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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aplicações de análise combinatória no Geogebra
    (2023-06-21) COSTA, Thalia de Alencar da; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052
    Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre Análise Combinatória; que é a área da matemática que analisa estruturas e relações discretas. Seus métodos são aplicados no cálculo de probabilidades, em problemas de transporte, na programação de horários e planejamento de produção, nas áreas de estatísticas e da teoria da informação. Além de apresentar os conceitos; também mostra o uso software Geogebra no auxilio de resolução de problema, com o intuito de facilitar apresentação visual e facilitar nas dificuldades na análise e interpretação do problema.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aprendizagem matemática em geometria além do quadro e giz
    (2023-12-22) CARVALHO, Levi da Silva; SILVA, Valdelírio da Silva e; http://lattes.cnpq.br/9701131346395521
    O presente trabalho apresenta uma produção realizada no campo da geometria plana e espacial; faz uma abordagem sobre a otimização da aprendizagem matemática implementada por ferramentas tecnológicas que propiciam um maior alcance de assimilação de conceitos e dão mais celeridade no processo de internalização. Mostra exemplo fazendo uso do aplicativo Geogebra na produção de todas as imagens que ilustram as apli cações dos conteúdos, e destaca o desempenho desse software no alcance das metas propostas nos objetivos deste trabalho, pois, com a capacidade e boa didática do aplicativo foi possível cumprir os três objetivos específicos, quais sejam: construir toda a produção de gráficos, superfícies e sólidos de revolução - onde foi gerada a superfície reversa da esfera; desenvolver um processamento da quadratura de polígonos regulares, bem como, a quadratura do círculo só com o uso de compasso e régua não graduada; apresentar uma de monstração geométrica do Teorema de Pappus Guldin da área e, fazer algumas aplicações do teorema. No tópico das quadraturas os polígonos, a partir do triângulo até ao heptágono, tiveram as suas quadraturas plenamente elaboradas, e o círculo alcançou uma aproximação bastante simples; e, também, foi desenvolvida uma construção gráfica para a retificação da circunferência que pode ser reproduzida com compasso e régua não graduada, de forma simples e, que dá uma boa aproximação com duas casas decimais para o número π. A demonstração do Teorema de Pappus Guldin, último tópico, nos permite visualizar todo mecanismo do movimento na formação dos objetos e perceber a ideia genial aplicada no procedimento do cálculo da área dos mesmos, que aplica conceitos da dinâmica dos movimentos em uma fórmula simplificada. Também se destaca o apoio visual das imagens multicores das figuras geométricas produzidas pelo aplicativo, de forma a proporcionar uma leitura mais lúdica para a jornada do leitor, do início até ao último tópico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Construção da imagem no plano e na esfera unitária com a projeção estereográfica
    (2025-03-28) AVIZ, Gledistone da Silva de; SAYAGO, Amilcar Montalbán; http://lattes.cnpq.br/7400715016773361
    Neste trabalho, foram estudadas as propriedades da Projeção Estereográfica e sua aplicação na esfera unitária. Inerente a isso, foram abordados alguns conceitos relacionados à esfera unitária e demonstrados alguns teoremas. Seguiu-se a sequência de estudos: A Projeção Estereográfica na esfera para dimensão n, visando a aplicação na Dimensão 3 e Implementação Gráfica da Projeção Estereográfica em Dimensão 3. Para esse propósito, o software GeoGebra foi usado como auxílio.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Construções de fractais usando o Geogebra
    (2023-07-06) ROSARIO, Alex Sousa do; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052
    Este trabalho faz uma revisão bibliográfica sobre Geometria Euclidiana e as Geometrias Não-Euclidianas. A onde terá o foco principal na geometria fractal. Os fractais são figuras geométricas que despertam a curiosidade humana, pois, no fractal, cada parte é similar ao todo. Os fractais estão presentes na natureza e no nosso cotidiano. Nesse trabalho, realizou-se a construção de dois exemplos clássicos: Árvores Bifurcadas e Triângulo de Sierpinski. Para as construções, utilizou-se o Geogebra, um software de Matemática que reúne Geometria, Álgebra, Cálculo, entre outras funções. Além de ser livre, funciona em qualquer sistema operacional, gratuito e está disponível em múltiplas plataformas como iOS, Android, Windows, Mac, Chromebook e Linux. Torna-se, portanto uma ferramenta útil em sala de aula para ensinar de maneira mais simples os assuntos mais complexos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Contribuições do software GeoGebra no ensino de funções algébricas em tempos de ensino remoto
    (2022-03-11) SILVA, Bárbara Gaia Barreto da; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385
    Em março de 2020, escolas e universidades brasileiras suspenderam as aulas presenciais devido a pandemia da COVID-19, obrigando estudantes e professores à uma mudança abrupta no processo de ensino e aprendizagem em meio a necessidade do isolamento social. Com a autorização do Ensino Remoto Emergencial (ERE) houve a necessidade de incluir as tecnologias digitais na educação. O presente trabalho visa discutir sobre as contribuições do Geogebra no ensino de funções algébricas por meio de oficinas virtuais, a partir da análise de questionários aplicados aos discentes do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Universitário de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará. O método de estudo utilizado foi a pesquisa-ação com o desenvolvimento de duas oficinas pedagógicas via Google Meet em que foi apresentado uma aula/revisão dos conteúdos de funções e aplicação de atividades de visualizações de gráficos construídos por meio das ferramentas do software Geogebra. Os resultados apresentam a motivação da utilização das tecnologias no ensino de conteúdos matemáticos propostos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ensino-aprendizagem da função quadrática usando o Geogebra
    (2020-02-12) SOUSA, Luciane dos Santos; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187
    A educação vem sofrendo grandes mudanças metodológicas que são apontadas como tendências de ensino. Dentre estas, destaca-se a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação adotando os softwares educacionais que potencializam a visualização e a experimentação na construção de conceitos matemáticos. Mas para isto é necessário escolher softwares adequados e uma metodologia capaz de tirar proveito das características positivas do computador. O presente trabalho tem como tema “Ensino-Aprendizagem da Função Quadrática Usando o Geogebra”, e como objetivo geral saber se o Software Geogebra facilita a aprendizagem dos alunos sobre a função quadrática e dos seus gráficos. Para isto, desenvolveu-se um embasamento bibliográfico de diferentes autores na área da informática e sobre o Geogebra, além de uma pesquisa de campo fazendo uma análise qualitativa descritiva. Desta forma, constatar se o uso do software GeoGebra pode representar uma metodologia importante para o ensino-aprendizagem da função quadrática e de seus gráficos possibilitando aos alunos uma aprendizagem significativa e interessante, que leve-os à compreensão de conceitos matemáticos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Explorando fractais do tipo Sierpinski
    (2024-02-16) FERREIRA, Manoel Henrique Monteiro; VAZ, Cristina Lúcia Dias; http://lattes.cnpq.br/5829728118120411
    Inspirada nos princípios da Cultura Maker (cultura do aprender fazendo) e numa abordagem “mão na massa”, esta pesquisa tem como objetivo principal explorar o potencial geométrico dos fractais Triângulo de Sierpinski, Tapete de Sierpinskie Esponja de Menger para a elaboração de atividade scomputacionais e com materiais concretos. Trata-se de um estudo elementar destes fractais com ênfase em atividades computacionais e manuais. Para isto, foram investigadas as ideias elementares da geometria fractal e as principais características geométricas dos fractais de Sierpinski. Além disso, para as atividades “mão na massa” escolhemos como recurso computacional o aplicativo Geogebra e o papel com recurso didático para as atividades com material concreto. Como pergunta norteadora tem-se: Qual o potencial geométrico dos fractais de Sierpinski para a elaboração de atividades computacionais e com materiais concretos? E como método de pesquisa adotamos uma abordagem exploratória, que envolve a pesquisa e desenvolvimento de atividades específicas de ensino e aprendizagem baseadas nos fractais. Além disso, utilizaremos como método secundário de investigação, a pesquisa bibliográfica que fundamenta teoricamente os tópicos pesquisados e as atividades realizadas. Como resultado principal da pesquisa, concluímos que o processo recursivo, a autossimilaridade e a estrutura fina destes fractais são propriedades geométricas relevantes para a elaboração e a aplicação de atividades de ensino e aprendizagem, particularmente computacionais, dobraduras e origami, pois são responsáveis pela criação de padrões fractais, o que permite o desenvolvimento de várias habilidades, como o pensamento computacional e a resolução de problemas, além promover a ludicidade e o exercício da criatividade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O fazer modelagem matemática em uma atividade sobre simetria na natureza
    (2019-12-09) SOUZA, Carolina Rodrigue de; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274
    O presente trabalho surgiu da necessidade de se pensar a Modelagem Matemática enquanto estratégia metodológica no ensino da Matemática, desenvolvida dentro de um contexto estudantil que descreve e lida com problemas reais. O trabalho objetivou discutir o fazer Modelagem Matemática do curso de Licenciatura em Matemática. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, realizada com um grupo de 13 estudantes, todos discentes do curso de Licenciatura em Matemática, no contexto de um curso de Modelagem Matemática desenvolvidos no âmbito do Laboratório Experimental de Modelagem Matemática (LEMM). Usando tecnologias manuais e digitais, buscamos expor a matemática presente na resolução do problema simetria na natureza, trabalhando com um elemento natural: flores. Dentro das condições e ferramentas disponíveis o software Geogebra foi uma ferramenta potencialmente significativa para o processo de Modelagem Matemática, pois facilitou a obtenção dos resultados e demonstração de simetria ou não simetria das flores sorteadas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem matemática e Geogebra na educação básica: um estudo a partir de dissertações do PROFMAT
    (2022-12-12) RAMOS, Regilene de Oliveira; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274
