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Navegando por Assunto "Escolas - Organização e administração"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Gestão democrática na escola pública : uma reflexão teórico-prática a partir do contexto escolar
    (2017) RIBEIRO, Janayna dos Santos; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
    O presente trabalho vem abordar a questão da Gestão Democrática na escola pública, e de que forma essa gestão é exercida, quais as dificuldades enfrentadas por gestores para o exercício da gestão democrática, qual o papel do gestor escolar, quais as suas competências dentre outros. Pensando na realidade educacional e o contato que tive em algumas escolas públicas do município de Castanhal, durante os estágios curriculares do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, pude observar que muitos dos problemas existente na escola, que surgem por conta da dificuldade em conduzir uma gestão participativa, devido a complicações existentes na escola e entre os gestores e o corpo docente. Diante disso surgiu o interesse em desenvolver uma pesquisa sobre as questões que permeiam a gestão democrática na escola pública a partir de reflexões teórico-prática embasadas em vivências oriundas do contexto escolar, especificamente, no município de Castanhal. Tem como objetivos, investigar os desafios enfrentados por gestores escolares na rede pública de ensino de Castanhal em exercer a gestão democrática e as implicações na definição do perfil gestor para atuar na escola da atualidade. Identificar a concepção de gestão escolar que orienta a prática das gestoras, sujeitos da pesquisa; destacar os desafios enfrentados pelas gestoras para concretizar a gestão democrática na escola; analisar o papel do Projeto Político Pedagógico para a concretização de um modelo de gestão escolar pautado na coletividade; verificar quais as competências consideradas, pelos sujeitos da pesquisa, necessárias para o exercício da função do gestor escolar; analisar o papel do gestor escolar na atualidade. Essa é uma pesquisa do tipo exploratória que assume a abordagem qualitativa, que foi desenvolvida com três diretores em três escolas públicas do município de Castanhal e assumiu como principais referências as contribuições de Vitor Paro e Heloísa Lück. Os dados coletados foram produzidos por meio de entrevista e a análise foi interpretativa temática. Os dados revelaram que existe ainda uma grande lacuna entre o entendimento que os participantes da pesquisa na relação com a sua prática. É percebido ainda que dentre os grandes desafios está o de implicar de fato todas as pessoas no processo educativo, haja vista que, de acordo com os dados as pessoas têm se mostrado pouco interessadas em participar de fato nas questões decisórias, sobretudo, porque participar implica em assumir responsabilidades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Gestão escolar e o paradoxo da (in)visibilidade: a evidência de sujeitos “anônimos” nos processos de democratização da escola pública
    (2018-10-17) SANTOS, Manoel Travassos dos; SANTOS, Dario Azevedo dos; http://lattes.cnpq.br/4866080814581120
    O grande número de situações e relações que ocorrem no interior das escolas e suas influencias na visão social de mundo e no ensinoaprendizagem são as razões que motivaram essa investigação. Pretende-se analisar as interrelações no ambiente escolar, procurando evidenciar frente a relações de poder/saber quais papéis são oferecidos ao corpo de apoio escolar nos processos de democratização do ensino dentro da escola pública. Com essa finalidade foi escolhida uma escola da rede estadual de ensino, ligada a SEDUC/PA, onde os escalonamentos e as divisões têm aumentado a distância entre os discentes, os docentes e o corpo técnico. Neste projeto de estudo foram envolvidos os porteiros da escola, no intento de dar visibilidade a esse trabalho, mas também pela irrelevância social e educacional atribuída a essa função. Para apoiar a investigação foram utilizados dados bibliográficos, observações, relatos, entrevistas entre outros. O objeto investigado optou pela pesquisa qualitativa e exploratória, uma vez que ela permite a flexibilidade quanto aos objetivos e ao planejamento e possibilita a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado, e apoiou-se o texto no método descritivo/analítico combinados a sociologia compreensiva, com ênfase na Burocracia especializada configurando possibilidades de nivelamento social de Max Weber; nos estudos sobre a gestão escolar e suas influencias na formação social do aluno de Vitor Paro e na integração de esforços coletivos por meio de comunidades de aprendizagens de Heloisa Lück. Os resultados demonstraram que práticas empresariais primitivas, politicas clientelísticas, e sistemas escalonados produziram um histórico de invisibilidades aos funcionários de apoio escolar, contudo, os reconhece como “anônimos” essenciais aos processos educativos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A história de vida de professor na interface sobre a gestão democrática: em um estudo autobiográfico
