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Navegando por Assunto "Ethnic-racial relations"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Emergência da escola normal: histórias e memórias sobre formação de professoras e relações étnico-raciais em Bragança, Pará (1938-1960)
    (2021-01-12) CHAVES, Taylon Silva; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912
    Esse estudo analisa a Emergência da Escola Normal: Histórias e Memórias sobre Formação de Professoras e Relações Étnico-Raciais em Bragança-PA no período de 1938 a 1960. Problematiza as proposições para a formação de professores e as relações étnico-raciais a partir da emergência da Escola Normal. Utiliza-se de fontes escritas e iconográficas que possibilitam compreender o processo de formação docente como estratégia de desenvolvimento local, bem como a ausência das relações étnico-raciais na proposta de educação e de formação docente de Dom Eliseu Maria Coroli. Metodologicamente pauta-se na abordagem qualitativa e caracteriza-se por uma pesquisa histórica-educacional na perspectiva da Nova História (BURKE, 1997). Os principais resultados revelam uma diversidade de fontes históricas relacionadas ao processo de formação de professores presentes no Memorial Dom Eliseu Maria Coroli, do Instituto Santa Teresinha-IST, em Bragança-PA. Conclui-se que a questão étnico-racial não fazia parte da proposta de educação e de formação docente instaurada por Dom Eliseu Maria Coroli para a cidade de Bragança-PA – assim como ocorrera em todo o Estado do Pará – permanecendo ausente no debate político-educacional e, consequentemente, nas propostas curriculares e formativas para a formação de professores da região bragantina.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A implementação da Lei 10.639/2003, a prática docente e a abordagem da História e Cultura Afro-Brasileira nos Livros Didáticos de História do Oitavo Ano
    (2023-12-20) MORAIS, Núbia Alfaia de; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515
    Este trabalho investiga a implementação da Lei 10.639/03 no espaço escolar e municipal, que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas brasileiras, e sua influência na abordagem da história e cultura afro-brasileira em livros didáticos de História, com foco em uma análise de caso da Editora FTD. O estudo analisa como essa legislação impactou a representação da história e cultura afro-brasileira em livros didáticos do 8º ano, buscando identificar avanços e desafios na inclusão desses conteúdos e dessas abordagens étnico-raciais. Ao tomarmos o livro didático como objeto de estudo partimos do entendimento que o mesmo não é neutro no ensino escolar ou seja através dos seus conteúdos podem ser disseminados sistemas de culturas e valores para corrobora com a pesquisa foi realizado entrevista com uma docente no ensino de História os resultados indicam avanços em relação a edições anteriores, mas ainda revelam estereótipos e uma ênfase na abordagem racialmente branca e eurocentrada. Conclui-se que, embora o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tenha potencial para promover uma educação mais inclusiva, no que tange à Educação para as Relações Étnico-Raciais, ele não substitui a necessidade de professores engajados e materiais complementares para abordar de forma mais eficaz as relações étnico-raciais no ensino de História.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Política curricular e relações raciais: a Lei 10.639/2003 nos discursos de documentos oficiais da educação básica e ensino superior na Amazônia Bragantina-Pa
    (2019-08-01) GUIMARÃES, Deidiane Costa; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912
    O presente estudo tem como objetivo analisar os discursos de documentos oficiais acerca da implementação da Lei nº 10.639/2003 no currículo da Educação Básica e Ensino Superior, a partir dos Órgãos executores SEDUC, SEMED, UFPA e fiscalizadores (Conselho Estadual de Educação do Pará e Conselho Estadual de Bragança). A pesquisa é de abordagem qualitativa. O procedimento metodológico utilizado no estudo foi a análise documental do Plano Estadual e Municipal de Educação, Resoluções do Conselho de Educação do Estado do Pará e Conselho Municipal de Educação de Bragança e os Projeto Pedagógico de Curso das Licenciaturas da UFPA. Os dados foram analisados a partir da análise do discurso com base no dialogismo discursivo de Bakhtin e bibliografia especializada acerca da temática. Os resultados revelam ações sobre a formação continuada dos profissionais da educação, valorização da cultura afro-brasileira e africana, políticas afirmativas, materiais didáticos sobre a temática, referente à implementação da Lei nº 10.639/2003, no que concerne o Plano Estadual de Educação, Plano Municipal de Educação, Legislações do Conselho Estadual e Municipal de Educação, e Projetos Curriculares de Cursos de Licenciaturas da Universidade Federal do Pará. Ademais, ressaltamos ainda a ampliação da discussão sobre a Lei 10.639/2003 de forma que a contribuir para a construção de uma educação democrática e antirracista, que respeite, reconheça e valorize as singularidades e diferenças de cada grupo sociocultural, principalmente sobre a cultura afro-brasileira e africana concernente aos contextos educacionais e sociais. Concluímos sobre a implementação da lei nº 10.639/2003 por meio das ações evidenciadas nos documentos que versam sobre a Educação Básica e Superior no município de Bragança-PA, com medidas e estratégias importantes com vista a construção de um currículo de multicultural, de valorização da diversidade cultural, especificamente sobre a valorização da cultura negra.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Representações sociais de professoras sobre as relações étnico-raciais na educação infantil em Bragança-PA
    (2021-01-26) REIS, Maiara da Silva; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912
    Este estudo analisa as Representações Sociais de professoras sobre as Relações Étnico-Raciais na Educação infantil em Bragança-PA. Esta pesquisa fundamentou-se no referencial teórico metodológico baseado na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978) e no dialogismo discursivo de BAKHTIN (2011). Para discussão acerca das Relações Étnico-Raciais e Educação Infantil dialogamos com Silva (2007), Gomes (2005), Santos (2009), Cavalleiro (2006), Corrêa (2019), Munanga (2001) para a discussão sobre relações raciais e Piaget (1994), Ariés (1981), Kramer 1999), Oliveira (1993) para a incursão sobre Educação Infantil. O estudo é uma pesquisa de abordagem qualitativa na qual utilizamos como instrumento de coleta de dados questionário e observação, dos quais participaram quatro professoras, que lecionam na Educação Infantil em uma escola da rede pública de ensino do Município de Bragança/PA. Segundo a Tridimensionalidade de Moscovi (1978) na dimensão “Imagem” as objetivações das professoras revelam uma imagem estereotipada da criança negra, ligada a uma classe social desfavorecida que inferiorizam e colocam-nas em uma posição irrelevante em relação a criança branca. Na dimensão “Informação” o campo representacional das professoras revela pouco conhecimento para o trato das Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil o que culmina na banalização do racismo na escola, dificultando a construção da identidade dos alunos negros. A dimensão “Atitude”, revela que as professoras e a própria escola não oferecem para os alunos uma educação diversificada baseada nas relações étnico raciais, as professoras tem dificuldade e falta de informação para reverter situações de racismo entre os alunos o que revela a importância da inserção de estudos para as Relações-Étnico-Raciais promovendo uma educação diversificada e multicultural. Conclui-se que as professoras não reconhecem que as crianças nesse nível de ensino percebam as diferenças no seu pertencimento racial, ocultando uma realidade que é exposta nos seus próprios comportamentos, atitudes e palavras. O que demostra que as professoras ainda não têm o conhecimento devido para o trato das Relações Étnico-Raciais, para contribuir com a subversão de práticas discriminatórias na educação Infantil. Para isso, é necessário além da formação regular na área pedagógica, a continuação de estudos específicos aprofundados sobre as relações étnico-raciais, para que os professores de Educação Básica estejam melhor informados sobre as leis e políticas públicas que implicam no exercício do seu trabalho. Dessa maneira, o professor terá um melhor direcionamento para suas práticas em sala de aula, com seu material pedagógico mais desenvolvido, podendo assim direcionar seus alunos a uma educação culturalmente e verdadeiramente diversificada.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Representações sociais do conteúdo da Revista Cocar sobre formação de professores e relações étnico-raciais (2010 a 2021)
    (2022-01-27) SILVA, Ila Naiara Castro da; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912
    Este estudo analisa as Representações Sociais do conteúdo da Revista Cocar sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (2010 a 2021). Problematiza que representações sociais sobre a Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais estão contidas nas produções desse periódico científico. A pesquisa baseia-se na Teoria das Representações Sociais (TRS), alicerçada em Serge Moscovici. O referencial teórico no campo da Formação de Professores se fundamenta em Bernadete Gatti, Selma Garrido Pimenta, José Contreras, Leonor Tanuri e Maurice Tardif. Para a incursão sobre Relações Étnico-Raciais nos balizamos em Antonio Sant’Ana, Nilma Gomes, Raquel Amorim dos Santos, Silvio Almeida, entre outros. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, realizada por meio do levantamento bibliográfico de artigos da Revista Cocar (PPGED/UEPA), no recorte temporal de 2010 a 2021. Metodologicamente utilizou-se a Tridimensionalidade (informação, imagem e atitude) de Serge Moscovici visando apreender os processos de ancoragem e de objetivação fundamentais na formação das representações, pois a partir desses fundamentos pode-se criar e dar significado à realidade. A geração dos dados se deu por meio do levantamento bibliográfico de artigos desse periódico científico, considerando como critério de seleção o uso da temática no campo de conhecimento da Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais. Utilizou-se a análise do discurso a partir do dialogismo discursivo de Mikhail Bakhtin. Os resultados revelam que as representações sociais emergidas dos artigos da Revista Cocar apresentam aportes teóricos e metodológicos que contribuem para o enfrentamento do racismo no campo da educação. A despeito desse avanço evidenciou-se ínfima quantidade de pesquisas que versam sobre o tema Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais nas produções da Revista Cocar. Isso se configura como um reflexo da invisibilidade da história e cultura afro-brasileira e africana no âmbito das instituições de ensino e seus desdobramentos nas produções científicas. Conclui-se que é necessário a ampliação da temática da Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais na Revista Cocar. A inserção desse campo de estudo nas produções de periódicos científicos contribui para a desconstrução de estereótipos racistas e a ampliação e a divulgação de pesquisas científicas no campo da Formação de Professores e Relações-Étnico-Raciais visando o reconhecimento e valorização dos estudos sobre a história e cultura afro-brasileira e africana.
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