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Navegando por Assunto "Elementary education"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma análise do nível de pensamento geométrico segundo modelo de Van Hiele dos alunos no ensino fundamental no bairro Novo II em Barcarena-PA
    (2018-12-18) CORRÊA, Márcia da Silva; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039
    O ensino da Geometria tem adquirido nos últimos anos, uma importância maior no senário das reformas educacionais do país tem sido proposto como fator fundamental das habilidades e competências matemáticas nos níveis de ensino fundamental e médio. O objetivo desse trabalho é através de um estudo de casos analisar e detectar o nível de pensamento geométrico dos alunos do ensino fundamental maior, utilizando como ferramenta principal o teste de Van Hiele. Com o resultado obtido da pesquisa poderemos analisar como está o conhecimento em geometria dos alunos pesquisados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Ensino fundamental e as relações de sociabilidades: os adolescentes e a diversidade na escola
    (2019-12-12) SANTOS, Patrícia Simith dos; COELHO, Wilma de Nazaré Baía; http://lattes.cnpq.br/1035616337472088; https://orcid.org/0000-0001-8679-809X
    Este artigo objetiva analisar as relações de sociabilidades estabelecidas entre 175 (cento e setenta e cinco) adolescentes, em duas escolas da rede pública estadual de Ensino Fundamental de Belém – PA. Para a análise pretendida, utilizamos das noções conceituais de violência simbólica, hierarquia e habitus, em Pierre Bourdieu (1996, 2002, 2010), e representação, em Roger Chartier (1991, 1982). No que tange à literatura especializada sobre relações sociais, sociabilidades adolescentes e relações étnico-raciais, adotamos as formulações de Nicelma Soares (2010), Wilma Coelho; Mauro Coelho (2016), Wilma Coelho; Carlos Silva (2015; 2017; 2018; 2019). As formulações conceituais de Laurence Bardin (2010), Marli André (2003) e Heraldo Vianna (2003), auxiliaram no trato e sistematização dos dados, etnografia escolar e observações. Inferimos que os estudantes têm, nas redes sociais, a centralidade da sua atenção, inclusive no estabelecimento e no rompimento das relações de sociabilidades. A centralidade das atenções sobre as redes sociais assume o foco do interesse na experiência escolar, cujo conteúdo veiculado por meio dela, assume lugar secundário diante das redes de sociabilidades, pois esses estudantes pensam no hoje. Os investimentos pedagógicos da escola divergem dos interesses demandados pelos estudantes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da leitura e a escrita para o 3° ano no ensino fundamental menor
    (2014) OLIVEIRA, Lília Soraia Amaral; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037
    O referido trabalho de pesquisa tem como tema: A importância da leitura e da escrita para o 3º ano do ensino fundamental menor ocorrida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Marcos Martins Magno, buscando responder a problemática de como acontece a inserção da leitura e da escrita na prática dos professores desta modalidade de ensino que atuam nesta escola, verificando a concepção que permeia as práticas dos atores envolvidos no processo ensino aprendizagem e discutindo sua práxis na formação de leitores. Percebeu-se ao longo da pesquisa que alguns fatores contribuíram para que o processo ensino aprendizagem não se fizesse real na aprendizagem dos alunos, dentre estes: a falta de interesse dos educandos e a falha no processo de alfabetização. Acreditamos que os resultados esperados foram alcançados, pois ficou entendido que ainda existem muitas dificuldades que envolvem o processo de leitura e escrita na vivência dos alunos, dificultando assim, seu aprendizado e de certa forma inibindo suas ações.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Meu processo formativo: narrativas e reflexões de uma futura educadora
    (2018-12-12) PINHEIRO, Luciane Gonçalves; BARRETO, Edna Abreu; http://lattes.cnpq.br/8766580699662093; https://orcid.org/0000-0002-9638-1463
    O presente Memorial aborda sobre meu processo formativo, desde a educação básica até a Graduação no Curso de Pedagogia, identificando, ao longo deste processo, o momento em que ocorreu a escolha pela profissão docente. Este Memorial constitui-se como uma narrativa reflexiva do meu processo educativo, destacando os momentos que ficaram registrados na memória de maneira positiva ou não. Possui, como ponto de partida, o processo de construção da leitura e escrita no Ensino Fundamental, seguindo com as considerações acerca do Ensino Médio até a Graduação, ressaltando quais foram as perspectivas advindas junto ao conhecimento teórico sobre a educação e a arte de ensinar. Concluo fazendo breve ressalva sobre o que foi apresentado, e exponho as minhas pretensões para o futuro como docente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O estágio supervisionado como espaço de aprendizagem e reflexão no ensino fundamental: práticas e desafios no processo de alfabetização em uma turma de 5º ano
    (2025-09-18) BITENCOURT, Antonilda da Silva; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831
