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Navegando por Assunto "Democratic management"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A concepção de gestão da escola municipal de educação infantil e ensino fundamental Professora Odaléa Maués Quaresma
    (2021-06-09) BITENCOURT, Joyce Barreto; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055
    Este trabalho de conclusão de curso tem por finalidade trazer resultados do projeto de pesquisa “A concepção de gestão da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Odaléa Maués Quaresma”. O presente trabalho tem como objetivo geral, com base no percurso histórico da administração escolar no Brasil e a identificação e descrição das principais concepções de gestão, identificar qual (is) concepção (ões) de gestão norteia as ações da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Odaléa Maués Quaresma. E como objetivos específicos, descrever o percurso da administração/gestão escolar no Brasil identificando as principais concepções, e identificar qual foi a principal concepção de gestão diagnosticada na escola. A pesquisa é de cunho social, dessa forma, possui uma abordagem qualitativa, a técnica utilizada foi a análise de documentos. Os resultados identificam que a principal concepção de gestão da escola é a democrática participativa, pois a escola incentiva a participação da comunidade escolar e, também, possui um conselho escolar, que tem como função básica democratizar as relações de poder, porém há resquícios de ideias técnico-científica, pois a escola está regulada a um sistema educacional burocrático.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estado laico e gestão democrática escolar no colégio São Francisco Xavier (2011-2015)
    (2019-12-02) PANTOJA, Elando Pantoja e; BERLESI, Josué; http://lattes.cnpq.br/0468572924132582
    A perspectiva da pesquisa “Estado Laico e Gestão Democrática Escolar no Colégio São Francisco Xavier (2011-2015)” é destacar e compreender como que no atual cenário constitucional brasileiro uma escola religiosa confessional que faz relações de parceria com o Estado. Nesse sentido, por ter sua formação com base no catolicismo, lida com a diversidade religiosa presente no ambiente escolar. Logo, o presente trabalho tem como objetivo analisar como ocorre o respeito à laicidade dentro da escola, através do papel da gestão. Nessa perspectiva, o processo metodológico que sucedeu a pesquisa foi através da análise dos documentos que viabilizam a relação da Diocese de Abaetetuba com a SEDUC. Além disso, foram feitas análises dos Projetos Políticos Pedagógicos do colégio do ano de 2011 a 2015, bem como entrevistas feitas com professores, gestão escolar, diretor e aluno. Com referencial teórico pautado em Yin (2005), com a utilização do estudo caso, através do uso da história oral; Bourdieu (2000) sobre o conceito de poder simbólico; Cury (2006) sobre o papel do gestor na garantia de uma gestão democrática pautada nos direitos constitucionais; e Reimer (2013), que aborda sobre a liberdade religiosa pautada nas constituições do Brasil. A pesquisa permitiu um olhar sobre uma relação incomum de uma escola pública, de viés religioso, com o Estado. Por esse motivo, o trabalho se volta à questão da educação como direito de todos junto à liberdade religiosa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Gestão democrática e seus reflexos no ensino da matemática
    (2021-03-11) LIMA, Joana Darc Pereira de; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877
    O trabalho é o resultado de um estudo sobre a gestão democrática e o ensino da Matemática em uma escola Municipal de Ensino Fundamental em São Domingos do Capim/PA. A pesquisa faz uma reflexão sobre o relacionamento gestão, professores e alunos dentro da escola. Nesta perspectiva, aborda questões que envolvem o ensino, trabalho pedagógico, didática, currículo e os planos de ação escolar. Para isso são elucidadas questões em níveis mais profundos sobre a atuação da gestão escolar, o trabalho do professor e sentimento do aluno em relação ao espaço onde estuda e à disciplina de Matemática no 5o ano do Fundamental. Foi realizada uma pesquisa ação, de campo e bibliográfica, fez-se uso de perguntas abertas e fechadas como instrumento de coleta de dados com uma abordagem qualitativa, de forma a contribuir com uma possível intervenção. Durante o estudo foram destacados alguns aspectos relevantes sobre função gestora em promover a melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem e verificou-se que a função dos gestores escolares deve ir além da administração de recursos materiais e responder aos aspectos administrativos, deve articular-se com a gestão pedagógica em sala de aula e a forma como os estudantes compreendem currículo escolar e sua relação com matemática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Gestão democrática participativa na escola Florência Inglis de Paiva: um estudo de caso
    (2021-10-08) CARVALHO, Jofre Brasil de; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334
