Navegando por Assunto "Food and nutrition education"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ações de educação alimentar e nutricional e avaliação do estado nutricional de crianças atendidas na atenção primária à saúde.(2021) VALENTE, Késia Prestes; MORI, Rejane Maria Sales Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/0068497734511867; https://orcid.org/0000-0003-1769-0653O presente trabalho tem como objetivo demonstrar as ações de educação alimentar e nutricional e avaliação do estado nutricional de crianças através de um projeto de extensão. Tratase de um estudo descritivo, de caráter transversal, com amostra de estudo não probabilística por conveniência, realizado entre os períodos de maio de 2019 a janeiro de 2020. A população de estudo foi constituída por 138 crianças de 2 a 6 anos, 11 meses e 29 dias de idade que foram convidados a participar do projeto e tiveram sua participação autorizada pelos pais ou responsáveis mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A amostra foi composta por 60,14% de crianças pertencentes ao gênero feminino e 39,86% ao masculino, com média de idade de 4,6±1,2 anos. O peso (kg), estatura (m) e Índice de Massa Corporal (kg/m2 ), obteve média geral de 17,3±3,8, 1,04±0,09, 15,8±1,8, respectivamente. Em relação aos índices antropométricos, o índice de PesoparaIdade se apresentou adequado em 93,48% das crianças avaliadas. Na avaliação do PesoporEstatura, 76,83% demonstrou estar na categoria de eutrofia, porém com significativa quantidade de crianças apresentando alguma alteração. O índice de EstaturaporIdade sinalizou adequação para 95,65% das crianças. No Índice de Massa CorporalporIdade foi observado que 77,54% encontrase adequado, sendo este o índice que mais apresentou alteração quando levado em consideração o total das crianças. No que se refere às atividades de educação alimentar e nutricional, ao todo foram realizadas 22 ações com diferentes temas, objetivos e metodologias, obtendo uma média de seis crianças por atividade. Podese concluir que este estudo corrobora com os demais existentes na literatura no que diz respeito à maioria das crianças com peso e estatura adequadas para idade, porém com o excesso de peso sendo observado como a alteração mais frequente, ficando clara a importância da educação alimentar e nutricional no público infantil, bem como dos projetos de extensão universitária inseridos nas questões da sociedade, como o observado neste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Associação entre o acompanhamento nutricional e a adesão à contagem de carboidratos em adultos com diabetes mellitus tipo 1 durante a pandemia por COVID-19 no Brasil(2022) FERREIRA, Kassia Clotilde Costa; ULIANA, Gabriela Correia; http://lattes.cnpq.br/7105217362554840; https://orcid.org/0000-0001-7042-8254; GOMES, Daniela Lopes; http://lattes.cnpq.br/0014255351015569Introdução: Sabe-se que pessoas com diabetes comumente apresentam piora do prognóstico de infecções, sendo consideradas uma população de risco na pandemia do Coronavirus Disease 2019(COVID-19). A Contagem de Carboidratos (CC) é uma estratégia que auxilia no controle glicêmico desses pacientes. Concomitante, o acompanhamento nutricional é um importante fator para o tratamento e bom prognóstico do paciente com Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1), sendo o nutricionista o profissional habilitado para auxiliar o paciente na CC. No entanto, com o advento da pandemia de COVID-19 e a necessidade do distanciamento social, a adesão à CC e ao acompanhamento nutricional pode ter sido afetada. Objetivo: Avaliar a associação entre acompanhamento nutricional e adesão à contagem de carboidratos por adultos com diabetes mellitus tipo 1, durante a pandemia por Covid-19 no Brasil. Método: Estudo transversal, descritivo e analítico, realizadoem julho de 2020, por meio de formulário na plataforma Formulários Google®. Foram coletados dados sociodemográficos, informações sobre o acompanhamento com profissionais de saúde e alimentação, incluindo a CC. Para análise estatística, foi realizado o Teste qui- quadrado simples e qui-quadrado de Pearson, com análise de resíduos ajustados, considerando p<0,05. Resultados: 3% dos participantes suspenderam a prática da CC durante o período de isolamento social. 37,7% relatou fazer a CC na mesma frequência que antes do distanciamento social e 20,13% declarou fazer a CC com maior frequência do que antes do distanciamento (p<0,000). A maioria (86,4%) dos participantes não faziam o acompanhamento nutricional. Fazer acompanhamento nutricional durante a pandemia estava associado a realizar a CC. Manter o acompanhamento nutricional de forma online e ter iniciado o acompanhamento nutricional de forma online estava associado a realizar a CC durante o período de isolamento social (p=0,047). Conclusão: A CC mostrou-se como uma ferramenta utilizada pela maioria dos pacientes com DM1 e sua realização estava diretamente associada ao acompanhamento nutricional online e/ou presencial. Apontando para a importância da assistência nutricional a fim de melhorar a adesão à CC e auxiliar no controle glicêmico desses pacientesTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento e avaliação de oficinas culinárias a partir do uso integral dos alimentos em um CAPS AD(2019) COSTA, Barbara Liliane Cardoso; SANTOS, Thaís de Oliveira Carvalho Granado; http://lattes.cnpq.br/0083146548899041; https://orcid.org/0000-0001-9496-4561; MENDONÇA, Xaene Maria Fernandes Duarte; http://lattes.cnpq.br/7489452248839331; https://orcid.org/0000-0002-0958-276XIntrodução: O Aproveitamento Integral dos Alimentos promove o fácil acesso à alimentação, torna a preparação de baixo custo e melhora o valor nutricional, além de auxiliar com a redução do lixo orgânico descartados no meio ambiente e desperdício de alimentos. As oficinas culinárias com foco na utilização integral dos alimentos estão entre as atividades terapêuticas que podem ser realizadas nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool Drogas (CAPS AD) e que auxiliam no tratamento dos usuários de substâncias psicoativas por meio da prática e conscientização do uso integral dos alimentos. Objetivo: Desenvolver e avaliar oficinas culinárias a partir do uso integral dos alimentos em um CAPS AD de Belém -PA. Material e Métodos: Estudo de delineamento descritivo, exploratório e quanti -qualitativo realizado entre junho e outubro/2019 por meio da aplicação de formulário semiestruturado que permitiu identificar o conhecimento do público estudado acerca do uso integral dos alimentos, além da aplicação de um teste de aceitabilidade referente às preparações elaboradas durante as oficinas culinárias. Resultados: Participaram da pesquisa 23 usuários, em que um total de 65,2% dos entrevistados relatou não ter ouvido e não saber se já ouviu falar em uso integral dos alimentos. Com relação a aceitabilidade das preparações, o resultado foi positivo para todas as avaliações realizadas. Conclusão: Foi possível identificar a falta de conhecimento sobre o uso integral dos alimentos pela maioria dos usuários, indicando a necessidade de abordar o tema por meio de atividades educativas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Elaboração de um manual de atividades educativas para a promoção da saúde dos idosos(2021) OLIVEIRA, Beatriz Lopes de; FIGUEIREDO, Sandra Maria dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8530470051297070; https://orcid.org/0000-0002-4556-9554; MORI, Rejane Maria Sales Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/0068497734511867; https://orcid.org/0000-0003-1769-0653Tendo em vista a necessidade de um trabalho voltado para os idosos, que tem apresentado cada vez mais Doenças e Agravos Não Transmissíveis, foi elaborado um Manual de Educação Alimentar e Nutricional para a Terceira Idade, a fim de promover educação em saúde, melhorar a qualidade de vida e aumentar a expectativa de vida desta população. Para tanto, é necessário sua divulgação e reprodução por parte dos alunos e profissionais da área da saúde para que o público idoso possua conhecimento acerca da alimentação saudável e seja multiplicador de conhecimento para com as pessoas de seu respectivo convívio, gerando um envelhecimento saudável e ativo. Realiza-se, então, um estudo do tipo relato de experiência que almeja proporcionar saúde e bem estar aos idosos. Diante disso, verifica-se que o corpo do material educativo, do modelo e-book, está disposto em eixos temáticos que antecedem e explicam com fundamentação teórica as atividades de Educação Alimentar e Nutricional que estão presentes no material de maneira detalhada, com abordagem simples e de fácil reprodução, o que impõe a constatação de que é possível a comunicação linear entre o saber técnico e popular.