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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A organização escolar multisseriada em Abaetetuba-PA: reflexões em torno da educação ribeirinha
    (2022-07-12) CUNHA, Marta Ferreira da; GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia; http://lattes.cnpq.br/1364246536097509; https://orcid.org/0000-0001-6289-065X
    O presente trabalho trata do tema “A organização escolar multisseriada em Abaetetuba-PA: reflexões em torno da educação ribeirinha”, sendo assim o texto apresenta reflexões sobre a organização escolar das escolas multisseriadas ribeirinhas do município de Abaetetuba-PA. Desta forma esta pesquisa tem como objetivo de discussão e reflexão o ensino multisseriado, considerando a organização escolar em comunidades ribeirinhas do município de Abaetetuba-PA. É resultado da pesquisa a partir do levantamento bibliográfico com leitura e análise de artigos, livros e textos pesquisados na internet, obtendo-se assim possíveis respostas a respeito de quais são as dificuldades encontradas no modelo de ensino multisseriado. Como norte teórico para a construção desse trabalho foram utilizados os autores que tratam dos temas adjacentes ao explicitados, como: Abreu; Oliveira; Coimbra e Santarém (2012), Gonçalves, Cardoso, M. e Cardoso, O. (2017), Hage e Barbosa (2012). Os resultados destacam que a organização escolar multisseriada ribeirinha necessita de atenção do poder público local para aspectos relacionados à oferta de infraestrutura escolar e pedagógica de qualidade e investimento na formação continuada de professores que atuam nas escolas das ilhas. Aponta também para a importância de que os saberes e a cultura local sejam incorporados no currículo escolar do ensino multisseriado como importante dimensão formativa de alunos e alunas ribeirinhas. Dessa forma esse trabalho corrobora para a construção de novos estudos sobre o ensino multisseriado em escolas ribeirinhas visando reflexões da realidade vivenciada por professores, alunos e alunas nas escolas das ilhas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relações de gênero na escola Benvinda de Araújo Pontes – Abaetetuba - PA: modos de enunciação das relações de saber-poder
    (2019-07-05) RIBEIRO, Leileanne Mac Dovel; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344
    Este Trabalho de Curso busca problematizar as Relações de Gênero na Escola Básica, produzidas a partir de entrevistas realizadas com uma vice-gestora, o coordenador pedagógico noturno e cinco estudantes da Escola Benvinda de Araújo Pontes, localizada na zona urbana do Município de Abaetetuba-PA. A pesquisa se apoia nos seguintes questionamentos: De que maneira é realizada a discussão de gênero na escola básica? Como as questões de gênero são constituídas na escola básica? Como essas discussões afetam os estudantes? A partir desses questionamentos foram formulados os seguintes objetivos: Identificar como é realizada a discussão de gênero na escola básica. Refletir sobre as questões de gênero apontadas por sujeitos da escola básica. Problematizar como essas questões apontadas refletem na vida dos estudantes da escola básica. O referencial teórico-metodológico é a arqueogenealogia de inspiração foucaultiana (2004, 2006a, 2006b, 2008), onde a partir da caixa de ferramenta desse filósofo francês foi possível problematizar questões de gênero no âmbito escolar (VEIGA-NETO, 2007, CORAZZA, 2001, LOURO, 1997, 2001, 2004 e FELIPE, 2007). Os resultados apontam que as questões de gênero não fazem parte do currículo escolar dos estudantes, onde o debate sobre a temática é realizado nos momentos em que são considerados necessários, tais como em situações de preconceitos, violência, sexismo, ou situação particular de algum estudante. A partir das entrevistas foi possível evidenciar que a equipe pedagógica reconhece a importância das questões de gênero serem discutidas com os estudantes, apesar de a temática não estar prevista no currículo oficial da escola, procuram responder os possíveis questionamentos dos estudantes que atendem. Em decorrência da falta de espaço para debate, alguns estudantes não reconhecem a escola como local para que as discussões sobre essas questões sejam trabalhadas, o que gera uma certa desvalorização do tema vir a ser assunto oficial dos conteúdos disciplinares.
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