    RESUMO (dc.description.resumo) - Fonte: PDF O presente trabalho originou-se das experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado em uma escola da rede pública municipal da cidade de Abaetetuba-PA, mais precisamente em uma turma de 5º ano do ensino fundamental. Diante das inúmeras indagações acerca do estágio supervisionado, sua contribuição para a construção da identidade docente e para o desenvolvimento de práticas pedagógicas, o objetivo deste trabalho, é portanto, analisar o estágio supervisionado como espaço de aprendizagem, reflexão e intervenção, destacando suas contribuições para a formação docente e o enfrentamento de desafios pedagógicos no ensino fundamental. Para a análise mencionada utilizou-se de pesquisa em caráter qualitativo, com abordagem descritiva e reflexiva, envolvendo observações sistemáticas, registros de campo e análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola, fundamentados na análise das experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado. As reflexões dessa experiência foram embasadas por referenciais teóricos que se destacam na discussão da formação docente e da prática pedagógica, dentre eles, Pimenta (1995); Pimenta e Lima (2012), que propõem uma concepção de estagio supervisionado que ultrapassa à visão tradicional de prática como aplicação de conteúdos; Tardif (2002,2014) que concebe os saberes docentes como sendo múltiplos, dinâmicos e socialmente construídos ao longo da carreira e das interações profissionais e Paulo Freire (1970, 1996) que compreende o estágio como prática investigativa, reflexiva e transformadora. Os resultados desta pesquisa evidenciaram tanto as potencialidades do estágio na consolidação de saberes docentes, na postura investigativa e no fortalecimento da práxis crítica, quanto os desafios impostos pelas condições estruturais da escola, pela vulnerabilidade socioeconômica das famílias e pelas lacunas históricas no processo de alfabetização. Observou-se que alunos do 5° ano ainda não dominavam habilidades básicas de leitura e escrita, revelando o caráter estrutural do insucesso escolar. Nesse contexto, conclui-se que o estágio supervisionado não é apenas requisito curricular, mas um espaço privilegiado de aprendizagem, pesquisa e intervenção, que possibilita ao licenciando compreender as contradições do sistema educacional e construir práticas pedagógicas éticas, inclusivas e transformadoras.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso de coleções entomológicas como proposta didática no ensino de ciências no município de Breves-PA
    (2018-02-02) GOMES, Cleiane de Almeida; TORRES, Waldenira Mercedes Pereira; http://lattes.cnpq.br/6674155965515098
    Os insetos compõem o maior grupo de animais existente. Além da enorme abundância, também são bastante diversificados. As coleções didáticas possuem grande potencial para o ensino de ciências, e podem ser utilizadas para diversas finalidades no estudo da mesma. O objetivo deste trabalho foi utilizar coleções entomológicas como material didático nas aulas de ciências e avaliar a eficácia de tal abordagem na construção do conhecimento dos alunos envolvidos. A referida pesquisa ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Jesus, em duas turmas do 8º ano do ensino fundamental. Os alunos participaram de uma aula expositiva dialogada com auxilio do programa do Power point e conheceram os insetos através de coleções entomológicas organizadas em temáticas. No pré-teste foi possível verificar que os alunos não conseguiam fazer distinção entre as várias classes do filo Arthropoda, pois incluíam constantemente as aranhas e escorpiões e demais animais na classe dos insetos. Desconheciam as principais estruturas que compõe o corpo dos constituintes da classe Insecta e não sabiam a real importância dos insetos para o meio ambiente. Através dos resultados obtidos no pós-teste observou-se que os alunos aprenderam novos conceitos, passaram a reconhecer a importância dos insetos para o meio ambiente e sociedade, e também demonstraram um olhar positivo em relação ao grupo. Os resultados obtidos mostraram que é possível o docente elaborar uma aula diferenciada com seus alunos, utilizando matérias didáticos atraentes e que possibilite um aprendizado efetivo. Dessa forma, o uso das coleções entomológicas em temáticas se mostrou uma ferramenta eficiente no ensino de ciências, possibilitando aos envolvidos na pesquisa um aprendizado significativo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas de educação para a sustentabilidade no ensino fundamental: oficinas de coleta seletiva na Escola Municipal Grão-Pará, Tucuruí-PA
    (2025-03-27) ALMEIDA, Patrícia Fernanda Frazão de; ROSA, Carolina Coelho da; http://lattes.cnpq.br/4916771097163397; HTTPS://ORCID.ORG/0000-0003-2161-6667; SILVA, Rodrigo Cândido Passos da; http://lattes.cnpq.br/3561997107937025; https://orcid.org/0000-0001-9376-0647
    Este trabalho tem como objetivo promover práticas de educação para a sustentabilidade desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Grão-Pará, situada em Tucuruí-PA. Neste sentido, foram realizadas oficinas de coleta seletiva para estudantes das turmas de 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental, as quais foram ministradas por estudantes voluntários da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Tucuruí. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas operacionais: elaboração da identidade visual do projeto, planejamento, execução e, por fim, monitoramento e avaliação das ações realizadas. Os resultados relataram a participação ativa dos estudantes nas atividades executadas. Além disso, verificou-se o interesse destes em relação à temática abordada, o que contribuiu significativamente para a sensibilização ecológica sobre os resíduos sólidos, bem como para o fomento de práticas sustentáveis. Deste modo, a implementação de práticas educativas voltadas para a alfabetização ecológica e sustentável em escolas municipais é fundamental para a formação de cidadãos sensíveis, responsáveis e atuantes em prol do atendimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas. Por fim, as oficinas de coleta seletiva mostraram-se uma estratégia eficaz para integrar conhecimento teórico e prático, promovendo uma cultura de sustentabilidade desde a infância.
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