    O presente trabalho tem como objetivo analisar dissertações pré-selecionadas do banco de dados do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) e entender como a Modelagem Matemática e o Geogebra podem contribuir para o ensino e consequentemente a aprendizagem da matemáica na Educação Básica. A pesquisa é de cárater qualitativo e apresenta um método de pesquisa denominado Estado da Arte que se encaixa como sendo uma pesquisa de caráter bíbliográfico. Após filtro na base de dados, nos concetramos na análise de 12 dissertações do PROFMAT. Constatou-se que a Modelagem Matemática e o Geogebra abrem novos caminhos para o ensino da Matemática, pode possibilitar ao professor trabalhar conteúdos com mais facilidade e com novas perspectivas pode possobilitar aos estudantes compreender conceitos que aparentemente seriam complicados e ainda permite aos estudantes analisar a matemática presente em situações reais do dia a dia, tornando o ensino e a aprendizagem da Matemática mais atraente e significativo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Sequência propositiva do Teorema de Pitágoras com uso do Geogebra para o 9º ano do ensino fundamental
    (2022-12-16) COSTA, Alaíne Lopes; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274
    O presente trabalho objetiva elaborar e discutir uma sequência didática propositiva com a temática Teorema de Pitágoras em um ambiente tecnológico interativo que é o software Geogebra para implementação em salas de aula do 9º ano do Ensino Fundamental. Essa sequência é composta por atividades que trazem relações que compõem o Teorema de Pitágoras, até a sua demonstração e generalização. Trata- se de uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória, de caráter expositivo propositivo. Desse modo, a sequência didática com o uso do Geogebra pode instigar o prazer pelo estudo de conteúdos matemáticos, e no que tange ao conteúdo sobre Teorema de Pitágoras, potencializar a compreensão dinâmica desse teorema, levando os estudantes a uma perspectiva diferente da vista comumente em sala de aula, na lousa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Software Geogebra na exploração de geometria fractal por meio da modelagem matemática
    (2019-12-04) LOBO, Rafaeli Pereira; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274
    Este trabalho apresenta um relato de experiência referente a atividade de prática pedagógica desenvolvida com alunos do terceiro ano do ensino médio. Com o objetivo de analisar os subsídios que a Modelagem Matemática por meio do software Geogebra possibilita na otimização do ensino de conteúdos matemáticos envolvidos na Geometria Fractal. Para a realização do estudo foi desenvolvido uma pesquisa de cunho qualitativo, cujos dados foram produzidos a partir de atividades de modelagem desenvolvida em torno de construções de fractais no Geogebra, como por exemplo, curva de Koch, triângulo de Sierpinski entre outras. As ações realizadas por meio do uso da Modelagem Matemática com a utilização do software Geogebra proporcionaram conexões com os conteúdos matemáticos, criando meios para o aprimoramento dos conhecimentos, constituindo um processo interligado entre construções dos Fractais realizadas no Geogebra e os conteúdos Matemáticos mediados ou adquiridos por meios da Modelagem Matemática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tecnologias digitais no ensino: o cálculo de área de regiões poligonais com uso do geogebra
    (2023) CEARENSE, Ewerton Luiz Bastos; QUARESMA, João Cláudio Brandemberg; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176; https://orcid.org/0000-0001-8848-3550
    Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral propor o uso do Geogebra para o cálculo de área de regiões poligonais. Para isso, no primeiro momento, trazemos alguns aspectos do desenvolvimento histórico do cálculo de área do antigo Egito até a era moderna. Em seguida, mostramos as definições, Teoremas e Postulados da geometria plana que fundamentam o cálculo de área. Além disso, falamos sobre o contexto em que vivemos demonstrando porquê usar o Geogebra e tecnologias digitais na educação. Apresentamos um tutorial de como calcular área de regiões poligonais no software Geogebra assim como aplicar a Fórmula de Pick no mesmo programa. Por fim, visando a aplicação no ensino básico, deixamos um exemplo de atividade usando o Geogebra para determinar a área aproximada de uma região contida em um mapa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso do Geogebra como recurso tecnológico didático para modelagem gráfica da função quadrática
    (2020-02-13) BRABO, Eveny Thamires Beckman; ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2751639119658256
    Este Trabalho de Curso investiga uso do aplicativo Geogebra como prática pedagógica para o ensino e aprendizagem do conteúdo de função quadrática. Para tanto, teve como objetivo analisar as vantagens para o ensino de Matemática com a inserção do aplicativo Geogebra para o ensino de modelagem gráfica da função quadrática. Como objetivos específicos esta pesquisa buscou verificar como o Geogebra pode contribuir para melhorar o rendimento dos alunos, bem como desenvolver reflexões sobre o uso desses recursos durante a atividade docente. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi o estudo de campo com ênfase em uma abordagem qualitativa para fins de levantamento de informações mais consistentes sobre o ensino da Matemática. Foi realizada em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola estadual da cidade de Vigia de Nazaré- Pa. Os resultados apontam uma tendência cada vez maior do uso de novas tecnologias, softwares e aplicativos, como recursos didáticos usados para auxiliar no ensino de várias áreas do conhecimento, em especial a Matemática.
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