Navegando por Assunto "Ensino remoto"
Agora exibindo 1 - 20 de 20
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise da condição de vida dos alunos e do ensino remoto emergencial durante a pandemia da Covid-19 e as possíveis dificuldades para o acesso as aulas no curso de licenciatura em pedagogia em Abaetetuba(2024-06-20) RUIZ, Juliana de Fátima Guimarães; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066O presente trabalho é um estudo que busca analisar a condição de vida dos alunos da graduação, especificamente do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará - Campus de Abaetetuba. Tendo o objetivo de identificar os possíveis impactos que o Ensino Remoto Emergencial (ERE) pode ter causado na aprendizagem. O estudo apresenta a abordagem quanti-qualitativa a luz da teoria de Minayo e Sanches (1993), tendo como metodologia o levantamento bibliográfico e análise de conteúdo. Os dados foram obtidos por meio de um questionário de perguntas disponibilizado aos universitários, a fim de avaliar a realidade, as principais dificuldades vivenciadas durante a pandemia e de que forma as políticas públicas foram necessárias para promover um ensino de qualidade. Os resultados da pesquisa demonstram que a falta de recursos e equipamentos para acessar as aulas, podem evidenciar a desigualdade, desmotivar e prejudicar a aprendizagem, implicando na continuidade dos alunos na universidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma análise dos desafios enfrentados por formadores de professores de matemática na pandemia(2023) MONTEIRO, Alef Junior da Silva; SILVA, Paulo Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/2979203220976406O isolamento social, fruto da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (COVID-19), modificou radicalmente diversos setores da sociedade, fazendo com que parte das relações sociais ocorressem por meio das Tecnologias Digitais (TD). Na educação, o isolamento fez com que surgisse o Ensino Remoto Emergencial (ERE), que é um modelo de ensino a distância temporário que buscou a transposição do ensino presencial, fazendo que todos os níveis de ensino fossem impactados, incluindo o ensino superior. Assim, neste trabalho, buscamos investigar os desafios enfrentados por formadores de professores de matemática durante o ERE. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa com professores do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo o questionário como instrumento para a constituição dos dados, e a análise textual discursiva como metodologia de análise dos dados constituídos. Os resultados apontaram desafios relacionas a: falta de conexão da internet, falta de atenção/participação dos alunos, aos métodos de avaliação e a questões relacionadas a saúde mental, bem como aprendizagens relacionadas aos usos da TD e a valorização do papel do professor. Portanto, pode-se concluir que o ERE constitui um cenário de muitos desafios e aprendizagens para os formadores de professores de matemática, o que pode nos ajudar a refletir acerca do ensino de matemática e da formação de professores de matemática no período póspandêmico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições do estágio supervisionado remoto presentes em memoriais de vivências(2022-12-16) MARTINS, Thaiana Raiol; MARTINS, Marilia Frade; http://lattes.cnpq.br/4995475186731210As transformações ocorridas com o avanço do Coronavírus, causador da doença denominada COVID-19, provocaram diversas mudanças, atingindo várias áreas da sociedade seja ela econômica, social e até mesmo a área educacional. Na educação, o isolamento social e a suspensão das atividades presenciais de ensino, tornou necessária a adoção do ensino remoto, como medida de distanciamento social, desafiando assim a escolas e universidades a se adaptar ao novo contexto. Nessa perspectiva, o presente estudo tem por objetivo refletir sobre a importância do estágio supervisionado na formação dos professores de ciências e identificar contribuições expressas nos memoriais de vivência do estágio supervisionado durante o ensino remoto a partir da análise de conteúdo. Conclui-se pela importância da afetividade e da pesquisa na formação de professores, bem como a necessidade de investigações que aproximem a realidade das escolas às metodologias que utilizam tecnologias de informação e comunicação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios em aprendizagens matemática com ensino remoto durante a pandemia do COVID-19(2022-02-25) COUTINHO, Amanda Aylla Siqueira; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274O presente trabalho abordou a temática ensino de matemática no ensino remoto durante a Pandemia do Covid-19 e seus desafios, com objetivo discutir os desafios do ensino da Matemática por meio do ensino remoto durante a pandemia do covid-19 sob o ponto de vista dos docentes. Trata-se de uma pesquisa descritiva e para tanto foi utilizado questionário online pela ferramenta do Google Forms, para obter as respostas dos docentes que vivenciaram esse período atípico. Assim, segundo os relatos as maiores dificuldades enfrentadas estão relacionadas a falta de conhecimento tecnológico para ministrar aulas, a falta de estrutura e de acessórios adequados para trabalhar em home office, da mesma forma os estudantes que não tinham acesso à internet de qualidade para acompanhar as aulas e com isso sentiram mais dificuldades na aprendizagem da matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação básica pública na pandemia: reflexões e perspectivas sob a ótica da pedagogia histórico-crítica(2023-12-29) FEITOSA, Adélia Ibernon; GIORDANO, Rosely Cabral; http://lattes.cnpq.br/3977027318552018 País de Nacionalidade BrasilO artigo reflete sobre os impactos impostos à Educação Básica pública brasileira durante e após o período da pandemia da Covid-19, sob a ótica da teoria pedagógica histórico-crítica de Saviani. A pesquisa, de caráter exploratório, com base na pesquisa bibliográfica e documental e abordagem qualitativa, tem como questão central: quais reflexões e oportunidades as experiências relativas ao período pandêmico trazem para o cenário da Educação Básica pública brasileira? Concluímos que, para além dos resultados desastrosos (relativos à aprendizagem, abandono, evasão) e do desfinanciamento da educação, o ensino remoto foi um engodo com o propósito de consolidar, cada vez mais, o ideal neo/ultraliberal de implantar o ensino a distância (EAD) na educação básica, sobretudo no Ensino Médio, convergindo para a desqualificação da educação, abandono e evasão escolar, que segregam e ampliam as desigualdades sociais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os efeitos da pós pandemia na saúde mental de professores do ensino médio: um estudo realizado com docentes no município de Acará(2024-06-19) OLIVEIRA, Tiffany Souza de; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250O presente artigo tem como finalidade tecer discussões e reflexões acerca da saúde mental de docentes do ensino médio na pós pandemia. O objetivo é analisar os depoimentos de professores que atuam em uma Escola Estadual de Ensino Médio localizada no município de Acará-PA, para constatar os impactos da pandemia em sua vida profissional e saúde mental. A abordagem adotada é a pesquisa qualitativa, e o tipo de pesquisa é o estudo de caso, visando o aprofundamento do fenômeno estudado. A pesquisa bibliográfica e os relatos dos professores de ensino médio revelaram que existem sequelas em suas vidas causadas pela pandemia, tanto no seu trabalho docente quanto em sua saúde mental, afetadas pela rápida imersão que fizeram no ensino remoto emergencial. A falta de apoio e recursos para desenvolver seu trabalho durante a pandemia, o aumento das demandas de trabalho e as dificuldades em amenizar os danos que a pandemia causou em seus alunos, corroboraram para o aumento de seus níveis de estresse, cansaço e desgaste mental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino da matemática na pandemia: desafios e estratégias no ensino fundamental na cidade de Acará-PA(2022-09-02) CONCEIÇÃO, Neilton José Vaz da; COSTA, Daiana Fôro da; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437O presente artigo tem como objetivo investigar os desafios e dificuldades enfrentadas pelos professores de matemática nas séries finais do ensino fundamental na cidade de Acará durante a Pandemia. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, delineada a partir da modalidade estudo de caso, dando destaque a reestruturação e adequação realizada pelos docentes para trazer uma educação de qualidade durante a pandemia do Coronavírus. O interesse em desenvolver o trabalho de pesquisa, surgiu devido às dificuldades e desafios que os professores tiveram que superar para desenvolverem o processo de ensino-aprendizagem em um ano atípico, onde as escolas foram desautorizadas a continuar as atividades presenciais. Participaram do estudo cinco professores que faziam parte do corpo docente da disciplina de matemática em quatro escolas que atendem o ensino fundamental de sexto ao nono ano na cidade de Acará. Optamos pela formulação de um questionário para coleta dos dados da pesquisa, buscando reunir elementos relacionados ao foco da pesquisa, como os desafios e estratégias do professor para o planejamento da disciplina nesse período, as ferramentas utilizadas para lhe auxiliar na prática de ensino, as estratégicas pedagógicas escolhidas a fim de adaptarem-se e reinventarem-se nesse novo modelo de ensino. A produção dos dados mostrou a importância e a viabilidade desse trabalho. Sendo assim, após a realização da análise dos dados, foi possível reconhecer a realidade vivenciada por esses professores durante a realização das aulas de matemática de forma remota que estava sendo desenvolvida desde o ano de 2020, possibilitando compreender a forma com que os educadores organizaram suas práticas, superando desafios e adquirindo novos conhecimentos que possibilitassem criar novas estratégias de ensino, podendo posteriormente ser inserido em suas metodologias, inovando as suas ações na docência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino remoto da matemática no 6º ano fundamental: desafios e dificuldades em meio à pandemia(2022-02-25) MENEZES, Sílvia Neves; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877O trabalho aborda a temática do ensino-aprendizagem e tem como objetivo geral: analisar o ensino da Matemática durante o isolamento social, por conta da Pandemia da Covid-19, no que concerne ao planejamento, à preparação e execução das atividades de modo remoto, e, como objetivos específicos: descrever a crise sanitária de covid-19 e sua relação com o uso das tecnologias digitais na educação; relacionar o ensino da Matemática antes e em meio à pandemia e compreender as percepções de professores e estudantes durante o período descrito. A pesquisa esteve ancorada em uma abordagem qualitativa exploratória, cujas informações foram coletadas por meio de questionários semiabertos direcionados a uma professora e seus respectivos estudantes do 6o ano do ensino fundamental. Constatou-se que o período enfrentado com o isolamento social deixou à mostra as dificuldades e desafios que professores e estudantes enfrentaram diante de um cenário muito diferente do habitual que exigiu de ambos um engajamento maior, por conta da ruptura na interação professor-estudante que havia na aula presencial. Verificou-se, ainda a necessidade de planejamento e preparação das aulas para serem executadas de forma remota, uma vez que se utilizou o próprio material didático adotado pela escola, com o planejamento que já estava pronto para ser usado no ensino presencial, havendo apenas a transposição para o modo remoto.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) ENSINO REMOTO: desafios no processo de ensino de matemática no sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Bagre – PA(2021) PANTOJA, Denise da Silva; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537Este trabalho aborda os desafios enfrentados por uma turma do sexto ano do ensino fundamental no processo de ensino de matemática no período de ensino remoto. Tal abordagem faz-se necessária dada a necessidade de discussões em relação ao planejamento do retorno das aulas presenciais, com vistas a minimizar as defasagens de aprendizagem decorrentes desse período. O objetivo foi analisar as características do processo de ensino de matemática com as aulas remotas e quais foram os desafios enfrentados por alunos e professores nessa modalidade de ensino. Esta é uma pesquisa é de cunho qualitativo e a coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado em uma escola pública do município de Bagre - PA. A análise evidenciou as fragilidades do ambiente escolar, no desenvolvimento dos alunos, por meio do ensino remoto, tais, como: a falta de estrutura; o acesso a equipamentos e a internet. Gerando, consequentemente, a defasagem dos conteúdos de matemática explorados nesse período.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estágio de docência: vivências do/no ensino remoto(2022-06-30) ARACATI, Danielle Santana; MONTEIRO, Luís Paulo Carvalho; http://lattes.cnpq.br/2768643352688246; https://orcid.org/0000-0002-9724-0734; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975XEste texto tem como objetivo relatar e refletir sobre a experiência vivenciada na disciplina Estágio de Docência II do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens (LIECML) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará (UFPA). As aulas do estágio ocorreram de forma síncrona e assíncrona. O primeiro com a utilização do Google Meet e o segundo a partir de orientações e materiais disponibilizados em uma sala de aula virtual no Google Classroom. Essa disciplina ocorreu no período de quinze de março a vinte e três de abril de 2021, durante o Ensino Remoto Emergencial (UFPA/ERE-2020). Assim sendo, relataremos aspectos de nossa participação no estágio, com foco na elaboração de materiais didáticos para disponibilizar no ensino remoto, bem como observações sobre como aconteceram as atividades em uma escola pública estadual de Belém-PA. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa (GODOY, 1995), com reflexão da experiência de registros realizados em diários de bordo. De nossa observação, percebemos que as escolas têm trabalhado com recursos pedagógicos para o ensino híbrido, que no contexto do estágio foi caracterizado pela disponibilização de materiais impressos e em formato digital em grupos de WhatsApp. Para a análise utilizamos uma das atividades elaboradas para a socialização no grupo da escola participante. Da nossa participação no estágio, compreendemos que os saberes profissionais docentes são temporais, plurais, heterogêneos, personalizados e situados e que é necessário atentarmos para o inesperado, para adequar nossa atuação em sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experiências