Navegando por Assunto "Educational practice"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O Estado do conhecimento sobre os cuidadores escolares de crianças autistas no ensino regular e suas práticas educativas(2019-09-06) CONDE, Larissa Fernanda Alves; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/1962639091204837Esse artigo tem o objetivo de levantar e analisar produções que versam sobre cuidadores de crianças autistas em Programas de Pós-Graduação no Brasil na área de Educação entre 2014 e 2018. O levantamento foi realizado nas plataformas: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Portal de Periódicos da CAPES e no Google Acadêmico. Primeiramente levantou-se as produções com a palavra-chave cuidador escolar e em seguida cuidador escolar e autismo. Os resultados indicaram ínfima produção nos estudos sobre cuidadores escolares de crianças com TEA, foram encontradas seis produções que se concentraram em duas categorias: (a) Cuidador Escolar e Autismo; (b) Cuidador Escolar. Considera-se a necessidade de ampliação de pesquisas sobre a temática abordada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O estágio supervisionado do curso de Pedagogia na formação de professora e professor(2022-07-12) OLIVEIRA, Lorena Araújo; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866A pesquisa do Trabalho de Curso é resultante do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental Anos Iniciais do Curso de Pedagogia a respeito da formação de professora e professor como processo teórico-prático. No curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança da Universidade Federal do Pará o estágio é uma atividade curricular, organizada no núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos no eixo formação de professores e organização da prática pedagógica. É uma formação inicial de profissionais para atuação na docência da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Educação de Jovens e Adultos, gestão educacional, coordenação pedagógica, em ambiente não escolar. O problema norteador do estudo é saber de que forma as atividades didáticopedagógicas do Estágio Supervisionado articula a formação acadêmica com o exercício profissional na formação inicial de professora e professor do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação? Objetivo principal é analisar as atividades didático-pedagógicas do Estágio Supervisionado articulas a formação acadêmica com o exercício profissional na formação inicial de professora e professor do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação. A atividade curricular foi desenvolvida na Escola Antônia Cunha Vila Jaburu-Primavera-PA, Município de Capanema, em uma turma do 5º ano/9. A pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo interacional, realizada por etapas, conforme previa o Plano de Ensino do Estágio Supervisionado, uso da técnica da observação participante, entrevista, elaboração e execução de práticas pedagógicas na regência da sala de aula. Participaram a técnica pedagógica e supervisora da Escola concedente. Os resultados indicam que o Estágio Supervisionado é uma atividade de pesquisa, momento de atividades colaborativas, tempo de formação profissional da pedagoga e pedagogo. Momento de aprendizados e trocas de experiências e prática educativas no contexto escolar. Concluo que é preciso que a Secretaria Municipal de Educação de Capanema e a Escola considerem rever a escolha da editora e o uso do Livro Didático no processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar. Do mesmo modo que na formação inicial de professora e professor se dialogue a respeito dos conteúdos indicados na visão sulista de editoras utilizadas nas Secretarias Educacionais da Região Amazônica. Os Livros Didáticos da Escola pesquisada não contemplam a Lei 10.639/2003 3 a 11.645/2008, que trata da cultura afro-brasileiras e indígenas. Em síntese, o contexto da pandemia da COVID-19 mostra as limitações do trabalho pedagógico e da ausência de planejamento para a retomada as aulas presenciais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os letramentos nas classes multisseriadas: uma proposta colaborativa na comunidade ribeirinha de Aicaraú(2014) CONCEIÇÃO, Alda Nair Machado da; SILVA, Wanda Melo da; CORRÊA, Júlia Antônia Maués; http://lattes.cnpq.br/9572837564719643O referido trabalho de pesquisa tem como tema: os letramentos nas classes multisseriadas: uma proposta colaborativa na comunidade ribeirinha de Aicaraú. A pesquisa foi realizada em uma turma multisseriada da Escola Municipal do Aicaraú e buscou responder ao problema levantado por nós de descrever e problematizar a prática educativa da referida escola. No decorrer da pesquisa detectou-se que não há evasão escolar, fato descrito pela professora, porém na época da coleta do açaí, os discentes costumam ausentar-se da escola para ajudarem a família no cultivo e coleta da fruta, e que este fato interfere na aprendizagem dos mesmos, aumentando o número de reprovações na unidade de ensino. Acreditamos que os resultados esperados foram obtidos, haja vista que entendemos existirem ainda muitos problemas que envolvem o processo de leitura e escrita dos alunos de turmas multisseriadas, e que estes dificultam sobremaneira, o desempenho desses educandos. Como procedimento metodológico este estudo deteve-se em um relato de experiência, a fim de obter informações inerentes a proposta desta temática. Assim, destacou-se uma descrição adequada do contexto institucional e espaçotemporal, no qual realizou-se a experiência. O procedimento proposto esteve adequado à intervenção em função da problemática e dos objetivos almejados, assim como a adequação dos procedimentos utilizados na apresentação dos dados que atuaram como suporte desta pesquisa.