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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Corporeidade nas práticas pedagógicas da educação infantil
    (2023-12-18) NASCIMENTO, Jaqueline Santos do; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314; https://orcid.org/0000-0001-9134-3858
    O estudo tem como objetivo compreender de que forma a corporeidade se expressa nas diferentes práticas cotidianas de uma escola pública de educação infantil. A metodologia segue uma abordagem qualitativa, se constituindo em uma pesquisa exploratória sobre a temática. Para coleta de dados, utilizou-se entrevistas semiestruturas, gravadas com duas professoras de uma escola municipal da cidade de Castanhal/PA no ano de 2023. Após análise, os resultados foram organizados em 3 categorias de debate. A primeira categoria denominada “sobre o corpo que se mexe”, apresenta-se questões sobre o comportamento, movimento corporal e o desenvolvimento da motricidade das crianças. Em “alimentação, higiene e cuidados com o corpo infantil” debate-se sobre as formas que as professoras buscam para promover hábitos de autocuidado e de autonomia entre os discentes. A última categoria, “sobre o corpo infantil e as demandas sociais”, demonstra como os debates contemporâneos, colocados por diferentes legislações, chega ao currículo de educação infantil, trazendo discussões relevantes à corporeidade, como a prevenção ao abuso infantil, inclusão, igualdade de gênero e consciência étnico-racial. Os resultados indicam que tais categorias permitem visualizar como os participantes da pesquisa incluem a corporeidade nas suas práticas. Conclui-se que a corporeidade é um instrumento importante como prática pedagógica e indispensável para o desenvolvimento da criança, precisando o docente estar atento as manifestações corporais da criança e entender a importância de trabalhar a corporeidade, em suas múltiplas manifestações, no cotidiano da educação infantil.
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