Navegando por Assunto "Dramaturgia"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) 1800 - O grito da família morta: a poética pessoal na encenação de um teatro performativo(2018-03-09) SANTOS JÚNIOR, Paulo César Sousa dos; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540Este Trabalho de Curso é um memorial descritivo do processo de criação do espetáculo 1800 – o grito da família Morta desenvolvido no Zecas Coletivo de Teatro, no ano de 2017 em Belém-PA. O objetivo principal é organizar a metodologia de criação cênica desenvolvida durante este processo criativo. Para isso, ativaremos os escritos de Gaston Bachelard em A poética do devaneio e A poética do espaço aliando-os a Dramaturgia pessoal do ator de Wlad Lima e aos estudos de Josette Féral sobre o teatro-performativo. Esta escrita é desenvolvida do ponto de vista do encenador-performer deste espetáculo que utiliza de sua liberdade poética para dialogar com a persona que se exteriorizou durante este processo criativo, apresentando esse recorte de sua memória como um Flâneur, que observa e analisa sua trajetória. Neste memorial descritivo expõe-se consecutivamente em suas três seções: os devaneios poéticos autobiográficos antecedentes da criação cênica; os conceitos e metodologias escolhidas para este processo criativo; e as exemplificações da utilização da poética pessoal na encenação de um teatro performativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ao Mestre com carinho: a poética de Ramon Stergman(2018-12-19) PINTO, Andreza da Silva; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260Esta pesquisa surge a partir da necessidade de registrar a importância do dramaturgo Ramon Stergman e do grupo Maromba para a história do teatro na cidade de Belém do Pará, trata-se de uma viajem sobre a vida e a obra do escritor que escolheu falar em sua poética sobre o regionalismo Amazônico. Relata também as vivências de uma estudante de teatro, que fez do grupo Maromba sua segunda família. O período analisado será dos anos de 1980 a 1990.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cartografia da história de vida de minha mãe, com base na personagem Zeca, na dramaturgia “Zeca de uma cesta só”(2022-12-21) SOUZA, Victória Inês Oliveira de; FLORES, Andréa Bentes; http://lattes.cnpq.br/4347358203729416Este artigo tem como intuito cartografar aproximações entre a história ficcional da personagem Zeca, do espetáculo “Zeca de uma Cesta Só” e a história de vida de minha mãe, Márcia, ambas mulheres negras e empregadas domésticas. Faço isso a partir de uma perspectiva política e social acerca dessas mulheres e da herança histórica de escravidão no Brasil, que designa às escravas negras papéis até certo ponto semelhantes aos das empregadas domésticas atualmente. Falo ainda sobre a importância do teatro como potência de representação de camadas sociais, ficcionalizando histórias reais de corpos marginalizados pela sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpos “Infames”: entre o controle normativo e a transgressão artística teatral(2020-10-07) SOUZA, Nilson Milas Chucre de; SILVA, Cláudia do Socorro Gomes da; http://lattes.cnpq.br/1585364014264241“Corpos ‘Infames’: entre o controle normativo e a transgressão artística teatral” é a junção de dois momentos muito importantes para a minha história, onde reúno elementos, sinais e cicatrizes de uma vida que foi bombardeada pela normatividade social e dogmas religiosos que permearam minha infância e adolescência e, até hoje, refletem na minha vida adulta como artista e educador. A relação com o corpo está em todos os pontos desta escrita. Um corpo, incialmente, preparado para adorar e servir, porém, por conta de uma libertação moral, toma um rumo diferente. A vida foi o principal palco para que este corpo se moldasse e desabrochasse para sentimentos e desejos que lhe foram represados na comunidade cristã. As cicatrizes de escolhas e ações foram aparecendo no meio dessa trajetória, em cada momento que a vida tentava responder às suas inquietações. Um pai que controlava a ação “cristã” de cada filho, uma doutrina que afastava o corpo e a mente dos seus desejos particulares, e até mesmos as descobertas sexuais fizeram brotar feridas de culpa, vergonha e medo durante o período que ainda frequentava a igreja. Com o tempo, este corpo descobre na arte a libertação e o caminho para expurgar esses medos; na literatura, no cinema, na música e no teatro via a vida passar pela frente dos meus olhos e identificava, encontrava histórias como a minha, os conflitos e as dores parecidos, corpos que lutavam para sobreviver aos maus-tratos dessa normatividade cotidiana opressora, corpos “infames” como o meu. Assim, as cicatrizes de um Corpo Infame passam a fazer parte dessa narrativa, onde o elemento escrito e encenando ilustram muitas vidas, não apenas a minha.