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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A afetividade nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento no ensino fundamental
    (2022-12-12) COSTA, Carla Gabriela do Lago; GOMES, Geise do Socorro Lima; http://lattes.cnpq.br/1752787535007263
    Esta pesquisa teve como propósito mostrar a importância da aplicabilidade da afetividade nas práticas pedagógicas de alfabetização e letramento dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, onde houve o levantamento de diversas obras de importantes autores que tratam da alfabetização e letramento e da relevância da afetividade para a educação e desenvolvimento tanto cognitivo, como de diversas outras habilidades das crianças. A partir das análises, fizemos algumas considerações com relação à algumas problemáticas e aspectos existentes com relação ao ensino aprendizagem da leitura e escrita e sobre as relações das interações sociais e da afetividade no desenvolvimento das crianças nas concepções de Jean Piaget, na qual, a partir das dadas considerações, analisamos e correlacionamos sobre o valor das interações sociais e da afetividade nas práticas dos docentes para o ensino da leitura e escrita das crianças. Por fim, podemos considerar que o processo de alfabetização e letramento é bastante complexo, possuindo diversas peculiaridades a serem consideradas neste processo, assim, é de grande relevância que os professores reconheçam e considerem estas variadas facetas, na qual, a afetividade será primordial para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da aprendizagem: discursividades de professoras do ensino fundamental na Escola José Monteiro Maia em Castanhal
    (2022-12-19) SILVA, Monique Elane Barroso; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912
    Este estudo analisa a avaliação da aprendizagem nas discursividades de professoras do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Monteiro Maia em Castanhal-PA. O referencial teórico se baseia em Cipriano Luckesi, Ana Maria Saul, Léa Depresbiteris, Maria Teresa Esteban, Jussara Hoffmann, entre outros, para as discussões sobre avaliação da aprendizagem. O estudo é de abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e de campo. Para a geração dos dados utilizamos o questionário semiestruturado com 03 (três) professoras que atuam no Ensino Fundamental, Anos Iniciais. Para a análise dos dados utilizamos a análise do discurso com base em Mikhail Bakhtin a partir dos conceitos de dialogismo e enunciação. Os resultados do estudo revelam que os discursos das professoras evidenciam uma concepção de avaliação voltada para a perspectiva da avaliação diagnóstica, formativa, mediadora e emancipatória, desenvolvida por meio dos diferentes instrumentos avaliativos como as provas, textos, fichas de observação, registros, portfólios e outros, com vista ao acompanhamento e a contextualização do processo ensino e da aprendizagem. Concluímos, então que o processo de ensino e de aprendizagem está para além de uma avaliação tradicional em sala de aula, tornando avaliação da aprendizagem como uma ferramenta transformadora, especifica e reflexiva das inúmeras situações e desafios que o professor do ensino básico pode vivenciar em sala de aula. Sendo perceptível que as professoras no trabalho pedagógico e escolar constroem a multiplicidade do conhecimento, por meio do olhar diagnóstico, problematizador e mediador da avaliação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A contribuição da poesia na formação de leitores do ensino fundamental
    (2019-07-19) BARBOSA, Thamires do Socorro; SOUZA, Nilo Carlos Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4245210444172181; https://orcid.org/0000-0001-7642-7551
    O presente estudo pretende promover uma reflexão sobre a contribuição da poesia no processo de formação de leitores do Ensino Fundamental. Ao apresentar os conceitos de poesia, leitura e formação de leitores compreenderemos de que forma a poesia, de fato, contribui nesse processo de formação do aluno leitor. Para tanto, faremos um diálogo com alguns autores que já trataram de forma direta ou indireta sobre o tema, tais como: Magda Soares (2006), Marisa Lajolo, Regina Zilberman (1995, 1998), Paul Zumthor (1993, 2007, 2010), Maria Cunha (2003) e Vigotsky (2004, 2007, 2014).
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Corpo, práticas corporais e legitimidade da educação física nos anos finais do ensino fundamental da escola de aplicação da Universidade Federal do Pará
    (2022-07-14) FREITAS, Tayná Keicy da Silva; FURTADO, Renan Santos; http://lattes.cnpq.br/0724633321532061; https://orcid.org/0000-0001-7871-2030
    Esta pesquisa buscou investigar e discutir o corpo, as práticas corporais e a legitimidade da Educação Física no Ensino Fundamental nas aulasde Educação Física na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, a partir das perspectivas de docentes dainstituição. Tem como objetivo compreender o modo como professores do Ensino Fundamental (anos finais) da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará atuam na cultura escolar em busca por reconhecimento da disciplina de Educação Física e de um novo lugar para o corpo em suas práticas de escolarização. Como método de analise dos dados fizemos uso da pesquisa documental e da análise dos conteúdos para a interpretação dos dados oriundos de entrevista semiestruturada e planos de ensino. Apontamos que para as docentes da Escola de Aplicação o corpo faz parte do conjunto total do ser humano, não podendo ser separado em suas aulas. Assim, existem indicativos de um corpo sujeito nas aulas de Educação Física na Escola de Aplicação, sendo este um caminho para a inovação e legitimação da disciplina. O estudo indica que haja um pensamento mais crítico por parte dos professores e gestores em relação à disciplina de Educação Física no campo escolar para além do olhar fragmentado dela enquanto uma área de práticas esportivas que acabam por deslegitimar sua importância.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A criança e a transição da educação infantil para o ensino fundamental
    (2023-12-14) SILVA, Gilviane Carla Silva da; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334
    O artigo que se apresenta corresponde ao trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia, apresenta o título” A criança e a transição da educação infantil para o ensino fundamental”. O estudo tem por objetivos, analisar as mudanças comportamentais que ocorrem durante o processo de transição do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental e analisar os desafios pertinentes no processo de transição do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental. O aporte teórico baseia-se em autores que estudam a infância, educação infantil e ensino fundamental de nove anos, como: Sônia Kramer (2006/2007), Nascimento (2007), Peretti (2016), Correa (2012), Melo (2020), entre outros. Como opção metodológica de pesquisa, utilizou-se a análise do conteúdo, por meio de revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. Feita a análise e a discussão sobre os desafios postos diante da nova organização do ensino fundamental, nos limites deste trabalho, evidenciou-se a importância de as instituições educacionais repensarem estratégias para a inclusão de crianças de seis anos, considerando que as mesmas estão ligadas a ensinança que vivenciaram na etapa da educação infantil, assim como é fundamental a formação adequada aos professores que irão trabalhar com o 1º ano do ensino fundamental. Ajuizamos que esse processo ainda precisa ser estudado e debatido, pois, mesmo que as leis e suas normativas assegurem o direito ao ensino em instituições ajustadas para a inclusão das crianças de seis anos, muito ainda há por se fazer, é preciso garantir a permanência da criança no espaço educacional melhorando as condições e o acesso às instituições de ensino.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A distorção idade-série nos 5º anos do ensino fundamental em uma escola no município de Barcarena
    (2018-07-23) ANJOS, Lucinda Dias dos; AVIZ, Larissa de Nazaré Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/1981446092851473
    O presente trabalho tem por objetivo compreender as ações mobilizadas pela equipe gestora e pelos professores para a resolver a problemática da distorção idade- série presente nas turmas do 5º ano do ensino fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jarbas Passarinho, em Barcarena-Pará. Como objetivos específicos, considera-se: Identificar o perfil dos estudantes com distorção idade-série das turmas do 5º ano; Compreender por meio da percepção da gestão escolar e dos docentes quais fatores têm contribuído para a ocorrência da distorção idade série; Verificar se a escola adota programa/projeto específico para a correção de fluxo. A metodologia constou, de obras de teóricos como Menezes & Santos (2002), Santos (2012), Saviani (2011), Silva (2014), Soares (2015), entre outros que tratam da temática. O segundo passo foi a realização da pesquisa de campo na escola acima citada, e a população pesquisada constou de um professor, um coordenador e doze alunos. Foi possível identificar que um dos fatores da DIS é a repetência constante desses alunos, levando-os a distorção idade- série, o segundo está no fato de muitos sentirem dificuldades no processo de aprendizagem. Compreendemos a partir da concepção docente e gestão escolar que a ausência da família na escola é um fator contribuinte para a ocorrência da DIS. Verificou-se, que a escola adota os programas Novo Mais Educação e Mais Alfabetização como formas de combate a DIS, a equipe gestora realiza encontros voltados para a discutir a problemática da distorção, dá suporte e autonomia para que os professores busquem selecionar o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula. Concluiu-se, que apesar da escola não possuir nenhum programa específico para a correção de fluxo, tais como: o Avança Brasil e Acelera Brasil, a instituição está toda articulada e empenhada em combater esse quadro e busca diminuir esse índice na escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO E APRENDIZAGEM: um estudo na turma do 5º ano tarde da Escola Lindalva Pinho Curralinho-PA
    (2020-12-01) NOGUEIRA, Lindalva dos Santos; REIS, Manuelle Espíndola dos; http://lattes.cnpq.br/1753345784639940
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo, analisar o fracasso escolar entendido como distorção idade /série, bem como seu processo histórico e suas implicações no processo ensino e aprendizagem. O estudo foi realizado com base em uma pesquisa documental e bibliográfica que será apresentada na fundamentação teórica. Aborda aspectos importantes como o histórico do fracasso escolar, as teorias da aprendizagem de Piaget, Vigotsky e Wallon, Relacionando essas teorias com práticas pedagógicas escolares por meio da pesquisa documental e bibliográfica de trabalhos desenvolvidos sobre o assunto. Os resultados corroboram com a literatura que esse problema é de grande complexidade, que parte de uma questão biopsicossocial em que entra o governo, as leis, políticas, a instituição escolar, as práticas pedagógicas, a família e também o aluno. A educação é responsabilidade de todos os envolvidos. Dessa forma o aluno terá a possibilidade de obter o sucesso em seu processo de aprendizagem e consequentemente o avanço progressivo em sua escolaridade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Educação financeira: uma proposta de abordagem nos anos finais do ensino fundamental
    (2022-03-11) LOPES, Shirlane Bessa Ferreira; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385; DAMASCENO, Alexandre Vinicius Campos; http://lattes.cnpq.br/3574720392498124
    A Educação Financeira vem ganhando grande importância social nos últimos anos, pesquisas mostram que os índices de endividamento e inadimplência são altos, e consequentemente os índices de financeira da população brasileira são baixos segundo os Relatórios de Cidadania Financeira do Banco Central do Brasil, mostrando que grande parte dos cidadãos ainda não possui uma vida financeira saudável, acentuando assim a urgência da disseminação do tema na sociedade. Neste sentido, o presente trabalho pretende a partir da capacitação docente, colaborar com a inserção da educação financeira nas escolas possibilitando ao estudante desenvolver a capacidade de tomar boas decisões em relação às finanças. Para tanto, o trabalho foi fundamentado em pesquisas bibliográficas a respeito da Educação Financeira e seu desenvolvimento legal, assim como o modelo conceitual e pedagógico. Além disso, oficinas virtuais foram ofertadas aos professores da rede pública de ensino do Vale do Acará/PA e graduandos do Curso de Matemática do Campus Universitário de Abaetetuba com o intuito de promover compreensão da relação transversal da educação financeira com as diversas áreas do conhecimento proposta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O fracasso escolar a partir das questões relacionadas à distorção idade-série em uma escola no município de Acará
    (2019-12-17) MAGNO, Janielle Vaz; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066
    O presente trabalho busca apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Acará, a qual teve por objetivo investigar os fatores presentes na vida dos educandos que os levam ao fracasso escolar a partir da distorção idade-série, bem como identificar de que maneira eles se apresentam e como a escola pesquisada e também o sistema municipal de educação atuam para amenizar esse problema. O estudo se caracteriza em uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, por meio da observação participante e entrevistas semiestruturadas, objetivando uma maior participação dos sujeitos envolvidos na pesquisa, os quais foram três professores, um representante da direção da escola e um representante da Secretaria Municipal de Educação. A partir da análise das informações coletadas, foi possível inferir que os profissionais da escola atribuem as principais causas desse problema à família do aluno, entretanto, observou-se que a própria escola não tem disponibilizado a devida atenção ao problema. Identificou-se também a falta de atenção e de suporte à escola por parte da Secretaria de Educação do município.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental
    (2019-09-03) ROCHA, Keise Barbosa; CARDOSO, Maura Lúcia Martins; http://lattes.cnpq.br/3094224817605412; https://orcid.org/0000-0001-5462-0668
    O artigo aborda a importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental. Surgiu da inquietação de pesquisar a literatura infantil na prática docente. Tem por objetivo geral analisar a importância da literatura infantil no primeiro ano do ensino fundamental e como específicos contextualizar historicamente a literatura infantil no processo ensino aprendizagem; Reconhecer a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental; Identificar os fatores que contribuem para a apropriação da leitura nas crianças dos anos iniciais, por meio da literatura infantil. Como referencial teórico Gregorin (2010), Lajolo (1985), Abramovich (2008), Zilberman (1994), Cunha (1983), entre outros. Este estudo se constitui em uma pesquisa bibliográfica, de cunho quantitativo (GIL,1999; DEMO, 2007). Os resultados deste estudo consideram de grande importância a presença da literatura infantil, no primeiro ano do ensino fundamental, já que constitui caminho de várias linguagens possibilitando o desenvolvimento linguístico das crianças.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem matemática para os anos finais do ensino fundamental
    (2023-06-30) PAULA, Jhonata Souza; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274
    Essa pesquisa trata da Modelagem Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Configura-se como bibliográfica de cunho qualitativo, cujo objetivo geral foi apresentar uma atividade propositiva de Modelagem Matemática relacionada ao conteúdo interpretação de dados em gráficos e tabelas. Tal conteúdo constitui-se como uma das competências e habilidades que os discentes devem desenvolver no âmbito dos Anos Finais do Ensino Fundamental, conforme orienta a BNCC (2018). Para alcança-lo, tem por objetivos específicos: situar a MM como metodologia ativa; Conhecer fundamentos da Resolução de Problemas associada MM; e, apresentar uma proposta de MM e Resolução de Problemas para o 7º ano do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica está apoiado em autores como: Barbosa (2004), Bertone, Bassanezi e Afelice (2014), Diesel, Baldez e Neumann (2017), Silva (2018) e Scheneiders (2018), Silva Souza (2018), Sodré (2019), Silva (2020), Ferreira (2020), Santos e Cunha (2021) e Avelar, Silva e Giordano, (2022). Acredita-se que a atividade proposta pode propiciar discussão matemática capaz de promover ensino aprendizagem significativo. Podendo reduzir barreiras entre conhecimentos conceituais e o uso prático dos conhecimentos na realidade; os temas no qual se pode trabalhar com a MM associada à Resolução de Problemas são múltiplos, mas devem ter como ponto de partida a realidade social.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Percepção de alunos do 5º ano do ensino fundamental sobre meio ambiente
    (2017-04-24) SAMPAIO, Kelly Cristina Rocha; CONTENTE, Ariadne da Costa Peres; http://lattes.cnpq.br/5424406285707749; https://orcid.org/0000-0001-9228-3690
    O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção sobre Meio ambiente de alunos do 5°ano do ensino fundamental de uma escola em convênio com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) localizada no bairro da Terra Firme na cidade de Belém. A turma com 24 alunos foi dividida em seis grupos com quatro integrantes cada. Cada grupo respondeu livremente três perguntas sobre Meio ambiente sendo duas delas, orientadas a serem respondidas por meio de desenhos. Os resultados obtidos revelaram que apesar da categoria “Natureza” ter uma forte expressividade por meio dos desenhos, a categoria “Problema Ambiental” também teve uma grande representatividade nas respostas escritas onde os alunos demonstraram estar cientes dos problemas ambientais no que diz respeito ao descarte de resíduo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A prática da leitura no 4º ano do ensino fundamental: análise na perspectiva de professores e alunos
    (2016-05-31) PONTE, Luciana Moura; SILVA, Fábio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009
    As práticas de leitura nas escolas é um tema de interesse de teóricos como Ângela Kleiman (2000), Luiz Carlos Cagliari, (1997), Paulo Freire, (1988) Irandé Antunes, (2003) dentre outros, deixando claro que o assunto é pertinente e precisa ser debatido. Fundamentada nas teorias dos autores supracitados, o presente trabalho mostrou como são realizadas as práticas de leitura no 4º ano do ensino fundamental. Como opção metodológica, optou-se pelo método de pesquisa Qualiquantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi o diário de campo e os questionários aplicados aos alunos. Para a análise dos dados foi feita a triangulação das informações obtidas a partir dos instrumentos utilizados, nos permitindo explicar os fatores que sustentam a forma com que a leitura é desenvolvida pela professora do 4º ano do ensino fundamental. Sobre os resultados, observamos que em geral a prática de leitura é realizada pelas professoras, o que não há, é o tempo necessário para desenvolvê-la. Neste sentido torna-se necessário que se veja a forma com que a leitura é desenvolvida na sala de aula para ensinar os alunos a gostarem do ato de ler, mas para isso os alunos precisam gostar da leitura que eles encontram nas escolas e, sobretudo, é válido a contextualização do texto lido para que assim se possa tornar a leitura prazerosa, interessante, atraente e que faça sentido para quem está lendo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A prática pedagógica no processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental
    (2019-09-03) CORREA, Keliane de Avelar; CARDOSO, Maura Lúcia Martins; http://lattes.cnpq.br/3094224817605412
    Este estudo foi realizado na E. M. de Ensino Infantil e Fundamental “de Jauacá”, na zona rural do município de Cachoeira do Arari. Teve por objetivo geral investigar a prática pedagógica de uma professora no desenvolvimento da leitura e escrita em sala de aula e como objetivos específicos apresentar as falas das 5 crianças em torno das práticas pedagógicas em sala de aula e analisar os excertos de fala da professora X e das crianças. A pesquisa de campo foi realizada com uma professora e cinco alunos, em uma turma do 1º ano do ensino fundamental, onde se apresentam as falas da docente acerca de sua prática pedagógica na alfabetização revelando suas concepções sobre estas, e as falas das crianças em não se perceberem como crianças leitoras com base nessa prática. Como fundamentações teóricas/metodológicas destacam-se os seguintes autores: Freire (2002), Smolka (1989), Micotti (2009), Marconi; Lakatos (2011), Severino (2016). No plano metodológico se constitui numa pesquisa qualitativa, do tipo etnográfico, tendo como instrumento de pesquisa o questionário. A pesquisa revelou alguns dilemas na prática pedagógica, com compreensões tradicionais e crítico-libertadoras sobre o processo de alfabetização, como também permitiu ampliar o conhecimento acerca das práticas pedagógicas no processo de ensino - aprendizagem em relação a apropriação da leitura e escrita.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Reflexões sobre o ensino da arte na formação de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
    (2024-07-02) MENDES, Rayara Rodrigues; PEREIRA, Maria do Socorro Alexandre; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    O ensino de Arte no âmbito escolar visa despertar o potencial criativo, imaginário, expressivo e critico nos alunos, todavia, são muitas as intercorrências que implicam no alcance desse processo, considerando isto, o objetivo deste estudo busca refletir qual a importância direcionada ao ensino de Arte para a formação da criança dos anos iniciais se sobressaem na delineação das estratégias pedagógicas incorporadas na rotina de estudo dos alunos do 5° ano (A) da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Nair Maia Vieira Gomes, localizada no município de Tomé-Açu/PA. A problemática está centrada na seguinte questão: Qual a importância direcionada ao ensino de Arte para a formação da criança dos anos iniciais nas ações pedagógicas da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Nair Maia Vieira Gomes, localizada no município de Tomé-Açu/PA? A metodologia apoia-se na abordagem