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Navegando por Assunto "Engenharia de software"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento de uma ferramenta assistiva médica de contexto específico em Libras
    (2024-10-10) PINTO, Heitor Santa Rosa Soares; MOREIRA, Caio Carvalho; http://lattes.cnpq.br/1370619943470585
    Este artigo apresenta o desenvolvimento da Ferramenta Assistiva Medica de Contexto Específico em Libras (FAMCEL), que facilita a comunicação entre surdos e profissionais de saúde, traduzindo Libras para o português escrito. A ferramenta permite que pacientes em consultas medicas descrevam sintomas no contexto de Doenças Cronicas Não Transmissíveis (DCNTs), o que pode melhorar a precisão no diagnostico, promover maior autonomia e humanizar o atendimento. Embora focada nas DCNTs, a ferramenta pode ser expandida para outras áreas. Futuras melhorias incluem sugestões ou auto-completar de frases e a conversão do texto montado em voz sintética.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Engenharia de requisitos e modelagem de software: um estudo de caso em uma academia universitária de musculação
    (2023-11-24) SANTOS, Raonner Bruno Rodrigues dos; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760
    Este estudo explora as fases iniciais da Engenharia de Software (ES), com foco em Engenharia de Requisitos (ER) e Modelagem de Software, aplicadas em uma academia universitária. Utilizando métodos qualitativos, os requisitos foram obtidos por meio de entrevistas, resultando em uma Lista de Requisitos validada. Diagramas da Linguagem de Modelagem Unificada (UML), incluindo Caso de Uso e de Classes, foram desenvolvidos para ilustrar interações e estruturas do sistema. O estudo estabelece uma base sólida para o sistema de gestão da academia, com futuros trabalhos incluindo prototipagem e testes de usuário para refinamento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma experiência na refatoração e no teste de software orientado a aspectos
    (2018-07-09) ROSA, Renan Thiago da Silva; REIS, Rodrigo Quites; http://lattes.cnpq.br/9839778710074372
    A Programação Orientada a Aspectos e um paradigma de desenvolvimento de software fortemente baseado no princípio de separação de responsabilidades. Este paradigma tem como meta melhorar a modularidade e reduzir a complexidade do software por meio de construtores que encapsulam as chamadas preocupações transversais que se espalham e ou se entrelaçam por todo o software. A refatoração orientada a aspectos intenta aumentar a modularidade e reduzir a complexidade do software já existente, reestruturando as preocupações transversais em um construtor chamado aspecto. No entanto, apesar dos benefícios, a adoção deste paradigma pode representar uma fonte potencial de dificuldades em relação a aplicação de técnicas convencionais de teste de software. Neste cenário, o Teste de Mutação, uma técnica de teste amplamente utilizada que tem por base em uma taxonomia criada a partir de falhas recorrentes cometidas por desenvolvedores, torna-se objeto de estudo deste trabalho. Como resultado deste experimento, notouse que o teste de mutação aplicado ao software pos-refatoração e capaz tanto de avaliar o software sob teste, quanto avaliar a efetividade do conjunto de casos de testes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Feira do agricultor familiar: uma iniciativa digital para fomentar o comércio da agricultura familiar no Pará
    (2024-06-19) VALENTE, Vinícius Louzada; SANTOS, Viviane Almeida dos; http://lattes.cnpq.br/1489376127395764
    A crescente relevância dos negócios digitais se tornou evidente, especialmente durante a pandemia de COVID-19, destacando-se a necessidade de soluções inovadoras para impulsionar os setores econômicos. Neste contexto, este trabalho se propõe a desenvolver, descrever o processo de desenvolvimento e avaliar o e-commerce: Feira do Agricultor Familiar. Esta solução visa ampliar as vendas dos agricultores familiares para regiões do Pará, onde foi identificada a carência de plataformas ativas. A solução adotada foi desenvolver uma aplicação que permite que os agricultores gerenciem seus próprios anúncios na plataforma, colocando-os como protagonistas e promovendo o empoderamento digital neste público que enfrenta desafios ao utilizar soluções digitais. O processo de desenvolvimento abrange as etapas de levantamento de requisitos, casos de uso, modelagem, implementação e refatoração, resultando em uma documentação detalhada. Além disso, foi aplicado um teste de usabilidade, que se baseia no System Usability Scale (SUS). Os resultados da avaliação foram positivos pelo fato de estarem acima da média, atingindo uma média de Índice de Satisfação do Cliente de 75. Esse resultado é crucial para orientar o crescimento e o desenvolvimento de novas funcionalidades na plataforma.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    HOPE: protótipo de uma rede social com o tema doação de sangue, para ajudar a aumentar os índices de doações no município de Castanhal-PA
    (2021-12-14) LIMA, Suze Blenda de Paula; VIDAL, Juan Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9977260139812745
    Este Trabalho de Curso objetiva desenvolver um protótipo conceitual de um sistema com características de uma rede social direcionado para o tema “doação de sangue”, visando contribuir para o aumento de doações nos hemocentros do município de Castanhal-PA. No trabalho, se pode acompanhar todas as etapas da pesquisa, desenvolvimento e testes realizados, podendo servir de guia aos que buscarem suporte teórico sobre o planejamento de um software. A construção da ideia em si, foi arquitetada sobre a perspectiva das metodologias qualitativa e exploraria, para que fosse possível ter dimensão das principais necessidades do público, e que as aplicações selecionadas para o trabalho realmente fossem essenciais para o sistema e pudessem contribuir para os objetivos do projeto. Os resultados obtidos, por meio de pesquisas, formulários e revistas tornaram possível identificar as principais necessidades que as pessoas tem sobre o tema doação de sangue, no qual foi implementado ao protótipo de sistema (validado no final da pesquisa pelo público que seria alvo da plataforma, doadores e não doadores). Nas pesquisas, pode-se perceber a aceitabilidade deste trabalho, pois 83,4% dos que participaram de um dos formulários, revelam interesse em ser usuário de uma plataforma com os objetivos que o HOPE, mostrando a real necessidade do projeto.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um mapeamento sistemático da literatura em melhoria do processo de software e medição de software por propostas de gamificação e jogos sérios
    (2018) LIMA, João Luís dos Reis; SOUZA, Rafael Ferreira de; FURTADO, Lennon Sales; http://lattes.cnpq.br/8539879857962662; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427
    Contexto: o uso de jogos sérios e gamificação em engenharia de software não é tão novo. Contudo, as tecnologias recentes proporcionaram novas oportunidades para sua aplicação tanto no ambiente acadêmico quanto industrial, podendo aumentar o envolvimento e engajamento de alunos e colaboradores. Objetivo: o objetivo deste trabalho é identificar diferentes abordagens no ensino de Medição de Software e Melhoria do Processo de Software por propostas de gamificação e jogos sérios a partir de um estudo de mapeamento sistemático, buscando caracterizar o estado da arte sobre o uso de métodos relacionados à gamificação e a jogos sérios nos temas citados. Método: realizou-se um estudo de mapeamento sistemático para identificar estudos primários e secundários que abordem o uso, a proposta ou a avaliação de gamificação, jogos sérios, seus elementos e mecânicas de jogos em engenharia de software. Resultados: foram identificados 167 estudos primários e secundários, publicados entre 2001 e 2017. Os estudos preliminares mostram uma proximidade entre os métodos utilizados nos trabalhos pesquisados, pois em 92 é usado jogos sérios, enquanto em 71, gamificação é o método explorado. Conclusões: apesar do uso de jogos sérios e gamificação em engenharia de software não ser tão novo, existe um grande espaço a ser explorado, principalmente em Melhoria do Processo de Software e Medição de Software.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Sistemas de informação integrado a smart meter construído com arduino
    (2018-02-21) CAVALHEIRO, Rafael de Souza; SARAIVA, Filipe de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5883877669437870
