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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Academia Capanemense de Letras e Artes como instrumento disseminador da cultura do nordeste paraense para o mundo
    (2024-07-10) NASCIMENTO FILHO, Edilson Lima do; OLIVEIRA, Rosa Helena Sousa de; http://lattes.cnpq.br/9059013353880266
    Cultura é um conjunto de manifestações artísticas, sociais, religiosas, que dão características a uma sociedade, diferenciando-a das demais. Levando em conta a concepção de cultura, entendemos que o Brasil é um país multicultural, onde diversas culturas se entrelaçam e transformam ao longo da história, dando origem a um rico patrimônio cultural. Visto isso, o presente trabalho objetivou apresentar a participação essencial da ACLA (Academia Capanemense de Letras e Artes) na preservação e difusão da cultura local, organizando eventos literários, promovendo a produção artística e incentivando a leitura na cidade de Capanema, no estado do Pará, bem como descrever o processo de fundação e histórico da ACLA na região. Utilizou-se de pesquisa de campo e pesquisa qualitativa bibliográfica. Os dados foram coletados através da realização de entrevistas, gravadas e transcritas. A partir da análise realizada foi possível considerar como a cultura, por meio da ACLA é disseminada nas mais variadas formas de arte, através do território nacional e internacional, levando a cultura regional além das fronteiras. Dessa forma, consideramos, a importância de documentar a trajetória da Academia até os dias atuais, a fim de permitir compreender o papel das academias de letras na construção da identidade cultural de uma região, para servir de referência à futuras pesquisas mais detalhadas sobre esta agremiação que tem como papel incentivar, produzir e divulgar a cultura e as artes de modo geral.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Aspectos interculturales em el proceso de enseñanza de lengua española: análisis del libro didáctico “entre lineas” 8º año
    (2021-06-16) BITENCOURT, Eslen Quaresma; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299
    A interculturalidade tem o potencial de ser utilizada como uma ferramenta para o ensino de línguas, pois possui muitos benefícios para a educação, no qual pode ser trabalhada com vários elementos metodológicos e pedagógicos dentro das aulas. Desta forma, a presente investigação tem como objetivo principal observar como são introduzidos os aspectos interculturais dentro do livro didático entre líneas. Para isso, desenvolveu-se no texto uma explanação estreita mediante o cenário e as transfigurações do ensino de línguas no Brasil, a continuação reflete termos e compreensões sobre cultura, assim como sua relação com a educação, por conseguinte, analisa-se a obra didática de espanhol entre líneas, pautada no contexto intercultural. O trabalho apoia-se numa abordagem de natureza de levantamento de exploração documental, pois é um corpus de análise, e embasa-se também fundamentações teóricas e bibliográficas, estes que agregam e desenvolvem em seus estudos a interculturalidade, cultura e ensino de línguas. Foi possível verificar, através da análise do exemplar, que as autoras do livro contemplam o aspecto intercultural, por meio das manifestações culturais do mundo hispanohablante, bem como as destrezas comunicativas. A partir desses resultados pode-se concluir que, as elaboradoras do livro moldaram a construção da obra didática de acordo com a competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por conseguinte, introduzindo o aspecto intercultural na coletânea.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Aspectos linguístico-discursivos da ladainha de Nossa Senhora da comunidade Furo Panacuera em Abaetetuba – PA
    (2021-10-05) FERREIRA, Amanda Ferreira; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700
    Este trabalho discorre sobre os aspectos linguístico-discursivos da ladainha de Nossa Senhora da comunidade Furo Panacuera em Abaetetuba-Pa. Objetiva-se discutir a respeito da ladainha de Nossa Senhora como manifestação de identidade no Furo Panacuera a partir do modo de realização linguístico-discursiva dada pelos membros da comunidade. A base teórica apoia-se em Coelho e Mesquita (2013), Silva (2012) e Nascimento e Paula (2014). Metodologicamente, corresponde a uma pesquisa de campo, tendo como corpus a ladainha de Nossa Senhora. Os resultados revelam que a ladainha realizada na comunidade Furo Panacuera sofreu algumas modificações se comparada com a versão original em latim, como fenômenos relacionados a adição e omissão de fonemas (epêntese, paragoge, prótese, aférese, síncope, entre outros), troca e substituição de fonemas (dissimilação), além do acréscimo e repetição de algumas invocações. Conclui-se que a ladainha de Nossa Senhora se confirmou como manifestação de cultura e identidade dos ribeirinhos do Furo Panacuera. A população precisou adaptar-se para que a ladainha continuasse acontecendo na comunidade, seja traduzindo algumas partes para o português, bem como transcrevendo a ladainha para que mais pessoas tivessem acesso e aprendessem a letra, visto que a ladainha faz parte da cultura e identidade pertencentes ao povo ribeirinho.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Autodidatismo na Dança: outros caminhos possíveis de pensar formação
    (2019-07-05) CARMO, Karla Nayara Ferreira do; CASTELO, Caroline de Cássia Sousa; http://lattes.cnpq.br/2953106101170523
    Esta pesquisa parte de minha trajetória de formação em dança que acontece nos espaços alternativos e de maneira autodidata até meu ingresso na Universidade Federal do Pará para cursar Licenciatura em Dança, quando me deparo com diferentes processos de formação e passo a refletir então os caminhos trilhados por mim até aquele momento, surgindo questões pertinentes ao que concerne as possibilidades de pensar a formação de um corpo dançante. A relevância deste trabalho se encontra na pluralidade dos processos formativos dos corpos e seus distintos modos de produzir conhecimento para efetivar os lugares dos saberes não acadêmicos, como os obtidos do nosso meio cultural e cotidiano. Saberes estes que, para mim, dialogam com os saberes científicos e tem a mesma importância na formação de um sujeito, assim me proponho a refletir neste trabalho a importância e legitimação dos diferentes saberes dentro do processo formativo, em que os conhecimentos produzidos de modo autodidata são importantes, na mesma medida, que os produzidos em meio acadêmico. Os distintos processos de formação não são vazios, assim como a dança também não. Esta pesquisa assume a abordagem metodológica da autoetnografia, pois revela os conhecimentos e vivências particulares de dentro do fenômeno, assim, me proponho a trazer para este trabalho minhas experiências pessoais no contexto da relação com a cultura em que estou inserida e minhas práticas neste lugar como forma de saberes. Nos alimentamos da vida e tudo o que circunda esse fluxo inestancável de afetamentos e para dar potência a nossa dança, potência esta que se relaciona com os diferentes saberes que temos acesso ao longo da caminhada formativa, assim, não há a possibilidade de existir uma padronização dos processo de formação em dança, pois cada corpo está imerso em diferentes processos culturais e suas vivências são distintas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O brincar, o brinquedo e a brincadeira no Baixo Tocantins
    (2022-07-20) CARDOSO, Alessandra de Lima; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189
    O presente trabalho expõe e discute aspectos do brincar, do brinquedo e da brincadeira no Baixo Tocantins. A pesquisa foi realizada nos municípios de Abaetetuba, Barcarena e Moju, Rio Panacuera/Ilha de Abaetetuba (regiões do Baixo Tocantins). Pretendese mostrar a importância do brincar no processo de ensino-aprendizagem, na socialização e vivências de uma autêntica infância, resgatando memórias, de forma a compreender e manter o significado e relevância do brincar, brinquedos e brincadeiras para as crianças. Dando voz a elas compreendese sua concepção do brincar e o valor que a brincadeira possui para as mesmas, relatamos também experiências do grupo acerca de vivências da infância. Utilizando como base teórico-metodológica autores como: Eliana Pojo, Waldir Abreu, Damião Oliveira, Wanderleia Leitão, Sônia Kramer e Gilles Brougére. Para melhor compreender o tema e atingir os objetivos propostos, utiliza-se de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com abordagem qualitativa, analisando as principais contratações teóricas e buscando uma melhor aproximação com o ambiente e a perspectiva do sujeito, com a observação participante como principal instrumento de obtenção de dados. Usando como método a entrevista com crianças e adultos, para esta pesquisa foram entrevistadas duas educadoras com idade entre 20 e 40 anos. Apresenta-se a concepção do brincar como um instrumento de valorização cultural, formação de identidade e manifestação de valores de uma sociedade. Através das brincadeiras as crianças conhecem e se adaptam ao meio social, brincando com sua realidade - uma criança ribeirinha brinca de apanhar açaí, de pescar; brincadeiras relacionadas à terra, à água, que remetem ao seu cotidiano, aquilo que as rodeiam. Assim, o lúdico possibilita a aproximação de códigos sociais e culturais, através das representações e associações imaginárias ligadas ao brincar, proporcionando à criança o encontro entre fantasia e realidade, diversão e aprendizagem. Por meio das entrevistas e pesquisas reunimos e listamos as principais brincadeiras entre as crianças, os brinquedos utilizados e os modos de brincar. Nos resultados aparecem brincadeiras como: amarelinha/ macaca, camisada/ chicotinho queimado, cai no poço, pira se esconde/pique-esconde, pira alta, pira cola, entre outras. Com os relatos do grupo sobre sua infância notam-se as diferenças entre o brincar de antes e o brincar de hoje, como a mudança em relação ao modo de brincar, no nome de brincadeiras antes conhecidas de outras formas e a dificuldade de encontrar brincadeiras tradicionais. Por fim, enfatiza-se a importância de socializar o conhecimento de jogos e brincadeiras de nossa infância com as crianças de hoje, voltando nosso olhar para as crianças da região do Baixo Tocantins, não deixando que a prática e a cultura do brincar desapareçam da realidade destas, visto sua importância em diversos aspectos educativos e culturais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O cemitério da Soledade e o consumo do patrimônio cultural
    (2014-01-06) SOUZA, Afonso Maria de Ligório Souza; BRITO, Rosagela Marques; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907
    Esta pesquisa se dedicou em desenvolver um trabalho no e sobre o Cemitério da Soledade, que teve por objetivo levantar dados junto à sociedade belenense, cujas interpretações permitam a indicação de elementos substanciados que possam contribuir na composição de propostas às políticas de uso do espaço cemiterial, entendido como patrimônio cultural institucionalizado, além de identificar e compreender quais as relações estabelecidas entre os públicos que usufruem do espaço cemiterial. Neste sentido, se buscou identificar a lógica que se processa no reconhecimento de um bem cultural institucionalizado e seu potencial de consumo, enquanto representação simbólica, no sentido de atrair público; gerar recursos; e suas relações com o individuo consumidor de uma cultura caracterizada por símbolos que posam ser acionados como elementos de memória e identidade. Para tanto foram efetivadas, como metodologia para o desenvolvimento da pesquisa: a observação exploratória; a aplicação de um questionário nos modos presenciais e via web; consulta em documentos no arquivo do IPHAN; estudo bibliográfico em obras de diferentes áreas do conhecimento com ênfase na teoria museológica, no patrimônio cultural e nos conceitos sobre consumo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Comunidade quilombola São Manoel: um estudo acerca do currículo escolar
    (2018-07-03) VALADARES, Nelnice do Carmo; SILVA, Dedival Brandão da; http://lattes.cnpq.br/2843515711368703
    O presente trabalho foi desenvolvido na Comunidade Quilombola São Manoel, e pretende analisar se os saberes e fazeres culturais da Comunidade, concebidos enquanto experiência educativa, são ou não aplicadas na escola por meio de seu currículo. A pesquisa é de cunho etnográfico e desenvolveu-se seguindo a metodologia de pesquisa qualitativa, sendo realizada entre os meses de Dezembro de 2017 a Maio de 2018. Iniciou com pesquisas bibliográficas, em sequência foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os moradores locais, professores e pais de alunos, análise de documentos e observação participante na escola e na Comunidade. A pesquisa foi dividida em três momentos: No primeiro, foi direcionada ao levantamento de dados acerca do processo histórico da comunidade. No segundo, a pesquisa voltou-se para o espaço escolar e, no terceiro, foi direcionada a análise acerca do currículo desenvolvido pela Instituição Escolar. O aporte teórico foi embasado em Brandão (2007), Silva (2004), Libâneo (1994), Petersen (1991), entre outros que discutem essa problemática. Como resultados obtido temos que a escola apresenta em seu currículo alguns elementos que nos leve a considerar à aplicabilidade da experiência educativa de sua clientela, ainda que timidamente. Considerando esta afirmação finalizo dizendo que a identidade cultural de um grupo é constituída por meio de sua maneira de pensar, falar, viver e se relacionar uns com os outros, por meio de formas e costumes que se perpetuam de geração em geração, proporcionando a esse grupo, uma característica particular, que os define enquanto pertencentes a uma determinada sociedade. Na perspectiva de Silva (2000) a identidade, assim como a diferença, é um produto social e cultural, ou seja, é produzido no contexto social onde as relações interpessoais acontecem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A cultura local no currículo escolar e a constituição das identidades no CEPAL
