Navegando por Assunto "Critical education"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cinema na escola: propostas para transversalizar Biologias(2025-10-31) SANTOS, Jakeline Souza dos; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743Este estudo teve como objetivo principal a organização de roteiros didáticos para discussão de temas considerados controversos e, por este motivo, envolvidos em polêmicas que raramente são levadas para a sala de aula. Os temas são: gênero, identidade e sexualidade. Nossa pesquisa foi desenvolvida no âmbito do projeto de extensão “Luz, Câmera, Educa-Ação: Hoje tem cinema na escola!”. Para elaboração dos roteiros selecionamos os filmes, mapeamos cenas e organizamos um conjunto de perguntas, por eixos temáticos, para nortear as discussões em sala de aula. A proposta aponta que o uso do cinema em sala de aula tem potencial para favorecer uma aprendizagem significativa e dialógica, promovendo reflexões sobre estereótipos, empatia crítica, representações sociais e a integração entre saberes científicos e cotidianos. Conclui-se que o cinema, quando utilizado intencionalmente como recurso didático, fortalece a formação cidadã e contribui para uma educação mais inclusiva, crítica e alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).