    (2018-12-11) GUEDES, Ivonete Maria Sobreira; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870
    Este trabalho tem como objetivo narrar minhas experiências como professora da Educação Básica na escola do campo no município de Castanhal na interface sobre a gestão democrática. O presente texto disserta sobre a história de vida; pessoal,profissional e acadêmica na interface com as discussões sobre gestão escolar. Discussões essas que aponta à educação como uma área de caráter sócio educacional que conglomera diversos participantes dentro desse âmbito escolar, interligam-se diversos tipos de pessoas cada um com sua designação e desempenho profissional. Diante deste panorama, é apropriado lembrar que relacionamentos surgem como obra de um processo humano, através do resultado da atuação de pessoas. a importância da participação da comunidade na gestão escolar.Este tema foi pensado a partir de pesquisa bibliográfica elucidando a importância da gestão democrática no contexto escolar na interface com as vivências, na condição de docente, ocorridas ao longo de quinze anos. A gestão democrática no contexto escolar é de suma importância pois, dar visibilidade as ações da escola e otimizando assim a função social da mesma. Uma escola abrangente e tendo o papel de agente transformação. Nossa sociedade passa por momentos marcantes onde a democracia tem disso colocada em xeque. Nesse cenário,a escola como instituição formadora de cidadãos críticos não poderia deixar de posicionar criticamente em relação a essas questões que estão postas que, dentre outros pontos, se colocam a minimizar a importância das instituições, inclusive daquelas forjadas para tratar diretamente da formação humana. Pela gestão democrática participativa e eficaz é possível garantir que o espaço escolar se fortaleça na direção de garantir a formação humana necessária para que o campo e a cidade possam produzir outras realidades, menos autoritárias e excludentes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Implicações dos modelos de gestão escolar no desempenho de unidades escolares: um estudo bibliográfico
    (2018-03-20) FERREIRA, José Roberto de Carvalho; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870
    Trata-se de um estudo em torno da Gestão escolar constituído a partir da problemática – Como o modelo de gestão educacional assumida implica no desempenho de unidades escolares segundo a literatura da área? Em termos de Objetiva, foram traçados os seguintes: Geral: Analisar por meio de um estudo bibliográfico como o modelo de gestão educacional assumida implica no desempenho de unidades escolares, com base na literatura da área. Específicos: Contextualizar a gestão escolar no cenário brasileiro; Identificar os modelos de gestão mais evidentes no contexto escolar segundo a literatura da área; Discutir os referenciais legais que orientam a gestão escolar no Brasil desde a Constituição Federal de 1988; Analisar a gestão escolar democrática como princípio da qualidade na educação brasileira. Foi assumida a abordagem qualitativa a partir de um estudo bibliográfico com base em autores como Marconi e Lakatos e Antônio Joaquim Severino. Os referenciais básicos foram organizados a partir de dois campos: O primeiro teórico conceitual contou, sobretudo, com Heloisa Lück, Vitor Henrique Paro e José Carlos Libâneo. O segundo campo foi de natureza legal, produzido a partir da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional N. 9.394 de 1996. A partir do estudo realizado foi possível verificar que embora exista uma referencial legal para que se estabeleça um modelo de gestão pautado no princípio democrático, ainda assim, existem vários modelos que coexistem e que revelam os desafios referentes a se pensar uma escola constituída a partir de objetivos comuns para a comunidade a qual ela atende.
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