Navegando por Assunto "Coreografia (Dança)"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cartoquadrilha em Cena: a Quadrilha Junina como lócus de afirmação do Artista-quadrilheiro na Pós-Modernidade(2016) SILVA, Fernando Nunes; LAVAND, Ana Rosângela Colares; http://lattes.cnpq.br/8008206960524275Esta monografia consiste na investigação e reflexão da quadrilha junina como lócus de afirmação do artista-quadrilheiro na pós-modernidade. Através do método cartográfico, o tema será esmiuçado a partir da seguinte problemática: como investigar o processo de construção de identidade do artista-quadrilheiro, em sua plenitude de produzir/participar de uma manifestação cultural popular e democrática como a quadrilha junina sendo seu lócus de afirmação na pós-modernidade? Com isto, serão mapeados o contexto histórico geral da quadrilha quanto seu surgimento e influências, sua chegada ao Brasil, sua instalação em Belém do Pará sob influências dançantes locais e universais até a modernidade, imbuído da seguinte Em seguida, farei uma mapeamento móvel do artista em processos de construção da identidade quadrilhesca através da relação/ envolvimento com as danças folclóricas e a quadrilha no munícipio de Cachoeira do Piriá se estendo a cidade de Belém, especificamente na Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA). Por fim, localizo a quadrilha como espaço de aprendizados culturais, políticos e sociais, o coreógrafo como estimulador dos corpos dançantes na construção da identidade cultural e na particularidade a afirmação do euartista-quadrilheiro na pós-modernidade. Como referenciais teóricos principais nesta pesquisa estão: Deleuze e Guatarri (1995) sobre cartografia; Chianca (2007), Coelho (2011), Leal (2004, 2008) e Cascudo (1998, 2001) sobre o contexto da quadrilha e cultura popular; Bião (2009) sobre etnocenologia; Merleau-Ponty (1995), Daolio (1995) e Dantas (1999) sobre corpo; Santos (2011), Hall (2006) sobre identidade cultural na pós-modernidade; Canclini (2003) sobre culturas híbridas; Mendes (2004) e Muniz (2011) sobre a pós-modernidade na dança; Kaeppler (2001) e Keallinohomoku (1998) sobre antropologia da dança; Ostrower (1987) e Silva (2007) sobre criatividade e redes de criação; Freire (1996) sobre pedagogia da autonomia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Comicidade e diversidade: a espetacularidade da quadrilha cômica Close Junino do bairro de Canudos nas ruas de Belém-PA(2023-06-29) MATOS, Fábio Henrique Cardoso de; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668Esta pesquisa teve como objetivo fazer uma análise da Quadrilha Cômica Close Junino do bairro de Canudos, Belém-PA. Trago minhas vivências desde pequeno no contexto junino, pois, sempre estive envolvido nesta prática, bem como, toda minha trajetória artística em relação às quadrilhas, investigando a diversidade e a comicidade como manifestação popular, nas ruas periféricas de Belém, sem perder a essência e tradicionalidade dos festejos juninos, ressaltando a o fazer/dançar com brincantes LGBTQIA+. A abordagem qualitativa da pesquisa foi realizada através da minha vivência enquanto artista-brincante-pesquisador, junto aos brincantes da minha quadrilha e com outros grupos cômicos juninos. Para isso, foi necessário realizar entrevistas por meio das redes sociais, pesquisa de campo, práticas e observação das performances ao longo dos anos, adotando como teoria de base a Etnocenologia, linha de pesquisa que conheci na disciplina Manifestações Espetaculares Brasileiras I e II, do curso de Licenciatura em Dança da UFPA. Desta forma, no que se refere à etnocenologia utilizei os estudos de Oliveira (2015) e Dumas (2010), sobre quadrilha junina Leal (2004) e Santos (2017). Como resultado, apresento de modo preliminar um registro histórico das quadrilhas cômicas e o que seria este estilo de quadrilha, levando em consideração que temos poucas informações e registros desta manifestação, em Belém-PA e, por fim, analiso a espetacularidade da Quadrilha Cômica Close Junino, na qual exerço a função de presidente e coreógrafo, destacando a performance, os trajes e os processos criativos, colocando o grupo como uma forma de estudo e como uma arte LGBTQIA+ e de rua.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Coreobrigue - impressões e reflexões no contexto do processo criativo em dança(2004-11-04) TENÓRIO, Natanael Magno; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792O projeto de dança CoreoBrigue – o qual se inspira na história do brigue palhaço, no tempo do seu processo criativo, suscitou a cada encontro possibilidades de experimentação e criação poética no corpo a partir das propostas conceituais por Laban (fatores do movimento), e do método de improvisação em dança na perspectiva de José Gil, cujos corpos transformam-se e transcrevem-se no tempo/espaço narrativas oriundas do acaso significativo e assim tecem partituras corporais coreográficas a partir do contexto indutor sobre o massacre do brigue palhaço. Neste ínterim as múltiplas experiências atravessadas pelo corpo, através dos inúmeros laboratórios corporais, transformaram-se em recursos dramatúrgicos – recursos esses que na ótica metodológica da bricolagem a partir dos conceitos de Kincheloe, advém da experimentação, da análise e da integração das variantes para se obter um resultado, cujos corpos envolvidos transitam em “mares desconhecidos”, no qual desdobram-se em um fazer real e imaginário da cena. Nesse contexto, o corpo já não se comporta mais como corpo comum, mas como corpo que se transcende, que se bricola daquilo que está à sua volta, na qual a liberdade de criar, de constatar, de sentir, converteu se em cena poética.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpos que dançam: processos criativos a partir dos princípios do Karatê-do(2014-06-24) SILVA, Evelin Beatriz Cardoso da; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668O presente trabalho tem como objetivo principal aplicar os princípios do karatê-do no processo de criação em dança. Busca-se refletir o processo coreográfico por meio dos fundamentos do kata Taikyoku Shodan. Como referencial teórico sobre processo de criação trago Fayga Ostrower (1987), sobre karatê-do os ensinamentos Gichin Funakoshi (2000) e, mais especificamente em dança Lindemberg dos Santos (2011) e Ana Flávia Mendes (2010). Trata-se de uma pesquisa ação por exigir o envolvimento ativo da pesquisadora e a ação por parte das pessoas comprometidas com o processo coreográfico na Escola de Dança Ribalta. Partindo de uma abordagem descritiva foi feita a análise do movimento conforme os estudos de Rudolf Laban (2002), Ciane Fernandes (2002) e Lenira Rengel (2006). Assim, o resultado revela mais um caminho para a criação na dança contemporânea.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dançando de salto: experimentações coreográficas da dança stiletto no Grupo 2k Dance sob o olhar da etnocenologia(2018) ALBUQUERQUE, Ana Abigail Gomes de; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668Este trabalho de conclusão de curso versa sobre a análise de experimentações coreográficas da dança Stiletto no grupo 2KDance, de Ananindeua - Pará. O praticante da dança Stiletto realiza movimentações corporais que ressaltam a sensualidade, tendo como característica o uso do sapato de salto durante a coreografia. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter investigativo de natureza qualitativa. Para analisar o fenômeno utilizado como base teórica-metodológica a Etnocenologia, dos estudos de Pradier (1999) para o diálogo do corpo, por meio do estado alterado, o que potencializa a sensualidade e a espetacularidade da dança. Para discorrer sobre o surgimento desse gênero de dança utilizo a autora Foglia (1997) que mostra que o surgimento do Stiletto veio da união das danças urbanas, com outros gêneros, além do uso do salto alto. Utiliza outros autores como Medina (2008) sobre dança e Garcia e Haas (2003). Como resultado final analiso as experimentações coreográficas da dança Stiletto no Parque da Residência, em Belém do Pará, com o grupo 2K Dance.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Grades da pele: um processo de criação em dança a partir de experiências familiares em situação de cárcere(2021-02-12) SILVA, Jennifer Patrícia Moura da; SILVA, Juanielson Alves; http://lattes.cnpq.br/1533903414717314; https://orcid.org/0000-0002-4077-4591Este é um memorial de obra coreográfica que trata de minha experiência enquanto familiar de um detento, mediante as dificuldades de estar experienciando o cárcere e como a dança auxilia neste processo. Apresenta desta forma, um processo sobre o cuidado de si por meio da dança, assim como, relata como estas experiências vividas se tornaram propulsoras de uma poética cênica. Nomeei a abordagem metodológica criada para esta pesquisa-criação como coreovisita, nela além das visitações ao espaço físico do cárcere, realizo relatos de experiências, um processo de composição coreográfica e um estudo bibliográfico acerca do contexto do cárcere por meio de autores como Michel Foucault (2012), Fábio Godoi e Rafael Mallart (2017); sobre Processo criativo em dança e política por meio de autores como André Lepecki (2012), Helena Katz e Christine Greiner (2012) que traçam suas experiências teóricas por meio da dança em relações com o mundo, sem uma espécie de regra ou predefinições; e ainda a compreensão de conversão semiótica de João de Jesus Paes Loureiro (2007) para pensar como criar dança por meio de uma experiência cotidiana. Como resultante, posso dizer que todo este processo se baseia na continuidade de movimentos, gestos e ressignificação de vivências e experiências e, por conseguinte, ele contribui para um cuidado de si em uma experiência de vida difícil e, além disso, percebo que, assim como os processos de vida, os processos em dança seguem em estado de inacabamento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) História e transformação da Quadrilha Roceira Flor do Candorina de Curuçá - PA(2014-07-02) RODRIGUES, Márcia Vitória de Carvalho; AMARAL, Jaime Augusto Duarte; http://lattes.cnpq.br/0493172454449752Este trabalho tem como finalidade investigar a história e a transformação da Quadrilha Flor do Candorina da cidade de Curuçá - Pa, desde a sua fundação em 2003 até o ano de 2013. A pesquisa trata de um levantamento histórico-descritivo-analítico de caráter qualitativo. Para isso, se fez necessário contextualizar historicamente a quadrilha, reconhecendo a influência recebida de outras danças, apontando as características gerais da Quadrilha Roceira para então fazer a análise e a descrição da história da Quadrilha Flor do Candorina de Curuçá - Pará. O Horizonte teórico está ancorado nos autores LEAL (2004), AMARAL (2012) e CHIANCA (2014). Este estudo pretende contribuir com outros professores e pesquisadores da área.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Miss Simpatia na quadra junina: percurso do aprendizado para encantos e desencantos em Belém do Pará(2018) MATOS, Letícia Samara Fernandes; LEAL, Eleonora Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5518232863247974Nos grupos de quadrilhas junino em Belém do Pará existem três destaques importantes, as misses Caipira, Mulata/Morena Cheirosa e Simpatia, representantes em sua categoria da vida campestre, da brejeirice e sensualidade da jovem ribeirinha e por último a que mageia o público para sua quadrilha. É sobre a miss que o respectivo trabalho vem elucidar o que se compreende por miss Simpatia e as questões que implicam sua pouca participação nos concursos não oficiais e oficiais de outros municípios. Além disso, será visto a importância do papel e a contribuição da miss simpatia na quadrilha junina de Belém do Pará, bem como será investigado a sua pouca participação nos concursos não oficiais e oficiais em certos munícipios. A metodologia utilizada na pesquisa é a da etnocenologia. Para Armindo Bião (1998, p. 17), assim “[...] a Etnocenologia se inscreve na vertente das etnociências e tem como objeto os comportamentos humanos espetaculares [...] teatro, dança, além de outras práticas espetaculares não especificamente artísticas ou mesmo sequer extracotidianas”. Os autores que dialogam com esta pesquisa são Armindo Bião, Maria Ana Azevedo, Eleonora Leal, Rafael Noleto, