Navegando por Assunto "Democracy"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A eclosão do discurso constitucional chileno: os estalidos sociais como ponto de não retorno(2024-11-04) MARIA, Vitória Luiza Leal de; MAGALHÃES, Breno Baía; http://lattes.cnpq.br/0126393188779750; https://orcid.org/0000-0002-7183-2440O Chile, país andino conhecido popularmente por ser a democracia mais estável da América do Sul devido ao seu alto desenvolvimento econômico e sua transição "pacífica" para a Democracia, se vê tomado por uma onda popular que insurge nos arredores de Santiago e se espalha por toda extensão de seu território. A institucionalização da política neoliberal durante a ditadura pinochetista e sua permanência na esfera pública chilena, mesmo com a derrocada dos militares, corroborou para o acontecimento do fenômeno “estalido”, no qual diversos atores sociais tomaram as ruas do país em prol de um motivo em comum: expor a insatisfação popular acerca da omissão institucional do Estado em agir como garantidor de direitos em face da prevalência da tecnocracia neoliberal e a urgência de se pensar um novo discurso constituinte como via de emancipação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A história de vida de professor na interface sobre a gestão democrática: em um estudo autobiográfico(2018-12-11) GUEDES, Ivonete Maria Sobreira; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Este trabalho tem como objetivo narrar minhas experiências como professora da Educação Básica na escola do campo no município de Castanhal na interface sobre a gestão democrática. O presente texto disserta sobre a história de vida; pessoal,profissional e acadêmica na interface com as discussões sobre gestão escolar. Discussões essas que aponta à educação como uma área de caráter sócio educacional que conglomera diversos participantes dentro desse âmbito escolar, interligam-se diversos tipos de pessoas cada um com sua designação e desempenho profissional. Diante deste panorama, é apropriado lembrar que relacionamentos surgem como obra de um processo humano, através do resultado da atuação de pessoas. a importância da participação da comunidade na gestão escolar.Este tema foi pensado a partir de pesquisa bibliográfica elucidando a importância da gestão democrática no contexto escolar na interface com as vivências, na condição de docente, ocorridas ao longo de quinze anos. A gestão democrática no contexto escolar é de suma importância pois, dar visibilidade as ações da escola e otimizando assim a função social da mesma. Uma escola abrangente e tendo o papel de agente transformação. Nossa sociedade passa por momentos marcantes onde a democracia tem disso colocada em xeque. Nesse cenário,a escola como instituição formadora de cidadãos críticos não poderia deixar de posicionar criticamente em relação a essas questões que estão postas que, dentre outros pontos, se colocam a minimizar a importância das instituições, inclusive daquelas forjadas para tratar diretamente da formação humana. Pela gestão democrática participativa e eficaz é possível garantir que o espaço escolar se fortaleça na direção de garantir a formação humana necessária para que o campo e a cidade possam produzir outras realidades, menos autoritárias e excludentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Limites éticos para participação dos magistrados no espaço público democrático virtual: uma análise a partir do conceito de esfera pública de Habermas(2019-12-03) LEÃO, Marcos Dias; MATOS, Saulo Monteiro Martinho de; http://lattes.cnpq.br/1755999011402142No presente trabalho são discutidos quais são os Limites Éticos para Participação dos Magistrados no Espaço Público Democrático, tanto no exercício da função jurisdicional quanto fora dele, considerando a realidade das redes sociais e outras mídias virtuais, bem como as ideias de Jürgen Habermas sobre ética do discurso, democracia deliberativa e espaço público. Para tanto, esta pesquisa, também recorre a outros autores, como Lucia Santaella, que tratem sobre as consequências geradas com a divulgação de informações falsas e os seus reflexos no espaço digital. Com base nessas ideias e com a utilização de três estudos de caso, denominados: Magistrada X Vereadora Assassinada, Desembargadora X Ex-Deputado Federal e Roberto Barroso X Gilmar Mendes, será abordada a eficácia dos instrumentos normativos atuais no controle dos atos públicos dos juízes, reforçando a necessidade de controle da atuação dos magistrados, tendo em vista os limites existentes em relação ao direito à liberdade de expressão, inclusive para que não ocorra prática de crimes ou de condutas que prejudiquem a legitimidade do poder judiciário. Na abordagem dessas questões, este trabalho fará uso da consulta bibliográfica, empregando tanto o método dedutivo quanto o indutivo. Este estudo possui as seguintes hipóteses de pesquisa: a) as sanções atuais são ineficazes quando aplicados aos magistrados; b) os instrumentos normativos atuais não tem conseguido limitar as manifestações dos magistrados no espaço público virtual; c) a falta de controle das manifestações dos juízes no espaço público digital afeta a legitimidade do poder judiciário; e d) a influência que é exercida pelo próprio poder judiciário sobre a sociedade, por meio dos magistrados, pode refletir negativamente sobre o comportamento dos demais cidadãos. Por fim, é importante informar que este trabalho será composto por três capítulos. No primeiro deles, intitulado “A Ética do Discurso e o Conceito de Espaço Público Democrático”, serão apresentadas algumas das principais ideias de Habermas. No segundo capítulo, denominado de “Realidades Virtuais, Novos Conceitos de Espaço Público Democrático e a Opinião Pública” se buscará discorrer sobre os espaços públicos virtuais e a relação com o pensamento habermasiano. Já no terceiro capitulo, chamado de “Estudos de Caso”, serão tratados casos práticos que demonstram a necessidade de limitação das manifestações dos magistrados nos espaços públicos virtuais.