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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A educação do campo e a relação com a identidade local: reflexões a partir da escola São Tomé em Breves – Pará
    (2021-01-20) COELHO, Helda Góes; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147
    Este trabalho trata da relação da educação do campo com a identidade local, a partir da prática docente materializada na Escola São Tomé, no município de Breves. Procura responder a seguinte problemática: A prática pedagógica materializada na Escola do campo São Tomé, em Breves no Marajó, contribui com o reconhecimento da identidade local e o fortalecimento identitário dos alunos, enquanto cidadãos do território amazônico marajoara? Tem-se por objetivo geral: Identificar se a prática pedagógica concretizada na escola-lócus dialoga com os pressupostos do paradigma de educação do campo. No campo metodológico enveredamos pela pesquisa de abordagem qualitativa envolvendo os seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico e documental sobre Educação do Campo; realização de entrevistas semiestruturadas com dois professores, uma coordenadora pedagógica, e três discentes do quinto ano da referida instituição; organização e análise dos dados a partir de pressupostos da perspectiva dialética materialista. Os dados obtidos empíricos em diálogo com a base teórica apontaram que na escola São Tomé são desenvolvidas práticas que visam o reconhecimento da identidade local e a identificação dos alunos com o campo. Contudo, há obstáculos e desafios cotidianos que limitam o processo de ensino e de educação no campo, dentre eles: a formação docente, a não identificação do (a) professor (a) com a Educação do Campo, a rotatividade dos professores, a falta de formação continuada, a infraestrutura precária da escola e a falta de recursos didáticos e de transporte escolar. Todavia, mesmo com todas as dificuldades e obstáculos diários, os alunos gostam e se sentem bem na escola, e se veem enquanto sujeitos do campo. Concluímos assim, que a prática pedagógica materializada na escola São Tomé, em Breves contribui com o fortalecimento da identidade local e a identificação dos educandos com o território rural.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Trabalho docente em salas multisseriadas na escola ribeirinha Dondon Pinheiro localizada no rio Paruru – Abaetetuba/PA
    (2022-06-30) PINHEIRO, Erica Pinheiro; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    Apesar dos avanços alcançados nos últimos anos, a educação do campo ainda enfrenta diversas problemáticas, dentre as quais, pode-se destacar as turmas multisseriadas. Assim, por conhecer de perto esta realidade, tem-se como objetivo principal nesta pesquisa: conhecer como o trabalho docente é realizado em turmas multisseriadas no contexto de uma escola ribeirinha, visando apontar as principais dificuldades enfrentadas pelo professor para a efetivação de um ensino de qualidade. Para tanto, foi realizado entrevista semiestrutura com uma professora, observação sistematizada em sala e visita a documentos disponibilizados pela escola, em que foi possível constatar que são diversas as dificuldades que se impõem ao trabalho docente, tanto de natureza estrutural como prédio escolar em péssimas condições, falta de área recreativa, biblioteca e outros espaços minimamente necessários, como dificuldades pedagógicas com falta de formação continuada, alunos de diferentes faixa etárias e níveis de conhecimentos convivendo em um mesmo espaço, sobrecarga de trabalho, adoecimento docente e desvalorização profissional. Dessa forma, é imperativo que mudanças aconteçam, em que se faz necessário um olhar mais adequado do poder público e maior organização da comunidade escolar.
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