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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Elaboração de um manual: proposta de aplicação de metodologias ativas de aprendizagem em curso superior de bacharel em nutrição(2023-07-03) SILVA, Amanda Vitória Do Nascimento Da; SANTOS, Matheus Teixeira; MORI, Rejane Maria Sales Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/006849773451186; https://orcid.org/0000-0003-1769-0653; CARVALHAL, Manuela Maria de Lima Carvalhal; http://lattes.cnpq.br/0708921042608519; https://orcid.org/0000-0003-1397-0471Um dos desafios da atual formação dos profissionais da área da saúde configura-se na mudança do ensino tradicional para um novo método que permita o uso de recursos tecnológicos e estratégicos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo elaborar uma tecnologia instrucional para docentes com propostas de metodologias ativas (MAPs) para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de estudo metodológico quanti qualitativo que foi realizado no período de fevereiro a junho de 2023, na Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Belém, tendo como foco o desenvolvimento de uma tecnologia instrucional do tipo manual. A execução foi dividida em duas etapas: a) Diagnóstico situacional, com a caracterização do perfil dos docentes através da aplicação de um questionário online contendo questões abertas e fechadas sobre dados sócio demográficos (idade, sexo), formação acadêmica geral e uso das metodologias ativas de aprendizagem; b) Elaboração do Manual, tendo por base os conteúdos das respostas obtidas com os docentes e levantamento bibliográfico. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA sob o número 5.872.241. Participaram da pesquisa 11 docentes, dos quais quatro atuavam apenas em estágios obrigatórios, portanto apenas sete atenderam aos requisitos do estudo. A amostra, em sua totalidade era composta pelo sexo feminino com média de idade de 40 ± 7,4 anos. Observou se que, todas as participantes (100,0%) já haviam tido algum contato e experiência na aplicação de MAP em sala de aula, bem como consideraram que a utilização tornou o conteúdo mais atrativo para os alunos. No entanto, todas sinalizaram possuir algum tipo de dificuldade quanto ao seu uso em sala de aula, sendo as principais relatadas: a falta de tempo para organização pré aula (71,4%) e para a organização durante a aula (57,1%). A tecnologia instrucional elaborada foi intitulada: “Manual de Metodologias Ativas para Professores do Ensino Superior” , foi dividido em onze capítulos, nos quais foram apresentados assuntos relacionados às MAPs em sala de aula, como: aprendizagem baseada em equipes (ABE), aprendizagem baseada em problemas (ABP), avaliação por pares, dramatização, estudo de caso, gameficação, mapa conceitual e mental, podcast, problematização, sala de aula invertida e world café. O estudo possibilitou compreender as dificuldades relativas à aplicação das MAPs, e a necessidade de capacitação para o uso de metodologias. Além disso, espera-se que após o processo de validação, o manual elaborado possa incentivar e auxiliar os docentes à aplicação de MAPs no ensino superior.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Síndrome de burn-out em docentes no Brasil: uma revisão de literatura(2021-11-18) PARENTE, Mariellen Aguiar; BARBOSA, Nathália Kemilly Ferreira; LAURENTINO, Rogério Valois; http://lattes.cnpq.br/1614212724390938O ofício de professor sofreu muitas modificações ao longo do tempo. O ato de ensinar se tornou um grande desafio, afinal, atualmente, as múltiplas funções que competem a esse profissional podem gerar períodos de estresse em demasia, o que pode vir a se tornar um estado patológico. Em virtude disso, o estresse crônico está associado diretamente com o desenvolvimento da Síndrome de Burn-out (SB). Sabe-se que a profissão docente é uma das mais acometidas pela Síndrome, nesse viés, pode-se destacar como principais consequências de Burn-out em professores o maior absenteísmo, diminuição da qualidade de ensino e relação fragilizada com os alunos, além do comprometimento da sua vida pessoal e social. Em virtude dos impactos tanto físicos quanto psíquicos para o profissional da educação, definiu-se como objetivo deste estudo a análise da prevalência da Síndrome de Burn-out em docentes no Brasil. O estudo foi realizado através de uma revisão integrativa, a partir da qual foram selecionados 25 artigos nas bases de dados PubMed, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Electronic Library Online, nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola dos últimos 10 anos (2011-2020), a fim de analisar a prevalência de Burn-out em docentes no Brasil e de identificar o perfil sociodemográfico e laboral desses docentes acometidos pela Síndrome. No que tange às variáveis sociodemográficas, notou-se uma predominância de mulheres no ambiente docente; a média de idade dos indivíduos variou de 32,2 a 50,55 anos; e, quanto ao estado civil, a grande maioria era casado ou mantinha união estável. Ademais, a média do tempo de docência foi de 11 a 25,96 anos, enquanto a média de horas semanais trabalhadas esteve entre 28,24 a 45,8 horas. Notou-se grande variabilidade dos resultados obtidos, o que dificultou a análise comparativa da prevalência da SB no público em questão. Relacionando os dados sociodemográficos e laborais com a Síndrome, denota-se que há uma relação de maior Exaustão Emocional (EE), Realização Pessoal (RP) e Culpa em mulheres e maior Despersonalização (DP) e Indolência no sexo masculino. Ademais, os docentes solteiros apresentaram maior RP, porém, maior EE; por outro lado, os casados ou em união estável mostraram-se menos suscetíveis à SB. Por fim, os docentes mais jovens, com maior carga horária de trabalho e que atuam na rede pública de ensino apresentaram maior predisposição ao Burn-out. Em virtude da relevância da Síndrome de Burn-out no comprometimento do bem-estar dos docentes e, consequentemente, da educação, torna-se imprescindível estudos mais robustos para uma melhor avaliação e correlação de dados.