Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Digital Technologies"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Dispositivos eletrônicos nas infâncias: a influência da tecnologia no desenvolvimento da criança no contexto urbano.
    (2025-10-10) SILVA , Edineia Alves da; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618
    A sociedade contemporânea vivencia em seu cotidiano variados dispositivos eletrônicos atingindo inclusive a rotina das crianças, o que delega grandes desafios para a saúde mental dos pequenos. Este estudo apresenta uma discussão sobre os efeitos do uso excessivo desses dispositivos no desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional das crianças, a partir do levantamento de produções acadêmicas disponíveis em repositórios institucionais e bases cientificas nacionais com foco na área da saúde, psicologia e educação, realizados entre 2019 e 2024, em instituições como a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica, caracterizado como um estado do conhecimento, abordando a infância no contexto urbano, considerando a sociologia da infância. O objetivo geral buscou compreender e analisar os impactos do uso de dispositivos eletrônicos no desenvolvimento infantil. Enquanto os objetivos específicos consistiram em: analisar as repercussões da utilização dos dispositivos eletrônicos na vida cotidiana das crianças, faixa etária de 8 a 12 anos de idade frequentadores de escola de educação infantil e fundamental, anos iniciais; avaliar as consequências do uso de tela por crianças. Nesse sentido, foram analisados quatro Trabalhos de Conclusão de curso, oriundos do curso de pedagogia relacionadas a temática central deste estudo. Os resultados apontam que a exposição precoce e intensa às telas pode ocasionar diversos fatores negativos a criança, como, alterações no sono, dificuldade de socialização, problemas visuais, e prejuízos no processo de aprendizagem, incluindo atrasos na alfabetização, além de comportamentos semelhantes a transtornos como TDAH e TEA, fenômeno associado de “autismo eletrônico”, o tempo de tela tende a reduzir a convivência familiar e comunitária, intensificando o isolamento infantil, enquanto que, o uso consciente pode favorecer a aprendizagem, ampliar repertórios culturais e desenvolver habilidades cognitivas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Formação de docentes para o uso de tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental: estudo na Escola Santa Terezinha, São João de Pirabas-PA
    (2025-10-17) FONSECA, Luma Cristina Pinheiro da; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
    Este estudo investiga a formação de docentes para o uso de tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco na Escola Santa Terezinha, localizada em São João de Pirabas, Pará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, que analisou percepções de professores e gestores sobre a incorporação de recursos digitais na prática pedagógica, considerando a influência da formação inicial e continuada. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários online com perguntas abertas e fechadas, buscando compreender experiências, desafios e estratégias adotadas para o uso eficaz das tecnologias digitais. Os resultados indicam que, embora os recursos digitais estejam cada vez mais presentes no cotidiano escolar, ainda existem lacunas na formação docente que limitam o pleno aproveitamento pedagógico dessas ferramentas. Destaca-se a importância do letramento digital, da capacitação continuada e do papel da gestão escolar na criação de condições favoráveis à integração tecnológica. O estudo evidencia que a formação docente e o suporte institucional são fatores essenciais para promover inovação pedagógica, práticas educativas mais inclusivas e significativas, além de preparar os alunos para um contexto digital em constante transformação.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA