Navegando por Assunto "Eletromagnetismo"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do espalhamento eletromagnético de Rayleigh em nanoesferas core-shell(2017) CRUZ, André Felipe Souza da; COSTA, Karlo Queiroz da; http://lattes.cnpq.br/7932708321834647O estudo de nanopartículas metálicas tem sido de grande importância no desenvolvimento de dispositivos de sensoriamento em nanoestruturas, e aplicações em nanofotônica. Neste trabalho é apresentado um estudo teórico da interação entre uma onda eletromagnética e uma nanoestrutura de ouro com geometria esférica, possuindo esta uma fina camada dielétrica de sílica (core-shell). Considera-se que o diâmetro efetivo da partícula é muito menor que o comprimento de onda do campo elétrico incidido, caracterizando o espalhamento quase estático de Rayleigh. Utilizando um modelo analítico através da equação de Laplace foi verificada a interação entre o campo de uma carga pontual e a nanoesfera, entre um campo uniforme e uma nanoesfera, e entre um campo uniforme e uma nanoesfera coreshell. Em seguida, utilizando um modelo numérico, foi verificada a interação do campo elétrico entre duas nanoesferas core-shell, em função da distância entre elas. Para a nanopartícula isolada, foram comparados os parâmetros de eficiência em seções transversais de espalhamento, absorção e extinção, com dados experimentais de curvas de Absorvância. Os resultados mostram as mudanças resultantes das interações na faixa do espectro variando de 450nm a 750nm, e utilizando a modelagem abordada é verificada a faixa de validade do método quase estático para as dimensões das partículas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O contexto histórico das ondas eletromagnéticas(2019-07-11) ALMEIDA, Aguinaldo Pantoja de; SILVA NETO, Manoel Januário da; http://lattes.cnpq.br/7869069020062706Neste trabalho será abordado as principais experiências, métodos e cientistas que foram responsáveis pelo desenvolvimento da eletricidade e magnetismo seguindo uma linha cronológica no tempo de 650 a.c até 1911. Sendo a metodologia que se utilizou bibliográfica, analisando principalmente artigos e livros referentes ao assunto em questão, tentando mostrar principalmente as suas experiências que levaram ao desenvolvimento do eletromagnetismo atual e os pensamentos dos gênios na elaboração de suas experiências e na forma de tratar o problema em questão, a curiosidade que tiveram, e suas rivalidades no meio acadêmico e na sociedade cientifica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O efeito faraday: da atividade óptica natural ao elétron(2022-02-08) MATOS, Bruno César da Silva; LIMA, Marcelo Costa de; http://lattes.cnpq.br/6532397056756422Neste trabalho analisamos os mecanismos que concorreram para descrição teórica do efeito rotatório magnético sobre a luz,descoberto por Michael Faraday. Indicamos a origem e inspiração destes mecanismos a partir da teoria da birrefringência e da atividade óptica natural, no contexto da teoria elastodinâmica da luz, iniciada por Fresnel, na primeira metade do século XIX. A seguir, a incorporação imprópria deles no programa de unificação óptico-eletromagnético, na obra de Maxwell, a gradual transição para o contexto da teoria eletromagnética da luz e, por fim, sua depuração pela teoria do elétron às vésperas do nascimento do átomo de Bohr.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo do método eletromagnético Slingram com foco no equipamento EM34-3(2017-03-10) JACOB JÚNIOR, René Michel; RÉGIS, Cícero Roberto Teixeira; http://lattes.cnpq.br/7340569532034401O presente trabalho procura explicar os fundamentos e características do Slingram, método geofísico desenvolvido por Sture Werner e Alfred Holme e que serve como base para o EM34-3. O Slingram consiste de uma das aplicações do método eletro- magnético indutivo, que envolve a propagação de campos eletromagnéticos de baixa freqüência, logo não necessita de contato com o terreno, o que facilita a aquisição de dados. Ele apresenta duas bobinas que funcionam como um dipolo magnético e estas são deslocadas em conjunto ao longo do perfil, mantendo-se uma separação constante entre as mesmas, para uma dada frequência. Ao longo deste trabalho é possível compreender desde a teoria do método Slingram até o funcionamento do EM34-3, levando-se em consideração aspectos importantes, como por exemplo, a diferença entre os arranjos dos dipolos na horizontal e na vertical. Além disso, devido o dado real e aos modelos sintéticos apresentados e comentados ao longo da leitura, é possível que o leitor tenha um melhor entendimento deste método e desta ferramenta tão úteis para a geofísica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A física da conversão energética nas usinas hidrelétricas(2021-05) MOURA, Wendel Leandro Souza; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474As usinas hidrelétricas produzem a grande parte da energia elétrica consumida no Brasil. Esse processo de produção garante que o Brasil esteja em uma posição de destaque dentro do cenário de produção energias renováveis e não poluentes. A produção energética em uma usina hidrelétrica nada mais é que uma aplicação direta de leis, princípios e fundamentos de física, sendo muito interessante de ser analisado a partir de uma ótica científica. Neste trabalho, buscar-se-á abordar os princípios físicos envolvidos na geração da energia elétrica em uma usina hidrelétrica, bem como seus benefícios e malefícios, abordando cada componente de uma usina e expondo o porquê de sua utilização no projeto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepção de estudantes sobre a física no ensino médio: o eletromagnetismo em estudo(2024-09-26) PASSOS, Luiz Vinicius Silva dos; GOMES, Maria de Lourdes Sousa; http://lattes.cnpq.br/5252402593548796Esta pesquisa analisa a percepção de estudantes e professores do ensino médio sobre o ensino de Física na cidade de Abaetetuba-PA, com foco na metodologia Consensual Qualitative Research - CQR, abordagem construtivista de perspectiva ontológica que reflete a matriz epistemológica caracterizada pela não separação entre sujeito e objeto do conhecimento, sendo o papel do(a) cientista, o de buscar comunalidades experienciais entre os participantes da investigação (HILL et al., 2005). Foram aplicados questionários semiestruturados a dois professores de Física e a 64 alunos(as) do 3º ano do ensino médio e considerou uma amostra geral e variáveis de gênero. A análise, baseada em categorias de Hill et al. (1997), abrangeu a percepção do ensino de Física, sua relação com o cotidiano, o uso de materiais didáticos e laboratórios. Os resultados mostram que os estudantes relacionam a Física ao cotidiano e, que encontram dificuldades na compreensão dos conteúdos, principalmente pela falta de demonstrações práticas ou pelo fato de não entenderem muito bem as explicações dos professores. Tanto homens quanto mulheres, estudantes do ensino médio participantes da pesquisa sugerem que a Física é mais bem explicada com recursos experimentais, laboratórios e projetos. Os professores reconhecem que as dificuldades dos(as) alunos(as) é com a teoria e desejam usar metodologias mais dinâmicas, mas a falta de recursos limita o acesso a materiais básicos, o que compromete o processo de ensino e aprendizagem.