Navegando por Assunto "Design Thinking"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) AWA: uma plataforma de auxílio no ciclo de reciclagem do lixo eletroeletrônico na região metropolitana de Belém - Pará(2018-01-19) FERREIRA, Fátima Conceição de Araújo Alves; MENDES , Landara Serrão; MOUTINHO , Wanderlei Aleixo; GENU, Rodrigo Beckmann; http://lattes.cnpq.br/3272765425116427; COUSTON JUNIOR, John Fletcher; http://lattes.cnpq.br/7793272958380509; https://orcid.org/0000-0002-5465-5278O presente trabalho apresenta um aplicativo para dispositivos móveis, chamado AWA. Este aplicativo tem por finalidade auxiliar no descarte de lixo eletroeletrônico na Região Metropolitana de Belém. Através da metodologia do Design Thinking de Teixeira (1998), Vianna et al (2012) e Osterwalder e Pigneur (2012); conhecimentos sobre Tecnologia e Sustentabilidade de Sousa e Costa (2012) e; Arquitetura de Informação de Neil (2012), a equipe produziu uma plataforma gerada para atender uma necessidade observada pelos membros da equipe. Na metodologia foram produzidas pesquisas qualitativas e quantitativas a fim de testar a pertinência do produto, além de visitas exploratórias a associações e instituições que lidam com o lixo diariamente, para entender o ciclo do lixo e implementar um aplicativo que atendesse a necessidade de todos os atores envolvidos no ciclo, especialmente o Usuário Comum e o Catador.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso do design thinking como metodologia de ensino da disciplina Interação Humano-Computador(2025-03-26) SILVA, Klebson do Carmo; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480Este artigo apresenta a aplicação do Design Thinking como principal abordagem de ensino da disciplina de Interação Humano-Computador (IHC) no curso de Sistemas de Informação da UFPA Campus Cametá. As práticas da disciplina seguiram as fases de Empatia, Definição, Ideação, Prototipagem e Teste com objetivo de criar um protótipo para adaptar o WhatsApp para usuários idosos. O uso do Design Thinking aumentou a imersão e o engajamento dos estudantes, promovendo uma aprendizagem mais ativa. Os estudantes puderam interagir diretamente com idosos da comunidade. A participação e engajamento dos estudantes foram fundamentais para atender os objetivos da disciplina.