    (2019-03-13) BARBOSA, Mauriceia Rodrigues; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063
    O presente trabalho tematiza a relação entre currículo e cultura na constituição das identidades dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental do CEPAL, com o intuito de provocar reflexões sobre a cultura local e o currículo sob o viés crítico. Os objetivos são: identificar que aspectos da cultura local estão presentes no currículo das séries iniciais do ensino fundamental da escola CEPAL, refletir a inclusão de aspectos da cultura local no currículo escolar e como as identidades são constituídas a partir da cultura local. Utilizei os estudos de MOREIRA (2003), SILVA (2002), HALL (2000), e outros autores que também discutem a temática. A pesquisa utilizou o método qualitativo do tipo etnográfico para observar relação entre cultura local e currículo. Os resultados obtidos informam que a cultura local está parcialmente inserida no currículo e é repassada por meio de conteúdos das disciplinas de História e Geografia, sobre datas comemorativas e a história local das festividades; as identidades dos alunos são constituídas no cotidiano da vida escolar a partir das vivências, do contato com o outro e do conhecimento de si e da cultura local imersa no currículo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Cultura, identidade e surdez: contribuições teóricas a partir de uma abordagem interdisciplinar
    (2015-06-30) SILVA, Maria Benedita Gomes da; AZEVEDO, Alexandre Maurício Fonseca de; http://lattes.cnpq.br/2515650351748253
    Este artigo apresenta uma discussão acerca dos processos de identificação de pessoas surdas em sua interface com a cultura. Para refletir sobre os fatores que, possivelmente, interferem na identidade surda, optou-se em desenvolver uma abordagem interdisciplinar, com ênfase nas áreas de Psicanálise e Antropologia. Na vertente teórica psicanalítica, especificamente sobre a compreensão ampliada de cultura, utilizou-se o texto Mal Estar na Civilização de Sigmund Freud; e para problematização dos aspectos gerais que interferem na identidade surda (na perspectiva de um sofrimento psíquico), tomamos como referência o conceito “sofrimento identitário”, debatido por Jaime Betts. Na vertente Antropológica, apresentamos, igualmente, considerações fundamentais sobre a cultura destacando então, sua perspectiva dinâmica. Como pressuposto de nossas reflexões sobre aquilo que se inscreve como suposto “sofrimento identitário” para os sujeitos surdos (uma vez que os surdos constituem minorias linguísticas, imersas em contextos sociais, cuja maioria é constituída de ouvintes), optou-se pelo trabalho de Pierre Bourdieu, qual seja, seu ensaio sobre a economia das trocas linguísticas, em que situa a língua, também, como fator essencial a sua interpretação sobre possíveis relações de dominação linguística. Por fim, apresentamos uma breve análise sobre as políticas públicas voltadas para a educação de surdos, cuja função que se pretende realçar, pode favorecer a integração social dos surdos à cultura.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As dinâmicas da produção da farinha de mandioca (Manihot esculenta Crantz) em uma comunidade quilombola, Abaetetuba, Pará, Brasil
    (2019-07-10) SANTOS, Aldalena do Socorro da Costa dos; CLAUDINO, Livio Sergio Dias; http://lattes.cnpq.br/1618090996273410
    O trabalho teve como objetivo analisar os fatores e processos de decisões relacionados à produção de farinha de mandioca (Manihot esculenta Crantz) na comunidade quilombola Sagrado Coração de Jesus, Rio Genipaúba, Abaetetuba - Pa. Foi realizado um diagnóstico socioeconômico dos estabelecimentos envolvidos com a produção de farinha de mandioca, que possibilitou identificar os fatores e processos sociais, econômicos, ambientais e culturais que são levados em conta para decidirem oscilar ou mesmo abandonar a produção. O trabalho valeu-se de pesquisa participativa, uma vez que um dos autores faz parte da comunidade, interagindo durante os processos de produção. Como ferramentas de coleta de dados, utilizamos as entrevistas com questionário semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas, aplicadas a 10 (dez) agricultores. Como principais resultados, contatou-se que na comunidade essas famílias vivem de diversas atividades na agricultura (plantio de mandioca, cultivo de açaí, plantio de cupuaçu, piquiá, castanha, banana, etc.), além de atividades não-agrícolas, ambas atividades influenciam nos processos de decisões. Destaca-se também processos de mudanças tecnológicas. Além disso, algumas mudanças na disponibilidade da área para plantação da mandioca, que passaram a ser destinadas ao açaí ou a outras atividades produtivas, estão competindo por área ou também pela participação direta de mão de obra da família. Porém, há indicativos de retorno ao incremento na produção, mesmo que de maneira pouco expressiva para o comércio, mas muito significativa para a segurança alimentar e nutricional, levadas principalmente pelo aumento do preço da farinha de boa qualidade no mercado local. Conclui-se que os fatores que influenciam no processo de tomadas de decisões, estão relacionados à participação direta de mão de obra da família; os hábitos de consumo, a necessidade e qualidade da produção e falta de condições financeiras para trabalhar e manter a família.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    El análisis de la presencia de la identidad cultural hispanoamericana en las secciones “nos…otros” de los libros didácticos de la colección “enlace” de la enseñanza secundaria
    (2018) GOIS, Rayza Pereira; BARROS, Anne Letícia de Sousa Cipriano; http://lattes.cnpq.br/5279617874893299
    Em decorrência da relação entre ensino e aprendizagem de línguas é observável que quando se aprende uma língua se aprende também alguns aspectos relacionados à cultura do idioma estudado. Partindo destes pressupostos procuramos dar nesta pesquisa a devida atenção ao conhecimento relacionado à cultura e a identidade cultural hispano-americana. Esta pesquisa tem como objetivo mostrar como a coleção “Enlaces – Español para jóvenes brasileños” escolhida no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015, retrata a identidade cultural hispano-americana nos livros de nível 1, 2 e 3 direcionados ao ensino médio, mais especificamente em uma parte dos mesmos, na seção “Nos...Otros”. Além de reconhecer quais são os aspectos culturais hispano-americanos presentes nos livros, demostrar a importância de trabalhar a cultura nas aulas de E/LE, além de tentar fazer uma ponte para a competência intercultural. Assim que o referencial teórico utilizado para realizar esta investigação respalda-se nos estudos sobre cultura (DECLARACIÓN DE, 1982; CLIFFORD GETTZ, 2003; MIQUEL Y SANS, 2004; LARAIA, 2004), também foram inseridos estudos sobre identidade (HALL, 2005; MARTÍNEZ, 2006; SILVA, 2000) e também sobre a questão da identidade cultural (LARRAÍN, 1994; CELY Y QUIÑONES, 2008; SOSA FUENTES, 2009), além de fazer uma breve reflexão sobre a importância de trabalhar a cultura nas aulas de Espanhol (PRIETO, 199; COUTO, 2016; CELY Y QUIÑONES, 2008), foi mencionada a questão da interculturalidade (EHRICHS, 2010; SIERRA, 2008; PRIETO, 1999; FERNÁNDEZ, 2005) também foram utilizados fontes como o MEC, ONLD, o guia de livros didáticos, entre outras fontes e teóricos. Para fazer esta pesquisa se utilizou uma abordagem qualitativa (DENZIN Y LINCOLN, 2006; OLIVEIRA, 2014) de cunho documental (CAJUERO, 2015; GIL, 2002), a analise dos dados foi de caráter interpretativo (OLIVEIRA, 2014). Na analise foi comprovado que esta coleção tem algo das identidades culturais hispano-americanas, mais com o objetivo principal de trabalhar questões gramaticais relacionadas com a interpretação de texto, a pouco interesse em mostrar verdadeiramente os aspectos culturais dos povos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    El imaginário del hombre Amazónico: La explicación de la realidad por el fantasioso
    (2017-04) SANTOS, Vicente de Paulo Rodrigues dos; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361
    O presente trabalho tem o objetivo de apresentar e analisar o comportamento do homem amazônico mediante a explicação de sua própria realidade, por intermédio do imaginário proveniente do contato com a natureza e suas experiências de vida. O mundo fantástico e misterioso da Amazônia se tornou fonte das criações abstratas do homem dessa região, entretanto, buscando reaproximá-la dos acontecimentos reais do cotidiano. O conto “Acauã”, de Inglês de Souza, elucida de maneira fiel esse imaginário do homem amazônico, buscando explicar pelo fantasioso a origem e porque das coisas, definindo desse modo, a passagem atemporal de uma cultura rica em saberes da floresta, passada de geração a geração.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    El papel de la literatura y de la cultura en la enseñanza de lengua española: la leyenda como herramienta
