Navegando por Assunto "Desenvolvimento neuropsicomotor"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Complicações neurológicas da síndrome congênita do zika vírus: uma revisão sistemática(2024-11-13) CORREIA, Mayara Patrícia Baptista; SOUZA, Isabel Cristina Neves deUma nova doença exantemática febril, cujas manifestações não preenchiam os critérios clínicos de outras doenças exantemáticas clássicas como o sarampo, a rubéola, escarlatina, varicela, exantema súbito, foi documentada em algumas cidades do Nordeste brasileiro. Inicialmente o zika vírus apresentou-se como uma infecção autolimitada, sendo assintomática em 80% dos casos. Simultaneamente foi observado, um aumento exponencial e inesperado de casos microcefalia no Nordeste, sendo Pernambuco o epicentro. Em Novembro de 2015, foi confirmada a relação causal entre a ocorrência de microcefalia e a Infecção pelo Zika Vírus, levando o Brasil a declarar uma emergência em saúde pública nacional. Sendo neurotópico, o ZIKV tem como alvo células progenitoras neurais, inibindo o seu desenvolvimento, provocando danos no SNC. Objetivo: identificar as alterações neurológicas e achados da neuroimagem que permitem conhecer o amplo espectro que é a SCZ e o seu impacto no desenvolvimento neuropsicomotor. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura, utilizando-se das plataformas Google Scholar, SCIELO e BVS, sendo incluso títulos publicados no período de 2015 a 2023. Aplicados os critérios de elegibilidade e feita a análise, foram incluídos 19 artigos. Resultado e Discussão: Além da microcefalia congênita, uma série de outras manifestações neurológicas e deficiências funcionais secundárias às lesões no SNC foram descritas na denominada SCZV. Os principais achados neurológicos altamente sugestivos foram: calcificações corticais-subcorticais, malformações corticais, ventriculomegalia, lisencefalia, mielinização tardia, hipoplasia do tronco cerebral e cerebelo. Sendo as mais prevalentes, calcificações cerebrais e ventriculomegalia, respectivamente. As calcificações foram subcorticais com padrão puntiforme, distinguindo a infecção pelo Zika vírus das outras infecções congênitas. Essas alterações acabam comprometendo as principais funções cerebrais, traduzindo-se em atraso no desenvolvimento da linguagem e motora, processamento sensorial anormal e desordens oftalmológicas e ortopédicas. Conclusão: Cenários como este reforçam a necessidade de investir-se em políticas públicas que promovam a saúde, pois é de extrema importância a identificação das alterações, a intervenção precoce, o monitoramento e assistência contínua desses pacientes, promovendo um tratamento adequado individualizado, de modo a minimizar os impactos da repercussão da doença, proporcionando uma melhor qualidade de vida para esses pacientes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento neuropsicomotor e desempenho funcional nas atividades de vida diária de crianças em uma unidade de educação infantil(2018) SANTOS, Danielle Vieira dos; PATROCINIO, Kátia Cristiana Fernandes do; OLIVEIRA, Luísa Sousa Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9930572084780468; https://orcid.org/0000-0002-3120-1839; COSTA, Elson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1942489785908185; https://orcid.org/0000-0003-4115-9029Esta pesquisa teve como objetivo conhecer o desenvolvimento neuropsicomotor e o desempenho funcional nas atividades de vida diária de crianças no início da vida escolar. Para isso, realizou se um estudo longitudinal, de caráter descritivo exploratório, de natureza observacional e abordagem quantitativa dos dados. Participaram desta pesquisa 11 crianças com idade entre 1 a 2 anos (média= 2,1; DP= 3,6), matriculadas no Maternal I da Unidade de Educação Infantil da Caripunas, no município de Belém, no ano letivo de 2017. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Caracterização da Criança (QCC), para coletar dados referentes as suas características biopsicossociais e socioeconômicas da família, o Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II (Denver II), para a avaliação do DNPM, o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI), para a avalição do desempenho funcional nas AVD, e o Diário de Campo, para registar informações complementares. Os resultados do Denver II apontaram que a maioria das crianças apresentou DNPM suspeito de atraso (54,5%) no Tempo 1, com aumento deste percentual de suspeita de atraso no Tempo 2 (63,6%). Foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre o desempenho das crianças no PEDI nos tempos 1 e 2 nas áreas Habilidade Funcional de Autocuidado (p=0,008), na Habilidade de Função Social (p= 0,008), e na Assistência do Cuidador nas áreas de autocuidado (p=0,007) e função social (p=0,01). Além disso, os resultados indicaram que, no Tempo 1, a maioria das crianças que apresentaram DNPM normal, no Denver II, tiveram o desempenho funcional acima da média dos escores normativos, no PEDI, nas Habilidades Funcionais de autocuidado (75%) e função social (75%) e na Assistência do Cuidador em autocuidado (62,5%) e em função social (75%). Já no tempo 2, observou se que a maioria das crianças que estavam acima da média dos escores normativos nas Habilidades Funcionais e na Assistência do Cuidador, não possuíram DNPM normal. Entretanto, ao se analisar separadamente o desempenho funcional das crianças que estavam acima da média dos escores normativos com cada domínio do DNPM, observou se que a maioria das crianças apresentou DNPM normal nos domínios pessoal social, motor fino e motor amplo, sendo o menor percentual no domínio da linguagem. Os achados apontam a importância da estimulação do desenvolvimento infantil, dentro do contexto escolar, de modo a favorecer os aspectos educacionais e desenvolvimentais da criança. Além disso, faz se necessário ofertar um ambiente adequado às necessidades da criança, que potencialize sua autonomia, independência e o desenvolvimento das habilidades funcionais para o engajamento na vida cotidiana. Notou se ainda, a importância da atuação mais efetiva da equipe multiprofissional dentro do contexto da educação infantil, destacando se o papel do terapeuta ocupacional na vigilância, promoção e prevenção de riscos ao desenvolvimento e ao desempenho funcional infantil.