Navegando por Assunto "Estado de conhecimento"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Criança com Transtorno do Espectro Autista e a educação infantil: o estado de conhecimento nas dissertações(2022-02-08) MESCOUTO, Samanta Beatriz do Rosário; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1962639091204837A proposta deste trabalho é apresentar algumas produções acadêmicas do tipo dissertações realizadas nos últimos cinco anos com a temática autismo ou Transtorno de Espectro Autista e Educação Infantil. Nos baseamos na análise de resumos de dissertações em Programas de Pós- Graduação em Educação de 2016 a 2020, utilizando como descritor - Autismo ou Transtorno do Espectro Autista e Educação Infantil. A abordagem foi qualitativa com um caráter descritivo, pois, buscamos, mapear, interpretar e organizar as produções acadêmicas. O levantamento foi realizado nos portais: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os dados foram organizados em quadros-síntese na intenção de identificar o objetivo, as metodologias empregadas e os principais resultados das dissertações. Foram encontrados uma pluralidade de subtemáticas nos resultados, a saber: inclusão escolar da criança com TEA, rotina de atividades de alunos autistas, relação família-escola, subjetividade materna da criança com TEA, políticas públicas educacionais inclusivas na educação infantil para a criança autista formação docente e possibilidades de capacitações colaborativas, entre outros. Alguns trabalhos indicam que ainda há grandes dificuldades na educação inclusiva das crianças com TEA. Por fim, o trabalho sugere que se faz necessário avançar em políticas públicas exitosas e práticas pedagógicas mais assertivas a esse público alvo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Inclusão do deficiente visual e a flexibilização curricular: o estado de conhecimento nos Programas de Pós-Graduação(2021-02-11) BORGES, Roseli Nazaré Torres Magno; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1962639091204837Este estudo buscou mapear as pesquisas sobre a inclusão escolar de alunos com deficiência visual e o processo de flexibilização curricular nos Programas de Pós-graduação em Educação. O levantamento ocorreu no Catálogo de Teses e Dissertações, analisando os resumos de 2014 a 2019. A pesquisa denominada estado de conhecimento tem como finalidade levantar dados sobre o conhecimento produzido a respeito do tema, através do mapeamento de outros pesquisadores sobre o que já foi publicado. Os resultados indicaram uma produção significativa nas pesquisas sobre inclusão do estudante cegoe pouca ênfase na questão curricular. No que tange ao eixo teórico- metodológico, os trabalhos adotam uma abordagem qualitativa, as fundamentações teóricas foram principalmente: perspectiva pós-estruturalista, abordagem histórico cultural e fenomenologia, os tipos de pesquisa descritos foram estudo de caso, cartografia, e estudo etnográfico e autobiografia. Nos resultados as pesquisas apontam avanços e retrocessos na inclusão de estudantes com deficiência visual, com ênfase em práticas excludentes e que dificultam a aprendizagem. A partir desse balanço é possível delinear novos desafios nas pesquisas envolvendo principalmente a questão da flexibilização curricular.