Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Dificuldades de aprendizagem"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As dificuldades de aprendizagem dos alunos do 1° ano do ensino fundamental I, relacionadas à leitura e escrita
    (2018-03-12) SOUSA, Antônia Pereira de; BARROS, Maria das Graças Santos; http://lattes.cnpq.br/3211626204646124
    Esse trabalho tem como objetivo principal, descobrir quais os principais problemas que levam às dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita, de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I, da EMEF ―Pedro Luiz de Camargo‖. Para alcançar tal objetivo, realizou-se, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica que será apresentada na fundamentação teórica, sobre as ideias de diversos autores que abordaram essa temática, visando à compreensão de questões fundamentais sobre a aprendizagem e discutindo as possíveis causas que levam às dificuldades de aprendizagem, e consequentemente, ao fracasso escolar. Sendo assim, a fundamentação teórica deste trabalho está baseada principalmente nas obras de autores como: Azevedo (2014), Bossa (2017), Correia e Martins (1997), Santos e Mendonça (2007) e Soares (2004). Logo após, realizou-se uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, tendo como instrumento de coleta de dados, uma entrevista com duas professoras e com a orientadora da escola, campo da pesquisa. Os resultados revelaram que muitos alunos do 1º ano da escola ―Pedro Luiz de Camargo‖ apresentam dificuldades de aprendizagem, principalmente, no que se refere à aquisição da leitura, da escrita e de operações simples de matemáticas como somar e diminuir, e que essas dificuldades podem estar relacionadas a diversos fatores, como por exemplos, à ausência do acompanhamento familiar, à proposta pedagógica da escola, à falta de capacitação dos professores, a problemas familiares, aos déficits cognitivos da própria criança, entre outros, e que é de suma importância investigar esses problemas que afetam diretamente a aprendizagem dos alunos, a fim de combatê-los, objetivando o bom desempenho da criança, diante do processo ensino-aprendizagem.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Fatores que dificultam a dinâmica de ensino - aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto educacional do município de Tomé-Açu/PA
    (2022-08-12) NASCIMENTO, Glenda Yessa Telles; SILVA, Regiane Santos da; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este trabalho de conclusão de curso nasce a partir da necessidade de estudar e descrever as principais situações e fatores que levam a dificuldades de leitura e escrita nos alunos do Ensino Fundamental I no contexto educacional no município de Toméaçu/PA, tendo como objetivo descrever os principais fatores que causam as dificuldades de leitura e escrita de alunos nas séries iniciais, além de apontar em que situações ocorrem essas dificuldades, e quais são as mais recorrentes apresentadas pelos educandos. Visto que este é um assunto de grande relevância, pois é essencial e indispensável que haja um bom desenvolvimento na aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos principalmente nos anos iniciais, pois esse aprendizado irá contribuir para seu desenvolvimento ao decorrer de suas interações com seu meio tanto escolar quanto social. Logo, buscar trabalhar as dificuldades de aprendizagem apresentadas nas séries iniciais, entende-se como uma alternativa de melhoria do ensino-aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Considerando que cada sujeito aprende de forma e tempo diferente um do outro. Para fundamentar essa pesquisa iremos utilizar de estudos de autores que veem corroborar com tema. A metodologia adotada nesta pesquisa de campo será de caráter qualitativo partindo de estudos bibliográficos, tendo como técnica de coleta de dados a observação e análise de práticas da leitura e escrita em sala de aula. Com isso podemos destacar os fatores que dificultam a dinâmica de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental I. Podemos aferir que a atenção e cuidado na prática do profissional pedagogo em sala de aula, se faz necessariamente precisa, assim como o acompanhamento da família, para que haja sucesso no processo de ensinoaprendizagem de cada aluno e sua especificidade na forma como aprende e se desenvolve.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As mulheres e seus desafios frente ao mercado de trabalho
    (2022-12-19) ANDRADE, Vanessa Tenorio; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    O presente trabalho trata das dificuldades que as mulheres enfrentam quando se veem frente ao mercado de trabalho e como essas ideias de segregação das mulheres se fazem presentes, também na formação inicial dos professores de Matemática, assim como nos espaços escolares. O objetivo deste trabalho é lançar um olhar sobre a inserção feminina no mercado de trabalho e quais dificuldades estão implicadas nessa busca, principalmente em áreas consideradas impróprias para as mulheres como a matemática, por exemplo. Esperamos apontar elementos de análise e motivar discusões entre meninas e moças, mobilizando para a busca de formação acadêmica e profissional.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As percepções docentes sobre as dificuldades de aprendizagem do ensino da Matemática nos anos iniciais: um estudo de caso em uma escola conveniada em Altamira – PA
    (2023-06-16) TEREZA, Janaina Daros; VALE, Renan Rodrigues do; http://lattes.cnpq.br/8671629008260582
    O presente estudo trata-se de uma pesquisa acerca das dificuldades apresentadas na disciplina de matemática por alunos do Ensino Fundamental I - Anos Iniciais em uma escola conveniada de Altamira- PA, dificuldades essas identificadas pelos professores que lecionam essa disciplina no ano de 2022. Assim, o objetivo geral deu-se por: Compreender de que forma os professores que lecionam nos anos iniciais do ensino fundamental - 1, percebem as dificuldades de aprendizagem da matemática em uma escola conveniada no município de Altamira- Pa. Enquanto aos aspectos metodológicos da pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa, realizou-se a uma pesquisa bibliográfica, através da leitura, análise e interpretação, considerou-se também a utilização da pesquisa exploratória, tendo em vista a necessidade de se conhecer melhor o fenômeno. As obras de alguns autores como Vygotsky (1991), Paulo Freire (1987), Smith e Strick (2012), Canavarro (2003), Masola e Allevato (2019) entre outros, foram utilizadas como referencial teórico para construção do capítulo teórico deste trabalho. O estudo apontou que as percepções dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola conveniada de Altamira-PA, estão atentos às necessidades educacionais dos alunos, sabem identificar e intervir diversas ações e métodos de ensino para auxiliar melhor desempenho dos educandos no cotidiano da prática educativa. Portanto, tendo em vista a relevância da pesquisa que estudantes da área da educação compreendam os fatores que levam alunos a terem dificuldades no ensino da matemática e socialmente trazer uma fonte mais ampla de informações para professores e estudiosos da área de forma a contribuir positivamente nas discussões sobre o ensino da matemática nos anos Iniciais do Ensino Fundamental, podendo ser fonte de novas pesquisas e construção de conhecimentos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os reflexos das dificuldades na aprendizagem em matemática que influenciam no aprendizado de física em uma escola do campo
    (2020-07-25) GIRARDELLO, Simone; SILVA, Marcio Rogério da; http://lattes.cnpq.br/1136612613285395
    O presente trabalho tem por objetivo detectar as possíveis lacunas de aprendizagem em uma Escola do Campo ao refere a física, sendo que estes conteúdos se relacionam aos de matemática. Este trabalho foi desenvolvido após uma pesquisa de campo com alunos do 9º ano, e professores que atuam na área de matemática, física e pedagogia. Durante a pesquisa pode-se conhecer um pouco das habilidades e dificuldades destes alunos e entender as metodologias utilizadas durante o processo de alfabetização até a formação final do ciclo do ensino Fundamental. As lacunas encontradas são os anseios dos alunos por aulas diferenciadas e dos professores por estruturas escolares melhores e equipamentos de apoio as aulas, para que estes possam proporcionar maior qualidade no processo ensino e aprendizagem.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA