Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Despreparo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Discalculia: uma barreira para o desenvolvimento de alunos em matemática
    (2022-11-22) LIMA, Nathane Silva; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648
    Este trabalho tem como objetivo coletar informações na literatura a respeito da discalculia do desenvolvimento a fim de tornar professores, alunos e pais sabedores da existência e da necessidade de amparar pessoas que apresentam esse transtorno. Através de uma pesquisa bibliográfica, conforme Vergara (1998, p. 46), fomos em busca de autores que comentem sobre o conceito e características da discalculia, além de outras informações também relevantes na construção de conhecimento sobre o tema, como dados estatísticos que evidenciam a relevância de conhecer a DD (Discalculia do Desenvolvimento) e dos prejuízos que a desinformação pode trazer para a comunidade. No decorrer do trabalho, ainda apresentamos diferentes métodos para diagnosticar pessoas discalcúlicas, como agir diante do diagnóstico e quais as alterações cerebrais presentes em uma pessoa diagnosticada com o transtorno. A atuação adequada e empenho de educadores diante desse cenário também é colocada como algo imprescindível no presente trabalho para que o processo inclusivo seja bem-sucedido. Como resultados desta pesquisa, constatamos a necessidade de uma preparação no meio docente e a desinformação latente na sociedade que perdura há anos. E ainda os impactos negativos que a pandemia causou nesses indivíduos de diferentes maneiras influenciando no processo de aprendizagem. Além disso, constatamos a carência de pesquisas brasileiras voltadas para a Discalculia diante da atenção que este tema recebe de outros países, o que intensifica a desinformação latente, unido ao desinteresse também presente por parte dos educadores. Consideramos ainda a relevância de adicionar disciplinas na grade curricular dos cursos de Licenciatura em Matemática e da formação continuada, dada a exiguidade de informações fornecidas para futuros professores que estão em formação e os benefícios que esta mediação trará para o desempenho dos professores ao longo de sua carreira diante das diferentes necessidades reveladas pelos alunos em sala de aula.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA