Navegando por Assunto "Dyslexia"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Arquitetura de interiores no cotidiano doméstico: qualidade de vida de usuários com dislexia.(2023-07-04) BARROS, Julianne Pimentel de; RODRIGUES, Cibelly Alessandra; http://lattes.cnpq.br/2006962621315193O presente artigo científico tem por objetivo responder a uma questão-chave: de que maneira a arquitetura de interiores pode influenciar positivamente os usuários disléxicos. A revisão teórica almejou destacar as singularidades desses indivíduos na tomada de decisões projetuais e desenvolver diretrizes de projeto que contribuam para a melhoria da concentração de pessoas com dislexia ao realizar atividades de leitura em ambientes residenciais internos. Para realizar esse trabalho, foi conduzida uma revisão teórica utilizando artigos científicos, livros e teses. Assim, este estudo busca oferecer uma trajetória plausível que pode ser considerada na concepção de projetos de interiores voltados para disléxicos, apresentando, desse modo, uma possível contribuição para o campo de estudo em questão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação inclusiva e a participação da família no desenvolvimento de alunos com dificuldade de aprendizagem(2019-12-16) Gomes, Eluane Christine de Barros; SILVA, Maria de Fátima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444família e a escola são bases propulsoras do desenvolvimento do aluno, ambas precisam reconhecer isso para que possam ajudar o aluno sua escolarização. Neste artigo é discutido a importância das duas instituições, tendo como problema de pesquisa verificar quais as implicações da família no processo de aprendizagem do aluno. Diante disso, traz como principal objetivo principal compreender a influência da participação da família no processo de aprendizagem de aluno com dificuldade de aprendizagem e os objetivos específicos são: identificar o nível de acolhimento da escola ao aluno com dificuldade de aprendizagem, e comparar o resultado da participação da família, na escola no desenvolvimento da aprendizagem. A metodologia utilizada na pesquisa foi o estudo de caso de dois alunos (A e B) com dificuldades de aprendizagem do 3° ano do ensino fundamental, de uma escola estadual localizada no bairro do Guamá em Belém-Pará. Foi desenvolvido um estudo teórico para melhor análise do problema enfrentado pelos sujeitos da pesquisa. Os resultados descritivo-analíticos mostram a situação dos alunos levando em conta os contextos familiar e educacional. Nas comparações entre os alunos A e B, as suas dificuldades na escrita e na compreensão de textos foram notadas pelas observações e análises de suas atividades, e até mesmo em seus comportamentos interpessoais. O aluno que recebeu maior atenção da família e atendimento especializado apresentava melhor desempenho e motivação para resolver suas dificuldades de aprendizagem, ao contrário do aluno que dependia somente das tarefas em sala de aula e da atenção do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola o qual manifestava-se desmotivado e muitas vezes ausente do ambiente escolar. Consideramos que quanto mais acontece a participação da família e o atendimento de profissionais especializados tanto maior o interesse do aluno e melhor desenvolvimento na aprendizagem do mesmo. Portanto, entende-se que essa pesquisa é de grande relevância para novos estudos e para minha formação acadêmica e profissional.