Navegando por Assunto "Exclusion"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O direito educacional da pessoa com deficiência(2023-12-12) SILVA, Petison Teixeira da; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657Este estudo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre os fatores que contribuem para que a inclusão de estudantes com deficiência seja uma prática excludente no âmbito escolar. O material bibliográfico utilizado, foi selecionado de acordo com a temática, Mantoan (2003), Candau (2008, 2013), Minetto (2010), dentre outros. Considerando o que se defende nos documentos legais de amparo à pessoa com deficiência, entre eles a Constituição Federal (1998), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Lei Brasileira de Inclusão (2015), dentre outros. Como resultado é possível perceber que são descritas na legislação em vigor, as ações para a inclusão escolar das pessoas com deficiência nas classes do ensino regular. Contudo, percebe-se que o aluno com deficiência, ainda é excluído da sala de aula e na classe regular. São inúmeros fatores que contribuem para isso, desde a infraestrutura da escola, na acessibilidade necessária, como rampas, piso tátil, placas informativas na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O currículo ainda aparece como uma barreira para a inclusão, pois ele não é pensado e materializado para atender as especificidades desses estudantes. Existe ainda as barreiras atitudinais nas relações estabelecidas frente a deficiência, o que culmina na exclusão do estudante na participação das atividades desenvolvida dentro e fora de sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mecanismos de exclusão/inclusão escolar – apontamentos e reflexões(2018-12-06) TENÓRIO, Fernanda Larissa Oliveira; MESQUITA, Amélia Maria Araújo; http://lattes.cnpq.br/9074927290515299; https://orcid.org/0000-0003-4630-116XEste trabalho tem como tema a escola como espaço de exclusão/inclusão, focalizando aspectos referentes a sua infraestrutura pedagógica e política. Nesse sentido, de forma a problematizar os mecanismos de exclusão/inclusão produzidos por fatores endógenos e exógenos na escola, esta pesquisa busca responder as seguintes questões de investigação: “O que é a escola e qual o seu papel na sociedade? ”; “Como a escola passou a se configurar como seletiva e classificatória? ” e “O que é inclusão escolar e que medidas são propostas para o combate da exclusão nas escolas? ”. Para atender aos objetivos da pesquisa, esta se desenvolveu baseada na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica (DELVAL, 2002; CANÁRIO, 2005; SAVIAN, 2016; MENDES, 2012; MANTOAN, 2006; CARVALHO, 2004) e documental (Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem, 1990; Declaração de Salamanca, 1994). Como resultado identificou-se que os mecanismos de exclusão/inclusão convivem na escola, contudo, a exclusão se produziu fortemente por meio de orientações curriculares e propostas avaliativas de caráter homogeneizador. Em contrapartida, no contexto da inclusão, observamos a problematização desses aspectos e a busca pela garantia de mecanismos que favoreçam a valorização da diferença. Concluiu-se, assim, que a escola é um espaço de disputa, imerso numa tensão continuada entre incluir/excluir.