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cosmovisão, processo de criação e escrita de si: (des) caminhos para sentir o mundo(2021-02-23) AMORIM, Matheus Luan Freitas de; CORREIA, Aníbal José Pacha; http://lattes.cnpq.br/8835640143672715O presente trabalho reflete acerca de um processo de criação em escrita de si, apresentando o entrelaçamento deste campo com a cosmovisão, desenvolvendo para tanto um olhar de memória crítica sobre a trajetória e os caminhos para se perceber e construir um pensamento, bem como uma relação de rearranjo com a realidade dentro do processo de criação e pesquisa dessa escrita. O trabalho também se constrói dentro de uma narrativa não linear do processo, ativando atravessamentos e vivências com espaços informais de educação, leituras, autores e pensamentos que compõem um (des) caminho de busca pelo modo de se fazer. Através desse movimento de criação deseja-se apresentar, refletir e fazer emergir um modo de construção do processo, do pensamento acadêmico e artístico que tenha como lugar de disparo a própria escrita de si imbuída de sua visão de mundo, desdobrada também em desenhos e pinturas presentes no corpo desta obra. Trata-se, portanto, de um grande ensaio sobre escrita, cosmovisão e processo de criação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O drama por trás de uma promessa: uma vida anulada na casa ‘DUSZÔTRO’(2023-12-01) SOUSA, Bruno José Ferreira de; MAUÉS, Marton Sergio Moreira; http://lattes.cnpq.br/7788085281871242Este trabalho de conclusão de curso tem como proposta desenvolver uma dramaturgia baseada na história de vida de Rosa Maria Ferreira de Sousa, minha mãe, uma mulher ribeirinha que nasceu em abril de 1954 e em 1966, aos 12 anos de idade, deixou sua vida relativamente tranquila no interior do Marajó (PA) e migrou para Belém do Pará, sob a promessa de estudar e ter uma vida melhor. No entanto, ao chegar na cidade, ela foi surpreendida por uma realidade cruel: a exploração doméstica em condições análogas ao trabalho escravo. O processo de pesquisa envolve memórias minhas e uma entrevista com minha mãe. A dramaturgia a ser construída tem o objetivo de colocar em evidência uma história triste e ainda comum em nossa região, bem como denunciar a realidade da exploração doméstica, sobretudo de meninas pré-adolescentes. A obra não busca retratar de forma literal todos os desafios enfrentados por minha mãe, mas sim de criar cenas fortes inspiradas nas vivências pessoais e nas injustiças que ela também presenciou com outras domésticas que ousavam questionar as condições as quais eram submetidas e nas cenas que testemunhei enquanto filho de Dona Rosa, que foi apadrinhado por uma de suas patroas. Por meio dessa dramaturgia, que tem como título “Duszôtro”, busca-se convidar a reflexão do público sobre a existência da exploração doméstica e sua relevância no contexto social atual. A obra visa proporcionar uma reflexão sobre a desigualdade social, as violações dos direitos humanos e a importância de combater essa forma de exploração, além de incentivar ações de enfrentamento e políticas públicas voltadas para a proteção das vítimas e a promoção da igualdade de gênero.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Drama y anticomedia del absurdo em el Brasil actual(2023-06-13) CARDOSO, Eva Nátalia Rodrigues; BRANDÃO, Michele Sarges; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317; https://orcid.org/0000-0002-6262-595XO potencial autodestrutivo gerado pela humanidade devido aos avanços tecnológicos do último século chegou ao seu ápice, apresentando como sintomas as frequentes crises econômicas, as guerras civis e de escala mundial e as epidemias que vem se tornando mais frequentes. Dentro do conceito de necropolítica, discute-se quem são os soberanos que atribuem a si a capacidade de definir a quem cabe viver e quem deve morrer. As duas grandes guerras e o holocausto fizeram com que alguma coisa desta quadra sombria da história se cristalizasse no presente, resultando em um desassossego que não cessa. Neste sentido, é possível dizer que o cenário cultural, social e político da segunda metade do século passado influenciou significativamente a produção teatral, que apresenta como características narrativas que vão do pessimismo beckettiano a propostas paródicas das teorias estéticas, e diante deste cenário, texto e encenação trazem consigo a fragmentação do corpo cênico, flertando com o acaso, o jogo, a euforia, a própria existência e o absurdo. Partindo destas considerações, este estudo traz como proposta a possibilidade de abordar dramas atuais, à exemplo da pandemia do novo coronavírus e a guerra na Ucrânia por meio do Teatro do Absurdo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dramarcor: Poéticas de criação do escritor-dramaturgo(2022-11-25) SILVA, Andrey Jandison da; http://lattes.cnpq.br/6896268801860211; https://orcid.org/0000-0002-0478-5285; BRITO, Maria dos Remédios de; FLORES, Andréa Bentes Flores; http://lattes.cnpq.br/4347358203729416O que vem antes da escrita? Esse questionamento é a gênese dessa pesquisa, que se propõe a investigar a importância da observação do cotidiano e da escrita nos processos de criação de dramaturgias. Para refletir sobre o que é a dramaturgia na contemporaneidade, são apresentados alguns recortes de teóricos do teatro e da filosofia, também para pensar a figura do dramaturgo e do escritor, e dissolver limites entre esses dois fazeres artísticos. Assim, é invocada a figura do escritor-dramaturgo, um criador que observa a vida, capturando-a através de múltiplas escritas, e com isso concebendo suas dramaturgias. O objetivo é teorizar um processo criativo a partir da criação de conceitos, sendo os três centrais a epifania, o cristal episodial e a pintura fabulatória, que se referem aos exercícios do olhar, de apanhar momentos, memórias, delírios e sonhos que atravessam o corpo do escritor-dramaturgo. Essas capturas tornam-se a matéria da sua alquimia, seu processo criativo, sua feitiçaria: as suas múltiplas escritas e linguagens.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Eu, a solidão e o veneno: um experimento cênico construído a partir da vida trágico amorosa de uma prostituta de Belém do Pará(2015-03-26) PIMENTA, Alessandra Azevedo; SILVA, Edson Fernando Santos da; http://lattes.cnpq.br/4980320934440273A presente monografia está retratada em formato de Portfólio e neste documento apresentamse: imagens, fotos, entrevista, dramaturgia, processo criativo para cena e o trabalho de ator, e por fim, a criação de um experimento cênico intitulado de “Eu, a Solidão e o Veneno” baseado na história real trágica e amorosa de uma prostituta de Belém do Pará, o qual fora remetido para dentro do universo de Nelson Rodrigues como fonte de inspiração para a força dramática em cena e pela morbidez rodriguiana na essência dramatúrgica. Canalizando com isso, o trabalho de ator, centrado nos métodos do mestre russo Constantin Stanislavski.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A imagem que vivi: o lugar da Arte em minha trajetória enquanto artista-professor(2021-02-25) SILVA, Marcus Vinicius Gomes; RIBEIRO, Inês Antônia Santos; http://lattes.cnpq.br/7197341810130704; https://orcid.org/0000-0002-8771-7519O presente trabalho é fruto das nuances entre as experiências de vida e a criação artística. Focada no processo criativo pessoal, a pesquisa tem como objetivo compreender e analisar as influências do contexto cultural e geográfico ao qual vivi e sua ligação direta com a forma com a qual observo, represento e ressignifico o mundo mediante a realidade pandêmica/covid19. Por meio disto, procuro ressaltar a importância do desenho, jogos na minha infância, o ensino/aprendizagem da iniciação artística na escola que desbravaram em mim territórios da sensibilidade e da imaginação criativa para a minha construção artística, pautada na leitura e na construção de imagens. A pesquisa está dividida em introdução, três capítulos e nas considerações finais sobre a pesquisa. Os resultados apontam para os significados identitários da realidade tais como vivências experienciadas no período pandêmico envolvendo solidão, ansiedade, afeto e cura, que resultaram na elaboração de quatro imagens com influências do contexto vivido em sua criação, gerando assim as imagens intituladas “A Solitude”, “A Ruptura”, “O Amparo” e “A Cura”, que compõem a série “A Paixão do Ordinário”Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Marcação ou partitura?” particularidades conceituais no trabalho de tradução dentro do GITA(2023-11-29) Barbosa Júnior, Augusto Jones de Aragão; SOUZA, Iara Regina da Silva; http://lattes.cnpq.br/7853301997403243Este trabalho visa fazer um relato memorial acerca de minha trajetória pessoal como membro pesquisador do Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante (GITA), pertencente ao curso de Licenciatura em Teatro da UFPA. Visando relatar como se deu meu ingresso no curso e no grupo de pesquisa, além do contato com a área teórica e prática que a cerca, como treinamento, dramatização e o entendimento psicofísico de meu corpo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As memórias do Sr. Penante: uma dramaturgia sobre o ator José de Lima Penante e o teatro paraense do século XIX(2004-11-04) REIS, Rafael Bruno Rodrigues dos; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260Este