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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Corpo/Hip hop: expressão cultural, social, artística, esportiva e educacional
    (2023-05-24) LEÃO, Gesiel Ribeiro de; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792; KELLERMANN, Mariana Marques; http://lattes.cnpq.br/0761270162072977
    A presente pesquisa trata-se de investigação sobre a Cultura Hip-Hop e como a mesma se mobiliza e movimenta-se perante a sociedade e em áreas, tais como: educação, cultura, esporte, arte e lazer. Sendo observada pela composição de todos os seus elementos em um contexto que ambos são necessários para que seja completa. O problema consiste em como realizar e visualizar a Cultura Hip-Hop como um corpo e seus membros, nos quais, serão dissecados e analisados durante a investigação, para que se possa entender em quais aspectos esta cultura assemelha-se. O processo se deu por viés investigativo, analítico e através de inúmeras entrevistas com personagens importantes e significativos. Foi traçado o seguinte objetivo: como desenvolver um saber cientifico de uma cultura, para que esta seja visualizada como um corpo, capaz de dialogar em diversas áreas da sociedade em que vivemos. Para tanto foi desenvolvido pesquisa de campo, no município de Belém-PA, em Cyphers e rodas culturais da Cultura Hip-Hop. O método de pesquisa desenvolvido, foi o Etnográfico e a Anarcometodologia em uma abordagem de pesquisa-ação. Foi aplicada a técnica de entrevistas e como instrumento o questionário, análise, investigação de imagens e vídeos, os dados foram tratados qualitativamente e os resultados foram analisados e discutidos a luz de referencial teórico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Freeze: o ápice do B.Boy no breaking
    (2013-08-26) FREITAS, Elaine Daniely Miranda de; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039
    Este trabalho de Conclusão de Curso instigo os modos pelos quais os b.boys aprendem a técnica dos freezes, um dos elementos do breaking, que é um subgênero de dança inserido na cultura hip hop. Geralmente, os ensinamentos técnicos deste fundamento não estão em consonância ao conhecimento do corpo pelo b.boy, ou seja, o mesmo, na maioria das vezes, observa os movimentos e executa, sem haver uma preocupação diferenciada para aprender e, consequentemente, ensinar a movimentação de uma forma mais adequada ao corpo. Meu objetivo principal é apresentar e descrever três freezes a partir de uma abordagem anatômica, com ênfase em alguns músculos superiores, para que os praticantes do breaking tenham maior clareza antes, durante e depois da execução dos freezes. Para tanto, dialogo com Jacqui Greene Hass (2011) em seu trabalho relacionado à Anatomia e dança, e Blandine Calais-Germain (1991), nos seus estudos sobre cinesioterapia como Anatomia e movimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Grupo Gruta de Teatro: memórias e militâncias no teatro paraense (1967-1981)
    (2019-07-09) SOUSA, Bento Henrique Oliveira de; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo registrar cronologicamente a história do Grupo Gruta de Teatro e se propõe a produzir uma análise sobre a sua trajetória artística e suas contribuições para a história do teatro produzida no Estado do Pará. Tendo como metodologia a História Oral que busca através das fontes orais a produção de documentos, bem como os estudos da Memória, acionando autores que produzem sobre o assunto tais como: Ferreira (2006); Bosi (2003); Freitas (2006) entre outros, e auxiliando com a Historiografia do teatro no Pará convoco Bezerra (2013); Salles (1994) e Jansen (2009) esses autores possuem valorosas contribuições para a historiografia do teatro paraense. O Gruta é um dos mais antigos grupos de teatro no estado. O Gruta é escola e continua produzindo teatro.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A história de Mestre Tomáz e a poesia do Carimbó em São João de Pirabas
    (2023-12-18) TAVARES, Luana da Fonseca; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700