docentes em tempos de pandemia de COVID-19: o papel das tecnologias digitais e o ensino de estudos amazônicos no município de Marituba-PA(2023-07-13) SILVA FILHO, Lélio Barbosa da; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; https://orcid.org/0009-0005-4933-1251Em março de 2020, foi decretado no Brasil, estado de calamidade pública devido ao aumento da contaminação pela Covid-19. Com isso, houve a necessidade de limitar a circulação e aglomeração de pessoas. Em meio a essa mudança restritiva, as atividades escolares passaram a ser diretamente afetadas. O Objetivo deste trabalho de conclusão de curso foi analisar a atuação de docentes da disciplina de Estudos Amazônicos frente a suspensão das atividades letivas presenciais causadas pela pandemia no município de Marituba, PA, realidade essa que demandou a busca por novas práticas pedagógicas, levando os envolvidos a adequar-se a novos modelos de ensino que atendessem às demandas sociais e estruturais dos indivíduos pertencentes ao espaço escolar. Para este estudo, pretende-se compreender as diferentes problemáticas que se apresentaram aos docentes, discutir como se deu a incorporação de recursos tecnológicos na elaboração e execução de propostas pedagógicas e ações educativas, e como buscou-se abordagens que contemplam conteúdos no âmbito local, objetivando a valorização da regionalidade e construção da identidade sociocultural.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Instrumentos alternativos para aulas práticas de Química no ensino remoto para alunos do 1º Ano do Ensino Médio(2022-12-06) FRANCO, Anderson Rogério Beltrão; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406O presente trabalho discorre sobre os resultados de uma pesquisa - ação realizada em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, cujo objetivo foi apresentar instrumentos alternativos de forma que sejam usados no ensino de Reações Químicas, visando ajudar docentes no processo de reelaboração de atividades experimentais, adequando-os para o ensino remoto, em virtude da pandemia da COVID-19. Sendo assim, este estudo foi desenvolvido com materiais de baixo custo e de fácil aquisição. Para facilitar o diálogo com discentes, os experimentos foram realizados via Google Meet. Questionários foram aplicados para quantificar o resultado da pesquisa. Pela análise dos questionários aplicados, notou-se o entendimento do assunto e participação nas aulas. Diante disso, verifica-se que, atividades de cunho experimentais durante o ensino remoto é uma ferramenta importante no processo ensinoaprendizagem em aulas de Química.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial: trajetória e perspectivas em alcançar um sonho(2022-03-14) CORNÉLIO, Marinalva Santana; FERREIRA, Lindomal dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0491669639567438Essa missão de escrever sobre minha trajetória de vida, exigiu-me rememorar e relembrar o passado, processo que me levou a reconstituir e recordar minhas experiências tanto pessoais, quanto profissionais. Memorial são relatos de memórias, são lembranças guardadas na memória de uma pessoa e isso me levou a fazer um resumo de toda minha vida, como se fosse um currículo, detalhando desde o meu nascimento até os dias atuais. Hoje já amadurecida, prefiro acreditar que a vida tem seus propósitos e hoje relembrando e escrevendo sobre meu passado, sinto uma gratidão enorme por todos os momentos de felicidades e assim terei força interior para conquistar meus objetivos. Destacarei aqui as experiências pessoais e profissionais vividas no dia a dia da sala de aula como professora de magistério e os novos conhecimentos vivenciados na Universidade enquanto graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará. No decorrer do curso de Pedagogia fui capaz de reavaliar e melhorar minhas práticas e crescer como pessoa e como profissional. Consegui entender que o meu principal papel, como professora, é ensinar e aprender com as crianças que passarão por mim durante minha trajetória como docente. Vejo que, atualmente, ser educador tem sido uma tarefa árdua, mas tenho como objetivo acreditar que o dia de amanhã será melhor que o dia de hoje, pois acredito que o curso dá um alicerce que nos permite contribuir para uma sociedade melhor, e se, fizer a diferença na vida de uma criança, já terá valido a pena. Percebo que para ser educador é preciso sair da zona de conforto que nos paralisa, e com isso, reivindicar mudanças no processo da nossa formação, e a principal mudança começa em nós, com as nossas atitudes. Também quero transcorrer sobre os desafios e dificuldades encontrados durante o ensino remoto, vivenciados na pandemia da COVID-19. Portanto, ao longo desse trabalho, apresento minhas experiências vividas em sala de aula e o quanto essas experiências contribuíram para a minha carreira como docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologias ativas na formação de professores no ensino remoto: um relato de experiência sobre o tema resíduos sólidos(2021-06-15) SILVA, Anna Caroline Bastos Dantas e; COSTA, Chirla Miranda da; http://lattes.cnpq.br/6172435058557264; RAPOSO, Elinete Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6737474841439654; https://orcid.org/0000-0001-8995-0296O propósito deste trabalho é proporcionar aos professores em formação inicial o conhecimento com as diferentes metodologias ativas para oferecer uma melhor alfabetização científica, através do ensino remoto. Para isso, torna-se essencial proporcionar o contato por meio das experiências, com outras práticas que possam despertar o interesse tanto para os discentes quanto para os docentes. Neste trabalho questionou-se: quais os desafios e as contribuições de um minicurso sobre resíduos sólidos para a formação inicial de professores a partir de metodologias ativas no contexto do ensino remoto? Para isto, foi realizado um minicurso, desenvolvido de forma remota, com atividades síncronas e assíncronas. Para elaboração e análise de dados, contamos com os seguintes registros: fotografia, áudio-gravação, vídeo, anotações e um questionário. Os dados estão organizados no quarto capítulo em seções denominadas paradas obrigatórias. Percebeu-se que os participantes se engajaram nas atividades e refletiram acerca da sua formação, por meio de exposições fotográficas, elaboração de textos; além das respostas obtidas pelo questionário, mostrando suas concepções sobre as atividades empregadas e a importância desse minicurso na formação de professores. Apesar das dificuldades com aulas remotas, os discentes tiveram êxito na entrega das atividades e participaram ativamente das discussões, o que contribuiu para as reflexões acerca do tema abordado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Perception about english language acquisition through remote teaching at the public school of the city of Placas(2022) MELO, Adriana dos Santos; MARTIN, Marina; http://lattes.cnpq.br/1585333558187170Os anos de 2020 e 2021, foram marcados pelas drásticas mudanças e impactos em todo o mundo. O Brasil, por exemplo, enfrentou diversas crises e impasses em muitas áreas, como por exemplo a educação, com a imediata paralização das aulas, dando início então ao chamado Ensino Remoto Emergencial, tanto em redes privadas quanto públicas. Este trabalho buscou observar a percepção dos alunos de escola pública, em relação ao ensino da língua inglesa durante o período de isolamento social, causado pela Pandemia de Covid 19. Determinou as características do processo de ensino aplicados aos alunos para que fosse continuado o ano letivo. O método utilizado pela escola para a continuidade das aulas, e ferramentas usadas para tornar esse processo possível. O estudo dos dados obtidos possibilitou identificar diferentes dificuldades e até mesmo possibilidades entre os alunos. Uma das principais dificuldades pontuadas foi a falta de interação do professor com os alunos via digital.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas pedagógicas do professor de matemática em tempos de pandemia(2022-02-25) SOARES, Jaila de Sousa; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877A pesquisa objetiva analisar as práticas pedagógicas de professores de Matemática durante o período de aulas remotas e seus impactos na aprendizagem dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, em razão do momento pandêmico que o Brasil e mundo se encontram. O trabalho foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa e operacionalizado por meio de questionário aplicado a professores de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental, tendo a análise dos dados sido ancorada na bibliografia pertinente. Constatou-se que o processo de aulas remotas mobilizou professores, estudantes e pais, e que, apesar de os professores terem buscado meios de ensinar durante este período, a maior parte dos estudantes não teve acesso às tecnologias digitais de informação e comunicação, o que interferiu desde a relação de professores com estudantes e destes entre si, à organização do trabalho pedagógico, tendo como consequência dificuldades na aprendizagem.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Reflexão sobre as dificuldades encontradas nas práticas docentes em aulas de Ciências durante a pandemia do Covid-19 no ano de 2020 em escolas do meio rural(2022-07-25) BORGES, Ivanilde Silvia Araujo; SILVA, Marcio Rogério da; http://lattes.cnpq.br/1136612613285395A pandemia do covid-19 provocou várias mudanças dentro da sociedade, afetando diretamente a educação em todos os seus setores e todas as modalidades diferentes, foi necessário fazer várias adaptações por conta da pandemia, uma dessas foi o ensino remoto que surgiu como uma possibilidade de aproximar discentes e docentes no momento de isolamento social. O presente trabalho se propõe a analisar como o ensino remoto aconteceu nas escolas do ambiente rural e como foi o processo de adaptação dos docentes as tecnologias necessárias, para isso foram feitas entrevistas com profissionais da educação do campo e foi usado o método qualitativo para analisar os dados. Foram feitas entrevistas com dois professores e com isso percebemos que a educação nos tempos da pandemia da covid 19 sofreu grandes impactos com o distanciamento dos professores e alunos. O trabalho se dispõe a mostrar como os docentes da educação lidaram com as dificuldades encontradas por conta do distanciamento causado pela pandemia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relato de Experiência no Programa Residência Pedagógica(2022-08-26) DUTRA, Giovane dos Santos; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391Este Trabalho de Curso segue a configuração estrutural da Instrução Normativa Nº 01/2022 da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Pará que dispõe normatização sobre as atividades do TCC, flexibilizadas em virtude das consequências decorrentes da pandemia da COVID-19. Destarte, será usado o Relatório Final entregue à CAPES como requisito de análise pela banca avaliadora deste presente texto. Tal produção se configura como um relato de experiências significativas vivenciadas no âmbito do Programa Residência Pedagógica ao longo de 18 meses de permanência como residente. Em suma, a respectiva produção textual abordará a respeito das dificuldades vivenciadas no ensino na modalidade remota e adaptações a esse novo contexto, o uso de plataformas digitais como Google sala de aula, Google Meet e o Wordwall. Como conclusão obtida, o adentramento no formato de ensino remoto, possibilitou vislumbrar os desafios que emergem durante a trajetória docente, a partir da imersão em um contexto de ensino atípico, que demandou uma readequação na visão e na prática de ensino, onde se fez necessário recorrer a novas formas de repassar o conhecimento e metodologias que possibilitassem uma maior interação com os alunos e facilitação do ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relatos de experiência em estágios supervisionados: entre o remoto, híbrido e o presencial(2022-07-11) GOES, Jadna Cleia Estevam da Silva; SILVA, Rozinaldo Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/5390493799351623Este artigo busca expor a experiência da formação do discente no âmbito do estágio supervisionado no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará - Campus Altamira, durante os anos de 2021 e 2022, dentro do período pandêmico. Para tal, partimos do relato de três estágios supervisionados, iniciando com a educação especial, seguido do estágio em educação de jovens e adultos e por fim, o estágio em ambientes não escolares. Ressaltando ainda que, cada estágio foi realizado em um momento diferente da pandemia, onde foram experienciados o ensino remoto, híbrido e totalmente presencial. Objetivando relatar as dificuldades e possibilidades do estágio supervisionado realizado neste período pandêmico, e os impactos na formação do docente. Observou-se que as dificuldades são grandes, mas as possibilidades são igualmente importantes e que o estágio amplia a visão dos futuros profissionais para qual área querem atuar, além possibilitar praticar o que se aprendeu na academia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Un análisis de los desafíos enfrentados en la enseñanza remota en la turma de letras español 2018 de la universidad federal de Pará (UFPA)(2023-03-03) MARQUES, Leandra de Jesus Vieira; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299O presente artigo tem como objetivo relatar os principais desafios enfrentados pelos alunos em relação ao ensino remoto oferecido pelas Universidades no período de pandemia, apresentar as estratégias desenvolvidas pelos alunos para dar continuidade aos estudos diante do novo modelo de ensino. Em especial aos alunos do Curso de Língua Espanhola 2018, do Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) no município de Cametá/Pá. Para atingir tal objetivo, o trabalho contou com a execução de um questionário enviado para a turma, para a elaboração análise e execução no trabalho. Como metodologia foram utilizados estudos bibliográficos e de campo, com abordagem quantitativa que foi desenvolvido sob a elaboração de um questionário formulado com cinco questões fechadas e abertas para ser aplicado por meio de formulários do Google aos alunos do curso de graduação em Letras - Língua Espanhola 2018 da Universidade Federal do Pará- (UFPA), cujo objetivo foi relatar os principais desafios enfrentados pelos alunos em relação ao ensino remoto uma alternativa oferecida pelas universidades no período da pandemia. O trabalho foi fundamentado teoricamente em autores, como: Cordeiro (2020), Kenski, (2004), Leal (2020), Paraquett (2009), Souza (2020), entre outros. Por fim, vale destacar que o ensino remoto não foi suficiente para suprir as necessidades do ensino presencial, mas foi uma forma de minimizar as perdas no ensino e aprendizagem dos alunos durante o período de isolamento social devido a pandemia.