Navegando por Assunto "Education, Rural"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação do campo e os desafios de professores em classes multisseriadas nas escolas do município de Inhangapi-Pará -2018(2018-07-26) SOUZA, Regiane Menezes de; BANDEIRA, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760A presente pesquisa apresenta como tema os desafios docentes em classes multisseriadas de escolas do campo no município de Inhangapi-Pará, cujo principal objetivo consiste em analisar os desafios enfrentados pelos professores que exercem a docência em classes multisseriadas em escolas do campo no município de Inhangapi-Pará. Utilizamos como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada com três professores da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Maracanã, Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Cumaru e Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Alto Patauateua, todas localizadas no campo e funcionam em regime de classes multisseriadas. Como aporte teórico, elegemos autores, como Arroyo (1999); Arroyo, Caldart e Molina (2004), Brandão (2001); Caldart (2002, 2004, 2012); Hage (2005, 2011); Kolling, Nery e Molina (1999); além de legislação da educação, como a LDB 9394/96, e as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (2002, 2008), entre outros. Com base nos dados coletados e analisados, inferimos que ainda precisa haver mais investimentos na educação que é ofertada nas escolas do campo, e que os desafios são grandes para um único professor lecionar em uma única sala de aula com diversas séries e idades em um mesmo ambiente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do campo: dificuldades encontradas pelos professores nas práticas pedagógicas nas escolas do campo no município de Inhangapi/PA(2018-08-06) MERCÊS, Marivaldo Correa das; FARIAS, Rubenixson Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/8419045279072945O presente trabalho busca identificar as principais dificuldades enfrentadas na prática pedagógica dos professores que atuam em escolas do campo no município de Inhangapi/PA, uma vez que, novas políticas educacionais e estudos nesta área já foram implementadas, porém, é preciso que as mesmas sejam de fato concretizadas nestas escolas. A pesquisa terá como base, uma reflexão a partir da LDB 9394/96, PNE 2011-2020, PME 2015-2025, PCCR 2015 e Diretrizes Nacionais para a Educação do Campo. Neste sentido, os meios de abordagens utilizados foram pesquisas de campo, bibliográfica, documental e consulta na internet. Além da participação de professores, alunos e coordenadores pedagógicos da rede escolar municipal, os quais responderam algumas perguntas semiestruturadas, buscando refletir a cerca dos aspectos que levam a essas dificuldades. Assim tornou-se importante analisar a Prática Pedagógica dos docentes de cinco escolas do campo no município supracitado, bem como os fatores desencadeantes dessas dificuldades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, Escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará-PA(2015-08-11) CASTRO, Rytiane da Silva; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656A presente monografia sob o tema Educação do Campo: reflexões sobre as práticas pedagógicas nas classes multisseriadas, escola “Leôncio Alves de Souza”, município de Santa Maria do Pará- PA, vem com a proposta de analisar como é mediado as práticas pedagógicas em classes multisseriadas, especificando de forma breve o percurso histórico, entendendo como acontece o apoio da Secretaria de Educação como também a formação continuada de professores; problematizando as práticas pedagógicas frente ao processo de ensino e os ritmos de aprendizagem dos educandos. Assim, realizamos levantamento bibliográfico de artigos, livros, Legislações e decretos. Optamos pelo estudo de caso, para melhor interagirmos com os sujeitos nas entrevistas semiestruturadas, que foram analisadas categoricamente. Com a pesquisa, conseguimos propor novas portas para o ensino e aprendizagem no contexto das classes multisseriadas, possibilitando o repensar da praticidade, mostrando que percursos temos que trilhar para transmitir o conhecimento de forma significativa para os educandos. Como também, uma maior discussão nas investigações de futuras pesquisas nessa área de conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experiências de trabalho com séries iniciais nas classes multisseriadas(2019-01-04) FERREIRA, Maria de Fátima; SILVA, Paulo Lucas da; http://lattes.cnpq.br/9416262645462548Este trabalho discutirá a prática docente em classes multisseriadas na rede Municipal de Educação de Nova Timboteua/PA. As experiências foram vivenciadas na Escola José Carneiro da Silva, lecionadas especificamente nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo objetiva analisar o processo de formação desses alunos a partir da experiência docente pessoal. A motivação para essa pesquisa ancora-se na percepção dos desafios que o professor atuante em classes multisseriadas enfrenta para desenvolver suas práticas pedagógicas no cotidiano da escola do campo. Dentre as dificuldades presentes na vida dos educadores encontra-se a falta de uma formação adequada a fim de otimizar suas práticas pedagógicas em salas de aula. Os autores basilares dessa discussão são Molina e Freitas (2012), Gatti e Davis (1993) e Hage (2010) que apresentam estratégias, reflexões, impasses, alternativas concernentes ao processo ensino-aprendizagem das classes multisseriadas. Ademais, como método para análise da temática, há o relato da prática docente nas turmas multisséries, percebe-se, que neste ponto, como aspecto positivo o conhecimento e aprendizado que é alcançado por meio da interação entre os alunos; e negativo, destacam-se as dificuldades em atender diversas turmas de níveis de aprendizagens e idades diferentes. No mesmo tempo e espaço físico das formas de potencializar a resolução de tal problemática seria a inserção, na grade dos cursos acadêmicos, de uma disciplina voltada para o processo de ensino-aprendizagem das turmas multisseriadas, além de outras políticas públicas para educação no campo. Assim, por meio desse estudo será possível pensar numa educação de qualidade para o aluno da escola rural e possivelmente despertar novos estudos acerca das políticas educacionais em prol da melhora da educação multisseriada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formación de profesores de ele y prácticas socioafectivas en el campo(2019-07-23) SILVA, Walquíria de Oliveira da; LIMA, Taciani do Socorro da Silva; http://lattes.cnpq.br/2423262420529139Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prática docente da educação multisseriada: uma análise a partir do fazer pedagógico dos professores de uma escola pública de Santa Maria do Pará(2018-12-28) SOUZA, Gerinaldo Sales de; FARIAS, Rubenixson Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/8419045279072945Um dos principais desafios colocados á educação do meio rural está relacionado ao ensino das escolas rurais com salas multisseriadas. Estas compreendem alunos de diferentes comunidades, séries, idades, aprendizagem e níveis de conhecimentos. São turmas heterogêneas, que têm como característica central a diversidade. Em muitas regiões rurais do Brasil, a educação escolar é organizada em turmas multisseriadas devida ás grandes distâncias entre as comunidades e o baixo número de alunos em cada serie/ano. É comum encontrar os que estão em fase de alfabetização estudando com quem já sabe ler e escrever – e todos sobre a orientação de apenas um professor que precisa ensinar a partir do contexto e a cultura local. O ponto principal a ser tratado neste estudo diz respeito ás práticas exercidas na ação educativa dos professores que atuam em escolas rurais com salas multisseriadas no município de Santa Maria do Pará em algumas escolas rurais. As contribuições de Arroyo, Salomão, PCN Parâmetros curriculares Nacionais lei LDB, Projeto Base do Programa Escola Ativa, entre outros, fundamentaram a analise sobre a escola rural e os desafios da docência em salas multisseriadas. Os instrumentos de pesquisa empregados foram questionários e observações aplicados para responder ás seguintes questões: Como atuam os professores em classe multisseriadas? Como se estrutura a escola rural com salas multisseriadas?