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Elaboração de um manual técnico nutricional para o atendimento de indivíduos com deficiência visual(2019) MEIRELES, Renata Karoline da Silva; DUTRA, Claudia Daniele Tavares; http://lattes.cnpq.br/4293912171586268A deficiência visual compreende a perda da visão total (cegueira), a redução da capacidade de enxergar com nitidez (baixa visão). Dentre as atividades da vida diária que mais são comprometidas pela falta da visão estão as que envolvem a alimentação. Este estudo tem como objetivo elaborar um manual técnico nutricional para o uso do nutricionista na orientação nutricional do manejo de indivíduos com deficiência visual. Este estudo é do tipo descritivo, de abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica. A elaboração do manual é dividida em duas etapas: contextualização e desenvolvimento. A contextualização se baseia por meio da revisão da literatura nos estudos publicados de 2005 à 2019 acerca do tema. A partir disso, baseado nas diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira (2014), foram criadas estratégias de educação alimentar e nutricional o qual o profissional pode aplicar nos atendimentos nutricionais auxiliando nesses indivíduos com a compra, organização e preparo dos alimentos. O manual abordou tópicos como: a conceituação da visão e deficiência visual, a importância do profissional nutricionista na educação alimentar e nutricional de deficientes visuais e as técnicas que podem auxiliar esse público a lidar com as atividades alimentares, bem como, as ferramentas para se utilizar no atendimento nutricional por meio da educação alimentar e nutricional. Elaborado o manual técnico nutricional que irá auxiliar o nutricionista no manejo de pessoas com deficiência visual, promovendo autonomia, segurança alimentar e a manutenção da saúde do público estudado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A influência de intervenções educativas no conhecimento sobre alimentos cardioprotetores em um grupo de idosos de uma unidade municipal de saúde de Belém/Pará(2021) LOPES, Milena de Fátima Monteiro; WARISS, Daniela Cristina Andrade de; FIGUEIREDO, Sandra Maria dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8530470051297070; https://orcid.org/0000-0002-4556-9554; MORI, Rejane Maria Sales Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/0068497734511867; https://orcid.org/0000-0003-1769-0653As doenças cardiovasculares são um grupo de doenças caracterizadas por modificações no funcionamento do sistema cardíaco, e são consideradas a principal causa de morte no Brasil. O avanço da idade provoca o crescimento da incidência de fatores de risco para essas doenças. Outros fatores que também influenciam, são: alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo e etilismo. Diante disso, foi criado a Alimentação Cardioprotetora Brasileira, também conhecida como DICA Br (Dieta Cardioprotetora Brasileira), que contém alimentos capazes de prevenir e alterar a incidência de gravidade dessas doenças. O presente estudo tem como objetivo avaliar o nível de conhecimento sobre alimentação cardioprotetora de um grupo de idosos de uma Unidade Municipal de Saúde de Belém/Pará. Tratase de um estudo de caráter longitudinal e natureza quantitativa, em formato virtual através do aplicativo WhatsApp®, com intervenção educativa, realizado com um grupo de idosos matriculados na Unidade Municipal de Saúde do Guamá de Belém/Pará. Foi aplicado um protocolo com variáveis sociodemográficas e econômicas. As perguntas relacionadas à alimentação foram aplicadas na fase pré e pósintervenção, para avaliar o impacto das intervenções de Educação Alimentar e Nutricionais no nível de conhecimento sobre a dieta cardioprotetora. A pesquisa foi constituída por 17 idosas, com idade média de 69,4±7,0 anos. O percentual de acerto na fase préintervenção apresentou uma média de 67,23%, mostrando a necessidade de ficar atento à alimentação realizada, e na pósintervenção, 92,10%. Após as ações de intervenção houve um crescimento significativo de acertos, demonstrando o aumento do nível de conhecimento dos idosos sobre alimentos cardioprotetores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Manual de atividades lúdicas: educação alimentar e nutricional na atenção primária à saúde(2021) SOUSA, Fabiana Nunes de; CARVALHAL, Manuela Maria de Lima; http://lattes.cnpq.br/0708921042608519; https://orcid.org/0000-0003-1397-0471; MORI, Rejane Maria Sales Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/0068497734511867; https://orcid.org/0000-0003-1769-0653Introdução: A Atenção Primária à Saúde é considerada como setor privilegiado para a aplicação de medidas preventivas e educativas. Dentre essas, a Educação Alimentar e Nutricional é uma ferramenta indispensável, sobretudo no trabalho com o público infantil, tornando-se mais eficiente a partir do planejamento de ações lúdicas e dinâmicas, que podem utilizar aparatos tecnológicos como instrumentos facilitadores. Dessa forma, o manual destaca-se como uma Tecnologia Educativa instrutiva que visa compartilhar informações capazes de orientar profissionais da saúde na aplicação de Educação Alimentar e Nutricional para crianças. Objetivos: Elaborar um manual com atividades lúdicas de Educação Alimentar e Nutricional para crianças na Atenção Primária à Saúde. Método: Para a confecção do manual foram utilizadas atividades de Educação Alimentar e Nutricional previamente elaboradas e aplicadas pela equipe do projeto de extensão da Universidade Federal do Pará: “Oficina da saúde: Ações de Educação Alimentar e Nutricional Para Crianças na Atenção Primária à Saúde” em uma Unidade Municipal de Saúde do bairro do Guamá, em Belém, Pará, durante o período de março de 2019 a fevereiro de 2020. Resultados: O manual em sua forma final conta com 33 páginas onde são apresentadas 10 atividades de Educação Alimentar e Nutricional. O design da Tecnologia Educacional foi baseado na associação de cores vibrantes com elementos visuais minimalistas com objetivo de tornar a leitura mais atraente. Conclusão: A partir da elaboração do manual foi possível evidenciar a relevância desse tipo de Tecnologia Educativa e sua funcionalidade como aparato simplificador para o desenvolvimento de ações de Educação Alimentar e Nutricional, bem como a importância do debate sobre as temáticas abordadas para o empoderamento e desenvolvimento de autonomia do público infantil. Sendo assim, ressalta-se a aplicabilidade do manual na Atenção Primária à Saúde devido à relevância de tal setor para a execução de ações educativas, nas quais a ferramenta em questão apresenta-se como um instrumento facilitador importante durante o planejamento das mesmas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologia educativa na formação de bons hábitos alimentares em escolas na cidade de Belém-Pa(2018) SILVA, Fernanda da Costa; NASCIMENTO, Letícia Gabrielle Souza do; REZENDE, Ana Lúcia da Silva; http://lattes.cnpq.br/4372941911573547; https://orcid.org/0000-0001-6296-1534; SILVA, Luisa Margareth Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/2465169924232779; https://orcid.org/0000-0002-9065-7879Esta pesquisa buscou descrever a experiência de uma metodologia educativa aplicada na turma do 5º ano de uma escola pública e de outra privada, na cidade de Belém-PA. O estudo é do tipo transversal, fundamentado em uma intervenção educativa realizada em quatro etapas: 1) aplicação de teste individual sobre alimentação e hábitos saudáveis; 2) aula expositiva e dialogada acerca das categorias alimentares, grupos de alimentos, o ato de comer e os 10 passos para uma alimentação adequada e saudável, todos abordados no Guia Alimentar para a População Brasileira (2014); 3) execução de métodos de fixação (jogo de perguntas e respostas e construção do semáforo dos alimentos); 4) reaplicação do teste. Observouse que todos os alunos da escola privada tiveram melhor desempenho no segundo teste, enquanto que 34,8% dos alunos da escola pública apresentaram resultados insatisfatórios. As crianças se mostraram interessadas, foram participativas e capazes de manifestar uma visão crítica sobre seu hábito alimentar. Nas atividades de fixação, as turmas avaliadas responderam todas as questões corretamente, expressando que conseguiram absorver o conteúdo ministrado. Diante disso, conclui-se que esta metodologia mostrou ser uma estratégia alegre, criativa e menos cansativa de ensino em sala de aula, na qual o uso do lúdico favoreceu uma aprendizagem descomplicada em ambas as turmas.