    O presente projeto tem como objetivo compreender a importância da poesia na forma de carimbó, do Mestre Tomáz (1939-2018), para o município de São João de Pirabas. Busca-se entender a maneira pela qual Mestre Tomáz emerge como referência da cultura popular em Pirabas, considerando que ele é um dos mestres da cultura inventariada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A pesquisa visa verificar como a população pirabense reconhece o legado deixado pelo mestre, se percebe suas composições contando a história de seu povo e de sua cultura. Nesse contexto, os conceitos a serem trabalhados são história local, memória e cultura popular. A metodologia adotada consistirá em pesquisa de campo, com entrevistas, buscando encontrar a presença do Mestre Tomáz nas narrativas sobre a história e cultura locais de Pirabas. Durante a investigação, serão também analisados documentos pessoais de familiares, como fotografias e escritos, além de materiais relacionados à prática da dança, entre eles tambores, flauta artesanal, ganzá, reco-reco, banjo, maracás, afoxé, pandeiros e vestimentas do grupo. O objetivo é compreender como o Mestre Tomáz está inserido na história local de Pirabas. Como hipótese, considera-se que Mestre Tomáz desempenha um papel importante no desenvolvimento histórico do município por meio de seu carimbó, embora não seja amplamente reconhecido pela população.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Luta marajoara: as implicações do processo de esportivização da luta marajoara enquanto símbolo da cultura popular do arquipélago do Marajó
    (2022-07-28) SILVA, Tiago Paiva da; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2548063126332942; https://orcid.org/0000-0002-1908-3315
    A luta marajoara (LM) é uma modalidade de luta genuinamente brasileira e tradicional do arquipélago do Marajó no Pará, e está diante de um iminente processo de esportivização. Este estudo tem como objetivo discutir os principais riscos desse processo para a prática da LM enquanto símbolo da cultura popular do arquipélago. Este estudo se configura como básico de cunho qualitativo e foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica direcionada pelo estado arte sobre o tema. Os principais riscos apontados foram baseados no processo de esportivização de outras modalidades que passaram por um processo parecido. Os resultados obtidos mostraram que o processo de esportivização da LM oferece riscos a essa prática enquanto símbolo da cultura popular, pois fatores como: domínio do esporte de rendimento sobre outros elementos da cultura, valorização do tecnicismo, exclusão dos menos aptos para competições e inclusão de técnicas de outras modalidades de luta interferem na forma com que a LM é vivenciada pelos praticantes
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A mitopoética amazônica nas percepções de discentes numa escola da agrovila de São Raimundo em Castanhal - PA
    (2019-07-03) ALVES, Jefferson da Silva; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733
    Este trabalho tem como objetivo compreender a mitopoética amazônica nas percepções de discentes numa escola da agrovila de São Raimundo em Castanhal, configura-se como de abordagem qualitativa, através da aplicação de entrevistas semiestruturadas com: 02 professoras da escola São Raimundo, 03 ex-professores da comunidade, 05 moradores na faixa-etária de 25 a 80 anos. Além de conversas informais com alguns alunos da escola de São Raimundo. Utilizamos os autores: Loureiro (2001, 2005), Severino (2007), Lakatos e Marconi (2009), Brandão (2002), Cruz (2013), Brasil (1988, 1996, 2010), Durand (2012), Bachelard (1988), Rocha (1996), Pinheiro (2018) dentre outros para oferecer embasamento teórico. Os resultados da pesquisa permitiram conhecer melhor o perfil dos respondentes e sua cultura.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    No “ziriguidum” do samba: o aprimoramento da coordenação motora através do aprendizado do samba de gafieira
    (2014) SOUZA, Luyanne Mayelle Oliveira de; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039
    Este trabalho de conclusão de curso tem por finalidade refletir acerca da contribuição do samba de gafieira, subgênero da dança de salão, para o aprimoramento da coordenação motora ampla nas fases da Primeira Idade Adulta de 19 a 30 anos, e Segunda Idade Adulta de 30 a 45 anos, segundo Meinel (1984). Através da utilização de diferentes estímulos, a pesquisa de caráter experimental realizada na Escola Espaço Cultural Dança e Arte, busca analisar os mecanismos pessoais de cada indivíduo na aprendizagem do movimento e a forma pela qual ocorre o aprimoramento da coordenação motora ampla por meio das habilidades do samba de gafieira, cujas características possuem especialidades no trato com o movimento dançado. A discussão da pesquisa foi realizada com base principalmente nos autores CERIBELLI (2008), BAENA (2012), RODRIGUES (2011), JOSÉ (2005), BÉZIERS; PIRET (1992), MEINEL (1984).