    O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo geral analisar a participação da comunidade de Marupaúba na Escola Municipal Florência Inglis dePaiva, com vistas a identificar como vem sendo construído o processo de gestãodemocrática na escola e como objetivos específicos identificar os princípios norteadores da gestão participativa e democrática da escola; descrever como se dáa participação da comunidade na gestão da Escola Florência Inglis de Paiva, proporações que devem ser desenvolvidas para a melhoria da participação da comunidade na escola pesquisada. Como metodologia, utilizamos a pesquisa qualitativa do tipoestudo de caso, tendo como referência Ludke e André (1986) e Moresi et al (2003).Os instrumentos de coleta de informações foram: pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevista com aplicação de questionários com perguntas abertas. Foram entrevistados (9) sujeitos: gestor, coordenador pedagógico, 2 professores, 2 alunos, 1 mãe de aluno, 1 agente comunitário de saúde e 1 líder da comunidade. A partir dos dados coletados, os resultados apresentados permitem inferir que os entrevistados não têm conhecimento dos diversos significados de participação. Paraa maioria, participação significa está presente no espaço escolar. Apesar dessa forma de participação não ser a ideal, pode-se considerar que a comunidade tem participação ativa na escola. Porém ainda há necessidade de se discutirem entre os profissionais da escola, bem como toda a comunidade, o que realmente significa participação, e assim, juntos, construírem uma parceria forte com o objetivo de promover educação de qualidade, contribuindo para o bem de todos, baseado numa gestão com princípios orientadores de uma gestão democrática.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A gestão escolar democrática no município de Acará: processos e práticas em escola de ensino fundamental
    (2019-09-10) BRAGA, Simone Medeiros; HORA, Dinair Leal da; http://lattes.cnpq.br/2705119184820662
    Este trabalho de conclusão de curso trouxe como objetivo averiguar os modelos de gestão escolar que permeiam o sistema municipal de Acará-PA, especificamente como é realizada a gestão dentro da escola em foco (Pinto Marques), e como essa gestão garante a aprendizagem nesse ambiente. Com isso, por meio de um estudo de caso fundamentado em análise documental, observação e entrevistas semiestruturadas, verificou-se como são organizadas e executadas a gestão escolar e garantida a gestão democrática no município, no Sistema Municipal de Educação (SME) pela análise dos documentos como: (PME, CME), e também do órgão fiscalizador – Fórum Municipal de Educação – a gestão democrática é assegurada, porém o que identificamos é que na prática não ocorre da mesma maneira, em relação a forma de gestão exercida na escola de ensino fundamental Pinto Marques, sua prática é voltada, predominantemente, para o autoritarismo, embora a visão da direção garanta que a gestão ali desenvolvida seja democrática, nesse sentido a melhoria da aprendizagem na escola não acontece, pois não é garantida uma inter-relação saudável que ajude no empenho e na busca dessa melhoria.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A participação da comunidade escolar e local no Sistema Municipal de Ensino das escolas públicas: um estudo documental em Vitória do Xingu-Pa
    (2023-06-28) ALMEIDA, Nayane Nascimento; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660; https://orcid.org/0000-0001-8414-0761
    O presente trabalho de conclusão de curso apresentou como objetivo analisar a participação da comunidade escolar e local no Sistema Municipal de Ensino das escolas públicas: um estudo documental em Vitória do Xingu-Pa. É um estudo de abordagem qualitativa na perspectiva de análise documental. Pois realizou-se o levantamento de dados através da revisão de literatura e dos documentos oficias: Constituição Federal de 1988; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996; Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005/2014; Plano Municipal de Educação de Vitória do Xingu - Pará, Lei nº 256/2015; e Sistema Municipal de Ensino de Vitória do Xingu - Pará, instituído pela Lei nº 006/2018. Os resultados mostram que a participação da comunidade escolar e local se faz presente nos documentos oficias, esses que expressam o respaldo desse direito da sociedade através da legislação, mas que ainda é necessário fazer uso de outros artifícios para que a comunidade tenha conhecimento e interesse para participar do processo de colaboração para a melhoria da educação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Práticas de gestão em sistemas educacionais nos municípios de Abaetetuba, Acará e Barcarena
    (2022-06-30) VILHENA, Paloma Gomes; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334
    O presente trabalho está articulado à pesquisa de gestão de sistemas e unidades educativas e organização do processo educacional na escola básica, suas práticas exercidas e novas possibilidades de trabalho coletivo, com uma proposta de investigação, cujo escopo principal é a analisar os modelos de gestão educacional adotados por três municípios do Estado do Pará, sendo eles, Abaetetuba, Acará e Barcarena, à luz dos modelos juridicamente consagrados e dos corpos conceituais cientifica e tecnicamente construídos, verificando sua capacidade de efetivar um processo de ensino de melhor qualidade com otimização de recursos, à luz de referências como: concepção gerencial de gestão e gestão democrática. Adota como orientação metodológica a abordagem do ciclo de políticas (policy cycle approach), formulada por Stephen Ball e Richard Bowe (1992) e empregada em diferentes contextos como referencial teórico-analítico para o estudo de políticas educacionais. A teoria se distingue da realidade vivida nos municípios, apesar da autonomia atribuída aos sistemas municipais, na prática, tem-se centralização de poder, que afetam diretamente a formação do educando, isso está expresso nos dados obtidos através dos índices de desempenho da aprendizagem quando transformados em ações da gestão, necessitando de uma construção baseado no modelo de gestão educacional participativa.
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