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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Etnofísica voltada para o estudo dos mecanismos de alavancas utilizados pelos agricultores na produção da farinha de mandioca, Senador José Porfírio, Pará
    (2019-06-13) PEREIRA, Suely Lima; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969
    O artigo em questão discute a valorização dos conhecimentos tradicionais, e o direito que agricultores e agricultoras familiares possuem de terem uma educação diferenciada, e também dá pistas de como abordar esses conhecimentos tradicionais no ensino de Ciências nas escolas do campo. Além disso foram identificados e caracterizados equipamentos utilizados pelos agricultores na produção de farinha de mandioca como alavancas, com aprofundamento nos mecanismos das alavancas, e especialmente nas prensas por se tratar de um sistema construído manualmente, que na maioria dos casos sem os conhecimentos teóricos da física. A partir da abordagem da etnofísica verificou-se que os mesmos constroem, adaptam e melhoram o funcionamento das alavancas. Estes conhecimentos tradicionais são passados de geração em geração através da oralidade, observações e experiências vividas. Pode ser constatado que mesmo não possuindo as teorias da mecânica, os agricultores, explicam os mecanismos de forma que relaciona o objetivo a ser alcançado e o esforço a ser poupado ao escolherem as dimensões, o formato e os tipos de materiais para construção da prensa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Horta medicinal, saberes e etnoconhecimentos no cuidado da saúde na comunidade ribeirinha "Menino Deus" Rio Anapú/ IG - Mirí/PA
    (2020-12-15) SANTOS, Maria da Conceição Miranda dos; MARCHESI, Reinaldo de Souza; http://lattes.cnpq.br/3521552012029429; https://orcid.org/0000-0001-7867-2518
    Este Plano de Ação resulta da construção coletiva junto à comunidade Menino Deus do Rio Anapu, município de Igarapé - Mirí (PA), apresentado como Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) do curso de Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento da UFPA. Este tem como objetivo construir uma horta medicinal comunitária, voltada à produção familiar para valorização dos conhecimentos tradicionais e fortalecimento da identidade sociocultural da localidade. A construção desse plano aconteceu em trabalho orientado pela pesquisa-acão, na qual obteve-se dados levantados durante os Tempos Comunidades (TC) do curso de Etnodesenvolvimento em atividades produzidas junto ao coletivo de pertença da agricultura familiar em dialogo com as mulheres da comunidade. No decorrer das atividades e entrevistas realizadas junto ao coletivo, os dados demostraram que o uso das plantas medicinais faz-se presente, porém nos dias atuais são poucas famílias que praticam o cultivo das plantas que curam. Portanto, esse plano visa fortalecer a comunidade para o cultivo consistente dessas ervas, em atenção especial aos cuidados básicos de saúde através do uso de plantas acessíveis à comunidade como resistência na manutenção de valores dos povos e das populações no atributo da valorização dos conhecimentos tradicionais. Espera-se que a implementação da horta medicinal comunitária constitua um ambiente educacional saudável por meio de uma riqueza imensurável de conhecimentos, saberes e benefícios desenvolvidos pelas mulheres em sistemas orgânicos com ações coletivas colaborativas. Nesses termos, este plano será orientado pela vivência através do diálogo intercultural dos saberes, crenças, conhecimentos e práticas da comunidade, que possibilitem construir aprendizagens a partir das vivências da comunidade, na qualidade de ensino diferenciado e especializado favorável a etnoeducação.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A pesca artesanal e suas possíveis relações com o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do Xingu, Senador José Porfírio (PA)
    (2022-04-01) MAIA, Jocilma Pina; FORMIGOSA, Marcos Marques; http://lattes.cnpq.br/0734899288695479
    A inserção de elementos do contexto dos alunos nos conteúdos curriculares é uma demanda que está constantemente nos debates acadêmicos e/ou escolares, e isso não é diferente nas escolas do campo. Construir ou redimensionar o currículo para atender a realidade das comunidades ribeirinhas principalmente de pescadores é mais que um desafio, é dar validade através do currículo aos saberes vividos para os estudantes. O artigo em tela tem como objetivo investigar as possíveis relações da pesca artesanal desenvolvida em uma comunidade ribeirinha com a disciplina de Ciências em turmas do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. A produção de dados foi realizada em de abril de 2021, por meio de entrevistas gravadas com 10 alunos do 7° ao 9° ano do Ensino Fundamental, entre 13 e 17 anos de idade, prioritariamente aqueles que exercem a atividade pesqueira e com o professor da disciplina de Ciências. Os dados apontam que, a pesar dos alunos terem ligação com a pesca e esta ser apontada por eles como algo que poderia ser trabalhado na escola, como facilitador da aprendizagem, pouco dos saberes dos pescadores e de sua comunidade, como um todo, são incorporados na disciplina de Ciências, restringindo-se, geralmente, por parte do professor, a exemplos e algumas tentativas de contextualização, mas não são utilizados como ponto de partida (ou de chegadas) para reflexões críticas sobre a realidade local sendo, portanto, alicerçada a um modelo de prática docente que não dialoga com os modos e vida da comunidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Por escolas ribeirinhas que valorizem os saberes e o protagonismo das mulheres pescadoras na RDS Vitória de Souzel, Senador José Porfírio, Pará
    (2023-08-04) SOUSA, Edileusa da Silva; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969; https://orcid.org/0000-0002-7066-0480
    O objetivo é refletir como os saberes da pesca e das pescadoras tradicionais podem ser abordadas nas escolas ribeirinhas, visando a problematização da realidade socioambiental e a relação com os modos de vida da população da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Vitória de Souzel, de Senador José Porfírio, Pará. A metodologia foi de cunho qualitativo, fundamentada em dados gerados por meio de entrevista semiestruturada a quatro pescadoras artesanais. Os dados apontam que as mulheres pescadoras possuem saberes sobre a atividade de pesca acumuladas por meio de experiências vividas no cotidiano, além de representarem maneiras de se relacionar e de interpretar a natureza, compreendido pela observação e pelos ensinamentos de gerações mais experientes. Sentem a necessidade também da valorização da atividade de pesca artesanal no ambiente escolar onde seus filhos estudam.
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