estudo propõe descrever e refletir sobre o processo criativo da peça As memórias do Sr. Penante como espaço de pesquisa e valorização das memórias das artes da cena paraense e do ator José de Lima Penante, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, além de refletir sobre o processo aos olhos de um pesquisador-dramaturgo, acompanhado de uma pesquisa historiográfica. O caminho metodológico é dividido em quatro etapas: 1 – Levantamento bibliográfico e documental; 2 – Análise dos dados do material levantado; 3 – Desenvolvimento criativo da peça; e 4 – A obra em destaque. Neste levantamento inicial, três obras são o pilar investigativo, pois retratam pedaços da trajetória do artista Lima Penante (Salles, 1994; 2000; Ávila, 2019). Construir este texto dramático de cunho histórico-biográfico foi, na realidade, o ato de pesquisar os vestígios e rastros da história de Lima Penante deixados pelos acontecimentos históricos e fixados em fontes bibliográficas e documentais (Magalhães, 2019). Foram as personagens interpretadas por ele que caracterizaram um dos motores embrionários na construção da narrativa dramática, considerando como elementos essenciais da dramaturgia o tema, o enredo, as personagens, o espaço, o tempo e as ações dramáticas. Na peça criada nesta pesquisa, o protagonista representa o próprio ator no ano de 1892, ano de seu falecimento. Suas personagens ganham vida para contar a memória de nosso primeiro ator profissional que traçou um percurso fora do Estado, conforme Vicente Salles. Os resultados oriundos desse processo de pesquisa oportunizaram construir, não somente a peça, mas desdobramentos acadêmicos, performáticos e pedagógicos em teatro. Este estudo enfatiza a importância da pesquisa historiográfica na área do teatro paraense, assim como o estudo da dramaturgia histórica de figuras importantes que ainda precisam de um olhar atencioso. As memórias do Sr. Penante é uma peça teatral, em potencial, que pode provocar reflexões, debates, estudos e propagação cultural na área do teatro sob esta versão dramatúrgica e os desdobramentos que ela pode possibilitar futuramente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O poço como corpo insurgente: o que o mascaramento desmascara?(2023-11-28) SANTOS, Madson Douglas Silva dos; SARÉ, Larissa Latif Plácido; http://lattes.cnpq.br/3313460196086035O presente memorial é o resultado do trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Teatro da UFPA, o relato se baseia em uma pesquisa de treinamento pessoal para uma criação performática a partir de memórias, resultados da diáspora para a marginalização. O método pessoal coloca em xeque a construção de um corpo máscara como dispositivo de denúncia e de comunicação. Face ao deslocamento de pessoas indesejadas para os lugares mais extremos, questionando o que promove a desumanização e desorganização de grupos de pessoas negligenciadas, tornando a simples existência num desafio e o reforço dessa existência numa relação comunitária nem sempre tão firme. O objetivo do treinamento é um corpo consciente e preparado para uma performance.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teatro de serviço e adoração: um estudo sobre o processo criativo do artista-servo da Igreja Batista da Agulha, no Grupo de Teatro Renascer(2015-01-20) MOREIRA, Terezinha Cantanhede; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540A presente pesquisa faz uma pequena demonstração histórica do cristianismo, realiza um panorama geral sobre a presença da Arte dentro das igrejas Batistas da cidade de Belém, podendo assim estabelecer comparações entre estas e a academia. Porém, tem como foco maior a produção artística da Igreja Batista da Agulha, a partir do grupo de Teatro Renascer. Expõe as diversas encenações realizadas pelo grupo, seus princípios criativos e o processo dos artistas-servos. A mesma está no universo qualitativo (SILVA; MENEZES, 2005). A técnica utilizada é estudo de caso (GIL, 2000), pois se realiza com fatos que já aconteceram. Alguns outros procedimentos metodológicos também são utilizados como, coleta de entrevistas dos pastores e/ou líderes das igrejas Batistas de Belém, dos atuais e antigos participantes do grupo e consequentemente com sua idealizadora, análise destas, catalogação de textos dramatúrgicos, fotos retiradas de fontes pessoais, do acervo do próprio grupo em posse de sua fundadora, de seus antigos participantes e de alguns membros da congregação em questão. Trabalhando com Fernando Peixoto (2007) para a conceituação de Teatro, Patrice Pavis (2007) para esclarecimento de conceitos e nomenclaturas; e Richard Schechner (2004) como autor determinante para o entendimento e análise dos princípios deste fenômeno teatral.