Navegando por Assunto "Diversity"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino fundamental e as relações de sociabilidades: os adolescentes e a diversidade na escola(2019-12-12) SANTOS, Patrícia Simith dos; COELHO, Wilma de Nazaré Baía; http://lattes.cnpq.br/1035616337472088; https://orcid.org/0000-0001-8679-809XEste artigo objetiva analisar as relações de sociabilidades estabelecidas entre 175 (cento e setenta e cinco) adolescentes, em duas escolas da rede pública estadual de Ensino Fundamental de Belém – PA. Para a análise pretendida, utilizamos das noções conceituais de violência simbólica, hierarquia e habitus, em Pierre Bourdieu (1996, 2002, 2010), e representação, em Roger Chartier (1991, 1982). No que tange à literatura especializada sobre relações sociais, sociabilidades adolescentes e relações étnico-raciais, adotamos as formulações de Nicelma Soares (2010), Wilma Coelho; Mauro Coelho (2016), Wilma Coelho; Carlos Silva (2015; 2017; 2018; 2019). As formulações conceituais de Laurence Bardin (2010), Marli André (2003) e Heraldo Vianna (2003), auxiliaram no trato e sistematização dos dados, etnografia escolar e observações. Inferimos que os estudantes têm, nas redes sociais, a centralidade da sua atenção, inclusive no estabelecimento e no rompimento das relações de sociabilidades. A centralidade das atenções sobre as redes sociais assume o foco do interesse na experiência escolar, cujo conteúdo veiculado por meio dela, assume lugar secundário diante das redes de sociabilidades, pois esses estudantes pensam no hoje. Os investimentos pedagógicos da escola divergem dos interesses demandados pelos estudantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Etnomanejo de açaizal nativo como ferramenta de organização da comercialização de produção do açai, na comunidade extrativista Bom Jesus, Resex Mapuá, Breves, Pará(2021-11) SILVA, Vanilce Gomes da; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O presente trabalho realizado na comunidade Bom Jesus do arquipélago paraense do Marajó tem como perspectiva traçar um plano de ação comunitário que estabeleça estratégias voltadas para o extrativismo do açaí, com base na ideia de etnodesenvolvimento. As várias vertentes que englobam os desafios que caracterizam a realidade dos povos ribeirinhos, evidenciam-se e dão “matéria prima” suficiente, além de dimensionar o quão grande é a demanda, bem como a necessidade de se tratar de um assunto ainda pouco evidenciado na literatura, de quem está inserido ao meio e que vive diariamente as agruras de não se ter políticas eficazes que propiciem aos habitantes, condições para produzir e escoar o que se colhe. Dentro dessa problemática estão inseridas inúmeras prerrogativas, quais serão evidenciadas ao longo desse trabalho, bem como possíveis soluções que contribuirão para um desenvolvimento sustentável com qualidade via práticas de manejo dos açaizais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fauna edáfica em sistemas agroflorestais (tradicional e cabruca) e floresta nativa(2019-12-11) LIMA, Eduarda Silva de; SILVA, José Wilson Pereira da; http://lattes.cnpq.br/8764876597882469A degradação de áreas no Brasil é uma questão preocupante que se intensificou em 1940, durante a ocupação da Amazônia. Buscou-se desde então modelos de uso do solo capazes de minimizar danos, como Sistemas Agroflorestais (SAF). A análise da fauna edáfica é um meio de verificar como estas intervenções afetam os ambientes, visto seu papel ecológico. Assim, objetivou-se inventariar e comparar a fauna edáfica em diferentes sazonalidades em uma Floresta Nativa (FN) e Sistemas Agroflorestais Cabruca (SAFC) e Tradicional (SAFT) em Medicilândia-PA por meio de coletas quinzenais de amostras de solo e liteira. Foram realizadas 120 coletas (40 por ambiente) em liteira e solo (0-40 cm), entre Período Chuvoso e Estiagem. A análise faunística foi feita pelo programa estatístico R e ANAFAU. Foram levantados 6.440 indivíduos em 3 filos, 8 classes e 26 ordens. Maior riqueza ocorreu em SAFC e maior diversidade em FN, porém SAFT e FN apresentaram maior similaridade. O Período de Estiagem totalizou 2.850 indivíduos e Período Chuvoso 3.590, indicando forte influência sazonal. O gradiente solo obteve maiores valores entre os SAF. Assim, notou-se que a fauna edáfica é importante bioindicadora, principalmente o filo Arthropoda, e que os SAF são ótimos modelos de manejo do solo sustentáveis.