    Este trabalho apresenta um estudo das técnicas utilizadas no desenvolvimento de um Sistema de Informação com requisitos característicos da concepção de um Smart Grid (Rede Elétrica Inteligente), integrado a um protótipo de Smart Meter (Medidor Inteligente) construído com Arduino, com o propósito de realizar um experimento com tecnologias que viabilizam um Smart Grid tomando como base uma camada de aplicação, onde diferentes modos de comunicação ocorrem utilizando recursos da Tecnologia da Informação. O sistema consiste em manipular dados de potência (W) coletados de uma rede elétrica residencial, monitorando cada equipamento eletrodoméstico que compõe o consumo dessa rede doméstica. A coleta dos dados é realizada pelo Smart Meter que transfere os dados via rede de computadores e os armazena em um banco de dados. A finalidade do sistema é informar consumo (kWh) e tarifa (R$) de energia em tempo real e apresentar dados que auxiliem o usuário na tomada de decisão sobre o controle do consumo. A pesquisa apresenta o processo de criação de um sistema integrado a um Smart Meter, utilizando técnicas da engenharia de software e fundamentação teórica em Tecnologias da Informação, conduzindo um estudo interdisciplinar em Sistemas de Informação como uma tecnologia viabilizadora de Smart Grid.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    UNIVOL: protótipo de uma aplicação móvel para divulgação e concentração de vagas de trabalho voluntário no Campus da UFPA - Castanhal
    (2022-08-17) LARDOSA, Afonso Felipe de Jesus; SILVA, Romário; GOMES, Igor Ruiz; http://lattes.cnpq.br/5538297000388112
    O cenário econômico e social do Brasil impõe a busca constante por profissionais cada vez mais qualificados. Nesse sentido, o ensino superior se destaca como grande responsável pela inserção de profissionais em uma realidade cujo mercado de trabalho é gradativamente exigente. Entretanto, alunos universitários e períodos iniciais ou até de períodos finais da graduação, frequentemente, relatam grande dificuldade na busca por oportunidades de estágio, seja pela exigência de conhecimentos técnicos ou pela falta de competências profissionais. Uma forma de contornar essas dificuldades consiste na realização de estágios de forma voluntária, em projetos de ensino, pesquisa ou extensão, que atuam como solução principal para aprimoramento do conhecimento e competências. Todavia, a divulgação das vagas nem sempre é acessível para toda a comunidade discente. Pensando nisso, neste trabalho é apresentado um protótipo de aplicativo móvel, denominado UNIVOL, cujo objetivo é a construção de uma plataforma que concentre dados de vagas para estágios voluntários e amplie o acesso destas junto à comunidade acadêmica no campus I da UFPA Castanhal.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Utilização de projetos de software livre em disciplinas de engenharia de software: a perspectiva do aluno
    (2018) FERREIRA, Clarice Moraes; PINTO, Gustavo Henrique Lima; http://lattes.cnpq.br/1631238943341152
    Disciplinas tradicionais de Engenharia de Software comumente priorizam o ensino de metodologias e conceitos em pequenos e controlados ambientes. Essa decisão é em parte justificada pela dificuldade de se trazer para o contexto de uma sala de aula projetos de software reais. A onipresença de projetos de software livre, no entanto, contribui para a mitigação deste problema. Em particular, diversos professores já adotam tarefas de contribuição em projetos de software livre como parte do processo de ensino e avaliação em suas disciplinas. No entanto, pouco se sabe sobre qual a percepção dos alunos em ter que contribuir com sistemas de software livre no contexto de uma disciplina. Este trabalho tem como objetivo esclarecer os desafios, benefícios e percepção dos alunos. Para esse fim, foram conduzidas 14 entrevistas semi-estruturadas com alunos que cursaram tais disciplinas em cinco instituições brasileiras diferentes, resultando em diversos achados. Por exemplo, foi observado que embora os professores indiquem os projetos para os alunos trabalharem, os alunos (e também a comunidade dos projetos) participam do processo de escolha dos projetos e das tarefas (issues). Além disso, foi identificado também que as contribuições dos alunos variaram tanto em termos de quantidade de adições e deleções em commits, quanto pelo uso de diferentes linguagens de programação.
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