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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise das questões de física do novo exame nacional do ensino médio
    (2019-12-18) MOREIRA, Rogério de Oliveira; SILVA NETO, Manoel Januário da; http://lattes.cnpq.br/7869069020062706
    Devido a importância do Enem para os alunos dos anos finais do ensino básico, a nossa pesquisa é sobre a análise das provas do Novo Exame Nacional do Ensino Médio com o objetivo de avaliar as questões do exame e relacioná-las com as recomendações e orientações de conteúdos para o Ensino Médio. Para isso é necessário identificar as características das provas, relacionar as questões por área de conhecimento da física e dentro dessa áreas os assuntos mais cobrados, selecionar os conteúdos mais importantes e como são cobrados. Inicialmente, fizemos um estudo das características do PCN para o Ensino Médio e ENEM correlacionando os temas estruturadores com a matriz de referência juntamente com a propostas dos livros didáticos e em seguida analisamos as 10 provas de 2009 à 2018 afim de levantar as suas características. Dessa pesquisa verifica-se que as provas são contextualizadas e com questões conceituais, permanece uma predominância das áreas de eletricidade e mecânica e por fim foge em parte das antigas provas de vestibulares tradicionais. Dessa forma, constatamos que o Enem está em ressonância com as recomendações do Ensino Médio.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aprendizagem da matemática : dificuldades para aprender conteúdos matemáticos por estudantes do Ensino Médio
    (2018-05-04) CARNEIRO, Letícia de Nazaré Souza; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    Esta é uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa e tem como principal objetivo identificar fatores que dificultam a aprendizagem de conteúdos matemáticos por estudantes do Ensino Médio para compreender suas principais causas. Participaram deste estudo, 48 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, localizada no distrito do Apeú, no município de Castanhal. Para a constituição das informações, utilizamos como instrumento, questionário com questões semiestruturadas objetivando identificar as causas que contribuem para dificultar a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Durante o período que estivemos no campo de investigação, foi possível observar que aprender Matemática ainda é uma questão que preocupa, o que nos levou a fazer reflexões acerca do ensino da Matemática no contexto brasileiro, a partir dos dados informados nos indicadores educacionais. Compreende-se que aprender Matemática não é algo fácil, porém é necessário encontrar meios que possam contribuir para a melhoria do ensino a partir da orientação necessária no sentido de estimular o estudante a desenvolver a capacidade e a habilidade de raciocínio-lógico necessário para a aprendizagem de conteúdos matemáticos. As informações foram organizadas e analisadas com base nos estudos realizados por teóricos que discutem a temática. Os resultados apontam que ensinar matemática é sempre um grande desafio para os professores e os mesmos devem encontrar meios para vencer esses desafios, encontrando métodos adequado que ajude o estudante a compreender os conteúdos ensinados e sala de aula.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ato de estudar: a escola e o ensino aprendizagem na percepção de alunos do 1º ano do ensino médio em uma escola pública de Castanhal/PA
    (2019-07-15) SOUSA, Renata Gabriele Ramos de; RIBEIRO, Madison Rocha; http://lattes.cnpq.br/8046770697856492
    A educação escolar tem um papel fundamental para o desenvolvimento do ser humano, e através de mudanças sociais, políticas e culturais, os modelos educacionais sofrem modificações a fim de adequar-se ao momento em que se encontra. Considerando isto, a presente pesquisa de campo discute a percepção de alunos do 1° do ensino médio de uma escola pública de Castanhal-PA acerca do ato de estudar, da escola e o processo de ensino e aprendizado. Analisa através dos dados coletados a percepção que os alunos têm a respeito de sua escolarização, considerando a realidade da escola em questão assim como o contexto partícipe. O estudo fundamenta-se na abordagem qualitativa de pesquisa, sendo orientado por meio dos princípios e procedimentos da pesquisa de campo, do tipo descritivo. Utiliza-se para a coleta de dados a técnica de entrevista estruturada. O objeto de estudo é analisado tendo como referência as produções teóricas que discutem o campo educacional, com destaque para as obras de: Brandão (2001), Freire (1991) e Nóvoa (1995), além de outras referentes a este campo de estudo. Os resultados apontam de acordo com a percepção dos estudantes, que escola é tida como um local para aprendizagem, sendo referência principal na busca por novos conhecimentos dos jovens em questão, além disso, para muitos, os estudos significam a garantia de um futuro melhor. Outra questão importante é a necessidade de uma transformação escolar, no sentido de promover uma educação que corresponda às demandas atuais, assim como está contextualizada a realidade investigada.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Aula prática investigativa de química sobre processos de separação de misturas na Escola Dom Pedro I em Porto de Moz - PA
    (2022-04-22) PERNA, Cleudinéia dos Santos; SILVA, Márcio Rogério da; http://lattes.cnpq.br/1136612613285395
    O presente trabalho consistiu na realização e análise de aula prática investigativa sobre processos de separação de misturas em contrapartida ao método exclusivamente tradicional de ensino, no qual o aluno é mero espectador ou repetidor de conceitos. Com objetivo de despertar o interesse dos alunos por estes serem inseridos no processo de aprendizagem como agentes ativos na busca de respostas para solucionar problemas, neste caso, sobre os métodos de separação de misturas e possibilitar a aprendizagem. Sendo realizado em duas turmas de 1º ano do ensino médio da escola Estadual de Ensino Médio Dom Pedro I, Sede, localizada em cidade de Porto de Moz – PA. Para tanto, na metodologia de pesquisa adotou-se uma abordagem qualitativa, que prevê a relevância da perspectiva individual e coletiva dos participantes, bem como a do próprio pesquisador. Como resultado, verificou-se maior aprendizagem observada na realização das tarefas com base na pratica investigativa. Além disso, os dados coletados demonstraram um aprendizado significativo para os alunos, tendo excelente repercussão. Por outro lado, na atividade com resolução de questões do Exame nacional do Ensino Médio – ENEM, sobre separação de misturas, constatou-se necessidade de mais tempo de estudo para os alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Desafios e perspectivas referentes ao letramento acadêmico na transição do ensino médio para o ensino superior: percepções de alunos ingressantes no campus da UFPA em Bragança
    (2024-07-09) SANTOS, Adriane Reis da Silva; COSTA, Ana Paula; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578
    A entrada na Universidade é marcada por diversos desafios, levando os alunos ingressantes a vivenciarem momentos de apreensão, pois a transição entre ensino médio e ensino superior exige mudanças culturais e intelectuais para as quais muitas vezes não estão preparados. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva identificar os desafios e as perspectivas que alunos ingressantes da Universidade Federal do Pará no Campus de Bragança enfrentam com o letramento acadêmico, a fim de compreender que fatores interferem nesse primeiro contato com o ensino superior. O estudo foi feito por meio da análise de dois questionários que foram disponibilizados para alunos dos variados cursos do Campus, após dois minicursos ofertados como uma ação da área de Linguagem do “Programa Nivelamento da Aprendizagem nas Áreas de Linguagem, Ciências Exatas e da Natureza para os Discentes do Campus de Bragança – Pará”, iniciado em 2020 e encerrado em 2023. Este estudo foi fundamentado teoricamente em contribuições de alguns estudiosos, como Carlino (2017), Coulon (2017), Ferreira e Lousada (2016), Oliveira e Araújo (2017) e Pinho et. al (2015), entre outros. Quanto à metodologia, aproxima-se da pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam dois fatores principais na transição de estudantes do ensino médio para o ensino superior: o primeiro, interno, está relacionado à relação professor/aluno e ao formato da oferta de disciplinas adotado pelas faculdades; o segundo, externo, relaciona-se ao ensino básico defasado e a consequências da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dificuldades enfrentadas por alunos do ensino médio no aprendizado da matemática
    (2023) SILVA, Jefferson Pedro Silva e; SILVA, Paulo Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/2979203220976406