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Teatro e memória: atos formativos de uma artista pesquisadora em Mocajuba/PA
    (2022-08-29) NUNES, Sidiane Vieira; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260; https://orcid.org/0000-0001-8186-4510
    O presente trabalho tem por objetivo apresentar experiências teatrais desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa PERAU - Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia/CNPq. As experiências teatrais citadas neste trabalho foram desenvolvidas com mulheres mocajubenses e com artistas na cidade de Mocajuba/PA. Nessas experiências buscamos desenvolver um trabalho com teatro e memória, a partir de práticas teatrais, performance e da oralidade que conduziu as experiências aqui apresentadas. Mulheres mocajubenses se destacam na oficina de teatro e costura realizada em 2019 e motivada por meus atravessamentos de vida, enquanto estudante da Licenciatura em Teatro, costureira, mãe solo e mocajubense. Os artistas mocajubenses adentram a pesquisa sobre o pássaro junino Bem-te-vi mocajubense “No voo e cantares dos pássaros”, dialogando sobre a cultura popular paraense. Essas experiências foram pautadas nas discussões teórico-metodológicas da História Oral, através de Freitas (2006); e dos Estudos da Memória, principalmente os apresentados por Pollak (1989), ao discutir sobre silêncio e esquecimento, e Nora (1993) sobre lugares de memória. Vivenciar esses encontros possibilitou encontrar identificações, com as mulheres, força e persistência; com os fazedores da arte, valorização e resgate da cultura popular mocajubense. Por isso, pautada nos princípios norteadores deste trabalho, procuramos conhecer as experiências de vida e vivenciá-las por meio da linguagem cênica, porque acreditamos que o teatro seja esse espaço potencializador, capaz de transformar, acolher e escutar. Dessa maneira, queremos, neste trabalho, apresentar essas vivências formadoras e refletir sobre o potencial do encontro entre teatro e memória, e que neste trabalho envolveram mulheres em seus diversos contextos socioculturais e artistas da cidade de Mocajuba/PA.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O teatro que apaixona: relato de uma artista em sua incursão no Auto da Paixão de Cristo
    (2022-12-15) OLIVEIRA, Lívia Viana de; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210
    Esta pesquisa apresenta-se como o resultado de Trabalho de Curso para a finalização do curso de Licenciatura em Teatro, pela Escola de Teatro e Dança da UFPA. O principal objetivo desta narrativa é a construção de uma escrita auto-etnográfica, baseada nos estudos desenvolvidos por Sylvie Fortin sobre este conceito, bem como nos relatos pessoais, vividos durante minha incursão com o processo criativo do espetáculo da Paixão de Cristo, realizada pelo Ministério de Teatro Anjos do Senhor da Paróquia São Pedro e São Paulo, localizada no bairro do Guamá, em Belém do Pará. O recorte temporal concentra-se nos três anos em que atuei como membro do ministério (2017- 2019). A narrativa traça seu percurso iniciando com algumas considerações iniciais interligando minha trajetória de vida e com teatro com a idealização e desejo em pesquisar sobre essa temática. Seu caminho segue ramificando-se em seis estações, nas quais contextualizo o surgimento do teatro e das representações cênicas, na Idade Média e sua inserção nas Igrejas, em diálogo com as noções sobre o teatro litúrgico e popular; identifico alguns locais onde acontecem as encenações da Paixão, atualmente, e quem são seus participantes; estabeleço um diálogo com a história desse auto realizado pelo Anjos do Senhor, através de memórias individuais e coletivas; discorro ainda, sobre como ocorre a construção de personagens e o processo criativo referente aos atores envolvidos, segundo o conceito de corpo devoto apresentado por Karine Jansen (2004); por fim, construo uma narrativa relativa a forma em cortejo desse espetáculo, denominado como Via Sacra. Dessa forma, pretendo contribuir com os estudos teatrais relacionados ao fazer teatral popular e religioso, compreendendo as dimensões e contribuições do teatro litúrgico para pessoas que veem nele uma oportunidade de estar em contato com essa linguagem artística. Além valorizar e tentar despertar o interesse na produção de mais pesquisas ligadas ao tema.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Trajetórias que se entrelaçam: um relato acerca da contribuição do grupo de teatro Encenação Cultural do Pará à cena artística belenense
    (2022-08-16) VIANA, Eduardo Freire; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210
    O presente trabalho tem como objetivo relatar a trajetória do Grupo de Teatro Encenação Cultural do Pará. Parte da necessidade de se fazer um apanhado histórico do grupo com a finalidade de produzir um registro artístico-cultural para a história da arte na cidade de Belém do Pará. Trazendo com isso as atividades relacionadas ao grupo, como produção de espetáculos e esquetes teatrais. Parto de minha trajetória artística para contar a história do grupo, e tomando como caminho teórico-metodológico a história oral e os estudos da memória pelos conceitos de Halbwachs(1990), Le Goff(2003), Candau(2011) e Gil(2006), que dialoga com minha pesquisa acerca da documentação e do registro, além de entrevistas e documentos. O grupo de teatro Encenação tem como principal foco a produção de espetáculos infantis, além de promover teatro adulto e empresarial. Portanto se faz necessário a responsabilidade de contribuir com os registros históricos-artísticos-culturais do teatro de nossa nação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O vestuário do Carimbó de Santarem Novo: um estudo sobre costume, tradição e religiosidade
    (2024-08-05) CORREA, Paulo César; BASTOS, Carlos Augusto de Castro; http://lattes.cnpq.br/5957760591235451; https://orcid.org/0000-0001-6226-8860
    O presente artigo tem por objetivo descrever e analisar a relevância que a indumentária típica dos dançarinos de carimbó do município de Santarém Novo exerce na construção identitária destes brincantes. Para isso, serão abordados os temas: costume, tradição e religiosidade. Considerando que a indumentária se caracteriza como um forte indicador de pertencimento cultural dos indivíduos localizados neste município. Serão analisados traços peculiares que ajudam no entendimento do elemento cultural como peça fundamental na história da cidade, bem como na manutenção das tradições folclóricas que regem o fazer da cultura do povo de Santarém Novo.
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