qualitativa, associada a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, está relacionada a uma experiência de iniciação científica sobre o ensino de Arte, desenvolvida na referida escola. Os instrumentos de coleta de dados, consistiram na utilização das técnicas de pesquisa de observação participante e entrevista semiestrurada/não diretiva. O aporte teórico comportou os seguintes teóricos, Barbosa (1975-2001-2002-2008); Silva (1989) Ferão et al. (2001); Ferraz e Fusari (2009); Freire (2011); Rodrigues (2013); Chirinéa e Brandão (2015); Iavelberg (2016); Martins, Picosque e Guerra (2010), e documentos legais referente as Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Resolução CNE/CP n° 1, de 15 de maio de 2006. De acordo com a observação feita na escola sobre o ensino da arte, bem como a sua importância na formação da criança, conclui-se que a arte, disciplina obrigatória do currículo escolar, está sendo posta em segundo plano pela escola, tendo em vista a ênfase direcionada ao preparatório do SAEB, fato que impactou negativamente o desenvolvimento da formação artística dos educandos, privando-os de terem aula durante quase todo semestre letivo observado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A relevância da cartografia como recurso ao desenvolvimento da educação geográfica nas séries iniciais do ensino fundamental: uma abordagem pedagógica
    (2023-12-27) MACIEL, Maria de Nazaré dos Santos; DUARTE, Edinaldo Lobato; http://lattes.cnpq.br/0094743148865467
    O presente trabalho, tem como objetivo geral analisar a relevância da Cartografia nas séries para o ensino de geografia no ensino fundamental, a partir de abordagens pedagógicas que valorize o desenvolvimento do pensamento espacial dos alunos. Este estudo, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, baseando-se no método descritivo-explicativo, realizou-se um levantamento, por meio das bases de dados virtuais: Brasil ScientificElectronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e no portal periódico da CAPES.Uma análise comparativa dos artigos revela que eles têm em comum a preocupação em promover uma aprendizagem significativa da geografia, que leve em conta as vivências, os saberes e as demandas dos estudantes e das comunidades onde estão inseridos. Nesse sentido, a Cartografia é vista como uma ferramenta que possibilita a leitura, a interpretação e a representação do espaço geográfico, bem como a participação social e política dos sujeitos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uso de tecnologias como ferramenta de ensino da matemática financeira: revisão bibliográfica
    (2023-12-21) MACEDO, Rubem Gilson Correa de; SILVA, José Geraldo Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/0680669960875075
    Este presente trabalho discutir a forma como a tecnologia é utilizada para ensinar matemática financeira a alunos do segundo segmento do ensino fundamental. O estudo discuti a forma como a compreensão e a aplicação de ideias financeiras pelos alunos podem ser melhoradas através da utilização da tecnologia num ambiente em que a educação financeira é cada vez mais importante. Com base num levantamento de literatura mais recentes publicadas entre os anos de 2020 a 2023, a investigação destaca uma série de abordagens atuais que investigam a integração da tecnologia na educação, incluindo a utilização do Excel, jogos digitais, vídeos e plataformas interativas. Essas tecnologias digitais têm sido destacadas por muitos investigadores que mostram como a tecnologia pode contextualizar as ideias financeiras e torná-las mais compreensíveis e aplicáveis, associando-as a cenários reais. O estudo destaca a utilização destas tecnológicas digitais, bem como a forma como incentivam os alunos a participarem ativamente no processo de aprendizagem, criando uma base sólida para o desenvolvimento do estudo da matemática financeira.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A utilização de materiais manipuláveis como metodologia de ensino das quatro operações com números naturais no ensino fundamental
    (2021-12-21) GONÇALVES, Neyse Nayla Brandão; ROZAL, Edilberto Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1587055694481384
    Essa pesquisa teve como objetivo analisar de que forma materiais manipuláveis proporcionam compreensão no ensino das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) do Ensino Fundamental e assim, mostrar a importância da utilização desses recursos didáticos no desenvolvimento da aprendizagem do discente no ensino matemático em uma turma do 4° ano do Ensino Fundamental I da Escola Centro Educacional Maria Madalena, localizada no município de Terra Alta/PA. A investigação consistiu em verificar como os materiais manipuláveis podem auxiliar no ensino das quatro operações básicas. Durante a apresentação do material manipulável em sala de aula foi possível observar o interesse, entusiasmo e alegria dos alunos ao manusear o recurso didático Material Dourado, que foi o recurso escolhido para o trabalho dessa pesquisa. Os sujeitos dessa pesquisa foram alunos do 4° ano do Fundamental I, adotou- se uma abordagem de caráter quantitativo, qualitativo e bibliográfico, partindo para um estudo a partir de perguntas objetivas e subjetivas referentes ao recurso Material Dourado e ao conteúdo das operações básicas. Verificaram-se a importância da utilização de matérias manipuláveis no ensino das quatro operações, pois conclui-se com esta pesquisa que os sujeitos que responderam ao questionário compreenderam de forma satisfatória o conteúdo das quatro operações, como foi mostrado nos resultados dos gráficos realizados no terceiro do momento da pesquisa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A Variação linguística nos livros didáticos do 6º e 9º ano do ensino fundamental maior
    (2022-11-18) LIMA, Stephany Pereira; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700
    Este trabalho discorre sobre a variação linguística nos livros didáticos do 6° e 9°ano do ensino fundamental maior. Objetiva-se discutir como a variação linguística é trabalhada em dois livros didáticos. A base teórica apoia-se em Coelho et al (2010), Bagno (2007), Zilles e Faraco (2015), entre outros que investigam essa temática. Metodologicamente, corresponde a uma pesquisa documental, tendo como corpus dois livros didáticos, manuais do professor, do 6° e 9° ano do ensino fundamental maior, que fazem parte da coleção “Se Liga na Língua: Leitura, Produção de Texto e Linguagem”, da editora Moderna, do ano de 2018. Os resultados revelam que os livros analisados fazem abordagens suscintas da variação. Os tipos de variação que recebem abordagem nos livros analisados são a variação social, regional, diamésica, estrangeirismo, a partir da abordagem de alguns gêneros textuais como charge, receita etc. Além disso, há, ainda, espaço reservado para a discussão do preconceito linguístico. Conclui-se que, o conteúdo abordado nas atividades dá condições para os docentes discutirem o tema, acenando para uma mudança na abordagem puramente metalinguística e normativa no ensino de Língua Portuguesa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma visão histórica da equação do segundo grau: resultados iniciais de uma aplicação para alunos do 9° ano do ensino fundamental
    (2023-07-03) MOITA, Francisdiony Reis; SILVA JÚNIOR, José Menezes da; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    Este trabalho foi desenvolvido com estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, tendo o propósito de promover a aprendizagem significativa por meio da aplicação de uma metodologia diferenciada sobre contexto histórico da equação do segundo grau, nas aulas de matemática. Assim, seu objetivo consistiu em apresentar os resultados iniciais de uma aplicação sobre equação do segundo grau para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental em uma perspectiva histórica. Explicita-se que a pesquisa teve cunho quantitativo e investigatório com o propósito de averiguar se o método aplicado produziu o devido efeito nos estudantes, e através do questionário analisar a relevância da aplicação. Tendo como base as respostas dos estudantes, foi possível verificar sua familiaridade com a assunto, analisar o nível de aprendizado baseado na aplicação do contexto histórico e avaliar a aplicação da metodologia. Assim, esse método foi utilizado para quebrar o contexto mecanicista e tradicional que é aplicado nas salas de aula. Os resultados obtidos mostraram um panorama diferente, em um primeiro momento foi notado uma aversão ao contexto matemático com a equação do segundo grau, e, após o contexto aplicado teve-se um resultado mais satisfatório. Ainda, foi possível constatar que que a grande maioria dos estudantes possuem uma visão conturbada da matemática em si, isso ocasionalmente, se deve aos métodos que foram sendo aplicados ao longo das etapas da vida escolar dos estudantes. Portanto, com a aplicação da metodologia, os estudantes mostraram um interesse maior satisfazendo o objetivo do trabalho. Isso evidencia que a aplicação de novas metodologias no contexto educacional modifica a visão do estudante e facilita o aprendizado.
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