Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Ensino e Aprendizagem"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da condição de vida dos alunos e de suas famílias durante a Covid-19 e possíveis impactos e seus resultados
    (2022-07-11) RÊGO, Jully Kelly Moraes; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055
    Este trabalho apresenta um estudo sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na vida socioeconômica dos discentes e seus familiares e a influência que tais realidades irão resultar na aprendizagem dos alunos de graduação da Universidade Federal do Pará UFPA, campus de Abaetetuba, o que possibilitou questionamento sobre as medidas governamentais que estão contemplando os discentes e seus familiares nesse cenário de pandemia. Para a construção deste trabalho, a metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica de caráter quanti-qualitativa e, formulários disponibilizados de forma eletrônica, com o objetivo de compreender a realidade dos estudantes universitários e suas famílias durante o período caótico da covid-19. Os resultados encontrados permitem constatar que as políticas públicas abrangem cada vez menos os estudantes e seus familiares, devido aos desmontes das Universidades Federais proporcionados pelo Ministério da Educação e pelas influências externas advindas do sistema capitalista, acabando por afetar diretamente os discentes no ensino e aprendizagem por falta de recursos e materiais de acesso, restando-os a desmotivação e por fim, na pior das hipóteses a evasão, visto que na maioria das vezes não existem meios que possam garantir a continuidade do indivíduo dentro da universidade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino pós-pandemia: os reflexos das dificuldades na aprendizagem da matemática no sistema de organização modular de ensino (SOME) no interior de Abaetetuba
    (2024-02-28) PIMENTEL, John Elvis Silva; SILVA, Steffany Ferreira da; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    Os impactos da pandemia da Covid-19 na educação básica foram significativos, o qual representou consequências complexas que ainda não foram totalmente avaliadas. Desta forma, o objetivo do presente artigo é examinar os efeitos da crise no processo de ensino e aprendizagem de Matemática do povo ribeirinho do rio Maracapucu Médio, ilha do Município de Abaetetuba. durante e pós-pandemia. O foco deste estudo foram alunos do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) da Escola Tomaz Lourenço Negrão. Buscou-se analisar, a partir da perspectiva desses alunos, os impactos da pandemia no processo de ensino e aprendizagem e os desafios enfrentados no período pós-pandêmico. A metodologia adotada incluiu abordagens qualitativas, documentais, bibliográficas e a aplicação de questionários. Os resultados revelaram uma significativa queda no processo de ensino e aprendizagem desses alunos, agravada pela falta de preparo tecnológico da escola para oferecer suporte aos estudantes, o qual resultou na ineficiência na absorção de conhecimento ao longo desse período até o momento atual.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    ENTRE A CASA E A ESCOLA: nuances do cotidiano do transporte escolar de alunos ribeirinhos da Escola Maria das Dores Sá, Vila Recreio do Piriá, Curralinho/PA e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem.
    (2021-07-09) CARNEIRO, Maria de Nazaré do Amaral; OLIVEIRA, Marluane de Souza; MATOS, Cleide Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8533815869369392; https://orcid.org/0000-0003-3229-9441
    O trabalho tem como foco principal, analisar as longas jornadas vivenciadas no transporte escolar pelos(as) alunos(as) da Escola Municipal Maria das Dores Sá, localizada na Vila Recreio do Piriá, área rural ribeirinha do município de Curralinho, Estado do Pará e suas implicações para o processo ensino- aprendizagem. O problema que norteou a pesquisa foi: que influências as longas jornadas vivenciadas no transporte escolar pelos(as) alunos(as) da Escola Municipal Maria das Dores Sá, localizada na Vila Recreio do Piriá, área rural ribeirinha do município de Curralinho, Estado do Pará tem no processo ensino-aprendizagem. O estudo tem como base a pesquisa de campo realizada por meio de observação e entrevistas semiestruturadas, pesquisa bibliográfica e documental. Conclui-se, pelos relatos, que as dificuldades enfrentadas pelos alunos implicam diretamente em sua aprendizagem, fazendo com que a motivação em aprender diminua significativamente. Tal desmotivação se dá por diversos fatores que vão além do tempo que passam dentro das embarcações ou da distância que percorram. São situações que afetam não apenas o físico, mas o emocional e cognitivo destes alunos, mesmo com toda a boa vontade e esforço que demonstrem.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Escola e família monoparental feminina: contribuições familiares e dificuldades pedagógicas no processo ensino-aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental em Quatro-Bocas (Tomé-Açu)
    (2018-09-04) PAIXÃO, Darlenne do Nascimento; SILVA, Dedival Brandão da; http://lattes.cnpq.br/2843515711368703
    Este estudo visa compreender as formas de educar de famílias monoparentais femininas e como a escola atua frente as dificuldades pedagógicas presentes no seu dia a dia. Partimos da ideia de que escola e família são instituições educativas que possuem papéis diferentes na educação dos indivíduos mas que devem se complementar. Como suporte teórico para discutir o primeiro capítulo Dias (2017), Nascimento (2006), Ariès (1987), Brito (2008) e Santana (2014). Em seguida, é apresentado o contexto social e as percepções de educação de mães chefes de família, tendo como apoio os estudos de Certeau (2003) e Marinho-Araújo e Oliveira (2010). Os resultados apontaram que as mães em situação monoparental dedicam-se ao máximo para conciliar o trabalho e a vida escolar de seus filhos desenvolvendo ainda em seu cotidiano diversas formas de educação familiar, a escola também adota algumas práticas que incentivam a participação dessas famílias no ambiente escolar, mas que ainda enfrenta grandes dificuldades nesse âmbito, inclusive também quanto à formas indesejadas de comportamento de vários alunos advindos dessa tipologia familiar.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    La utilización de la música en las clases de e/le: un recurso didáctico motivador y cultural
    (2021-06-16) CAVALCANTE, Welen Raiane Cardoso Ferreira; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299
    Este artigo tem como objetivo discutir sobre a utilização da música como um recurso lúdico alternativo capaz de apoiar os professores nas classes de espanhol como língua estrangeira (E/LE), como também, apresentar seu uso de uma forma diferenciada, envolvendo os aspectos sociais e culturais. Sabemos que esse recurso ainda é utilizado para repassar conteúdo de uma forma tradicional e o trabalho busca refletir sobre tais práticas pedagógicas, apresentando para os professores como a música pode ser uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido a parti de pesquisas bibliográficas qualitativa que adota a revisão bibliográfica de autores e suas obras para obtenção de informações para o desenvolvimento do trabalho, baseado em autores como LEFFA (2016), e CASSANY; LUNA; SANZ (1994), DUARTE (2008) e entre outros autores que somaram para o conhecimento deste artigo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A ludicidade na educação: aprender brincando
    (2019-08-09) PEREIRA, Vanusa de Melo Martins; LOBATO, Lídia Sarges; http://lattes.cnpq.br/7190520108421831
    Este trabalho apresenta como tema a ludicidade, possibilitando assim, compreendermos ainda mais os aspectos da educação brasileira, e sobretudo, da escola da cidade de Muaná. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa etnográfica na Escola Santa Rita de Cássia, durante 4 meses, com o objetivo de refletir como a ludicidade é acionada à recurso didático, no processo de ensino e aprendizagem do 1° ano do Ensino Fundamental. Os procedimentos metodológicos seguiram a trilha etnográfica, por meio da observação participante, que permite observar a realidade. Como referenciais teóricos de grande relevância na ludicidade e no que se refere ao desenvolvimento da criança, acionei Abreu (2013), Vygotsky (1994), (1984), Antunes (1998), dentre outros. Os resultados obtidos foram: a ludicidade é acionada à recurso didático na turma do 1° ano do ensino fundamental da escola pesquisada; a professora utiliza jogos, brinquedos e brincadeiras em suas atividades, auxiliando o desenvolvimento na aprendizagem; e pude perceber que a ludicidade está presenta na sala de aula, nas paredes coloridas com cartazes, com os brinquedos e cantigas de rodas, despertando nas crianças uma vontade a mais de aprender, e assim, obtendo melhores resultados no ensino aprendizagem.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A Música no processo de ensino e aprendizagem de frações matemáticas
    (2023-05-10) LIMA, Lucas Silva de; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648
    O presente artigo tem como objetivo mostrar estudos de metodologias de ensino de Frações usando a Música, apesar de muitas vezes serem tratadas como campos de saber completamente distintos, a Música tem em sua base a Matemática. As metodologias de ensino como a utilização do monocórdio; uso da escala pitagórica; materiais pedagógicos como: dominó musical, bingo musical e materiais para ligar, relacionada a turmas do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. Usando estudos de autores como Campos (2009), Miritz (2015), Tressino e Malaquias (2016), Almeida (2018) e Silva (2019), o estudo consiste no levantamento de literatura acerca da relação entre matemática e a música, em seguida as análises dos resultados obtidos por estes autores em seus experimentos. Tendo em vista melhorar o processo de ensino e aprendizagem de frações e discorrer sobre contribuições para o ensino por meio de métodos que possibilitem o desenvolvimento deste processo de forma prática e lúdica, como a atividade usando o monocórdio que leva o aluno à medir a corda ver a relação das duas áreas, e atividades como bingo musical e dominó fracionário que leva o discente a efetuar operações matemáticas e relacionar as figuras musicais, numa perspectiva de proporcionar algo significativo e motivador aos alunos, usando a teoria matemática com prática musical.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA