.M.E.F: Nova Vida.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA