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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O abuso sexual contra crianças e adolescentes: perspectivas teóricas e o enfrentamento pela escola(2022-05-23) BAIA, Éden Taynara Cavalheiro; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996O presente trabalho trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, problematizando questões sobre o abuso sexual contra crianças e adolescentes, assim nos propusemos a estudar o abuso sexual desses sujeitos e a atuação da escola enquanto instituição formadora e cidadã. Nesse sentido, nos dirigimos a estudar o abuso sexual contra crianças e adolescentes e suas implicações para a ação formativa da escola. Fazendo parte dos aspectos metodológicos, além do aprofundamento do tema utilizando os referenciais teóricos e documentais, também realizamos um breve diálogo com uma profissional da área. Fizerem parte dos referenciais: o Estatuto da Criança e Adolescente (1990), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), os autores Gabel (1997), Moreira e Silva (1997 apud JESUS, 2008), Faleiros (1998) e Ferreira (2002). Como resultados podemos dizer que apesar do município já contar com uma sólida rede de proteção, os casos ainda são iminentes, as campanhas e politícas de conscientização não são abrangentes a todas as crianças e adolescentes, e as ações voltadas para a temática do abuso sexual na escola e, de modo geral, na cidade ainda são infímas, especialmente na escola elas acontecem de forma esporádica. Desta forma, é de suma importância que os profissionais da educação e pesquisadores, deêm mais vez e voz ao tema abuso sexual contra crianças e adolescentes na produção acadêmica e científica. Na escola de Educação Básica a questão precisa ser posta em pauta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A afetividade e as expressões de agressividade na educação infantil(2022-12-12) FERREIRA, Fernanda Rosiely Alves; GOMES, Geise do Socorro Lima; http://lattes.cnpq.br/1752787535007263O presente trabalho consistiu em analisar e compreender os sentidos produzidos sobre a afetividade na educação infantil, concernentes às expressões de agressividade e qual o papel da escola, família e sociedade nesse contexto. A literatura apontada nos diz que não deve haver a separação dos aspectos cognitivos e afetivos, pois a educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam suas capacidades cognitivas, afetivas, físicas, ética e estética. Reviso aqui, a importância das relações sociais e interpessoais na constituição da subjetividade do indivíduo e a influência do meio ambiente durante esse processo, sendo a escola, família e sociedade agentes responsáveis na formação da criança. Apoiada na pesquisa exploratória-descritiva e qualitativa, foram realizadas cinco entrevistas com o corpo docente de duas escolas distintas. As entrevistas foram conduzidas a fim de: compreender os sentidos produzidos pelos profissionais da educação infantil sobre afetividade e as expressões de agressividade, assim como compreender os sentidos sobre o papel da família e da escola como agentes envolvidos no processo de constituição e entendimento das diferentes formas da criança expressar suas emoções, além de compreender sobre a importância de ser trabalhada essa temática no meio educacional. Com isso, produzir material que contribuísse para alcançar o objetivo da pesquisa. Dessa forma, por meio desta pesquisa, observou-se que a afetividade é fundamental no desempenho educacional, no entanto as falas das participantes em consonância com o levantamento bibliográfico, consideram que as expressões de agressividade no ensino infantil se faz presente na atual conjuntura e é um “problema” social, logo faz-se necessário a realização de projetos e medidas de ação envolvendo o trabalho da escola em parceria com todos os agentes envolvidos, dado que o convívio social está diretamente relacionado a construção de valores que norteiam a ação das crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise físico-química da água dos poços artesianos da comunidade monte Horebe no município do Acará-Pará(2019-12-19) PIRES, Evair José Gemaque; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641Este trabalho tem como temática a análise físico-químico de poços artesianos da comunidade Monte Horebe no Município do Acará. O estudo tem como objetivo analisar três pontos distintos com intuito de realizar análise físico-químico e bacteriológica de um Poço da Vila Monte Horebe, do Poço da Escola Monte Horebe e do Bebedouro da Escola, com intuito de verificar a potabilidade da água consumida pela comunidade. As amostras foram levadas para o Laboratório Central do Estado do Pará – Lacen considerando alguns parâmetros para serem analisados, o sabor, pH, sólidos totais, turbidez, oxigênio dissolvido, demanda biológica de oxigênio, cor aparente, cloro residual livre, ferro, sulfato, nitrato, nitrito, nitrogênio amoniacal total, alcalinidade total, odor, condutividade, acidez, coliformes termotolerantes e coliformes totais. Os resultados das anailises forma comparados com os valores de referência da Portaria do Ministério da Saúde nº 2914 de 12 de dezembro de 2011, que é usada como base para verificação de consumo de água. Conclui-se com a pesquisa mostrando que os resultados das análises obtidos nos poços artesianos e no bebedouro da escola da Comunidade demonstram a não utilização do cloro na água, o que poderia causar a desinfecção (destruição de microorganismos patogênicos), o que com a comparando a Portaria 2914 do Ministério da Saúde está completamente desapropriada a análise do cloro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O bullying e suas interferências no processo de ensino - aprendizagem(2021-11-27) QUARESMA, Maria Cristina de Almeida; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657Dentre as formas de violência que se manifestam no contexto escolar, o bullying se destaca sendo um fenômeno que insinua práticas de violência física e, ou verbal, sucedendo de forma recorrente e intencional contra uma ou mais vítimas. Diante disto, o presente Trabalho de Curso (TCC) discute sobre a relação do bullying e suas interferências no processo de ensino e aprendizagem. Desta maneira, o aporte teórico utilizado ancora-se em alguns estudiosos que discutem a temática presente no contexto educacional como Fante (2005), Gomes (2012), Calhau (2009), Pereira (2002). Adota-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, onde consiste em leituras por meio de materiais já elaborados, entre estes, dissertações, artigos, livros e teses, que criam subsídios para a construção de novos trabalhos acerca da temática proposta. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo aborda as formas pelas quais o bullying se manifesta, e em seguida, faz a análise de como isso afeta no processo de ensino aprendizagem dos educandos, vítimas desta prática. Ou seja, por meio deste trabalho foi possível entender que a violência escolar sempre existiu e que pode acarretar danos á vida da vítima, ela acontece tanto de forma física como psicológica e por ser algo muito prejudicial ao meio educacional precisa ser combatido. Uma vez que, ele interfere no processo de ensino e aprendizagem da vítima e consequentemente prejudica as demais áreas de suas vidas, por isso é de grande importância fazer a prevenção dessa violência com maior rigor em nossas escolas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Maria Rodrigues Viegas Junior, em Melgaço/PA(2019-12-09) SOUZA, Yan Luis Lima de; FERREIRA, Gicele Brito; http://lattes.cnpq.br/6661841357160170; https://orcid.org/0000-0002-8815-3145O presente trabalho tem como objetivo principal abordar o bullying no ambiente escolar, e apresentar os resultados da pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Maria Rodrigues Viegas Junior, em Melgaço/PA, visando diagnosticar a incidência ou não de casos de bullying na escola. A motivação inicial em abordar o tema se deu pela carência de produções acadêmicas acerca do bullying na região marajoara, e pela preocupação em relação aos relatos sobre violência entre alunos dentro do ambiente escolar no município de Melgaço/PA. Para fundamentar teoricamente este trabalho, Ariès (1981); Rizinni e Pilotti (2011), foram utilizados para balizar a história da criança; para caracterizar o bullying a partir de uma visão multifocal e primando por autores nacionais, foram utilizados, Silva (2015); Gomes e Sanzovo (2013); Lopes Neto (2005); Maldonado (2011); Fante (2015), ainda alguns pesquisadores internacionais, como Olweus (1997); Rigby (2019) e Koo (2007). A pesquisa aplicada à referida escola, teve fins descritivos, e foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: o questionário, com o corpo docente e técnico- administrativo; e a entrevista semiestruturada com os alunos. Os resultados da pesquisa apontam a incidência de casos de bullying entre alunos nos anos de 2018 e 2019, principalmente na forma verbal e em grafites depreciativos nos banheiros, além disso, constatasse ainda a ausência de projetos e ações voltadas ao combate e prevenção ao bullying na escola, o que pode ser muito prejudicial para aqueles que são vitimizado pelo bullying.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A casa da criança Santa Inês e a mediação de leitura literária(2019-07-19) OLIVEIRA, Glória da Conceição Martins; SOUZA, Nilo Carlos Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4245210444172181No presente relato de experiência, farei uma reflexão em torno da mediação de leitura literária, tendo como base as ações que desenvolvi na E.E.E.F. Casa da Criança Santa Inês, com alunos de uma turma de 3º ano, durante o período em que cursei a disciplina “Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental”, no curso de Pedagogia da UFPA. Nas ações de mediação trabalhei com a obra Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado. Tomando como base a carência de experiências com a leitura literária no cotidiano escolar das crianças, a conscientização sobre o preconceito racial e sobre a inclusão, o objetivo maior das ações foi chamar a atenção dos alunos para a prática da leitura enquanto experiência prazerosa, visando proporcionar também a reflexão crítica das crianças. Primeiramente, farei um breve histórico de minhas experiências de leitura para chegar posteriormente às minhas observações durante o Estágio. Para tanto, busquei dialogar com o pensamento de alguns autores que se debruçaram sobre o tema da leitura literária, tais como: Tzvetan Todorov (2009), Antonio Candido (2011), Marisa Lajolo (2005), entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Concepções de pescadores da comunidade Vila Nova - Senador José Porfírio/PA(2019-06-21) MAIA, Jocilma Pina; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861O conhecimento dos pescadores artesanais da comunidade de Vila Nova tem se mostrado, de grande significância para a preservação de sua sabedoria tradicional, capaz de transmitir experiências, crenças, mitos e valores a seus descendentes, cada um dentro de sua história vivida. Nessa perspectiva o trabalho objetivou: investigar a inclusão de saberes populares de pescadores artesanais na escola de Educação Básica da Comunidade de Vila Nova, e para desvelar tal objetivo geral, construímos os seguintes objetivos específicos; caracterizar conhecimentos tradicionais de pescadores artesanais; averiguar como se da à relação docente com os saberes dos pescadores artesanais, analisar conhecimentos discentes acerca dos saberes tradicionais referentes à pesca. Para a obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas com pescadores artesanais, professores e alunos da localidade. Os resultados, os pescadores demonstraram, vários conhecimentos sobre pesca, e a importância da incorporação dos conhecimentos tradicionais na escola, Os professores contextualizam os conhecimentos relacionados à pesca em sala de aula, mas trabalham somente quando há uma relação com os conteúdos didáticos, reforçam ainda a ausência da incorporação desses saberes por parte da escola e reconhecem que os pescadores possuem conhecimentos importantes a serem trabalhados e que precisam ser valorizados. Os alunos sentem a necessidade em aprender os conteúdos escolares, porém é preciso interliga-los com a realidade existente na comunidade para que assim possam conhecer o ambiente em que o pescador trabalha e alguns dos seus conhecimentos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Coordenação pedagógica: o ser coordenador/a e os desafios para coordenar uma escola remotamente(2022-07-20) CARDOSO, Élida dos Santos; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189Este artigo tem como tema a coordenação pedagógica e o trabalho pedagógico durante a pandemia. O objeto de estudo é o trabalho da coordenação pedagógica durante o tempo da pandemia. Neste sentido, o presente artigo tem como principal objetivo compreender os desafios que o/a coordenador/a pedagógico/a enfrentou com as mudanças que a pandemia do novo coronavírus trouxe para escola, além de buscar entender como esse profissional que estudou para coordenar o trabalho pedagógico na escola presencialmente, conseguiu coordená-la de modo virtual. A pesquisa primeiramente foi de cunho bibliográfico para aprofundar-se em o que é ser um/a coordenador/o pedagógico/a e como se deu a mudança na atuação desse profissional e logo após, um estudo de caso para entender como se desenvolveu seu trabalho de forma remota e quais os desafios surgiram ou se agravaram durante esse período. Para a coleta de informações realizamos uma entrevista narrativa, quando o/a entrevistado/a narra sobre si mesmo, coisas vividas por ele. Para a análise das informações utilizamos como referencial teórico autores/as como Saviane (2013), Carvalho (2017) entre outros/as. Como principais resultados apresentamos os desafios, planejamentos e organizações do trabalho pedagógico de uma coordenadora da rede pública de ensino no município de Abaetetuba, além de suas perspectivas enquanto coordenação pedagógica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Crianças, pesca artesanal, trabalho e escola no contexto da Comunidade da Pontinha do Bacuriteua da Amazônia bragantina(2019-08-14) OLIVEIRA, Marcos Vinicius Sousa de; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866A pesquisa analisa nos discursos de crianças os sentidos e significados sobre a pesca artesanal, trabalho e escola em uma Comunidade pesqueira da Amazônia bragantina. O estudo é de abordagem qualitativa do tipo etnofotográfica. A pesquisa tem como lócus de investigação a Comunidade Tradicional da Pontinha do Bacuriteua, localizada