    Esta é uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa com fins exploratório e descritivo e procedimentos de pesquisa de campo, utilizando-se da análise textual discursiva na análise e interpretação dos dados e teve como objetivo geral identificar as causas das dificuldades enfrentadas por alunos do ensino médio para compreenderem o ensino matemático. Participaram desse estudo, 50 alunos do ensino médio da Escola Maestro Waldemar Henrique, localizada no bairro do Benguí em Belém do Pará. Para a coleta de dados, foi utilizado como instrumento um questionário e a realização de entrevistas juntamente com os alunos. As dificuldades estudadas nesta pesquisa, tendo como norte o que diz a literatura, foram: o desinteresse, a falta de motivação dos pais ou responsáveis, achar a matemática difícil e a distração em sala de aula. E na análise do questionário e durante as entrevistas observou-se que as quatro dificuldades estudadas neste trabalho foram apontadas pelos alunos, onde houve um maior número de alunos indicando que, achar a matemática difícil e a distração em sala de aula são as dificuldades que mais afetam a compreensão do ensino matemático durante as aulas. E que mediante ao referencial teórico deste trabalho, podemos indicar como proposta, a aplicação de jogos matemáticos durante as aulas, além de apresentar para os discentes as aplicações que os assuntos estudados em sala têm em seus dia-a-dias, mostrando também a importância fundamental que estes temas tem para as ciências, em seus diversos níveis de aplicação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de trigonometria no ensino médio
    (2019-04-11) OLIVEIRA, Francinete Pinheiro de; ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2751639119658256
    O presente trabalho apresenta um estudo que objetivou analisar os fatores que contribuem para as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Trigonometria no 1º ano do Ensino Médio. Como suporte teórico, embasou-se em autores que discutem essa temática como Brown (2006), Chigonga (2016), Orhun (2004), entre outros, que contribuíram com uma abordagem significativa sobre o tema em discussão. De tal modo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, na qual foram feitas o uso de observações e aplicações de questionários que foram direcionados a uma professora e alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Tendo por meio dos questionários resultados satisfatórios quanto as dificuldades que os alunos têm em aprender a Trigonometria, no qual conclui-se a partir dessa discussão mostrar que a introdução de novas estratégias metodológicas para o ensino tem como propósito elevar o potencial educativo na aprendizagem dos alunos quanto aos saberes trigonométricos, assim como das demais disciplinas do currículo escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A diversificação nas formas de oferta do ensino médio no Estado do Pará: análise das Regiões de Integração do Marajó e Metropolitana
    (2018-12-21) COELHO, Sandy Caroline Seabra; ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; http://lattes.cnpq.br/7901626430586502
    Este trabalho tem como objetivo analisar as diferentes formas de oferta do ensino médio paraense, especificamente, nas Regiões de Integração do Marajó e Metropolitana, e a reprodução das desigualdades socioeconômicas. Como procedimento metodológico se elegeu a revisão bibliográfica e documental e ainda o levantamento e análise de dados estatísticos. Os resultados revelam que há aproximadamente nove formas de ofertar o ensino médio no estado, esse número pode aumentar se considerarmos algumas variáveis como turno e localidade. Consideramos que as diferentes formas de oferta do ensino médio, ao mesmo tempo em que podem revelar possibilidades de diversificação, também podem apresentar limites no que se refere ao aumento das desigualdades escolares, pois, no contexto da sociedade dividida em classes sociais há a tendência de promover hierarquização entre as diferentes escolas, especificamente, na rede pública de ensino. Os dados coletados são um retrato parcial do contexto das escolas de ensino médio paraense e não explicam todas as contradições vinculadas a esse ensino, porém eles expressam números atuais, apontando índices acentuados de desigualdades educacionais produzidas pelas desigualdades sociais
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Do some ao sei: Uma discussão necessária acerca da Educação do Campo
    (2018-08-02) BARBOSA, Ewerton Santa Brigida; HAGE, Salomão Antonio Mufarrej; http://lattes.cnpq.br/1723722364556016; https://orcid.org/0000-0001-7801-0696
    A proposta desse artigo é de abrir um diálogo acerca do Sistema de organização Modular de Ensino (SOME) e do Sistema de Ensino Interativo (SEI), de suas metodologias de ensino voltadas ou não ao Campo, bem como as suas possíveis limitações e contribuições. Ele também aborda a Pedagogia da Alternância e a proposta de uma educação fundamentada no diálogo e na participação do povo campesino. A metodologia aqui escolhida foi à pesquisa bibliográfica, para que com a mesma, possamos ter subsídios para compreender como podemos atuar e contribuir para uma educação emancipatória no Campo. Essa pesquisa bibliografia utilizou-se de autores que abordam a educação numa perspectiva mais ampla e outros mais voltados para Educação do Campo, além disso, utilizou-se de documentos oficias com a Constituição de 88 e a Lei Estadual nº 7.806, que trata do SOME no estado do Pará
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Educação do campo e ensino médio: um estudo baseado em concepções de estudantes da cidade de Abaetetuba
    (2018-06-25) ALVES, Suely Paixão; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175
    O artigo objetivou analisar as políticas educacionais para a formação de alunos do Ensino Médio no município de Abaetetuba/ Pa, buscando compreender se elas respondem as necessidade dos alunos, baseado em suas concepções. A pesquisa é de cunho qualitativo, utilizando os seguintes instrumentos de coletas de dados: entrevistas semi estruturadas, questionários e grupo focal com os alunos do Ensino Médio. Seu surgimento se deu na tentativa de levar uma educação capaz de proporcionar aos jovens algumas possibilidades como a preparação para o mundo do trabalho e a possibilidade de continuação dos estudos, a partir daí então foi possível observar com os alunos se o mesmo está cumprindo com o papel que ele foi proposto. Os autores utilizados na pesquisa foram Krawczyk(2014), Nascimento(2015), Caldart(2014). Os resultados apontam para um Ensino Médio fragilizado na escola pesquisada que é a escola Bernadino Pereira de Barros, quando se leva em conta o que os alunos pontuam durante as entrevistas, que o mesmo não está preparando-os para o mundo do trabalho e nem para ingressar na universidade. Por outro lado os alunos compreendem a importância do mesmo na sua formação escolar e profissional. Entretanto, os desafios de sincronizar as realidades dos alunos na execução das políticas educacionais apresenta-se como uma realidade distante.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação financeira no contexto do ensino médio: contribuições e perspectivas
    (2020-02-14) OLIVEIRA, Josué Rodrigues de; SILVA, Fabio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009
    A Educação Financeira ou Alfabetização Financeira é um tema que tem ganhado destaque nos ambientes acadêmicos e nas escolas nos últimos anos. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar o nível/perfil de Educação Financeira de estudantes do 1º no do Ensino Médio e as contribuições das aulas de Matemática para sua Alfabetização Financeira. A discussão teórica que fundamentou a construção deste trabalho foi baseada, principalmente, Meneghetti Neto; Falcetta; Rassier; Marchionatti; entre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo exploratória. O contexto da investigação é uma escola pública de Ensino Médio e os participantes são alunos que cursavam o 1º ano em 2019. Eles foram escolhidos conforme critérios relacionados à idade, ao exercício ou não de atividade trabalhista e à disponibilidade em participar da pesquisa. Um questionário composto de 10 perguntas foi aplicado, em dezembro de 2019, para a construção das informações acerca dos seguintes aspectos, idade, vínculo empregatício, perfil de consumidor e endividamento. O professor de Matemática II, disciplina com ênfase em matemática financeira, permitiu a entrevista com os alunos, desde que as respostas pudessem servir como parâmetro para o planejamento da disciplina para o próximo ano letivo. A pesquisa apontou que muitos alunos não estão no mercado de trabalho, apresentam distintos perfis de consumidor, acumulam dívidas e que reconhecem a importância das aulas de Matemática para enfrentar situações cotidianas relacionadas a compras e vendas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação financeira: perspectivas práticas na formação de consumidores conscientes em turmas do ensino médio
    (2022-06-29) SILVA, Ulisses Nunes da; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    O Trabalho de Curso aqui proposto, faz abordagens acerca da Educação Financeira como uma importante área do conhecimento por contribuir para o melhoramento da relação das pessoas com os recursos financeiros e ganhando espaço como pauta de discussão, especialmente no ambiente escolar, visto que, a incorporação de seus princípios no ensino, ajuda os jovens a entender o valor do dinheiro e como se relacionar de forma saudável com ele. Com base neste contexto, objetiva-se compreender o papel da Educação Financeira na formação de estudantes do Ensino Médio. A pesquisa aqui proposta é de abordagem qualitativa exploratória. Foram informantes, 30 alunos do 1o, 2o e 3° ano do Ensino Médio, de uma escola pública, localizada no município de São João da Ponta – PA. Para obter os dados, fizemos uso de um questionário com cinco questões semiestruturadas. Para análise e melhor organização dos dados, utilizamos a categorização como técnica apreciativa das informações obtidas. Com o resultado da análise, foi possível observar que de forma geral, os alunos têm a compreensão de que a Educação Financeira é uma ferramenta para administrar os recursos financeiros, no sentido de orientar os cidadãos em como lidar com o dinheiro de maneira consciente. Acerca da importância de aprender sobre a Educação Financeira os alunos foram unânimes em afirmar a notoriedade deste conhecimento para a sociedade e destacaram que o ensino financeiro é positivo para que não sejam cometidos erros. Em relação ao planejamento financeiro familiar, grande parte dos alunos revelaram que suas famílias realizavam algum tipo de planejamento para o orçamento da família e, destacaram anotações em cadernos como a principal forma de planejamento adotada. No que se refere a realização de atividades remuneradas, parte significativa dos alunos responderam que não executam, dentre aqueles que exercem atividade remunerada, a maioria apresenta preocupação em realizar planejamento financeiro. Dessa forma, destaca-se a importância científica e social desta pesquisa, pois a mesma apresenta contribuições relevantes acerca da temática abordada e da importância deste conhecimento nas salas da Educação Básica e a importância do papel da família na formação de indivíduos conscientes ao que concerne o uso dos recursos financeiros.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação financeira: uma abordagem necessária em aulas de matemática no ensino médio
    (2022-02-25) CARMO, Alvaro Rodrigo Pompeu do; SILVA, Izabel Matos de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/3867342842379813; https://orcid.org/0000-0002-8210-9346
    Esta pesquisa tem como objetivo apresentar atividades propositivas que estejam alinhadas aos descritores da BNCC que ajudem na composição curricular sobre Educação Financeira para o Ensino Médio, na perspectiva das Metodologias Ativas. Para isso foi realizado um estudo qualitativo e bibliográfico, sobre a BNCC. Para a obtenção dos dados foram utilizados livros de autores conhecidos com temas afins e sites governamentais, entre outros, que versavam sobre a Educação financeira no Ensino Básico direcionando posteriormente ao Ensino Médio. Através do aprofundamento, demostrou-se a necessidade de desenvolver nos alunos a capacidade de administrar seus rendimentos tanto no presente, com a mudança de atitudes, quanto no futuro através de orçamental pessoal e familiar, para a responsabilidade de se viver em uma sociedade consumista e o sua conscientização de que suas escolhas financeiras afetam diretamente ou indiretamente o meio em que vivem. Foi elaborado atividades propostas, que tem como objetivo explorar a Educação Financeira transversalmente, aproveitando o máximo do conceito de Educação Financeira em todo o Ensino Médio. A pesquisa conclui que é possível usar as Metodologias Ativas tanto as que estão descritas nesse trabalho, quanto as que ainda estão a serem exploradas na perspectiva de aprendizagem financeira, para a facilitação da inserção da Educação Financeira.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação física no ensino médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física
    (2019-01-10) SILVA FILHO, Izaias Aires da; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922
    O presente estudo evidencia a temática Educação Física no Ensino Médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física. O objetivo geral do trabalho foi compreender as práticas pedagógicas que constituem a dinâmica das aulas de Educação Física do ensino médio no município de Castanhal-PA. Por conseguinte, foi realizado um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, dispondo como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada com quatro professores de Educação Física no ensino médio de duas escolas do município de Castanhal-PA. Para análise de dados utilizamos a Técnica Analise de Conteúdo: Técnica de Elaboração de Análise de Significados proposta por Moreira, Simões e Porto. Os resultados apontaram que: aula fundamentada na abordagem crítico-superadora Amplia o conhecimento; Importância do planejamento da aula; Importância do material; Importância das práticas esportivas; Socialização; Visão positiva e negativa dos professores. Diante do exposto concluiu-se que as práticas pedagógicas que constituem a dinâmica das aulas de EF do ensino médio no município de Castanhal-PA depende não apenas dos conhecimentos oficiais mas é uma relação com entre os diferentes saberes que potencializam o ensino e aprendizagem qualificando, assim, a organização.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Ensino Médio modular no campo: um estudo na escola Rui Barbosa, Medicilândia, Pará
    (2020-08-05) ARAÚJO, Alcinei da Silva; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111
    A experiência no Estágio Supervisionado realizado no ensino médio motivou a escolha sobre o tema desta pesquisa do Trabalho de Curso (TCC). Logo, a pesquisa foi desenvolvida a partir do Estágio Supervisionado III, no Tempo Comunidade VII. O objetivo deste trabalho apresenta um estudo acerca da temática do Sistema Organizacional Modular de Ensino (SOME), ofertado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, localizada na Agrovila Jorge Bueno da Silva – km 70 faixa, a 20 km da sede do município de Medicilândia. Esse estudo se orienta pela abordagem qualiquantitativa, ao lançar mão de elementos que contribuíram para o quadro de referência no contexto do qual se dá a explicitação do objeto de estudo, como a construção de gráficos, uso de fotografias, dados de pesquisa produzidos ao longo dos estágios supervisionados, pela pesquisa de campo envolvendo os tempos comunidade, dados de cadernos de campo, entrevistas com alunos, professores do modular rural, direção da escola polo campo de estágio, direção da escola sede, coordenação da 10ª regional e secretaria de educação do Estado do Pará e do município de Medicilândia. Para o desenvolvimento desse estudo, foi necessário identificar os aspectos históricos do referido município de Medicilândia e da Rodovia Transamazônica pelo fato das conexões relacionais com a história da Escola Rui Barbosa e com a comunidade. Neste trabalho, há o exercício de contextualização do ensino médio no campo a partir da história da Escola Rui Barbosa, do modo de oferta do ensino modular no município de Medicilândia, principalmente pela demanda de uma educação pública no campo, de qualidade, do ensino fundamental ao ensino médio, tendo em vista as questões educacionais serem temáticas de pesquisas e de preocupação no contexto da realidade das escolas da cidade e do campo e suas demandas projetadas para ações governamentais. Os resultados da pesquisa revelaram que o Estado precisa criar políticas públicas para atender a população das comunidades camponesas, principalmente na área da educação, investir em aquisição de livros e materiais didáticos para escolas básicas, repensar o currículo, de modo a contextualizá-lo com as práticas sociais dos sujeitos e suas temporalidades e o principal, garantir aos professores do SOME, formação continuada, para aperfeiçoar os conhecimentos, na busca de novas metodologias de ensino pautadas por uma educação diferenciada, pública e de qualidade no campo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ensino médio: concepção docente em uma escola no município de Abaetetuba-PA
    (2018-06-25) ALVES, Simôní Paixão; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175
    O trabalho apresenta algumas reflexões sobre as políticas educacionais para o Ensino Médio sob a ótica de professores da E. E. E. F. M. Bernadino Pereira de Barros no município de Abaetetuba no estado Pará. Inicialmente faremos uma abordagem histórica do Ensino Médio no Brasil, que nos apresenta o momento que foi instituído e suas finalidades, Também apresentaremos as reflexões dos professores entrevistados, suas concepções sobre o Ensino Médio e as políticas educacionais desenvolvidas pelo estado paraense. A pesquisa é de cunho qualitativo, utilizando os seguintes instrumentos de coletas de dados: entrevistas semi estruturadas, questionários e grupo focal com os professores do Ensino Médio da rede estadual de ensino. Este trabalho é fruto das pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa GEPESEED, com o objetivo de compreender como as políticas educacionais estão sendo desenvolvidas no município e as contribuições que os estudos desenvolvidos podem trazer para esse nível de ensino. Os autores estudados foram Nascimento (2015), Krwaczyk (2014). Os resultados da pesquisa demonstram que as lacunas existentes nessas políticas tendem a deixar o Ensino Médio fragilizado, não conseguindo cumprir com suas metas, levando a um baixo desempenho nas avaliações.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estágio supervisionado: reflexões da observação e regência em uma turma do Ensino Médio na cidade de Castanhal
    (2023-06-26) LOPES, Geiza das Mercês; MORAES, Jones Souza; http://lattes.cnpq.br/5378200116050651
    Este trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre os aspectos constituintes do Estágio Supervisionado em Matemática para a formação do professor. Para tal, foi utilizado como metodologia a abordagem qualitativa acrescida da pesquisa bibliográfica para fundamentar a perspectiva de estágio e as relações estabelecidas nesse processo. Nesse sentido, analiso o relatório final da disciplina de Estágio IV, a fim de compreender o processo da relação escola-estágio-universidade, bem como a importância do estágio na formação da identidade profissional e docente do então licenciando. Como resultado, encontramos que o Estágio é essencial para construção da identidade, da postura profissional e dos saberes essenciais para docência.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Evasão escolar e matemática no primeiro ano do ensino médio em uma escola da rede estadual em Castanhal/PA
    (2020-02-17) ALENCAR, Sandro de Jesus da Silva; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877
    O estudo descreve aspectos que caracterizam a evasão escolar relacionados à aprendizagem da Matemática em uma turma do 1º ano do Ensino Médio da rede pública Estadual de Castanhal - PA. Compreende a evasão como um dos grandes desafios que motivam debates e reflexões no âmbito da educação pública brasileira, pois, a permanência do aluno na escola consiste em um problema social com necessidade de investigações, como também, de novas propostas de políticas públicas, uma vez que engloba diversas vertentes e, ao relaciona-la com a disciplina de Matemática, pode-se constatar alguns fatores relevantes desta circunstância. A metodologia empregada consiste em uma abordagem qualitativa descritiva, por meio da qual aplicou-se um questionário de questões abertas para os alunos e professores com intuito de analisar fatores que contribuem e desafiam educadores em sua rotina escolar. Os resultados obtidos indicam que fatores externos e internos podem desencadear o processo de evasão escolar. No entanto, no âmbito da aprendizagem de Matemática, diferentes elementos, como as dificuldades de aprendizagem, a ausência de metodologias motivadoras e os processos rígidos de avaliação, tem incidido não afinidade pela disciplina e, no insucesso quanto às notas de avaliação e, consequente, no abandono escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da Biblioteca Pública Municipal de Vigia Sob a ótica dos alunos dos ensinos fundamental e médio
    (2017) CARDOSO, Tainara do Socorro Silva; GAMA, Merabe Carvalho Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/2550202865807631
    Demonstra a importância da biblioteca pública municipal de Vigia, município localizado no nordeste do Pará, a qual atualmente encontra-se fechada, apresentando as razões que motivaram essa ação e a lacuna que a biblioteca deixou para a comunidade vigiense, em especial os estudantes dos ensinos fundamental e médio. Enquadra-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, pois descreve as causas do fechamento da biblioteca. São utilizados os instrumentos de coleta de dados: questionário com amostra probabilística por acessibilidade; e entrevistas com pessoas influentes da sociedade vigiense, como o ex-prefeito da cidade que acompanhou o início da biblioteca e o ex-diretor da biblioteca que acompanhou sua história. A atual gestão da prefeitura municipal foi contatada, porém não retornou a solicitação. Os resultados obtidos demonstram o grande uso da Internet como fonte para busca de informações por parte dos estudantes, em contrapartida os mesmos mostraram interesse em utilizar uma biblioteca pública caso essa voltasse a funcionar no município.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A inserção da educação financeira no 1º ano do ensino médio a partir de um olhar matemático
    (2019-12-11) RODRIGUES, Albert Barbosa; ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2751639119658256
    Esta investigação tem como objetivo geral analisar como a inserção da Educação Financeira no Ensino Médio pode auxiliar na constituição de consumidores conscientes, articulando com conhecimentos matemáticos em uma escola localizada no município de Santo Antônio do Tauá/Pa. Para tanto, foi desenvolvida uma investigação com abordagem qualitativa em que preliminarmente foi feita uma pesquisa bibliográfica para o embasamento teórico, e em seguida uma pesquisa de campo em que foram aplicados questionários em duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio, com o intuito de identificar os conhecimentos prévios dos estudantes em relação a Educação Financeira e seus hábitos de consumo. Aplicou-se ainda um plano de aula de inserção desse tema, em que foram apresentados conceitos relacionados a essa temática. Por meio dos resultados verificou-se que a maioria dos estudantes nunca teve contato com a Educação Financeira e que a pesquisa de preços pode contribuir para a construção de consumidores conscientes. A Educação Financeira articulada com a Matemática pode levar aos estudantes um aprendizado prático e significativo, a pesquisa também possibilitou desenvolver aos estudantes a construção de hábitos que melhorem a relação deles com o dinheiro, tornando-se cidadãos conscientes de suas escolhas. Assim, a Educação Financeira é importante para a sociedade, pela relevância social que ela se propõe
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