Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Escherichia Coli"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise da qualidade da água em municípios afetados pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte
    (2023-10-04) RODRIGUES, Madson Andrey Pereira; SOUSA, Aline Andrade de; http://lattes.cnpq.br/5581585210022226; https://orcid.org/0000-0002-7848-3618
    A água é indispensável para todos os seres vivos, além de ser a base dos ecossistemas, torna-se uma fonte que em breve se extinguirá se for utilizada de forma irracional e insustentável. Megaprojetos energéticos como Belo Monte apresentam desafios previsíveis, como aumento populacional, perda de biodiversidade e mudanças na qualidade da água. O despejo de esgoto não tratado no Rio Xingu representa uma ameaça à qualidade da água, acarretando uma série de problemas que afetam não só o meio ambiente, mas também a saúde pública e a economia local. Portanto, a avaliação bacteriológica da água desempenha um papel essencial na prevenção de doenças transmitidas pela água. Este trabalho teve como objetivo analisar a qualidade da água do Rio Xingu, em três municípios: Altamira, Vitória do Xingu e Senador José Porfírio. Para isso foram analisados alguns parâmetros limnológicos, como: Potencial de Hidrogênio (pH), Turbidez, Temperatura da água e condutividade elétrica; E para parâmetros microbiológicos: Escherichia coli e coliformes totais. Na análise dos parâmetros físico-químicos, em todos os pontos, os dados obtidos estiveram dentro dos limites estabelecidos pela resolução do CONAMA, para águas doces classe 2. Entretanto, os aspectos microbiológicos para coliformes totais e E. coli estão fora dos parâmetros considerados aceitáveis pelo CONAMA nº. 357/2005. Desta forma, a instalação da hidrelétrica revelou uma realidade preocupante em relação à qualidade da água nas áreas sob influência direta deste grande projeto, destacando a urgência de ações efetivas para melhorar a infraestrutura de saneamento básico, reduzir a poluição das águas e proteger a saúde dos à população que depende desses recursos hídricos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da potabilidade da água na subsuperfície de cemitérios da cidade Capanema (Pará, Brasil)
    (2022-12-11) OLIVEIRA, Fabiana de Sousa; CHIRA OLIVA, Pedro Andrés; http://lattes.cnpq.br/0224399927142671
    Os cemitérios possuem grande capacidade de prejudicar a superfície terrestre, águas superficiais e subterrâneas e o ecossistema a sua volta mediante a passagem dos corpos pelo processo de decomposição. O presente trabalho avaliou a potabilidade da água nos locais próximos aos cemitérios “São José” e Cemitério Parque Municipal “São Francisco de Assis”, ambos no município de Capanema, nordeste do estado do Pará (Brasil). A metodologia compreendeu a aplicação de um questionário socioambiental, além de análises microbiológica e física das amostras de água de poços artesianos coletadas nas residências próximas aos cemitérios. Nas análises microbiológicas das amostras de água, foram detectadas em 75% das amostras dos cemitérios São José e Cemitério Parque Municipal São Francisco De Assis as bactérias coliformes totais e do tipo Escherichia Coli, que é o principal responsável pela maior parte das infecções urinárias, renais etc. No teste físico, apenas uma amostra excedeu o Valor Máximo Permitido para a turbidez pela legislação vigente. No questionário socioambiental, aproximadamente 93,75% dos entrevistados afirmaram nunca ter se questionado sobre a potabilidade da água, 68,75% nunca notaram alterações na água consumida e, entre os principais sintomas de doenças, se destacam com maior frequência as dores abdominais com 31,25%. Portanto, é preocupante a contaminação das águas subterrâneas próximas aos dois cemitérios da cidade de Capanema, pois as pessoas frequentemente apresentam sintomas de doenças que têm como prováveis causas esta contaminação.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA