Navegando por Assunto "Enfermagem"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acesso a informação sobre assistência segura: educação dos pacientes e acompanhantes(2016) GUTERRES, Ananda Raquel Reis; COSTA, Jamyle Guedes da; FIGUEIREDO, Maria Tereza Sanches; http://lattes.cnpq.br/0775554226874282; FIGUEIREDO, Maria Clara Costa; http://lattes.cnpq.br/8438468621018746O acesso à informação é fundamental na prática do cuidado integral à saúde, para incluir o usuário como aliado no processo cuidar, prevenção de riscos e o desenvolvimento de uma cultura de segurança, que ainda é insipiente nas instituições de saúde. Assim é importante que haja uma conscientização através da educação. Objetivo: Promover o acesso à informação aos pacientes e acompanhantes sobre riscos preveníveis e cuidado seguro. Justificativa: Os serviços de saúde são complexos e tem cada vez mais incorporado tecnologias e técnicas elaboradas, acompanhados de riscos adicionais à assistência. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso por ser observacional descritivo e explicativo, por permitir analisar e descrever o desenvolvimento de estratégia educativa sobre riscos preveníveis a 25 pacientes e 28 acompanhantes no período de julho a agosto de 2016, coleta de dados à partir do conhecimento adquirido através das ações com perguntas e respostas acerca dos temas abordados, para posterior análise. Resultados e discussão: A maioria das respostas obtidas foi satisfatória, por estar em consonância com as recomendações feitas durante as intervenções. Sob análise da opinião dos participantes, as ações realizadas receberam conceitos bom e excelente na maioria das respostas. As sugestões e observações os participantes consideraram falhas na estrutura do hospital e atendimento prestado pelos profissionais, todavia as ações foram elogiadas e os participantes reconheceram seu papel como minimizadores de riscos no hospital. Considerações finais: O estudo alcançou seu objetivo, todavia há a necessidade de apoio da instituição para que essas ações se fortaleçam e se multiplique.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O acolhimento por enfermeiros em UTI: percepções dos familiares(2018) SILVA JUNIOR, Marco Antonio Mesquita da; FELICIDADE, Ruan Rodrigues; MENEZES, Cláudia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4581912040811998INTRODUÇÃO: Por se tratar de um ambiente de grande apreensão, ansiedade e medo, o acolhimento em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) é uma das principais formas de criação de vínculo e de confiança entre o enfermeiro, o paciente e seus familiares. Conforme o paciente e familiares se sentem bem acolhidos, a humanização do serviço garante segurança à família quanto à equipe que está atendendo, tornando menos doloroso o processo de hospitalização e proporcionando uma recuperação holística ao paciente. A UTI, sendo um setor hospitalar para pacientes críticos que necessitam de assistência especializada e contínua, muitas vezes não consegue manter o padrão esperado pelos familiares ao que tange o acolhimento pelo profissional enfermeiro devido a rotina intensa de cuidados e a sobrecarga de trabalho. OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo: descrever a percepção dos familiares acerca do acolhimento oferecido pelo enfermeiro em um hospital público no Estado do Pará. METODOLOGIA: Tratou-se de uma pesquisa exploratória, observacional e descritiva de abordagem qualitativa. Foram entrevistados 20 visitantes no mês de novembro de 2018, seguindo critério de inclusão: ser familiar do paciente internado, maior que 18 anos, e concordar em participar do estudo assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Excluiu-se do estudo menores de idade e os que se recusaram verbalmente à entrevista. A coleta se deu por meio de entrevista semiestruturada e os dados submetidos à análise temática. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Identificouse grande número de visitantes que não foram apresentados ao enfermeiro da unidade (60%), sendo ainda, desses entrevistados, 17 (85%) não saberiam identificar o enfermeiro entre a equipe multidisciplinar. Foi utilizado para análise de dados três unidades temáticas: A importância de conhecer o profissional; Reconhecimento do enfermeiro como fonte de apoio na recuperação de saúde e O vínculo acompanhante-Enfermeiro, onde pode-se perceber desconhecimento por um número considerável de entrevistados acerca da real função do enfermeiro em UTI. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Pode-se concluir que o acolhimento é de fundamental importância para a criação de vínculo equipe-familiar. Assim, a pesquisa evidencia que a apresentação do enfermeiro ao familiar tornaria a imagem da profissão mais respeitada, reconhecida e protagonista no cuidado em UTI.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do conhecimento de acadêmicos de pedagogia de uma universidade pública a respeito da utilização de técnicas adequadas de primeiros socorros em pediatria(2019-12-03) MARTINS, Elciane Calandrino; SILVA, Elianny Sousa; LIMA, Mariana Souza de; http://lattes.cnpq.br/8926250391706936; BELO, Francilene da Luz; http://lattes.cnpq.br/2298258875123233Os acidentes que ocorrem durante a infância são uma das causas de morbidade e mortalidade mais incidentes no mundo, tornando-se um grave problema de saúde pública. Este trabalho teve como objetivo conhecer o nível de conhecimento dos acadêmicos de pedagogia da Universidade Federal do Pará a respeito de técnicas de primeiros socorros. Do ponto de vista metodológico, o presente estudo se trata de uma pesquisa de cunho quantitativo, analítica, do tipo transversal. O estudo foi realizado na Faculdade de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Participaram desta pesquisa 81 discentes do curso de pedagogia. Destes 58,03% estavam cursando o 7º semestre e 41, 97% cursavam o 8º semestre. Todos os participantes da pesquisa frequentam estágio curricular de ensino. Destes, 88,89% estão cursando a primeira graduação e 11,11% estão na sua segunda graduação. No que concerne à idade dos entrevistados, estes apresentavam idade entre 20 a 47 anos sendo a média 27,59 anos. Quando indagados sobre a realização de algum curso de capacitação em primeiros socorros, 12,35% discentes responderam “Sim”, 85,19% responderam “Não” e apenas 2,46% não responderam à questão. Sobre a importância da instrução de primeiros socorros para a formação de futuros profissionais de educação, 98,77% responderam “Sim” e apenas 1,23% respondeu “Não”. Foi perguntado se durante a formação acadêmica, foi fornecida alguma carga horária sobre primeiros socorros, apenas 3,70% responderam que “Sim” e 96,30% responderam que “Não”. Sobre conhecimentos gerais em primeiros socorros obtivemos 35,80% de acertos e 64,20% de erros. No que diz respeito às técnicas adequadas em primeiros socorros em casos de intoxicação obtivemos 72,84% de acertos e 27,16% de erros da questão. Em relação às técnicas adequadas de primeiros socorros em casos de OVACE, obtivemos como resultado 71,60% de acertos e 28,40% de erros da questão. No que se refere às técnicas adequadas em primeiros socorros em casos de convulsão obtivemos 59,26% de acertos, 39,51% de erros e 1,23% de abstenção de resposta da questão. A respeito das técnicas adequadas de primeiros socorros em casos de queimaduras, obtivemos 62,97% de acertos, 35,80% de erros e 1,23% se absteve em responder à questão. No que concerne às técnicas adequadas de primeiros socorros em casos de fratura, obtivemos 54,33% de acertos, 44,44% de erros e 1,23% de abstenção de resposta da questão. Portanto os resultados deste estudo mostram que o conhecimento de primeiros socorros por futuros profissionais de educação infantil é de extrema importância, pois os primeiros atendimentos adequados prestados à criança vítima de acidentes são primordiais para manutenção da vida e diminuição de agravos, contribuindo dessa maneira para uma melhor qualidade de vida da vítima de acidentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atuação de profissionais de enfermagem na área de fitoterapia: uma revisão integrativa de literatura(2019-12-19) DIAS, Bianca Duarte Vitorio da Fonseca; TAVARES, Roseneide dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2302813977671086O uso de plantas medicinais é uma terapia milenar que era utilizada amplamente até o desenvolvimento da indústria farmacêutica. O objetivo geral é compreender o que as evidências cientificas apontam sobre a atuação dos profissionais de enfermagem na área de fitoterapia. Especificamente buscou-se investigar sobre a atuação de enfermeiros na área da fitoterapia e investigar sobre a importância do conhecimento fitoterápico no tratamento de algumas doenças. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa de literatura (RIL), descritiva com abordagem qualitativa, tendo como fonte a plataforma do Banco Virtual de Saúde (BVS), que agrada diversos sites relacionados à saúde humana, como o LILACs, Scielo, PUBMed, possibilitando uma pesquisa com relevância em trabalhos acadêmicos, de campo ou empíricos. A partir das evidências encontradas verificou-se a importância do conhecimento de fitoterápicos entre enfermeiros e a importância de seu papel na aplicabilidade destes junto á população assistida. É necessário também uma formação e capacitação permanente, não é sobre sua eficácia, mas sobre as leis e programas aprovados pelo Ministério da Saúde e que incluem o uso de plantas medicinais e fitoterápicos em alguns casos, principalmente para empoderar e valorizar a cultura e o saber local. É relevante, portanto o uso de estratégias que empreguem a fitoterapia na realidade assistencial, visando a promoção e prevenção na atenção básica, especialmente, de modo a garantir uma assistência de qualidade à saúde, ao mesmo tempo em que preserva a cultura e as práticas populares de determinadas regiões.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Carga de trabalho de enfermagem: análise comparativa de métodos de distribuição diária de pessoal(2019-07-01) DIAS, Alana Celeste Campos; CORREA, Thais de Fátima Aleixo; MAESTRELLI, Rafael; http://lattes.cnpq.br/2132611954955159; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953Este trabalho tem o objetivo de analisar a distribuição da carga de trabalho de enfermagem a partir da simulação de três métodos de distribuição diária. Ele apresenta três diferentes métodos para realizar a escala de distribuição diária de pessoal, o Método 1, da proporção equivalente, que se baseia na divisão proporcional de leitos ocupados entre os técnicos ou auxiliares de enfermagem, sem considerar o grau de dependência do paciente; o método de Menegaz (Método 2) e o método da Clínica Médica –adaptado do método Menegaz- (Método 3), ambos buscam distribuir a carga de trabalho e não somente leitos, utilizando-se diariamente um Sistema de Classificação de Paciente. Trata-se de Estudo de Simulação em quatro fases: Planejamento; Modelagem; Experimentação; Decisão e Conclusão. A coleta de dados para simulação foi realizada na clínica médica de um hospital universitário da região Norte do Brasil com a colaboração de 10 técnicos de enfermagem, sendo 6 do turno matutino e 4 do turno vespertino. A partir das atividades descritas no Manual de Enfermagem como de atribuição do pessoal de nível médio, os profissionais foram observados e o tempo de execução das atividades foram cronometrados no período de 30 dias. Com as informações coletadas foi construído um fluxograma representativo do processo de trabalho em um turno e inserido no Software Arena, versão estudante. Foram realizadas três simulações estocásticas, baseadas nas três escalas diárias oriundas do 1º, 2º e 3º método de distribuição diária, respectivamente, onde se inseriu as distribuições dos pacientes entre os técnicos no software para obter a carga de trabalho baseada nos dados levantados na coleta. Como resultado, houve a comparação dos três métodos sustentando a hipótese de que os métodos que levam em consideração o grau de dependência dos pacientes distribuem forma mais igualitária à carga de trabalho entre a equipe de enfermagem. No decorrer desse estudo surgiram limitações relacionadas à coleta de dados e aparecimento de outras variáveis que influenciavam no objeto de estudo, surgindo novas hipóteses. Apesar disso, foi possível obter o resultado que respondesse a hipótese sugerida nessa pesquisa. Tendo em vista esses dados e as hipóteses que surgiram ao decorrer da pesquisa, mostram-se necessárias outras investigações que aprofundem a correlação entre o grau de dependência do paciente e a carga de trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conhecimento de gestantes quanto ao parto humanizado: intervenção educativa(2018) SOARES, Milene Neves; GOMES, Tais Pereira da Costa; FERREIRA, Elisângela da Silva; http://lattes.cnpq.br/5348628291529615No Brasil, atualmente, o modelo de assistência obstétrica é caracterizado por excesso de intervenção do parto, o que tem contribuído para o aumento de taxas de cesáreas e a morbimortalidade materna e perinatal. Diante disso, há cerca de 25 anos inicia-se um movimento internacional para a melhoria da qualidade na interação entre parturiente e seus cuidadores, além de preocupar-se em suprimir a tecnologia lesiva. O movimento possui diversas denominações em muitos países, no Brasil é chamado de humanização do parto. Em 2016 o Ministério da Saúde desenvolveu a Diretriz Nacional de Assistência ao Parto Normal que avalia e atualiza sistematicamente a informação científica já disponível com o intuito de promover, proteger e incentivar o parto vaginal. Em relação a educação em saúde neste processo, em todas as etapas do ciclo gravídico-puerperal é de extrema importância, logo, é no pré-natal que a mulher deve ser melhor orientada para que possa vivenciar o parto de forma benéfica, confiante, ter menos riscos de complicações no puerpério e mais sucesso na amamentação. Este trabalho descreve o conhecimento das gestantes sobre o parto humanizado e as boas práticas obstétricas, de acordo com a definição descrita pelo Ministério da Saúde para as gestantes atendidas no pré-natal da UMS de Icoaraci-PA. Trata-se de um estudo do tipo pesquisa-ação, com abordagem quantitativa de caráter descritivo no qual participaram 94 gestantes que responderam a um questionário semiestruturado com perguntas fechadas. Após a coleta de dados foi realizada ação educativa sobre as boas práticas obstétricas. Os resultados demonstraram maior conhecimento das participantes acerca dos direitos da gestante, intervenções e procedimentos no pré-parto, parto e pós-parto. Quanto às respostas sobre o conceito de parto humanizado de acordo com o Ministério da Saúde, constatou-se que nenhuma gestante pôde proporcionar uma resposta completa em conformidade com a concepção fornecida. Entretanto, percebemos que mesmo não sabendo conceituar parto humanizado, elas em sua maioria, sabem e reconhecem as práticas que são benéficas a elas e a seus bebês. No que tange as condutas consideradas inadequadas, constatamos que boa parte das práticas prejudiciais ou utilizadas erroneamente de forma rotineira por parte dos profissionais foram percebidas de forma negativa, a exemplo medidas para acelerar o trabalho de parto, como amniotomia, manobra de Kristeller, ocitocina e episiotomia. No entanto, nos chama a atenção a alta porcentagem dessas repostas que ainda são julgadas adequadas mesmo sendo seus usos considerados inadequados ou restritos pelo Ministérios da Saúde, isso aconteceu em alguns casos, como na realização de episiotomia, lavagem intestinal e Kristeller. Demonstrando que muito precisa ser feito para ocorrer mudança de paradigmas, a fim de obtermos partos verdadeiramente humanizados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Elaboração do rol de competências dos enfermeiros da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)(2019-07-09) SANTOS, Rayssa de Cássia Maués dos; FIGUEIREDO, Maria Clara Costa; http://lattes.cnpq.br/8438468621018746Para a consecução dos objetivos das organizações, é necessário o desenvolvimento de competências nos níveis individual e organizacional. Nesse sentido, o estudo teve como objetivos: Elaborar o Rol de Competências dos enfermeiros atuantes no hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo exploratório descritivo, que foi desenvolvido a partir do projeto de extensão “Introdução de ferramentas estratégicas a gestão do pessoal de enfermagem”, ao qual esse estudo está vinculado. Utilizou-se a metodologia de pesquisa ação, onde criou-se o grupo de Seminário, responsável pelas decisões norteadoras da pesquisa. A coleta de dados foi dividida em etapas, em que a primeira (Análise documental) buscou identificar as competências necessárias para o enfermeiro, através da análise dos documentos institucionais. Na segunda etapa (Validação de Conteúdo), foram realizadas entrevistas com os enfermeiros através de um questionário online na Plataforma Survey Monkey, com o objetivo de mensurar a importância das 18 competências selecionadas. A terceira etapa (Validação Semântica), constituiu-se da análise semântica das 12 competências consideradas mais importantes e da tríade CHA (conhecimentos, habilidades, atitudes), através da instalação do grupo focal. A quarta etapa consistiu na aplicação de um novo questionário (Validação Estatística), para confirmação da importância das descrições das competências e o nível de desempenho dos profissionais em relação a elas. Verificou-se que a competência Ética foi classificada como “extremamente importante” pelo maior quantitativo de pessoas. Já as competências “Educação em Saúde, Resolução de Conflitos, Delegação, Produção Científica e Educação Permanente” foram selecionadas como pouco desempenhadas por alguns profissionais, e a competência “Sistematização da Assistência de Enfermagem” foi a única selecionada como não desempenhada por um pequeno número de pessoas. Em suma, a identificação desses elementos permite o planejamento de estratégias a fim de reduzir as discrepâncias entre as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A enfermagem frente à detecção precoce da sepse na unidade de terapia intensiva: uma revisão integrativa de literatura(2019-07-22) MESQUITA, Isabela Araújo de; SARGES, Kevin Matheus Lima de; TAVARES, Roseneide dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2302813977671086Entende-se por sepse uma condição clínica complexa, que tem por característica a presença de disfunção orgânica ameaçadora à vida, em decorrência a resposta desregulada do hospedeiro perante uma infecção. Ademais, tem alta incidência, com custos elevados, sendo a principal causa de mortalidade em Unidades de Terapia Intensiva de hospitais públicos e privados. Nesse contexto, o seu reconhecimento precoce e tratamento adequado, são fatores primordiais para a mudança deste cenário. Assim, esta pesquisa tem como propósito discutir o papel da enfermagem frente à identificação precoce da sepse no ambiente de Unidade de Terapia Intensiva, por meio de pesquisas científicas produzidas no período de 2010 a 2019. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL), de abordagem qualitativa, entre os anos de 2010 a 2019, nas bases de dados BDENF, LILACS e MEDLINE disponibilizados na biblioteca virtual em saúde (BVS). Dos resultados mais relevantes, obteve-se para a amostra 8 publicações analisadas, correspondendo a 5 publicações encontradas na base de dados LILACS e 3 publicações encontradas na base de dados BDENF. Dentre as temáticas discutidas, abordou-se: O entendimento do enfermeiro sobre a importância da identificação precoce da sepse; O conhecimento dos enfermeiros sobre as ações na identificação precoce da sepse; Facilidades e dificuldades encontradas pelo enfermeiro na identificação precoce e por fim, as principais estratégias utilizadas para a identificação precoce da sepse na unidade de terapia intensiva. Considera-se uma escassez de estudos acerca da temática estudada. Observa-se ainda, que o enfermeiro compreende a sua importância nesse cenário, no entanto, encontra-se uma lacuna de conhecimento dos enfermeiros no que concerne ao reconhecimento efetivo de sinais clínicos de pacientes sépticos e da evolução para a sua forma mais grave, bem como na dificuldade de acesso a informação. Além disso, identifica-se que as ações do enfermeiro frente a detecção precoce estão voltadas principalmente na checagem de sinais vitais e monitorização a beira leito de possíveis manifestações de disfunção orgânica. Em relação as principais estratégias facilitadoras nesse processo, destacam-se os recursos tecnologias móveis utilizados como facilitador no reconhecimento precoce e aperfeiçoamento da assistência prestada ao paciente, promovendo ainda, a redução de erros humanos e contribuindo para o aprendizado aos profissionais de enfermagem. Assim, sugere-se o encorajamento ao desenvolvimento de programas de educação continuada aceca da sepse, bem como, a relevância do enfermeiro no gerenciamento deste agravo e a utilização de protocolos para otimizar o serviço na uti, proporcionando futuramente, desfechos positivos dessa realidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estratégias de coping adotadas por enfermeiros em unidades de terapia intensiva(2019-12-05) BASTOS, Tainara Cristina Lopes; ALBERNAZ, Tiago dos Santos; MENEZES, Cláudia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4581912040811998As Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), configuram-se dentro do suporte avançado como uma área que requer cuidado e atenção redobrados dos profissionais de enfermagem para que possam estar alinhados ao cuidado e organização dos serviços. Sendo um espaço que conta com equipamentos de alta tecnologia e pacientes em estado de saúde crítico e complexo, necessita-se ter uma equipe dentro da unidade hospitalar, capacitada com profissionais especialistas na área, tendo como membros da equipe profissional de suporte os profissionais de enfermagem. Os fatores que interferem na saúde do trabalhador de enfermagem estão relacionados às condições inadequadas de trabalho, jornadas prolongadas, excesso de tarefas, ambiente físico inadequado, dentre outros. Portanto, se faz necessário discutir e analisar as causas que influenciam na saúde desses trabalhadores que culminam em um estado de saúde comprometido e com altos índices de estresse ocupacional nos mesmos. O objetivo geral é identificar as estratégias de coping adotadas pela equipe de enfermagem em UTIs, uma vez que o estresse ocupacional pode levar a diversas consequências negativas tanto à equipe quanto aos pacientes. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, por meio da busca em bases de dados especializada, nas publicações nacionais e internacionais indexadas na Biblioteca virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), com os descritores cruzados da seguintes formas: “Enfermagem em cuidados críticos and Estresse ocupacional”; e “Unidades de terapia intensiva and Estresse ocupacional and Adaptação psicológica”, selecionados a partir da consulta ao DeCS - Descritores em Ciências da Saúde na página da BVS. A amostra deste estudo foi composta por oito publicações, e após a leitura e análise minuciosas e categorização dos artigos, foram identificadas três categorias: “Estratégias individuais e coletivas de enfrentamento ao estresse na UTI”; “Controle e resolução de problemas como estratégias facilitadoras de enfrentamento ao estresse” e “Desafios para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento ao estresse no âmbito das UTI’s”. O estresse ocupacional mostra-se, no âmbito das UTIs, como uma realidade de graves consequências relacionadas à qualidade da assistência prestada pela equipe de enfermagem, havendo a necessidade da difusão do conhecimento a respeito do uso de estratégias de enfrentamento pelos profissionais. Embora as utilizações dessas estratégias sejam consideradas favoráveis aos profissionais, é válido destacar que o aprimoramento e desenvolvimento das mesmas na equipe de enfermagem precisa ser alvo de mais estudos, uma vez que se constatou escassez nas publicações relacionadas ao tema. São necessárias intervenções capazes de implementar diretamente as estratégias de enfrentamento ao estresse, haja vista que os agravos do adoecimento profissional repercutem tanto na dinâmica da equipe quanto nos pacientes naturalmente debilitados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Infarto agudo do miocárdio: um estudo retrospectivo em um hospital de referência da cidade de Belém(2009) MACIEL, Rafael da Silva; TAVARES, Roseneide dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2302813977671086O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é uma das conseqüências mais graves para pessoas com doenças cardiovasculares. Este estudo é retrospectivo, descritivo com abordagem quantitativa. Teve como objetivos os seguintes: a) Identificar os principais fatores de risco apresentados por pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio internados em um hospital de referencia em Belém do Pará; b) Mostrar a influência dos fatores de risco e estilo de vida como fatores desencadeantes para o episodio do IAM; e c) Identificar o perfil epidemiológico dos pacientes infartados. A amostra foi composta por pacientes com diagnóstico médico de IAM que internaram na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Viana nos anos de 2007 e 2008. Foram coletados dados de 80 prontuários, sendo 40 de cada ano o que equivaleu a 24,1% e 31,7%, respectivamente. A coleta de dados ocorreu no período de 20 a 30 de maio do ano de 2009, onde puderam ser identificados os principais fatores de risco cardiovasculares para o IAM. A maioria da amostra que se diagnosticou infarto tinha entre 51 a 90 anos e os fatores de risco modificáveis como Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes, Sedentarismo, Tabagismo continua elevando os índices de mortalidade do IAM. O infarto é uma doença prevenível, desde que as pessoas mantenham hábito e estilo de vida saudáveis. Deseja-se contribuir para que os profissionais de enfermagem possam adquirir mais conhecimentos acerca do assunto e, cada vez mais, humanizar a assistência de enfermagem para os pacientes, e para que mais pessoas deixem de se tornar vitimas de IAM.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Lean healthcare aplicado a central de material e esterilização: revisão integrativa de literatura(2019-11-25) LOURENÇO, Marlon Lobato; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953Com o intuito de aperfeiçoar a assistência prestada pela equipe de Enfermagem, tem se discutido a adoção de novas formas de organização dos serviços de saúde que promovam cuidado integral e de qualidade nos serviços. Analisar a produção científica sobre a aplicação do Lean Healthcare em Central de Material e Esterilização (CME). A partir de uma revisão integrativa de literatura, foram selecionados os bancos de dados LILACS, MEDLINE e CINAHL por sua abrangência, grande variabilidade de conteúdo e de textos disponíveis na íntegra, a busca foi realizada a parte, em ambas as pesquisas foram combinados os descritores. No total foram criados 29 códigos divididos em 5 categorias, a codificação foi assim agrupada pela aproximação teórica respectivamente, iniciando pelo método de análise, estado das organizações em saúde, quais os desperdícios encontrados nas organizações, quais ferramentas Lean foram utilizadas e quais resultados obtidos com o método; criando asssim uma ordem cronológica que permitiu vislumbrar as diferenças e semelhanças do método em diferentes hospitais. A implementação do método Lean teve uma alta adaptação nos hospitais em que ele foi utilizado, mesmo que partindo de necessidades diferentes as modificações nas organizações foram necessárias para revigorar o fluxo de pessoas, materiais e informações. As equipes de saúde, especialmente as de CME e Centro Cirúrgico, se beneficiaram bastante do fato de o Lean proporcionar uma mudança nos hábitos de trabalho, com um fluxo melhorado os profissionais relataram uma redução do estresse ocupacional, melhora na comunicação e no relacionamento interpessoal e Inter setorial, além de uma redução nos custos para realizar as tarefas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Malformação congênita associada à síndrome do Zika vírus: a microcefalia e o papel da enfermagem – uma revisão integrativa de literatura(2019-07-11) SILVA, Risângela Patrícia de Freitas Pantoja da; SOUSA, Andréa do Socorro Campos de Araújo; http://lattes.cnpq.br/2801536326819361Objetivo: O presente estudo tem como objetivo compreender o mecanismo pelo qual o Zika vírus atravessa a barreira hematoplacentária, entender a relação do vírus e sua predileção pelas células do Sistema Nervoso Central, descrever os agravos neurológicos causados pela Síndrome Congênita do Zika Vírus e discutir o papel do enfermeiro frente ao novo panorama nacional. Método: Esta pesquisa utilizou o método de Revisão Integrativa de Literatura, por meio da busca em bases de dados especializada BVS e Multidisciplinares Web of Science nos seguintes indexadores: LILACS; MEDLIDE e SCIELO. Foram definidos os seguintes descritores (DeCS): zika vírus; microcefalia; enfermagem. Utilizamos o operador booleano AND nas Línguas portuguesa e Inglesa sobre o tema proposto para estudo. O recorte temporal dos últimos 04 anos a partir de 2015. Resultados: A amostra deste estudo foi composta por 23 Publicações nacionais e 25 internacionais, e após a leitura exaustiva, análise minuciosa e categorização dos artigos foram identificadas três categorias: “Como se dá a passagem do vírus através da placenta.”, “As Consequências Teratogênicas Relacionadas à exposição ao vírus zika.” e “A importância do enfermeiro para redução dos agravos”. Conclusão: Levando em consideração o crescimento dos casos de microcefalia associados à síndrome congênita do Zika vírus e seu agravamento cada vez mais alarmante, a enfermagem possui um papel de extrema importância, que visa oferecer ao usuário uma assistência de enfermagem com qualidade fundamentada na Lei nº 7.498/96 presente no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, visando assim garantir a continuidade do cuidado em todos os níveis de atenção. Todavia, é essencial que o enfermeiro possua as competências técnico-científicas desejadas para poder prestar uma assistência adequada, sendo imprescindível uma relação pautada em respeito e confiança para com o usuário com o intuito de proporcionar-lhe conforto e segurança. Os resultados desta pesquisa mostram que, embora existam cada vez mais estudos comprovando a associação do Zika vírus no período gestacional com a microcefalia, ainda há a necessidade de mais estudos especialmente pela enfermagem, onde se tem feito pouco presente no âmago da sociedade cientifica, bem como não foi observada produção cientifica suficientemente relevante sobre o processo de trabalho e ações da enfermagem perante a esse agravo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mapeamento de competências dos enfermeiros do Hospital Universitário João de Barros Barreto(2018) SILVA, Dhiuly Anne Fernandes da; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953Considerando o problema de pesquisa: Quais as competências necessárias ao enfermeiro do Hospital Universitário João de Barros Barreto? Definidas estas competências, há lacunas? Este estudo teve por objetivo: mapear competências descritas em rol de competências individuais de enfermeiros do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). Tratando-se de um estudo de caráter qualitativo e quantitativo. A abordagem qualitativa foi oportunizada pelo projeto de extensão: “Introdução de ferramentas estratégicas a gestão do pessoal de enfermagem”, que se traduziu no delineamento do rol de competências, o qual foi um movimento necessário para o alcance do proposito final deste estudo, o qual é de caráter quantitativo. O mapeamento buscou identificar o grau de atendimento, a partir da autoavaliação dos enfermeiros efetivos do HUJBB, em relação as competências descritas no Rol. Para tanto, empregou-se o método da pesquisa-ação, que orientou as decisões de um grupo de pesquisa desde a construção do rol até o mapeamento das competências. Na coleta de dados que concerne a construção do rol, empregou-se: grupos focais, entrevistas individuais e questionários para confirmar a importância das competências identificadas. Para obter dados referente ao mapeamento, o questionário, foi a técnica empregada para obter a autoavaliação dos enfermeiros. Como resultado quantitativos apresenta-se o delineamento que deu estrutura ao rol de competências individuais, que é justificado com “falas” dos servidores enfermeiros. A partir dos dados quantitativos percebe-se, através da validação estatística, maior valorização das competências gerenciais em detrimento das demais; e através do mapeamento obteve-se autoavaliação que corresponde ao “excelente desempenho” com algumas exceções percebíveis diante das competências: “Desenvolver/Aplicar Pesquisa”, “Dimensionamento da Equipe”, “Educação em Saúde” e “Preceptoria” que foram assinaladas como “não desempenhadas” e “pouco desempenhadas”; e das competências: “Sistematização da Assistência de Enfermagem” e “Tomada de Decisão” que foram reportadas com discreto “baixo desempenho”.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologia da problematização no processo ensino-aprendizagem de educação em saúde na percepção de estudantes de enfermagem(2019-07-11) SANTOS, Joyce Petrina Moura; DIAS, Geyse Aline Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2890205174031488O estudo tem como objetivo conhecer a percepção de estudantes de graduação em enfermagem sobre processo ensino-aprendizagem por meio da metodologia da Problematização no ensino de educação em saúde. O estudo é descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido em universidade pública da região Norte do Brasil. A disciplina pesquisada faz parte do segundo ano do curso de enfermagem e tem como foco os Processos Educativos em Saúde. Os participantes foram 15 estudantes de graduação regulamente matriculados no quarto semestre de enfermagem do primeiro semestre de 2019. A turma escolhida para a pesquisa constituía-se de 34 estudantes e como critérios de inclusão, os estudantes deveriam estar devidamente matriculados, ter cursado a disciplina nos últimos 6 meses, possuir frequência nas aulas ≥ 75%, participação em 100% das atividades práticas da disciplina onde o método da problematização foi utilizado. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados foram utilizadas as fases de codificação aberta e axial, do método das comparações constantes (STRAUSS; CORBIN, 2008) ordenadas em versão trial do programa Atlas TI®. Ao final da codificação aberta foram gerados 21 códigos e durante a codificação axial foram gerados 6 categorias, sendo elas: “Preferências relacionadas aos estilos de aprendizagem e métodos de ensino”; “Metodologia Ativa”; “Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez”; “Planejamento Educativo em Saúde: Compreensão dos estudantes”; “Entraves e Desafios vivenciados pelos estudantes”; “Avaliações e proposições para melhor desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem”. Com o estudo foi possível constatar que Arco da Problematização apresenta forte potencial para o ensino de planejamento educativo em saúde, uma vez que possui características de planejamento participativo e que corroboram para uma educação libertadora em busca da aprendizagem significativa. Nesse sentido, o processo de ensino por meio da metodologia da problematização foi efetivo, pois os acadêmicos relatam que aprenderam fazer planejamento educativo por meio do Arco de Maguerez. Além disso, também tiveram estudantes que utilizaram o Arco como instrumento direto de planejamento, relatando diretamente as etapas do método como um mecanismo de planejamento educativo participativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologias ativas no ensino de enfermagem perioperatória: estudo bibliométrico(2019-07-23) COELHO, Andreza da Silva; CARVALHO, Roberta Hellen Trindade de; SILVA, Eliane da Costa Lobato da; http://lattes.cnpq.br/0957300825827165O presente estudo teve como objetivo avaliar a incidência do uso das metodologias ativas no ensino de enfermagem perioperatória em publicações científicas nacional, no período de 1989 a 2019. Realizou-se uma pesquisa descritiva, para a qual foi utilizada a técnica da Bibliometria de abordagem quantitativa, por meio da busca em bases de dados especializada BVS – BIREME nos seguintes indexadores: LILACS; MEDLIDE e BDENF. Utilizando-se dos filtros: texto completo disponível, base de dados MEDLINE, LILACS, BDENF – Enfermagem (Brasil); Idioma: Português; Assunto principal: Enfermagem perioperatória e ensino. Para a seleção da amostra foram adotados os seguintes critérios de inclusão: artigos publicados em português e; artigos completos; os quais o título retratasse a temática definida nos descritores. Recorte temporal para o estudo em questão foi de 30 anos. A amostra deste estudo foi composta por 04 Publicações, as quais foram selecionadas após a realização de leitura e análise minuciosa. Os 04 artigos selecionados para este estudo incluíam práticas que abrangem aspectos fundamentais da proposta de ensino significativo através do desenvolvimento de mecanismos de atuação no meio formativo de profissionais e discentes. Porém em nenhum foi possível identificar o uso em sala de aula ou serviço através da delimitação de técnica descrita nas diversas publicações que retratam as metodologias ativas de ensino. Esse cenário demonstrou ser fundamental a realização de pesquisas voltadas para análise de quais metodologias são mais eficazes, assim como realizar um levantamento de quais instituições já vêm aplicando esse novo método de ensino-aprendizagem e quais foram os benefícios a longo a curto/longo prazo dentro da área de atuação do profissional de saúde.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A percepção de acadêmicos de enfermagem sobre o processo de morte morrer no CTI(2019-06-12) SANTOS, Christiane Tereza Aleixo dos; MIRANDA, Suelen da Silva; VASCONCELOS, Esleane Vilela; http://lattes.cnpq.br/3557011938603953A morte é um fenômeno frequente nos Centros de Terapia Intensiva, e ao se deparar com esse cenário os alunos acabam sofrendo um impacto muito grande, e sua saúde mental acaba ficando fragilizada. Isso mostra que o processo de ensino aprendizagem dos acadêmicos frente ao processo de morte e morrer ainda está sendo deficiente, pois acaba não os preparando para encarar a morte como um processo natural e inerente a existência humana. Deste modo, o estudo apresenta as seguintes questões: quais as percepções dos acadêmicos de enfermagem frente ao processo de morte e morrer? E como essas percepções podem influenciar na sua formação profissional. Possui como objetivo: Descrever as percepções dos acadêmicos de enfermagem frente ao processo de morte e morrer na unidade de terapia intensiva e analisar as implicações dessas percepções para a formação profissional. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, norteada por roteiro, elaborado com base nos objetivos do estudo com perguntas abertas. A amostra foi formada por 30 graduandos de enfermagem do oitavo e do nono semestre de enfermagem da Universidade Federal do Pará, em Belém do Pará. Para proceder à análise dos dados optou-se em trabalhar com a técnica de análise temática para a formação das unidades. Desse modo, surgiram três categorias norteadoras para o estudo: Preparação profissional para o enfrentamento do processo morte e morrer; A morte e seus significados; A postura do futuro profissional frente as situações que englobam a morte e o morrer. Diante do exposto, nota-se que há um despreparo acadêmico, que a dificuldade de discutir sobre o assunto e a não aceitação da morte como parte da vida deixam os profissionais perplexos e distantes dos pacientes em iminência de morrer, dificultando as tomadas de decisão e lidar com os sentimentos negativos gerados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepção de estudantes sobre utilização de métodos de aula invertida no ensino de gerenciamento de enfermagem(2018) TRINDADE, Ricky Falcão Silva; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa realizado em uma faculdade de enfermagem de universidade pública localizada na região Norte do Brasil. A disciplina de graduação efetivamente investigada foi a de Administração em Enfermagem, inserida no quinto semestre do curso, onde as atividades foram desenvolvidas integralmente pelo modelo Flipped Classroom, nesse estudo é adotada a tradução livre: aula invertida. Foram utilizadas durante a disciplina: Peer Instruction, Just-in-Time-Teaching e Team Based Learning, levando em consideração o conteúdo programático e seus objetivos. Os participantes foram 8 estudantes de graduação regularmente matriculados no quinto semestre de enfermagem do segundo semestre de 2017. A turma era constituída de 29 estudantes, sendo os participantes selecionados a partir dos seguintes critérios de inclusão possuir frequência nas aulas ≥ 75% e a realização de no mínimo 70% das atividades por unidade da disciplina. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados foram utilizadas as fases de codificação aberta e axial, do método das comparações constantes (STRAUSS; CORBIN, 2008). Foi ordenada em versão trial do programa Atlas TI®. Ao final da codificação aberta foram gerados 22 códigos agrupados, durante a codificação axial, em 5 famílias as quais serão chamadas de categorias para facilitar o entendimento, sendo as categorias: Preferências: onde foi observado que a leitura prévia é considerada por uma parte dos participantes como importante estratégia para o aprendizado e afirmações que sugerem a compreensão dos estudantes que existem melhores estratégias de ensino e métodos para cada conteúdo e/ou contexto; Aula invertida - A percepção dos estudantes, onde foi observado que os estudantes possuem uma compreensão sobre os elementos da modelo aula invertida. Cada método gerou um conjunto de afirmações diferenciadas por exemplo, o Just-in-Time-Teaching, observam-se uma série de afirmações sobre o conhecimento dos estudantes necessário pelo professor para o desenvolvimento da mesma; Processo de aprendizagem facilitado/melhorado na percepção dos estudantes, onde foi descrito pelos estudantes o desenvolvimento ou o exercício da autonomia em relação ao processo de aprendizagem. O TBL mostrou-se o método mais comentado pelos participantes e o preferido; Dificuldades e Desafios, onde destaque-se o desafio de se trabalhar com um método de ensino diferente dos métodos convencionais de ensino, ou seja, o desafio de passar por um processo de mudança, foram observadas dificuldades que se relacionam aos métodos utilizados, como a necessidade de leitura prévia que se mostrou laborioso para alguns estudantes, dificuldade de acesso aos materiais através do e-mail, dificuldade ou ausência de acesso à internet, houve dificuldades que não estão relacionadas ao modelo, merece destaque a dificuldade de conciliar as atividades de todas as atividades curriculares do semestre, sugerindo que não houve integração na construção dos planejamentos de todas as atividades curriculares do semestre; Sugestões e avaliações, onde os estudantes avaliaram-se de na maioria das vezes de forma positiva comentando sobre o seu comportamento e desempenho ao longo da disciplina, em relação as estratégias didático-metodológicas as avaliações foram um pouco mais críticas, sugerindo que os estudantes têm maior facilidade de avaliar criticamente os professores do que a si mesmos e pôde se observar alguns estudantes foram mais críticos que os outros apesar de que tenha sido trabalhado o mesmo modelo pedagógico para todos, isso leva a seguinte reflexão: a experiência pedagógica é personalizada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A percepção de familiares acerca do acolhimento por enfermeiros em unidade de terapia intensiva: revisão integrativa da literatura(2018) SILVA, Josiane Silva da; CARVALHO, Lethissa Mendes; MENEZES, Cláudia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4581912040811998O objetivo desse estudo foi identificar evidências científicas na literatura sobre a experiência dos familiares de pacientes internados em Unidade de terapia Intensiva (UTI) quanto ao acolhimento do profissional enfermeiro nesta unidade. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, que tem como questão norteadora “Qual a percepção dos familiares de pacientes internados em UTI sobre o acolhimento realizado pelo profissional enfermeiro? O levantamento de dados foi realizado durante o mês de maio de 2018 englobando pesquisas publicadas entre os anos de 2012 e até 2018. Os critérios de inclusão incluíram: estudos primários que responderam a questão norteadora do estudo, no idioma português, sendo excluídos os editoriais, artigos de reflexão e revisão e capítulos de livro. A base de dados utilizada foi a Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) através dos descritores/MeSH: acolhimento, enfermeiro, enfermagem, unidade de terapia intensiva, familiares, relação enfermeiro-paciente, utilizandose os booleanos “AND” e “OR”. O resultado da coleta de dados totalizaram-se 5 artigos publicados referentes ao tema. A partir da categorização, análise e interpretação dos artigos resultante da pesquisa, emergiram três categorias temáticas: estratégias para o acolhimento de familiares internados em uti, comunicação e preparo emocional e capacitação dos profissionais. O estudo revelou que algumas dificuldades para com o cuidado à família estão relacionados à falta de estratégias para o acolhimento, à comunicação ineficaz e ao medo do envolvimento emocional, bem como, ao despreparo do profissional enfermeiro da unidade de terapia intensiva. Concluímos que com essa revisão, reitera-se a importância da valorização do acolhimento à família como uma inovação do cuidado relevante para a prática, haja vista que, o cuidado em enfermagem precisa ser visto e compreendido de forma holística, percebendo o paciente em todos os seus aspectos, e isso inclui sua família no processo saúde-doença.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A percepção de pais sobre a educação em saúde no ambiente escolar(2016) SOUZA, Thais Cristina Flexa; CARVALHO, Jacira Nunes; http://lattes.cnpq.br/9434086419077532A família deve ser o foco da atenção primária possibilitando abertura de espaços para educação em saúde, extinguindo o olhar que individualiza o cuidado desta estrutura. Desta maneira, é importante o grupo familiar estar contextualizado nas múltiplas dimensões do processo saúde-doença. O objetivo do trabalho é identificar as percepções de pais em relação à educação em saúde realizada pelos profissionais de saúde no ambiente escolar. Trata-se de um estudo do tipo descritivo de cunho qualitativo. O estudo foi realizado na Escola Municipal Parque Amazônia no bairro da Terra Firme, Belém, Pará, Brasil. Participaram 15pais ou responsáveis de alunos regularmente matriculados. Todos os entrevistados foram sexo feminino, com idade entre 27 e 62 anos. Os pais apontaram necessidade de orientação para si e família e reconheceram a importância de profissionais de saúde na assistência dos alunos. Também citaram a importância de vários profissionais de saúde, com destaque para médicos e enfermeiros. Relataram timidez e constrangimento em falar sobre sexualidade dentro de casa e indicam o profissional de saúde como mais competente para abordar sobre o tema. Explanaram que crianças e adolescentes são disseminadores de conhecimento sobre saúde na família e que a educação em saúde no ambiente escolar modifica comportamentos da família. Mencionaram a necessidade da continuidade do projeto de extensão universitário na comunidade, pois reconhecem a vulnerabilidade social que vivem. Após este estudo, foi possível afirmar que a educação em saúde dentro do ambiente escolar é um método eficaz para ensinar boas práticas para prevenção de doenças e para promover saúde. É necessário que as políticas de saúde na escola existentes sejam efetivadas de forma assídua para que assim se consiga um bom resultado tanto para os escolares quanto para sua família.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prevalência de doenças de notificação compulsória: um estudo epidemiológico(2011) SOUZA, Daniele Lima de; CARÁGENES, Vivian Lúcia D’Annibale; http://lattes.cnpq.br/1030211969937391; TAVARES, Roseneide dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2302813977671086As Doenças de Notificação Compulsória são assim designadas por constarem na Lista de Doenças e Agravos de Notificação Compulsória, em âmbito mundial, nacional, estadual e municipal. Grande parte dessas doenças, devido sua gravidade demanda tratamento hospitalar em algum momento de sua evolução, sendo nesses casos que o Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Universitário João de Barros Barreto, contribui para realização das ações da vigilância epidemiológica. Este trabalho tem como objetivo verificar a prevalência das Doenças de Notificação Compulsória ocorridas no Hospital Universitário João de Barros Barreto no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2010, abrangendo as seguintes variáveis: critério de confirmação do diagnóstico, sexo, faixa etária, escolaridade, procedência e óbitos. Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo, com abordagem quantitativa. A fonte utilizada foi o Sistema de Informações de Agravos de Notificação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica. A análise dos dados foi realizada por meio do programa BioEstat 5.0, através do teste qui-quadrado e Teste G. O teste qui-quadrado foi utilizado nas variáveis que envolveram sexo, faixa etária e escolaridade. O Teste G foi aplicado nas variáveis que abrangeram procedência e óbitos. No período em estudo, foram registrados no banco de dados 7.194 casos suspeitos de Doenças de Notificação Compulsória, sendo destes 5.374 confirmados, entre as confirmados 4.908 correspondem a doenças prevalentes como tuberculose (2.057/4.908), meningite (923/4.908), AIDS (695/4.908), dengue (523/4.908), hepatites virais (383/4.908) e leishmaniose visceral (327/4.908). O critério de confirmação do diagnóstico foi maior através do critério clínico laboratorial do que o critério clínico-epidemiológico, exceto para tuberculose que teve a maior parte dos seus casos confirmados através do critério clínico-epidemiológico. O sexo masculino foi superior ao feminino em todas as doenças prevalentes em estudo. Destaca-se a faixa etária com maior freqüência de 0-12 anos para meningites, dengue e leishmaniose visceral, dos 19-39 anos para tuberculose e AIDS e dos 40-59 anos para hepatites virais. Quanto a escolaridade, a maior parte dos casos de meningite e leishmaniose visceral não possuíam ao menos um ano de estudo, para a AIDS com 5-8 anos e nos casos de dengue, tuberculose e hepatites virais prevaleceu 9-12 anos de estudo. A maioria dos casos confirmados é procedente da mesorregião metropolitana de Belém (74,55%). Quanto aos óbitos, a AIDS predomina 44,75% dos casos, seguido respectivamente a tuberculose, meningites, hepatites virais, leishmaniose visceral e dengue. As doenças em estudo exigem medidas eficazes para a sua prevenção e controle. O profissional de enfermagem, deverá colaborar com o processo de informação, decisão e ação, através de conhecimento teórico e científico do ambiente e situações de risco, realizando ações que promovam saúde para a sociedade de um modo geral.