Navegando por Assunto "Corpo"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpo Devir: as afecções de uma mãetriz e palhaça(2021-03-11) CRUZ, Paula Adrianna Barros da; MELO, Priscila Romana Moraes de; http://lattes.cnpq.br/1710377749388056; SILVA, Cláudia do Socorro Gomes da; http://lattes.cnpq.br/1585364014264241Este é um processo criativo em arte. Ele nasce em um movimento de observação das afecções atravessadas em meu corpo, a partir, da maternidade e da minha vida que permeia a Universidade e o Teatro. Em uma dialética com meu SER e com pensadores da Linguagem Teatral como Augusto Boal (1931-2009) e Antonin Artaud ( 1896-1948) que são minha "rede de apoio" no pensar a cena do meu corpo e fazer a cena com o Teatro e a educação. E, em consonância com a trajetória deste corpo ao encontro e descoberta do Si, encontro com os pensadores Gilles Deleuze (1925-1975) e Benedicto de Espinosa (1632-1677) sobre os estados de afecção destes corpos EU: mãe, atriz e palhaça. Desse modo, descobrindo a ação na escrita e nas mídias da vida corpo eu que existe. O objetivo desta pesquisa é relatar minha vivência materna em formatos de cartas, onde se inicia um novo ciclo de construção sobre mim, pela pessoa que fui, que sou e das relações que tenho construído nesse espaço do Teatro com a maternidade. O método utilizado surgiu a partir do encontro que tive com a primeira gestação, pois a relação da maternidade a linguagem teatral, juntamente com a necessidade de envolver o “Corpo em Construção” em pesquisa que pudesse contribuir nas relações dos estados de afecções do meu corpo com o mundo. Os materias utilizados foram cartas e vídeos, nos quais são a concretização do meu desejo de formar-me educadora sobre a condição humana que o Teatro há séculos se expressa e vive. A demonstração da vivência retrata o corpo/materno com a palhaçaria, no qual foi construído através de cenas e cartas, proporcionando encontros com outros corpos, permitindo afeccionar com Teatro. As sensações e experiências do corpo em construção que sou “eu”, paralelo aos pensadores e fazedores dessa arte, reforça o decurso do Corpo/Devir, no qual enfatiza que sou como uma criança recém-nascida que desde o primeiro momento da sua geração vai recebendo os estímulos externos e vai dando “luz” as suas sinapses. Considerando as devidas aproximações da minha vivência materna em formatos de cartas, narrei a construção sobre mim, mais especificamente as relações que tenho construído nesse espaço do Teatro com a maternidade. Concluir que o Corpo faz parte do nosso cotidiano e a maternidade se torna um mundo a partir do momento que descubro que um ser cresce dentro de mim. Fortificando a verdadeira natureza do “Corpo em Construção” em conjunto com as partes vivas que construir.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpo, ocupação e acidente vascular encefálico: um estudo com base na ciência da ocupação(2016) BORGES, Ana Flávia de Morais Santos; LEAL, Samara Gonçalves; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645INTRODUÇÃO: este trabalho discute como o corpo do sujeito com AVE é significado e que alterações isso pode gerar para as ocupações, levando em consideração a dimensão de forma e significado ocupacional. Esta pesquisa é relevante, pois não existem trabalhos que tratem sobre estes temas de forma interrelacionada, tornandoo forte até mesmo para construção de uma epistemologia de corpo a partir da Ciência da Ocupação. O OBJETIVO GERAL desta pesquisa é: compreender a forma e o significado de corpo e ocupação presentes nos discursos de sujeitos com AVE, e como objetivos específicos: identificar o histórico ocupacional dos sujeitos antes e após o AVE com base na Ciência da Ocupação, além de verificar as repercussões ocupacionais a partir dos estudos do corpo em Terapia Ocupacional. METODOLOGIA: Este estudo adotou uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, utilizou a entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Participaram da pesquisa um total de 3 pessoas com sequelas de AVE inscritas no Projeto de Extensão “Reabilitação Neurológica e Terapia Ocupacional: enfoque sobre as atividades de vida diária”. A Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional foi escolhida como local da pesquisa. RESULTADOS: Salientamos que tanto a forma quanto o significado do corpo e das ocupações sofreram alterações em decorrência do AVE. Na forma percebemos as mudanças: a partir da percepção das alterações no envolvimento com pessoas significativas; no tempo dedicado às mesmas; nos espaços onde as ocupações se realizavam e nos rearranjos ocupacionais no trabalho, lazer e autocuidado. Quanto aos significados, foram identificados os relacionados ao corpo: modificado; imperfeito; inerte; corpodor; corpo inútil x corpo potencial: a faceta espiritual. Ao finalizar essa pesquisa, verificamos que foi possível alcançar o objetivo proposto. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi possível construir uma maneira de pensar, que nos levou a criar uma epistemologia de corpo, que nasceu do afeto produzido pelos temas, mostrandonos uma leitura complexa e muito verdadeira da tríade corpoocupaçãoAVE, a partir da leitura da ciência da ocupação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpo, práticas corporais e legitimidade da educação física nos anos finais do ensino fundamental da escola de aplicação da Universidade Federal do Pará(2022-07-14) FREITAS, Tayná Keicy da Silva; FURTADO, Renan Santos; http://lattes.cnpq.br/0724633321532061; https://orcid.org/0000-0001-7871-2030Esta pesquisa buscou investigar e discutir o corpo, as práticas corporais e a legitimidade da Educação Física no Ensino Fundamental nas aulasde Educação Física na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, a partir das perspectivas de docentes dainstituição. Tem como objetivo compreender o modo como professores do Ensino Fundamental (anos finais) da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará atuam na cultura escolar em busca por reconhecimento da disciplina de Educação Física e de um novo lugar para o corpo em suas práticas de escolarização. Como método de analise dos dados fizemos uso da pesquisa documental e da análise dos conteúdos para a interpretação dos dados oriundos de entrevista semiestruturada e planos de ensino. Apontamos que para as docentes da Escola de Aplicação o corpo faz parte do conjunto total do ser humano, não podendo ser separado em suas aulas. Assim, existem indicativos de um corpo sujeito nas aulas de Educação Física na Escola de Aplicação, sendo este um caminho para a inovação e legitimação da disciplina. O estudo indica que haja um pensamento mais crítico por parte dos professores e gestores em relação à disciplina de Educação Física no campo escolar para além do olhar fragmentado dela enquanto uma área de práticas esportivas que acabam por deslegitimar sua importância.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpo-ocupação: trajetória de sujeitos transexuais(2018) MONTEIRO, Larisse Cristina Gonçalves; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413; FERNANDES, Roseane do Socorro da Silva Matos; http://lattes.cnpq.br/9804015791725613Este estudo tem por objetivo analisar como se apresentam as ocupações de sujeitos transexuais no seu cotidiano. Caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, no que foram analisadas duas entrevistas, no ano de 2016. A organização dos dados empíricos se deu pela técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). A sustentação teórica ocorreu por meio da literatura científica que versa sobre sexualidade (FOUCAULT, 1988; BOZON, 2004), corpo (LE BRETON, 2012; FOUCAULT, 1987), gênero (BUTLER, 2003; SCOTT, 1995) e transexualidade (BENTO, 2006). À guisa de conclusão, foi possível constatar mudanças nas ocupações dos sujeitos após modificações em seus corpos por meio de hormônios e/ou cirurgias, bem como mudanças em seus contextos sociais, confirmando que esse público pode ser alvo de intervenções da Terapia Ocupacional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A dança como fenômeno de adoração a Deus na Igreja do Evangelho Quadrangular: contribuições para a formação de uma professora de dança(2023-12-14) SILVEIRA, Karolline Martins Maia; ROSÁRIO, Daísa Gomes do; http://lattes.cnpq.br/4519301218600015Esse "Trabalho de Curso - TCC", intitulado: "A DANÇA COMO FENÔMENO DE ADORAÇÃO A DEUS NA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR - contribuições para a formação de uma professora de dança". Foi desenvolvido a partir do seguinte problema de pesquisa: "De que forma os estudos sobre Labam influenciaram a minha compreensão sobre a dança como fenômeno de adoração a Deus na Igreja do Evangelho Quadrangular e no meu processo de formação como uma futura professora de dança?". A metodologia de pesquisa segui uma abordagem qualitativa, método fenomenológico e tipo de pesquisa denominado "Estudo de Caso - Observacional". Para a coleta de dados foi lançado mão da observação natural, entrevistas semiestruturadas e registros fotográficos e vídeos. As análises dos dados foram realizadas baseadas no conceito de análise de conteúdo de Bardin. O Trabalho está organizado em três seções: "Seção I - A Dança como Fenomeno de Adoração a Deus"; "Seção 2 - A Dança como Fenomeno de Adoração na Igreja do Evangelho Quadrangular"; "Seção 3 - A Docencia em Dança e o Encontro com Laban - uma lente para compreender a dança praticada no 'Grupo Renascer'". De seu conteúdo e inferencias espera-se que para os professores que tiverem a oportunidade de trabalhar com dança no interior de igrejas evangélicas, que esse estudo possa de alguma forma contribuir para a compreensão de que é possível adorar a Deus dançado e que é possível uma dança como adoração a Deus.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação psicossomática no contexto pedagógico das práticas de educação física(2019-07-05) AZEVEDO, Ediane Souza de; PINHEIRO, Georges Alberto Silva; http://lattes.cnpq.br/7157671383955575Este trabalho trata da psicossomática e da educação física escolar, trazendo ambos seu conceito e histórico, de modo que as mesmas sejam articuladas e medias para resultarem num novo olhar pedagógico de educação: educação física e saúde mental na escola, desse modo, busca-se objetivamente atrelar as teorias da educação física seguindo as ideias de Medina (2007) e Brandil (2000) posteriormente às teorias da psicossomática segundo Filho e Burd (2010), Cruz e Junior ( 2011) e Silva e Gaio (2016) para assim mostrar uma nova proposta e perspectiva de educação que vise discutir sobre saúde física e mental com alunos (jovens adolescentes) de forma que tenham um renovado conhecimento do que significa aos dias de hoje ter saúde e bem estar; em como cuidar do seu eu de maneira integral, prevenindo-os das doenças psicológicas e físicas, oriunda desta geração, portanto, esta pesquisa segue a metodologia de cunho bibliográfico e pesquisa qualitativa, buscando novas reflexões e discussões fundamentando ambos os conteúdos de modo que as ideias apresentadas neste projeto tenha significado e demonstre validez para a educação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) La erotización y objetificación precoz del cuerpo femenino: análisis del personaje “delgadina” en “memoria de mis putas tristes” de Gabriel García Márquez(2019-12-06) FERREIRA, Daiana de Jesus Serrão; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778O principal objetivo deste trabalho é analisar os temas de erotização e objetivação precoces relacionados ao corpo da personagem “Delgadina” em “Memoria de mis putas tristes”, do escritor colombiano Gabriel García Márquez. A discussão se centralizará no personagem da menina e é resultado de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, onde as leituras e as pesquisas foram realizadas em livros, revistas, teses, dissertações, artigos, ensaios, etc. Terá a contribuição de teóricos como Lamas (1994); Pagun (2017); Bourdieu (2000); Foucault (1978); Vásquez (2014); Flores e tal. (2009); APA (2007); Nassbaun (1995); Frizzera e Pazó (2018); Trigos (2006); Bauldrillard (2014), entre outros, na busca de analisar e discutir como os conceitos mencionados estão representados no romance de Márquez (2004). Nessa perspectiva, verificou-se que a figura feminina tem seu cuerpo erotizado e objetificado mesmo em caráter precoce, resultado de uma construção social cultural em que perpetuam a idea que as mulheres e seus corpos são objetos eróticos que devem agradar e corresponder expectativas alheias.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Olhos eletrônicos sobre o corpo pandêmico: uma poética da criação em dança sob filmagem(2021-10-18) RODRIGUES, Airleise Sarges; LIMA, Paulo César deEste estudo trata-se de uma pesquisa teórico-prática sobre o processo de criação em vídeodança, em que eu, enquanto artista da cena, busco a partir da temática da pandemia, analisar o meu próprio corpo em meio a crise sanitária e, ao mesmo tempo, elaborar uma vídeodança que tenha por meta mostrar um corpo híbrido e influenciado pelo momento pandêmico, buscando responder a pergunta norteadora: como se configura o processo criativo em dança, no momento em que eu me coloco na frente da câmera? Assim, procurei dialogar à luz de teorias da vídeodança do corpo e do processo criativo de renomados teóricos como Lobo e Navas (2008), Ostrower (2008), Merleau-Ponty (1999) e outros. Esta experiência me fez perceber a plasticidade do processo criativo e das sensações corporais que dialogam constantemente com a filmagem inaugurando um novo corpo, uma nova dança. Espero contribuir com a comunidade de Educação Física por meio do entendimento da corporeidade e sua relação com a tecnologia, neste caso, a câmera de celular.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prostitución y homosexualidad en el lugar sin límites de José Donoso(2019-12-04) SANTOS, Emily Abreu dos; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317Ao longo da história da sociedade, a prostituição segue gerando polêmicas em torno ao discurso da criação do estereotipo desse oficio perante a sociedade considerada padrão. As prostitutas regularmente são relacionadas à marginalidade presente nos bairros suburbanos das grandes cidades, e através dessa visão surge à abertura para a violência e erotização do corpo da mulher. Nessa perspectiva, o corpo da mulher é visto como objeto, não sagrado, submisso, excluído e reduzido para satisfazer os desejos masculinos. Dessa forma, surge a dificuldade da dissociação da simbolização do corpo da mulher, uma vez que esse é o resultado de uma construção histórica, dado que a prostituição é considerada a profissão mais antiga do mundo. Neste trabalho, se analisa como se constrói e atribui o estereotipo a prostituta como imagem presente na obra El lugar sin límites de José Donoso, e ainda, mostrando como é a forma de viver desses personagens. A investigação se faz importante por proporcionar uma análise sobre a representação da prostituição, visto que, faz-se presente na sociedade contemporânea, entretanto, existe a milhares de anos. A investigação é baseada nos autores como, Comandini (2013); Concha (2011); Ferrão (2017); Fernandes C. (2017); Sardenberg; Costa, (1994) dentre outros nomes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização da técnica moderna de Lester Horton como potencializador no corpo do dançarino cover de K-pop e a importância desse conhecimento para um(a) professor (a) de dança(2023-12-16) SANTOS, Lauane Gabriele Gomes dos; ROSÁRIO, Daísa Gomes do; http://lattes.cnpq.br/4519301218600015Esse “Trabalho de Curso - TCC”, intitulado: “A Utilização da Técnica Moderna de Lester Horton como Potencializador no Corpo do Dançarino Cover de K-Pop e a importância desse conhecimento para um(a) professor(a) de dança”. Teve como problema de pesquisa saber: “De que forma a técnica de Lester Horton contribui para a preparação do corpo e para a melhoria da execução dos movimentos do dançarino de Kpop?” relacionado ao processo de formação do(a) professor(a) de dança e suas contribuições para os dançarinos de K-Pop e para os futuros docentes em dança. Para o desenvolvimento de sua metodologia de pesquisa teve como principal aporte teórico o conceito de “fenomenologia” e a concepção de pesqusa correlacional, de forma a alicerçar um entendimento acerca da comparação de melhorias de movimentos de dança K-Pop a partir do uso da técnica de Lester Horton. O trabalho ficou organizado em três capítulos: Capitulo 1: PARA ENTENDER MELHOR O KPOP; Capítulo 2: DESCOBERTAS E EXPERIENCIAS COM K-POP; Capítulo 3: A VIVÊNCIA NO CURSO E A FORMAÇÃO DOCENTE EM DANÇA. O estudo visa trazer contribuições para a comunidade de dançarinos de K-Pop, assim como para a academia visto que ainda são incomuns trabalhos sobre o tema, e principalmente trabalhos que relacionem o assunto K-pop com a Técnica de Lester Horton.