Navegando por Assunto "Environment"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise da efetividade da execução do programa temático “meio ambiente e ordenamento territorial sustentável” no plano plurianual 2020-2023 do estado do Pará(2024-11-01) MORAES, Caio Henrique de Jesus Silva; VIEIRA, Bruno Soeiro; http://lattes.cnpq.br/0260422488266691; https://orcid.org/0000-0002-9575-6307Este artigo objetivou analisar o planejamento orçamentário do Estado do Pará de 2020 a 2023, focando na execução do Programa Temático “Meio Ambiente e Ordenamento Territorial Sustentável” presente no Plano Plurianual. A relevância da temática decorre da sensibilidade da proteção ambiental no Brasil, que é vulnerável às convicções políticas dos gestores, como já destacado pelo STF na ADPF 651. Contudo, não há ampla discussão sobre a influência do Poder Executivo na efetivação do direito ao meio ambiente equilibrado por meio da atividade financeira. Utilizou-se uma metodologia qualiquantitativa, com abordagem exploratória, por meio de levantamento bibliográfico e jurisprudencial sobre o dever estatal de proteção ambiental e o desenvolvimento da atividade financeira do Estado para efetivar esse direito. A pesquisa incluiu uma análise do ciclo orçamentário do Pará dentro do Programa Temático citado, examinando o Plano Plurianual 2020-2023, as Leis de Diretrizes Orçamentárias e as Leis Orçamentárias Anuais. Constatou-se que o orçamento destinado à pauta ambiental aumentou em 101,6% em relação ao previsto no PPA, mas apenas 35,7% desses valores foram efetivamente executados. Apesar disso, algumas metas físicas superaram as expectativas, com entregas acima de 400% do previsto, sugerindo um possível subdimensionamento dos resultados esperados.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise multitemporal (1984, 2004 e 2024) do uso e cobertura da terra na Ilha de Caratateua, Belém-PA(2025-02-27) CHAGAS, Bruna Karen Freitas; SOUZA, Gerlaine Conceição de; BARBOSA, Estêvão José da Silva; http://lattes.cnpq.br/0650519445162390; BITTENCOURT, Paulo Celso Santiago; http://lattes.cnpq.br/6476470414630604; https://orcid.org/0000-0001-8519-186XEste trabalho examinou as mudanças do uso e cobertura da terra na ilha de Caratateua, no município de Belém – PA, para os anos de 1984, 2004 e 2024. Aspectos como a complexa interação entre a ocupação humana e o meio ambiente, exploração dos recursos naturais, degradação ambiental e desigualdade social foram relacionados com o uso e cobertura da terra. A ocupação desordenada, impulsionada pela migração e o crescimento populacional, agravou problemas de infraestrutura e saúde. A construção da Ponte Enéas Pinheiro em 1986 acelerou a expansão urbana, trazendo novos bairros, mas intensificando questões ambientais e sociais. Dados do IBGE e imagens de satélite mostram a perda de vegetação nativa, o avanço da urbanização e a escassez de áreas agrícolas. O mapeamento de canais de drenagem fornece informações cruciais para minimizar inundações. A pesquisa sublinha a ausência de políticas públicas eficazes em áreas como saúde e saneamento, evidenciando a necessidade de ações urgentes para um desenvolvimento mais sustentável e equitativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação do gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde do Programa de Saúde Familiar no posto de saúde Governador Almir Gabriel do distrito de Maracajá-PA(2023-12-14) SOUZA, Emanuelle Caroline Braga da Silva; SOUSA, Etiene Elayne Meireles da Rocha; http://lattes.cnpq.br/9865860260750150A geração dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) em não conformidade com a legislação (sendo as principais legislações a da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Resolução da Diretoria Colegiada – ANVISA RDC nº 222/2018, Lei 12.305/2010 e Resolução Conselho Nacional do Meio Ambiente nº 358/2005) e seus órgãos competentes acarreta danos socioambientais e de saúde humana. Diante disso, este estudo buscou averiguar o gerenciamento dos RSS, do Programa de Saúde Familiar no Posto de Saúde Governador Almir Gabriel, localizado no distrito de Maracajá, município de Novo Repartimento-Pará. Avaliando os procedimentos adotados pelo Posto de Saúde para a gestão dos resíduos de serviços de saúde e se estão de acordo com exigências das legislações acima referidas. E identificar o conhecimento dos profissionais de saúde quanto ao manejo e suas adequações, por fim elaborar uma avaliação dos RSS no programa de saúde familiar e propor melhorias perante os resultados encontrados.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) Depois da chuva(2025-04-03) SILVA, Olivar Nogueira da; PINHEIRO, Victor da Costa; TADEU, Haru Eloise Ferreira; ASSIS, Bruno Monte de; http://lattes.cnpq.br/0101791687557953; TAVERNARD, Cássio Mauro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8479902207531993Depois da chuva - Projeto audiovisual fictício que se embasa na atual crise climática e propõe como resultado do trabalho a sensibilização dos indivíduos para despertar o interesse no assunto de causas ambientais em Belém do Pará. O presente trabalho conta com a construção do animatic produto desse projeto, consolidado no formato memorial, resultando ainda em uma bíblia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dinâmica da vegetação natural no contexto urbano do Município de Belém(2023-12-20) PEREIRA, Flávio Bruno de Souza; AOOD, Ewerton Moraes; MIRANDA, Lúcio Correia; http://lattes.cnpq.br/3405266586655153; https://orcid.org/0000-0002-3592-9376O meio ambiente é constantemente afetado por mudanças que alteram os ciclos biogeoquímicos, promovendo efeitos que contribuem para as mudanças climáticas. No meio urbano é evidenciado que a retirada da vegetação por meios antrópicos, faz com que ocorra consequências drásticas para o ecossistema e os padrões climáticos das grandes metrópoles. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo a realização de uma análise multitemporal dos anos de 2017 e 2022, determinando e caracteizando a cobertura vegetal para o municipio de Belém-PA, com o emprego de técnicas de mapeamento e monitoramento atráves da utilização de imagem do satélite Planet Scope com 5m de resolução Espacial e a determinação do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), em associação com indicadores socioambientais. De acordo com os resultados alcançados, foi aferido que o centro urbana de Belém possui deficits de vegetação consideraveis, onde houve uma redução de 5% dos bairros que não possui cobertura vegetal acima de 30%, do ano incicial e ao mais recente, isso representa 24 dos 71 bairros, com enfase para o distrito do Guamá. Além disso, houve uma auemento de 6% em relação a 2017 a 2022, representando 15 dos 71 bairros possuim menos de 15 m² de área verde por habitante. Em contrapartida os bairros mais afastados do centro possuem um excedente elevado, sendo destacado o distrito de Mosqueiro e Outeiro. Pode-se chegar a coclusão que a ausência de um planejamento adequado e a carência de uma politica pública que assegurem metas e priorizem a conservação e preservação da arborização urbana, assim como, a aplicação dos objetivos do desenvolvimento sustentavel, geram um enclave que dficulta a busca por ações efetivas para a redução das desigualdade sociais, e consequentemente, mostram o retrocesso afetando até mesmo a economia das cidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental na formação cidadã: aspectos históricos e pontuais(2018-10-04) SANTOS, Maria Tânia Costa dos; OLIVEIRA, Sônia Maria Maia; http://lattes.cnpq.br/0360323192870657Nesta análise bibliográfica, a razão maior para o emblemático tema sobre Educação Ambiental revela que a formação cidadã procura uma identificação a originar a consciência ambiental, cujos objetivos são transformar o sujeito em um ser ético e cidadão em espaços formais e longe dos muros escolares, removendo atitudes antiéticas e anticidadãs ofensivas ao meio ambiente, transferindo as nocividades do sujeito em cidadania para si e para outros seres humanos. A fomentação na EA é globalizada e transversal por estar no interior de cada mente; estando nessa, apoiados os objetivos que principiam este trabalho, como objeto a ser pesquisado em um ambiente onde o homem tem influído em um processo desarmônico. Os arranjos desta obra foram sustentados em um pilar teórico espesso pela qualidade de suas contribuições. As correntes que defendo e considero precisas dão essencialidade a esta pesquisa; em um papel de parede com bordas subjetivamente reflexivas e que simultaneamente recorrem a uma imediata sensibilização e afeto para com a vida; além do compreendimento da educação que se descreve como prática educativa na perspectiva da cidadania; como resultado esperado nos direitos e nas obrigações que se devem ter para com o sistema. E pôr em exercício as observâncias existentes no direcionamento que nos foi regulamentado, libertar-nosá, por hora, de nossas opressões incutidas historicamente; porque depende de uma ação conjunta para cuidar solenemente de uma formatura que se procriará em uma geração responsável por rebocar a formação social, pessoal, econômica, política, cultural, ecológica, ética etc., como dimensão da cultura da educação.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) A educação geográfica como meio para o desenvolvimento da educação ambiental no espaço escolar(2024-10-31) FAILACHE NETO, Mário Pitágoras; BITTENCOURT, José da Silva; http://lattes.cnpq.br/4719580090813166; https://orcid.org/0000-0002-4583-6456A Geografia escolar tem por natureza a característica de ser um agente formador do saber crítico, capacitando os alunos a pensar e agir de maneira consciente, seja, de maneira individual ou coletiva, transformando positivamente a sua realidade. Entretanto, o que se testemunha sobre o Ensino de Geografia é a transferência de conteúdos de maneiras repetitiva, semi-pronta e enfadonha. Para propor uma renovação desta maneira ultrapassada de se ensinar Geografia, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que o processo de ensino-aprendizagem deve ser pautado no desenvolvimento de competências e habilidades, associado a assuntos transversais, como, a Educação Ambiental (EA), onde desde que surgiu, se destacou como um instrumento de reflexão em diversas áreas: naturais, sociais, educacionais. Através do tema ambiental, as relações sociais com o ambiente natural tornam-se dinâmicas nas mais diversas escalas da humanidade. Diante deste cenário, este artigo busca mostrar diferentes percepções sobre o Ensino de Geografia associado a Educação Ambiental, corroborando a (EA) como ferramenta fundamental para uma renovação didática. A pesquisa foi construída através do método qualitativo, levantamento da (BNCC) e revisão bibliográfica das leituras acadêmicas. Bem como, projeta modelos de educação ambiental critica com o intuito de diminuir as dificuldades sentidas atualmente. Aliada à educação ambiental, as propostas são formas de dinamizar o ensino da geografia, construir o pensamento crítico-reflexivo do estudante, da mesma maneira que sua formação cidadã ambiental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de Física através da nanotecnologia e algumas aplicações no meio ambiente(2024-11-01) FAVACHO, Andrew da Silva; ALEIXO, Vicente Ferrer Pureza; http://lattes.cnpq.br/7675487407307418; https://orcid.org/0000-0002-6048-3329O ensino de física desempenha um papel fundamental na formação educacional ao desenvolver habilidades analíticas e compreensão científica. A introdução da nanotecnologia no ensino de física permite explorar a manipulação de materiais em escala nanométrica, onde suas propriedades se manifestam de forma única em comparação com o mundo macroscópico. Este estudo teve como objetivo geral desenvolver propostas didáticas para o ensino de física através da nanotecnologia, com foco em aplicações ambientais, visando engajar os alunos, promover aprendizagem significativa e formar cidadãos mais conscientes sobre a preservação ambiental. Os objetivos específicos incluíram identificar os desafios e oportunidades de ensino de física por meio da nanotecnologia aplicada ao meio ambiente, desenvolver atividades práticas e jogos, testar as propostas didáticas com estudantes de ensino médio e avaliar sua eficácia. O estudo foi realizado em um seminário na Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Vera Cruz, em Ananindeua - PA, no primeiro semestre de 2023, com atividades complementares em setembro do mesmo ano. Durante o seminário, foi criado um e-book na plataforma Canva como recurso didático e utilizado um formulário no Google Forms para coletar dados e feedback dos participantes. Os resultados mostraram um bom nível de compreensão dos alunos, especialmente sobre as questões éticas e de segurança relacionadas à nanotecnologia. Esse resultado sugere que o e-book foi eficaz ao promover uma visão equilibrada sobre os benefícios e as preocupações éticas da nanotecnologia no contexto ambiental.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Entre rios e árvores da Universidade Federal do Pará: relações sociedade-natureza como base para Educação Ambiental em Belém, Pará(2024-11-01) SILVA, Vanice Carvalho; SILVA, Felipe Kevin Ramos da; http://lattes.cnpq.br/0085563630551317; https://orcid.org/0000-0003-3881-8791Desde as revoluções industriais, associadas aos processos de urbanização, as relações sociedade-natureza vem sofrendo reconfigurações em uma dinâmica cada vez mais acentuada. É notável o distanciamento entre pessoas e o meio ambiente, associado a inúmeros processos de degradação socioambiental. Frente a essa problemática, este estudo tem como objetivo geral compreender como as relações sociedade-natureza podem servir de fundamento para práticas de Educação Ambiental no contexto amazônico da Universidade Federal do Pará (UFPA). A metodologia adotada compreende observações in loco e 24 entrevistas semiestruturadas em três lugares às margens dos rios Guamá, Tucunduba e Sapucajuba, descrevendo esses lugares e analisando como as pessoas percebem e se relacionam com os rios e as árvores no seu cotidiano, identificando o nível de interação e conhecimento desses sujeitos sociais em relação a esses elementos naturais da paisagem. Os resultados demonstram que existe uma relação paradoxal entre sociedade e natureza, com demonstrações racionais e emocionais. Por um lado, há uma percepção positiva sobre o significado e a importância dos rios e das árvores, com determinados sentimentos de pertencimento. Por outro lado, demonstra-se uma tendência em valores utilitários, com relações de interesse sobre os recursos naturais, além da percepção negativa quanto a degradação ambiental. Essa perspectiva é evidenciada pelo baixo nível de interação/conhecimento generalizado sobre os rios e as árvores. Nesse sentido, discute-se o papel da Educação Ambiental a partir das bases conceituais e epistemológicas da Geografia Cultural e Humanista, com aproximações fenomenológicas. Por fim, considera-se que a educação ambiental, fundamentada nos contextos sociais e ecológicos locais, é essencial para promover uma consciência crítica e sustentável no contexto amazônico, incluindo as diversidades e particularidades locais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O estudo piloto dos impactos antrópicos do Rio Pará e Rio Tracuateua na Região Metropolitana de Belém-Pa (Brasil)(2023-11-10) MORAES, Laura Beatriz da Silva; GUEDES, Aureliano da Silva; http://lattes.cnpq.br/9646057139605346; https://orcid.org/0000-0002-8631-6991; GUEDES II, Aureliano da Silva; http://lattes.cnpq.br/8976395468443828; https://orcid.org/0000-0002-7492-1318A pesquisa piloto, teve como principal objetivo reconhecer e discutir as realidades geosocioambientais com ênfase na qualidade das águas do rio Pará no trecho do Furo das Marinhas e rio Tracuateua, na região metropolitana de Belém. Para isso realizou-se uma pesquisa de campo de caráter exploratório, como parte dos conteúdos técnico científicos da disciplina Introdução à Ciência Meio Ambiente, do curso de Licenciatura em Química do Campus de Ananindeua, da Universidade Federal do Pará. Examinou-se In locu as condições da água nesses rios, onde foram feitas coletas de amostras e análises fisioquímicas quantiqualitativas para identificar a qualidade da água em parte da bacia hidrográfica. Determinou-se as análises seguindo os procedimentos cedidos por Guedes (2023). A partir disso, compreendeu-se os desafios enfrentados propondo soluções que promovam a preservação dos recursos hídricos. Conclui-se a presença de dejetos e esgotos nos afluentes do Rio Pará, causando impactos a saúde do meio ambiente, necessitando de políticas públicas de coleta de lixo, inclusive seletiva e investimentos em educação ambiental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo sobre Educação Ambiental Diferenciada na comunidade quilombola do Campo Novo, Tracuateua-Pa(2023-12-08) ROSA, Maria Tatiane Araújo da; ORNELLAS, Valéria dos Santos Moraes; http://lattes.cnpq.br/1253485739454855A Educação Ambiental Crítica visa transformar pensamentos, através do engajamento na forma de atitudes e ações, que integrem a construção de outro padrão de sociedade. Ela é culturalmente diferenciada quando planejada em perspectiva intercultural, sendo executada para e com povos indígenas, quilombolas e/ou comunidades tradicionais. O presente trabalho teve sua base teórica e epistemológica construída a partir da análise de material bibliográfico, para então se desenvolver uma pesquisa com gestores e professores das três escolas que atendem à Comunidade Quilombola Campo Novo, Tracuateua – PA. Foram realizadas entrevistas com eles, além de se ter analisado os PPPs das mesmas instituições de ensino. Adicionalmente, fez-se um estudo em torno do Projeto Farinha sem Lenha, que faz uso de biogás para a fabricação de farinha na comunidade. Os gestores e professores demonstraram interesse em participar de atividades interativas entre escola e comunidade. Então, se planejou uma sequência didática envolvendo o processo do biogás e a produção de energia por ação de microrganismos. Considera-se que, com a continuidade do Plano de Ação, que nasce do presente trabalho, poderá haver de fato ressignificação de ideias e valores, fortalecendo elos dos alunos com a Comunidade Quilombola.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Impactos ambientais do turismo de massa nas praias do farol e do amor, na Ilha de Cotijuba - PA(2022-10-28) SILVA, Hoaana Alexandrina Ribeiro da; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; https://orcid.org/0000-0002-9072-8956Este artigo tem como objetivo geral analisar os impactos ambientais causados pelo turismo não planejado nas praias do Farol e do Amor na ilha de Cotijuba-Pa, e como objetivos específicos compreender o elevado número de turistas na ilha; identificar os impactos ambientais e o aumento do lixo causados pelo turismo na ilha e investigar a dimensão do impacto turístico a partir da percepção dos moradores e comerciantes locais. Assim, o presente artigo divide-se em quatro partes, a primeira traz o referencial teórico que fundamentou esta pesquisa; a segunda aborda a área de estudo; a terceira parte discute a atividade turística em Cotijuba e os resultados e discussões sobre a temática; na última parte são apresentadas as considerações acerca do tema desenvolvido e as possíveis conclusões sobre ele.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância dos morcegos na regeneração do meio ambiente: um estudo bibliográfico, um tema para aulas de Ciências(2018-07-20) COSTA, Antonielma Sousa da; MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho; http://lattes.cnpq.br/1810593841335067Este trabalho tem por objetivo esclarecer como os morcegos contribuem positivamente com o desenvolvimento e a manutenção do ecossistema, procurando explicar e demonstrar como esse fato ocorre e para atingir esses objetivos o presente trabalho vai utilizar a pesquisa bibliográfica e a análise de sites, teses, artigos, etc, como método para dar fundamento à presente pesquisa. Os resultados verificados sobre a contribuição positiva dos morcegos para o meio ambiente são grandes e podem ser organizados em três grandes pontos: 1) Os morcegos realizam a renovação do ecossistema através da disseminação de sementes que se transformarão em árvores, 2) Os morcegos realizam a polinização que possibilita o surgimento de frutos, 3) Os morcegos fazem o controle de espécies animais e de insetos garantindo o equilíbrio biológico. Não se pode, por isso, destruir os morcegos, deve-se, pois, deixá-los vivos, pois os nichos ecológicos que eles desempenham são fundamentais para que a natureza esteja em equilíbrio ecológico. Daí a importância dos morcegos durante as aulas de Ciências, os professores deveriam dar ênfase a esses mamíferos, já que eles podem ser tema gerador para conteúdos como: Meio ambiente, cadeia alimentar, nicho ecológico, germinação, reprodução sexuada e assexuada, etc.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Percepções sobre Educação Ambiental e Saneamento Básico: um Estudo de Caso do Conjunto Habitacional Japiim localizado no município de Castanhal, Pará(2023-06-30) LIMA, Iara Barbosa; SANTOS, Elisana Batista dos; http://lattes.cnpq.br/3219900674797756; https://orcid.org/0000-0001-9785-6937O aumento da população brasileira provocada pela industrialização do país no início do século XX fez com que o crescimento populacional culminasse para problemas de urbanização, o crescimento desordenado trouxe consequências negativas para as cidades como falta de Saneamento Básico (SB) e, junto a isso, a falta de Educação Ambiental (EA), algo fundamental para o desenvolvimento sustentável do meio ambiente. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar os problemas ocasionados pela falta de (EA) e (SB), bem como suas consequências na comunidade residente do Conjunto Japiim na cidade de Castanhal. A pesquisa foi realizada através de um estudo de caso por meio de levantamentos bibliográficos através de artigos científicos e revistas. Houve também um trabalho de campo, no qual foram realizadas entrevistas através de um questionário estruturado e, ao final, foram feitos registros fotográficos. Constatou-se que a falta de EA através da poluição do Conjunto habitacional e, consequentemente, a destruição do pouco SB que havia no local, fez surgir como consequências os alagamentos no Conjunto habitacional devido a chuva, bueiros quebrados e entupidos, aumento de lixos que ocasionam problemas para saúde ambiental por contaminar o solo, a atmosfera e as águas, e prejuízo à saúde humana por haver proliferação de agentes patogênicos transmissores de doenças. Notou-se que nunca houve preocupação por parte do governo municipal com o Conjunto Japiim, não há projetos de consciência ambiental para serem desenvolvidos com os moradores, algo que evitaria a destruição do saneamento local, além da preservação do meio ambiente vivido pela população.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Primavera X: gincana como ação mitigadora de problemáticas ambientais na Praia do Mangal em Tucuruí-PA(2022-07-11) ALMEIDA, Samayara Nayara Vieira de; LICÁ, Jamilly Marques Ribeiro; ROCHA, Davit Patrik Lima da; RIBEIRO NETO, Álvaro de Oliveira; SOUZA, Grazielle Tigre de; http://lattes.cnpq.br/7162907997815182As constantes alterações causadas pelo homem no meio ambiente podem resultar em prejuízos para os recursos naturais, inclusive os corpos hídricos. Os seguidos impactos gerados pela comunidade dificultam, assim, a recuperação da natureza por si só, necessitando mais uma vez da ação humana, atuando na recuperação de áreas devastadas e/ou poluídas. Este artigo trata da importância de ações voltadas para a preservação dos recursos hídricos. Também, da realização da gincana nacional em prol do cuidado com as águas, Primavera X. Nessa ação, foi removida grande quantidade de lixo do local de estudo, conhecida como Praia do Mangal, no município de Tucuruí. Este projeto foi realizado em parceria com um Clube de Desbravadores do município e obteve o apoio de pais e familiares das crianças e adolescentes envolvidas. A Primavera X contribuiu para envolver os jovens em uma atividade de recuperação de um corpo hídrico, cumprindo o objetivo principal da gincana.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Uma questão mesmo de sobrevivência”: Professores de Ananindeua (PA) e a Educação Ambiental nas aulas de História(2021-10-30) CORDOVIL, Wendell Presley Machado; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/ 0000-0002-5824-5700Este trabalho apresenta a análise de entrevistas com questionários semiestruturados realizadas com professores de História do município de Ananindeua (PA Brasil). Busca compreender as percepções desses docentes sobre a relação da Educação Ambiental (EA) com o Ensino de História. Para isso se preocupa em analisar as representações dos 14 professores entrevistados sobre conceitos importantes para a EA: Natureza, Meio Ambiente e o próprio conceito de Educação Ambiental. Além disso, pretende se observar como esses docentes percebem a relação dos temas ambientais com os processos históricos e as aulas de História. Os resultados apontam para representações plurais sobre os conceitos de Educação Ambiental e Natureza, em muitos momentos sendo comparáveis com categorias de concepções apresentadas em bibliografias da área, mas em outros sendo necessária a construção de novas categorias. Mesmo com a maioria dos professores indicando a importância da Natureza para os processos históricos e da Educação Ambiental para o Ensino de História, indicam dificuldades para a inserção da discussão ambiental em suas aulas de História.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) RECICLAGEM: o que dizem professores de ciências do município de Portel - Pará?(2016-08-12) REIS, Lauriana Barbosa; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/2634892749670751A relação entre o homem e a natureza ultrapassou os limites da sobrevivência. O crescimento populacional e o consumo de produtos industrializados e descartáveis aumentou a quantidade e a diversidade dos resíduos sólidos. Fica evidente a importância de sensibilizar o ser humano para que estes, ajam de modo responsável e consciente, conservando o meio ambiente saudável para esta e as demais gerações. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivos conhecer a concepção de professores de Ciências que atuam nos anos finais do ensino fundamental sobre reciclagem; verificar se os professores de Ciências abordam o tema reciclagem em sala de aula; identificar ações desenvolvidas pelos professores de Ciências relacionadas à reciclagem e; conhecer a importância que os professores de Ciências atribuem à reciclagem. Para alcançar esses objetivos realizamos uma pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário. Os sujeitos da pesquisa foram sete professores que ministram aulas de ciência nos últimos anos do ensino fundamental, ou seja, de 6º a 9º ano em escolas públicas do município de Portel, Pará. Os dados foram analisados utilizando os princípios da análise de conteúdo. Com a pesquisa, observamos que os professores consultados, trabalham este tema em sala de aula, e que cada um, possui uma maneira de fazer isso, o que ficou claro também, é que mesmo sendo um assunto que rotineiramente é tratado na televisão, muitos professores não têm o total domínio do real significado do termo reciclagem, atribuindo a ela a definição de reutilização. Isso demonstra a urgente necessidade de investimentos e capacitação contínua para os professores. Pois só assim, será possível a promoção das mudanças comportamentais e de valores em nossos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relato de Experiência no Programa Residência Pedagógica(2023-12-21) SILVA, Elizama Félix da; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391O Trabalho de Curso cumpre os aspectos estruturais baseados na instrução Normativa Nº 01/2023 da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Pará, que assegura de forma excepcional e temporária sobre as atividades relativas ao Trabalho de Curso, flexibilizadas em consequências decorrente da pandemia da COVID-19. Sendo assim, foram utilizados os relatórios semestrais entregues à CAPES, feitos em decorrência de minha atuação como bolsista do Programa Residência Pedagógica (2022/2024), como quesito de análise pela banca avaliadora para cumprimento do crédito. Isto posto, destaca-se que os relatos produzidos abordam as experiências de dois semestres de imersão no referido Programa executado pelo núcleo da UFPA/Campus Ananindeua. Sobre isso, apresento experiências vivenciadas dentro e fora da escola-campo, como, por exemplo, a participação no Programa Futuras Cientistas feita em parceria entre a Universidade Federal do Pará, Secretaria de Estado de Educação do Pará e o Governo Federal. Também apresento as experiências vivenciadas em turmas da terceira série do ensino médio divididos em três momentos. O conteúdo do relato aborda sobre a importância da construção e utilização de sequência didática no processo de ensino-aprendizagem para atribuir sentido aos conhecimentos e colaborando para uma aprendizagem mais significativa para os alunos. Como resultado geral das reflexões, observo um grande êxito em aplicar cálculos químicos atrelados à poluição atmosférica tornando o ensino de química mais aplicável e atrativo para os estudantes. Para além disso, também ressalto que minha participação como Residente possibilitou várias situações desafiadoras na formação deste lidar com a sala de aula, escrever relatórios, produzir uma cartilha, atuar com projetos de investigação e projetos de vida dos estudantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Transversalidade e meio ambiente: um estudo comparativo em duas escolas no Arquipélago do Marajó - PA(2021-07-30) SOUTO, Arlete Ferreira Pantoja; PUREZA, Enil do Socorro de Sousa; http://lattes.cnpq.br/7844138330028120A presente pesquisa teve como objetivo investigar como o conceito de meio ambiente e educação ambiental foram trabalhados nos anos de 2014 a 2016 nas Escolas Municipais de Ensino Infantil e Fundamental Portugal e São Sebastião, localizadas no Rio Guajará, Município de Curralinho/PA. A pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa e o método de estudo foi o estudo comparativo. Como instrumentos para coleta de dados fez-se uso das técnicas de observação direta do cotidiano escolar; análises documentais de Projetos Políticos Pedagógicos, Planos de Curso, Atas de reuniões, Livros de Ocorrências, Diários de classe, Planos de aula, Projetos, cartazes, fotografias e entrevistas semiestruturadas. Para esta pesquisa, foram analisados 10 sujeitos que deram suporte para este trabalho, sendo oito professores e dois coordenadores pedagógicos. Para a fundamentação teórica desta pesquisa, fizemos uso das obras de Freire (1987), Freire (1996), Brandão (2007) e Loureiro (2012), e de leis que dispõem sobre a normatização da Educação Ambiental, como a Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Política Nacional de Educação Ambiental (1999) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Meio Ambiente (1997) (1998). Os estudos concluíram que ambas as escolas apresentaram propostas educativas com características de uma Educação Ambiental tradicional. Por outro lado, também foi possível observar atividades, conteúdos, pensamentos e ações que corroboram para uma educação ambiental ética e transformadora. Constatou-se ainda que as maiores dificuldades relatadas pelas escolas para melhoria na implementação da EA estão relacionados à falta de estrutura, logística, acesso a informação e investimento das políticas públicas nestas instituições.