no entorno de manguezais da Reserva Extrativista Marinha de Caeté-Taperaçu (RESEX-MAR), situada no município de Bragança, Pará. O estudo utiliza como procedimentos de coleta de dados a observação participante, roda de conversa, painel do trabalho, atividade de leitura e escrita e registro fotográfico. A análise dos dados é sustentada na técnica de análise do discurso em Bakhtin, no uso da categoria polifonia. Participaram da pesquisa 11 (onze) crianças com idades entre 08 a 12 anos, matriculadas em escolas da rede municipal de Bragança. Os achados da pesquisa apontam para uma intensa produção das culturas infantis. Revela uma ampla interação das crianças com a pesca artesanal, trabalho e a escola na Comunidade. Enunciam saberes tradicionais articulados os saberes escolares, revelando a existência do trabalho como princípio educativo. A pesca artesanal apresentada no discurso das crianças é o lugar da alegria, do brincar e da formação da existência humana por meio do conteúdo e da forma, negando a condição aviltante do trabalho infantil. Os enunciados discursivos se alinham as experiências sociais de cada criança na interação com a Comunidade e no meio ambiente em que vivem. Concluímos que a singularidade das crianças concernente à pesca artesanal, permite perceber que o caráter formativo da pesca está na relação entre os saberes pesqueiros e conhecimentos escolares, afirmando a presença do trabalho como formador da vida social no contexto da Comunidade da Pontinha do Bacuriteua.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cuidado ou educação? As práticas pedagógicas nas escolas do rio Tucumanduba(2018) CUNHA, Leila Silva; REIS, Edilma Neves Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8969672247481302O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar como se dá o cuidar e o educar, por meio de práticas pedagógicas e como a relação familiar está presente e é indispensável neste processo. Para desenvolver esta pesquisa, utilizou-se a pesquisa exploratória e descritiva, que visa na análise documental do tema proposto por meio de referências de autores que discutem o assunto sobre escola, família e educação infantil. O tipo de abordagem foi a qualitativa e a técnica foi a da entrevista semiestruturada, aplicada a pais e professores de duas escolas localizadas na região das ilhas do município de Abaetetuba. Os dados da pesquisa foram coletados em um período de quatro meses, levando em consideração a argumentação teórica, necessária para construção deste trabalho. A escola precisa ser de qualidade. Precisa conhecer muito sobre o desenvolvimento da criança e sobre como ela aprende para ter um impacto positivo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A cultura local no currículo escolar e a constituição das identidades no CEPAL(2019-03-13) BARBOSA, Mauriceia Rodrigues; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063O presente trabalho tematiza a relação entre currículo e cultura na constituição das identidades dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental do CEPAL, com o intuito de provocar reflexões sobre a cultura local e o currículo sob o viés crítico. Os objetivos são: identificar que aspectos da cultura local estão presentes no currículo das séries iniciais do ensino fundamental da escola CEPAL, refletir a inclusão de aspectos da cultura local no currículo escolar e como as identidades são constituídas a partir da cultura local. Utilizei os estudos de MOREIRA (2003), SILVA (2002), HALL (2000), e outros autores que também discutem a temática. A pesquisa utilizou o método qualitativo do tipo etnográfico para observar relação entre cultura local e currículo. Os resultados obtidos informam que a cultura local está parcialmente inserida no currículo e é repassada por meio de conteúdos das disciplinas de História e Geografia, sobre datas comemorativas e a história local das festividades; as identidades dos alunos são constituídas no cotidiano da vida escolar a partir das vivências, do contato com o outro e do conhecimento de si e da cultura local imersa no currículo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A dança educação: relações entre arte/ensino/sociedade no contexto escolar(2019-06-29) SILVA, Lúcia Letícia Fróes da; FERREIRA, Mayrla Andrade; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971O presente trabalho tem como intenção de compreender a dança como educação enquanto área de conhecimento no contexto escolar. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa a partir de intervenções teórico-práticos em um estágio no 3º ano do ensino fundamental, no âmbito do projeto de pesquisa Escola Dança e Educação e o projeto de extensão Educadança. A pesquisa segue um referencial teórico-prático baseado em estudos a partir de um olhar para a dança dentro das escolas de ensino formal nos municípios de Belém e Ananindeua no Pará. Como fundamentação deste trabalho, buscou-se a concepção do tripé das relações da tríade Arte, Ensino e Sociedade de Izabel Marques (2010) e a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa (1980) na utilização de caminhos metodológicos no processo de ensino-aprendizagem da Dança em sala de aula. Percebe-se que os contextos socio-político-culturais tanto da escola quanto do aluno podem estar inter relacionados com propostas de educação da dança, visto que a escola forma cidadãos para a sociedade. Os aspectos conclusivos desta pesquisa compreendem a Dança como educação no processo de desenvolvimento do ser humano e nas inter relações entre Arte/Ensino e sociedade no ensino formal na educação básica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios e possibilidades no ensino da educação física: um estudo de caso em uma escola pública estadual em Belém do Pará(2021-09-29) SILVA, Mauricélio da Costa; CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da; http://lattes.cnpq.br/4379323190080771; https://orcid.org/0000-0001-8143-6524A presente pesquisa tem por objetivo identificar quais os limites e possibilidades do ensino da educação física em uma escola pública estadual, sendo predominantemente de cunho qualitativo e utilizando o método do estudo de caso. Para coleta de dados foi utilizado a técnica da observação participante com registros em diários de campo e entrevista semiestruturada. Para isso foram realizadas visitas semanais à escola-campo no período vespertino e as informações foram registradas em diários de campo, além disso, as entrevistas foram com o professor que ministra aulas de Educação Física na Escola Estadual Mário Barbosa, sendo realizadas no contexto situado da pandemia do COVID-19. Para a interpretação de dados foi utilizado a técnica de análise de conteúdo. Os resultados desta pesquisa revelaram um cenário altamente precarizado e limitado para o trabalho docente com relação a: a) Condições e jornada de trabalho: antes e durante a pandemia; b) Espaços e materiais destinados para as aulas de Educação Física. Por fim, essa pesquisa buscou explorar, problematizar e discutir temáticas envolvidas no processo do ensino da educação física por meio dos desafios encontrados na escola Estadual e identificar as possibilidades de superação de tais obstáculos para que consequentemente, houvesse a reflexão sobre a importância de garantir um ensino público de qualidade e a valorização do professor de EF para melhor atender os filhos (as) dos trabalhadores (as) no Brasil.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O dever de casa e a atualidade de sua importância na relação professor-estudante-família: um olhar sobre o primeiro ciclo do ensino fundamental em uma Escola Municipal do bairro da Terra-firme(2018-08-06) SANTOS, Luiz Carlos Martins dos; FREITAS, Leandro Klineyder Gomes de; http://lattes.cnpq.br/0029416581249960Este artigo aborda a importância da aplicação do dever de casa no ensino fundamental e mais especificamente no seu primeiro ciclo. Para tal, apresenta, de forma muito breve, a perspectiva de alguns autores que já dialogaram sobre a temática e avança para uma pesquisa de campo. O dever de casa geralmente é um tema pouco discutido no Brasil e o fato de haver um certo consenso quanto a sua aplicação, não implica dizer que não hajam diversas tensões envolvidas neste diálogo; principalmente quando, a partir de um enfoque sociológico, analisamos os impactos que esta atividade causa na relação família e escola e vice-versa; daí o objetivo de focar nas interações que envolvem esta prática. A pesquisa foi desencadeada por questões do tipo: quais os limites e vantagens da utilização do dever de casa? Qual a opinião de professores, estudantes e familiares em relação à sua importância? Na atualidade ainda se faz importante a aplicação deste?. A metodologia utilizada foi a de pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e quantitativa, envolvendo um levantamento bibliográfico, aplicação de questionários, bem como um estudo de caso com observações e entrevistas informais com os atores sociais envolvidos. A pesquisa constatou que o caminho para a melhoria do ensino não passa pela abolição do dever de casa sendo este uma importante ferramenta de extensão do aprendizado e o principal elo entre família e escola. Portanto é válido investir nesta relação que deve configurar-se como uma via de mão dupla, articulando os conteúdos escolares ao espaço de vivência dos educandos a fim de conceber um estudante não só consumidor, mas também produtor de conhecimentos. Por fim, é fato que as pesquisas precisam continuar avançando no estudo deste assunto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As dificuldades em trabalhar a leitura literária em sala de aula(2019-06-19) COSTA, Mailsa Sebastiana Ferreira da; SOUZA, Nilo Carlos Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4245210444172181O presente artigo trata das dificuldades enfrentadas pelos professores ao se trabalhar a leitura literária em sala de aula. Sabemos que uma das maiores dificuldades que os professores encontram dentro das escolas diz respeito à leitura, ou melhor, à falta dela. Buscar entender como e porque crianças e jovens passam por várias fases do ensino escolar sem construir o gosto pela leitura certamente nos levará a muitas causas. Nesse caso, o objetivo central desse estudo é realizar uma reflexão a respeito da leitura literária em sala de aula para se perceber dentro do processo educacional os principais problemas que impedem a formação de novos leitores. Ou seja, nosso foco é o método de abordagem que predomina nas escolas públicas, suas falhas e contribuições em se tratando do trabalho com o texto literário. Para tanto, faremos o diálogo com alguns autores que tem a leitura como ponto central em suas pesquisas, tais como: Lajolo (1982), Soares (2001), Freire (1995), Candido (2004) e Todorov (2009). Tanto como base a pesquisa bibliográfica, nosso estudo visa contribuir para a ampliação e o aprofundamento das questões que envolvem a mediação e a formação de novos leitores nas escolas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Educação básica nas escolas das áreas costeiras de Bragança e o ecossistema de manguezal: análise investigativa do planejamento escolar, desenho curricular e saberes ecológicos locais(2019-09-06) SILVA, Iris Nayara da Silva e; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362O presente trabalho teve como objetivo investigar a relação entre os recursos ambientais dos manguezais e a educação básica das escolas públicas situadas em áreas costeiras do município de Bragança. Envolveu as comunidades Bonifácio, Castelo, Acarajó, América, Bacuriteua, Taperaçu-Campo, Taperaçu-Porto e Tamatateua (n=8). Nesse sentido, o projeto tem como procedimento metodológico a pesquisa de campo com a aplicação de entrevistas por meio de um questionário para a gestão (n=6), coordenação pedagógica (n=8) e docentes (n=33) das escolas públicas de educação, situadas nas comunidades estuarino-costeiras. Adicionalmente, ocorreu estudo documental dos projetos político-pedagógicos do desenho curricular, do planejamento escolar, dos projetos educativos e das práticas pedagógicas desenvolvidas pelas escolas. O processo de análise ocorreu por meio de tabulação dos dados e análises quantitativa e qualitativa. Foram identificados diante os procedimentos metodológicos três tipos resultados, intitulados “projetos e trabalhos”, "meio ambiente”, e "indiretamente" que demostram como as escolas se organizam nessa relação curricular e saberes ecológicos locais dessas comunidades, a proposta educacional está pautada em Paulo Freire e tem como finalidade considerar os conhecimentos dos educandos e das comunidades locais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educaçao e as insatisfações das famílias em relação ao ensino ofertado em uma escola rural no município de Anapu(2019-06-18) SILVA, Vera Lúcia Machado da; LOPES, Ana Débora da Silva; http://lattes.cnpq.br/2359083893572769O presente artigo trata da educação escolar e as insatisfações das famílias em relação ao ensino que vem sendo ofertado aos seus filhos em uma escola rural no município de Anapu. O principal objetivo desse trabalho é analisar o modelo de ensino que vem sendo ofertado na escola da comunidade e as questões apontadas pelos pais para colaborar na construção de práticas educativas, que possam diminuir as insatisfações das famílias. Para isso, apresentaremos instrumentos, baseados na proposta da Educação do Campo, como possibilidade de contribuir para alcançar métodos de ensino que contemplem os saberes e necessidade local. Os elementos utilizados para análise e reflexão serão: a vontade dos pais em relação ao que almejam como ensino produzido na escola, a função da escola na comunidade e pensar em maneiras para que a participação dos pais possa colaborar no planejamento e construção de ensino que tenha a identidade da comunidade. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi observação participante e entrevistas com uso de questionário semiestruturado, realizadas nos Tempos Comunidade - TC e estágios, além da posterior interlocução com os pais de alunos. Foram realizadas também pesquisas bibliográficas em livros e artigos científicos de autores que discutem essas temáticas, como: Hage (2013), Sikora (2013), Coelho (2011), Augusto et al. (2004), entre outros, que mostram que o planejamento e a gestão democrática podem abrir caminhos para a busca de possíveis soluções para os desafios e problemas enfrentados na escola, que ao se articular com a comunidade através de ações por meio do conselho escolar, por exemplo, podem a partir dos amparos legais buscar recursos junto aos programas governamentais que fomentam a estruturação da escola, tais como, o transporte escolar, a merenda escolar e a formação de educadores . Como efetivação da Educação do Campo, como política pública que contribui nesse processo, o curso de Licenciatura em Educação do Campo com ênfases em ciências da natureza veio como multiplicador na formação de profissionais docentes que estarão capacitados a lutar por esta causa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A educação financeira nas séries iniciais do ensino fundamental(2017-04-30) MIRANDA, João Vagno da Costa Silva; ALMEIDA, Talita Carvalho Silva de; http://lattes.cnpq.br/6247156526483924A educação financeira de uma criança abrange componentes que vão além dos conceitos econômicos, sendo importante uma atenção especial à preparação dos mais novos quanto ao uso correto do dinheiro, para que cresçam responsáveis e bem informados. Pensando nesta problemática, este artigo, , tem por objetivo principal, mostrar a importância da educação financeira na infância.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação inclusiva e a participação da família no desenvolvimento de alunos com dificuldade de aprendizagem(2019-12-16) Gomes, Eluane Christine de Barros; SILVA, Maria de Fátima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444família e a escola são bases propulsoras do desenvolvimento do aluno, ambas precisam reconhecer isso para que possam ajudar o aluno sua escolarização. Neste artigo é discutido a importância das duas instituições, tendo como problema de pesquisa verificar quais as implicações da família no processo de aprendizagem do aluno. Diante disso, traz como principal objetivo principal compreender a influência da participação da família no processo de aprendizagem de aluno com dificuldade de aprendizagem e os objetivos específicos são: identificar o nível de acolhimento da escola ao aluno com dificuldade de aprendizagem, e comparar o resultado da participação da família, na escola no desenvolvimento da aprendizagem. A metodologia utilizada na pesquisa foi o estudo de caso de dois alunos (A e B) com dificuldades de aprendizagem do 3° ano do ensino fundamental, de uma escola estadual localizada no bairro do Guamá em Belém-Pará. Foi desenvolvido um estudo teórico para melhor análise do problema enfrentado pelos sujeitos da pesquisa. Os resultados descritivo-analíticos mostram a situação dos alunos levando em conta os contextos familiar e educacional. Nas comparações entre os alunos A e B, as suas dificuldades na escrita e na compreensão de textos foram notadas pelas observações e análises de suas atividades, e até mesmo em seus comportamentos interpessoais. O aluno que recebeu maior atenção da família e atendimento especializado apresentava melhor desempenho e motivação para resolver suas dificuldades de aprendizagem, ao contrário do aluno que dependia somente das tarefas em sala de aula e da atenção do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola o qual manifestava-se desmotivado e muitas vezes ausente do ambiente escolar. Consideramos que quanto mais acontece a participação da família e o atendimento de profissionais especializados tanto maior o interesse do aluno e melhor desenvolvimento na aprendizagem do mesmo. Portanto, entende-se que essa pesquisa é de grande relevância para novos estudos e para minha formação acadêmica e profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El discurso de las mujeres através de la poesía: una mirada latino-americana(2023-03-01) BRAGA, Sílvia Letícia da Cruz; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317O foco principal desta pesquisa é propor uma reflexão sobre o pensamento da mulher como sujeito de sua própria história. Com isso, apresenta os resultados a partir de uma visão ampla e aberta em relação à voz da mulher por meio da poesia. Dessa forma, entende-se que é fundamental abrir a possibilidade de discussões e sugerir alternativas para trazer o referido tema para o ambiente escolar, no intuito de resgatar ideias que podem estar silenciadas ou simplesmente desconhecidas. A metodologia de pesquisa está relacionada principalmente a estudos teóricos, bibliográficos, baseados em autoras que demonstram suas lutas para conquistar direitos feministas e valorizar suas histórias. Também foi realizada uma pesquisa de campo para saber como esse tema é trabalhado na escola. No primeiro momento, traçou-se a trajetória referencial desenvolvida pela crítica poética feminista. Em seguida, foram apresentadas as discussões teóricas desses pensamentos e fatos poéticos, posteriormente em forma de palestra, pesquisas que viabilizem e aproximem os alunos com o objetivo de despertá-los para conhecer o universo da poesia. Portanto, pode-se concluir que a investigação é de grande importância para entender como ocorre a expressão da voz da mulher por meio da poesia. Em suma, foi uma chance de aumentar o interesse poético.
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