    (2016) VASCONCELOS, Alessandra dos Santos; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361
    Este artigo tem como objetivo apresentar a importância que a cultura e a literatura ocupam no ensino de língua espanhola. Pretende mostrar também que a utilização de textos literários em sala de aulas, permitem ao aluno conhecer valores que estão incluídos em seus conhecimentos culturais. E que a lenda é uma ferramenta fundamental para esse ensino, pois suas características são capazes de desenvolver nos alunos as competências linguísticas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Festa de São Sebastião em Cachoeira do Arari: uma perspectiva geográfica da religiosidade do caboclo marajoara
    (2023-01-03) AVELAR, Gabriel Augusto Pacheco de; SERRA, Weslen Seabra; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/0000-0002-2750-0625
    Através da religiosidade, o ser humano expressa suas crenças, doutrinas, sentimentos, ensinamentos, devoções e/ou dogmas, tornando-se o principal veículo de manifestações culturais e ideológicas de grande parte da população. Com o objetivo de re(conhecer) a memória da preservação cultural e histórica da população, a geografia procura estudar as manifestações religiosas, buscando entender os motivos pelos quais os seres humanos atribuem significados a lugares do espaço geográfico como sagrados. Este trabalho vai contribuir para compreender a importância da Religiosidade na cultura do Povo marajoara, bem como suas crenças e costumes, que são heranças da colonização da Amazônia. Portanto, objetivou-se realizar uma revisão literária acerca da manifestação da religiosidade do povo marajoara na região amazônica, especialmente na festa de São Sebastião em Cachoeira do Arari. Ainda, em específico buscou-se investigar o papel da geografia na compreensão da manifestação da religiosidade; analisar o significado da festa de São Sebastião para o povo marajoara; identificar e compreender os costumes locais relacionados à manifestação da religiosidade marajoara; e por fim, enfatizar a importância da preservação histórica e cultural da festa de São Sebastião. Para essa discussão, optamos por realizar uma revisão literária de carácter exploratório, de abordagem qualitativa. Almeja-se com as análises de fontes bibliográficas, tais como artigos científicos, livros, teses e dissertações. Além da observação direta dos costumes do povo marajoara na região amazônica. Com base nos resultados apresentados, conclui-se que a religiosidade é um elemento importante na identidade da cultura amazônica, e que a Festa de São Sebastião de Cachoeira do Arari é um dos maiores eventos religiosos e culturais da região. Portanto, é essencial preservar a religiosidade e a cultura desses locais, pois são elementos essenciais para a identidade da região amazônica e para a compreensão da história e cultura desse povo. Além disso, a preservação e o compartilhamento da história e cultura desses locais, através do turismo cultural, oferecem benefícios econômicos e sociais para a região, além de oferecerem a oportunidade para que os rituais ancestrais sejam preservados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A força cultural do brinquedo de miriti para o currículo da escola Bernardino Pereira de Barros
    (2018-07-06) ALEXANDRE, Joneide Pinheiro; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063
    Este estudo trata da força cultural do brinquedo de miriti para o currículo da Escola Bernardino Pereira de Barros. O objetivo é analisar a força pedagógica do brinquedo de miriti para o currículo da escola a partir da perspectiva dos professores. Como a Escola Bernardino Pereira de Barros está situada em Abaetetuba, considerada a capital mundial do brinquedo de miriti, a cultura do miriti é central para a cidade e para o currículo. Entre os procedimentos metodológicos da pesquisa de campo temos a aplicação de questionários abertos-fechados a um grupo de professores da escola. O referencial teórico conta com a contribuição de vários autores, entre eles: Giroux (2003), Hall (1997), Silva (1999), Gomes (2006), entre outros. Dos resultados obtidos considera-se que Abaetetuba produziu a cultura do miriti, que tem reconhecimento estadual e nacional, os professores não detém conhecimento da tradição e do patrimônio cultural, acreditamos na necessidade de um redimensionamento curricular, aproximando currículo e escola. A força pedagógica da cultura local na escola ainda não é percebida, existe para repensar o ensino e a relação escola-cultura.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Forma, propósito e significado ocupacional as margens dos rios: um estudo qualitativo com moradores da Ilha do Combu
    (2019) SANTOS, Michelle da Silva; CORRÊA, Victor Augusto Cavaleiro; http://lattes.cnpq.br/1910742195880054; https://orcid.org/0000-0003-0133-7927
    A Região Amazônica em seu processo de organização sócioespacial, estabelece uma estreita relação com as águas, dentre estas, a formação de pequenos vilarejos em Ilhas ao longo do Estuário Guajarino, em específico a Ilha do Combu, localizada a 1,5 km da capital do estado do Pará, com uma população que mantém ao longo do tempo um modo singular de vida, popularmente são denominados como ribeirinhos e organizam sua forma de vida em relação direta com os rios e a natureza. Trata­-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso, realizada na Ilha do Combu, participaram da pesquisa dois integrantes da mesma família, com idades de 61 e 36 anos, com residência fixa na ilha há mais de cinco anos, do sexo feminino. Os resultados do estudo revelaram, que a proximidade do centro urbano, infere no modo ocupacional encontrado que mescla o tradicionalismo e a modernidade por meio de uma dinâmica ocupacional de modo que satisfaça as demandas sociais e pessoais, em um equilíbrio entre antigos e novos propósitos, formas e significados que nesta pesquisa denominou­-se de Intersecção Ocupacional. Assim pensar sobre a intersecção ocupacional a partir do universo dessa pesquisa na Ilha do Combu é uma possibilidade potente não apenas para a Ciência da Ocupação, mais também, para a prática em Terapia Ocupacional como facilitadora do processo de valorização e manutenção das práticas e saberes tradicionais, resguardando-­os para além dos territórios, através de intervenções que estimulem a manutenção dos valores simbólicos e dos aspectos culturais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma jornada para além do esperado: o épico de Gilgamesh e suas verossimilhanças na narrativa épica de Homero
    (2021-08-13) SANTOS JÚNIOR, Edimar Ribeiro dos; SILVA, Roberta Alexandrina; http://lattes.cnpq.br/7977807580099569; https://orcid.org/ 0000-0002-7580-2054
    A presente pesquisa vislumbra debater e problematizar uma das mais antigas literaturas produzidas pela humanidade, conhecida como epopeia de Gilgamesh ou épico de Gilgamesh. Tendo como principal objetivo, a percepção da disseminação desta obra literária dentro do espaço territorial mesopotâmico, mas principalmente, o alcance de sua influência até mesmo no Ocidente, especificamente no mundo grego. Para tais objetivos, procurou-se explorar a versão Ninivita do épico de Gilgamesh, conhecida como versão “padrão”, apontando pontos específicos que se fazem semelhantes em outra importante literatura épica da Antiguidade, a Odisséia, de Homéro. Partindo das reflexões sobre cultura e do conceito de hibridismo cultural na concepção de P. Burke, bem como, das abordagens dentro de uma visão Orientalista, principalmente de W. Burkert e M. West, C. Penglase e E. Said. Longe de querer apresentar uma resposta definitiva em torno de um tema tão vasto, profundo e cheio de lacunas, o presente artigo visa traçar um debate a respeito do desenvolvimento e difusão deste épico na Antiga Mesopotâmia como um meio de observar as influências desta rica cultura no Mundo Antigo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Juego “Cruzando Fronteras”: una propuesta didáctica para trabajar la cultura de los países hispanoamericanos en las clases de E/LE
    (2023-12-19) PINHEIRO, Darilene Almeida; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662
    A cultura dos países latino-americanos é diferente e muito interessante, e a relação jogo/cultura pode promover o ensino da cultura da língua alvo. Assim, os jogos têm grande importância no âmbito educacional, pois através deles os alunos aprendem de forma divertida e interativa. Nesse sentido, a educação não pode ficar alheia a esta realidade, principalmente quando se trata da E/LE, que ao utilizar esta ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, aproxima as aulas da realidade vivenciada pelos alunos e mostra o Brasil através do jogo “Cruzando Fronteiras”, permitindo assim que o aluno conheça a cultura dos países que estão ao nosso redor. Assim, os aspectos explorados são: comidas típicas, danças típicas, datas comemorativas, pontos turísticos e expressões idiomáticas. Cabe ressaltar que as fronteiras são as linhas que separam territórios geográficos dominados por diferentes grupos, ou seja, são as fronteiras que dividem um país de outro. A metodologia do trabalho consiste em uma revisão bibliográfica com foco na Cultura, em especial, utilizando os pensamentos de teóricos como Álvarez (2002) Bourdieu (2008) Candau (2003) Eagleton (2011), García, Escarbajal y Escarbajal (2007) Méndez (2000) Piaget (1971) Skopinskaja (2003) Vygotsky (1989), os PCN’s entre outros. Além da aplicação do jogo “Cruzando Fronteiras”,seguida de uma pesquisa que serviu para ver o que aprenderam na aula e com o jogo. Como resultado desta pesquisa tivemos uma aula muito proveitosa, os alunos ficaram muito curiosose demonstraram muito interesse em aprender o conteúdo e o jogo. Por fim, o objetivo do jogo foi alcançado porque os alunos aprenderam de forma dinâmica e divertida sobre a cultura dos países que conseguiram associar à sua, ampliando assim o seu conhecimento cultural.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    La importancia de la leyenda en las clases de Español como LE
    (2016) CARDOSO, Edinaldo Negrão; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361
    O propósito desta pesquisa está baseado em analisar a importância da lenda na aula de língua espanhola como LE, uma vez que o interesse por este tema também se dá porque queremos estimular os alunos a conhecerem melhor as lendas por meio da aula de língua espanhola, apresentando para eles, propostas didáticas e, que se constituam significativas para sua aprendizagem, estimular leituras, escrita e discursões dos fatos sobrenaturais que são parte dos enredos destes textos, estimular pesquisas a de novas lendas, da região onde vivem os alunos. Por meio da leitura e discursão da lenda, os alunos poderão identificar traços que são referentes à sua cultura para, em seguida, estabelecer diversos diálogos em grupos. Espera-se que a partir das atividades desenvolvidas com elas, os alunos se identifiquem com a língua e se transformem em agentes pesquisadores de sua própria história e de seu próprio conhecimento, que ele tem e não sabem de onde se originam y como buscá-los. Este trabalho está apoiado como base teórica de alguns autores como Jonathan Culler (1999), Cámara Cascudo (1993), Thompson (1998), Geertz (2008), e outros. Esses que têm grande contribuição para o estudo de conceitos como, lenda, cultura e Literatura.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Lança a rede: a etnomatemática de pescadores do município de Maracanã - Pará
    (2023-06-29) OEIRAS, Lidiane Monteiro; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    A elaboração deste trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar os saberes etnomatemáticos, as práticas, as artes e as culturas utilizados pelos pescadores artesanais do Município de Maracanã - Pa. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa, na modalidade Estudo de Caso. As informações foram constituídas por meio de um roteiro de entrevista, com questões semiestruturadas. Participaram como colaboradores cinco pescadores artesanais, do município de Maracanã – Pará. Os resultados apontam que os saberes empíricos dos pescadores, foram desenvolvidos a partir da necessidade dos pescadores em desenvolver suas atividades diárias. Os participantes tem baixa escolaridade, dessa forma, o conhecimento foi sendo adquirido, em atendimento as curiosidades surgidas, somados aos saberes que foram repassados de pai para filho e, principalmente, pela necessidade de suprir a carência da falta do alimento no dia a dia de seus familiares, o que indica a importância de fortalecer e articular a aproximação entre o saber do senso comum e o conhecimento científico. Os resultados apontam ainda que, existindo diferentes conhecimentos e práticas distintas, é importante haver contato entre as culturas, a compreender que existe uma representação feita por esses homens e pela sociedade sobre a arte de pescar, e que o mesmo se constitui um aprendizado adquirido através do contato com os mais antigos. Portanto, a pesquisa buscou dar visibilidade as práticas dos pescadores por meio dos saberes e fazeres matemáticos dos pescadores, e trazer à tona uma história que é silenciada e mostrar a importância que esses saberes têm para a vida deles, tanto na área social, cultural, econômica, além das artes e formas de fazer a matemática.
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