Navegando por Assunto "Diversity"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino fundamental e as relações de sociabilidades: os adolescentes e a diversidade na escola(2019-12-12) SANTOS, Patrícia Simith dos; COELHO, Wilma de Nazaré Baía; http://lattes.cnpq.br/1035616337472088; https://orcid.org/0000-0001-8679-809XEste artigo objetiva analisar as relações de sociabilidades estabelecidas entre 175 (cento e setenta e cinco) adolescentes, em duas escolas da rede pública estadual de Ensino Fundamental de Belém – PA. Para a análise pretendida, utilizamos das noções conceituais de violência simbólica, hierarquia e habitus, em Pierre Bourdieu (1996, 2002, 2010), e representação, em Roger Chartier (1991, 1982). No que tange à literatura especializada sobre relações sociais, sociabilidades adolescentes e relações étnico-raciais, adotamos as formulações de Nicelma Soares (2010), Wilma Coelho; Mauro Coelho (2016), Wilma Coelho; Carlos Silva (2015; 2017; 2018; 2019). As formulações conceituais de Laurence Bardin (2010), Marli André (2003) e Heraldo Vianna (2003), auxiliaram no trato e sistematização dos dados, etnografia escolar e observações. Inferimos que os estudantes têm, nas redes sociais, a centralidade da sua atenção, inclusive no estabelecimento e no rompimento das relações de sociabilidades. A centralidade das atenções sobre as redes sociais assume o foco do interesse na experiência escolar, cujo conteúdo veiculado por meio dela, assume lugar secundário diante das redes de sociabilidades, pois esses estudantes pensam no hoje. Os investimentos pedagógicos da escola divergem dos interesses demandados pelos estudantes.Trabalho de Curso - Graduação - Relatório Acesso aberto (Open Access) Entre linhas: o audiovisual como recurso para o ensino da diversidade na educação básica(2025-03-21) SANTOS, Marcos Vinicius Corrêa; SANTOS, Márcia Vanessa Malcher dos; http://lattes.cnpq.br/6004376537871160; https://orcid.org/0000-0003-2872-7247O presente relatório de experiência tem como objetivo registrar o processo de criação, planejamento e produção do audiovisual documental “Entre linhas: o jeito livre de ser” criado com o intuito de contribuir para a inclusão e compreensão da diversidade de gênero e sexualidade na educação básica. A obra apresenta uma exposição sobre o preconceito, inclusão LGBTQIAPN+ e violências simbólicas utilizando relatos e dados que evidenciam a discriminação enfrentada por essas pessoas. No decorrer do relatório, discussões teóricas são apresentadas, abordando a produção audiovisual no âmbito da modalidade minidocumentário, além de referências a autores que trabalham as temáticas de gênero e sexualidade. O trabalho pretende não apenas cumprir os requisitos acadêmicos de aprovação, mas também promover a reflexão crítica entre os alunos do ensino médio sobre a diversidade de gênero e sexual, além da inclusão mais recorrente desta discussão nos espaços de ensino, destacando a urgência de transformação social em um contexto de desigualdade e preconceito. Dessa forma, acredita-se que o trabalho contribui para as ciências sociais e para a formação de uma consciência social mais justa e inclusiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Etnomanejo de açaizal nativo como ferramenta de organização da comercialização de produção do açai, na comunidade extrativista Bom Jesus, Resex Mapuá, Breves, Pará(2021-11) SILVA, Vanilce Gomes da; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O presente trabalho realizado na comunidade Bom Jesus do arquipélago paraense do Marajó tem como perspectiva traçar um plano de ação comunitário que estabeleça estratégias voltadas para o extrativismo do açaí, com base na ideia de etnodesenvolvimento. As várias vertentes que englobam os desafios que caracterizam a realidade dos povos ribeirinhos, evidenciam-se e dão “matéria prima” suficiente, além de dimensionar o quão grande é a demanda, bem como a necessidade de se tratar de um assunto ainda pouco evidenciado na literatura, de quem está inserido ao meio e que vive diariamente as agruras de não se ter políticas eficazes que propiciem aos habitantes, condições para produzir e escoar o que se colhe. Dentro dessa problemática estão inseridas inúmeras prerrogativas, quais serão evidenciadas ao longo desse trabalho, bem como possíveis soluções que contribuirão para um desenvolvimento sustentável com qualidade via práticas de manejo dos açaizais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fauna edáfica em sistemas agroflorestais (tradicional e cabruca) e floresta nativa(2019-12-11) LIMA, Eduarda Silva de; SILVA, José Wilson Pereira da; http://lattes.cnpq.br/8764876597882469A degradação de áreas no Brasil é uma questão preocupante que se intensificou em 1940, durante a ocupação da Amazônia. Buscou-se desde então modelos de uso do solo capazes de minimizar danos, como Sistemas Agroflorestais (SAF). A análise da fauna edáfica é um meio de verificar como estas intervenções afetam os ambientes, visto seu papel ecológico. Assim, objetivou-se inventariar e comparar a fauna edáfica em diferentes sazonalidades em uma Floresta Nativa (FN) e Sistemas Agroflorestais Cabruca (SAFC) e Tradicional (SAFT) em Medicilândia-PA por meio de coletas quinzenais de amostras de solo e liteira. Foram realizadas 120 coletas (40 por ambiente) em liteira e solo (0-40 cm), entre Período Chuvoso e Estiagem. A análise faunística foi feita pelo programa estatístico R e ANAFAU. Foram levantados 6.440 indivíduos em 3 filos, 8 classes e 26 ordens. Maior riqueza ocorreu em SAFC e maior diversidade em FN, porém SAFT e FN apresentaram maior similaridade. O Período de Estiagem totalizou 2.850 indivíduos e Período Chuvoso 3.590, indicando forte influência sazonal. O gradiente solo obteve maiores valores entre os SAF. Assim, notou-se que a fauna edáfica é importante bioindicadora, principalmente o filo Arthropoda, e que os SAF são ótimos modelos de manejo do solo sustentáveis.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os primeiros arquitetos do Pará: a ausência de diversidade no exercício da Arquitetura Moderna de Belém (1964 a 1970)(2024-12-17) SOUZA, Lohanna Ferreira de; VIDAL, Celma de Nazaré Chaves de Souza Pont; http://lattes.cnpq.br/0782346426511704; https://orcid.org/0000-0003-3437-3844Este artigo aborda a ausência de diversidade entre os que produziram a Arquitetura Moderna em Belém. Explora-se o exercício do fazer arquitetônico por meio da perspectiva historiográfica, com um paralelo histórico-cultural entre a prevalência do homem branco e os primeiros arquitetos formados pelo curso de Arquitetura da Universidade Federal do Pará em 1964, objetivando identificar fatores de privilégio de determinada classe de arquitetos. Constatou-se a partir de documentos que a turma fora constituída majoritariamente por homens e de classe social abastada, os quais em sua maioria obtiveram grande produção na Arquitetura Moderna de Belém. Aponta-se como reflexão final a necessidade de continuidade e aprofundamento na investigação que esclareça os fatores que determinaram tal seletividade.