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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A fisiopatologia da obesidade em adultos como fator determinante da gravidade no Covid 19 – uma revisão integrativa da literatura
    (2023-12-13) ROCHA, Bruno Ricardo Pereira; ASSIS NETO, Ciro Francisco Moura de; http://lattes.cnpq.br/4806021047876841
    O objetivo do presente estudo é identificar quais aspectos da fisiopatologia da obesidade são capazes de desencadear a forma grave do covid 19 em adultos, interferindo na prevalência, no prognóstico e na taxa de mortalidade. Trata-se de uma revisão sistemática integrativa da literatura de caráter exploratório, cujos dados secundários forma extraídos das plataforma Lilacs, PubMed e Scielo. Utilizou-se a DeCS/MESH para seleção dos descritores que posteriormente foram articulados com os operadores booleanos selecionados, resultando em um total geral de artigos que foram submetidos ao processo de triagem. Os critérios de inclusão foram artigos que abordavam a forma grave do Covid 19 no contexto da obesidade, com ou sem comorbidades, cuja população em estudo tinha 18 anos ou mais, idioma em português ou inglês e gratuitos, disponibilizados na íntegra. Os critérios de exclusão adotados foram os estudos com fuga do tema, populações fora da faixa etária, em outros idiomas para além do inglês ou português, disponibilizados somente o resumo ou em plataforma de acesso restrito. Para construção dos resultados, os dados foram sumarizados em instrumento de coleta validado, sintetizados a partir de análise crítica do autor, conferindo um total de 10 artigos par a redação final desta revisão integrativa. Na etapa de discussão dos resultados observou-se que a totalidade dos artigos correlacionavam a obesidade como fator independente para o agravamento do covid 19 em adultos. Evidenciou-se, também, a importância das comorbidades e dos fatores de risco cardiovascular na montagem de um panorama metabólico prejudicial ao paciente. Portanto, concluiu-se que o cenário inflamatório e crônico da obesidade é um fator de risco para a prevalência, prognóstico e mortalidade por covid 19.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relato de experiência: as dificuldades para a formação docente nos estágios supervisionado na pandemia da covid-19 em Gurupá - Pará
    (2023-01-24) SANTANA, Fabrícia Pantoja; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660
    Este estudo é sobre as dificuldades para a formação docente no que se referente aos estágios supervisionados na pandemia da Covid 19 no município de Gurupá – Pará. Neste aspecto, visou analisar a experiências na execução da atividade curricular de estágio supervisionado diante do planejamento do curso de licenciatura de Pedagogia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e o vivenciado na prática da formação docente neste período pandemico. Para isso, a abordagem metodológica qualitativa na modadelidade narrativa. Contudo, são muitas as dificuldades para a formação de docente na integralidade entre a toeria e a prática, principalmente no momento atipico vivienviado pela pandemia da Covid 19, pois tem impactado diretamente no replanejamento para a relidade existente. Por fim, percebi que a pademia da Covid 19 impactou diretamente nas ações para a formação docente, principalmente nas atividades de estágio supevisionado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A resistência da educação no campo em época de pandemia na comunidade quilombola alto Acaraqui no município de Abaetetuba
    (2022-12-21) CARDOSO, Aurilucy de Jesus dos Santos Souza; BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540
    O objetivo deste estudo é descrever quais as formas de resistência na educação no campo, por meio da comunidade quilombola do Acaraqui no município de Abaetetuba em meio a pandemia do COVID-19, nas séries iniciais na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental São Tomé do Alto Acaraqui durante o período do distanciamento social. Pretende-se realizar um estudo descritivo de corte transversal e base populacional com moradores da comunidade indicada no município de Abaetetuba. Foram descritas as práticas educacionais durante a pandemia, local de prática e orientação educacional e pedagógica. Na amostra pretende-se analisar cerca de 10 entrevistados entre alunos, professores e gestores da escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Transtorno do Espectro Autista e isolamento social na pandemia da COVID 19: um estudo de caso nas ações da ONG’MIM no município de Breves - Marajó
    (2021-10-08) COSTA, Fatima Indira de Oliveira; RODRIGUES, Lília Hellen dos Santos; MACHADO, Renata Aparecida Farias; http://lattes.cnpq.br/8211931558182927
    O presente artigo tem como foco principal, analisar resultados de estudos e percepções advindas do mapeamento realizado pela ONG’ Movimento pela Inclusão no Marajó – MIM com famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, com vistas a investigar se as políticas públicas estão conseguindo alcançar as pessoas com TEA e seus familiares no município de Breves perfazendo um recorte no âmbito educacional. O problema que norteou a pesquisa foi: Que impactos a pandemia da Covid 19 ocasionou no âmbito educacional das crianças com Transtornos do Espectro Autista –TEA, no município de Breves ? Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa sustentada por pesquisa bibliográfica, do tipo Estudo de Caso, na qual se usou como instrumentos de coleta de dados e informações o mapeamento executado pela ONG’MIM junto as famílias de pessoas com TEA no município. Quanto à análise e interpretação de dados e informações, foram utilizados os princípios da análise de conteúdo. Como base teórica se usou Vieira et al. (2020), Brasil (1994), Dias, Santos e Abreu (2021), Nazari (2017), Mantoan (2006) entre outros. Os resultados apontam que são incipientes os olhares da academia para a temática em questão e que há necessidade de uma compreensão mais clara sobre os meandros do processo de inclusão escolar e de políticas efetivas para a pessoa com TEA município de BREVES, aponta ainda que as famílias necessitam de maior participação neste processo de inclusão, faz-se necessário se utilizar estratégias metodológicas que trabalhem as necessidades educacionais básicas destes discentes neste período pandêmico que trouxe tantas transformações.
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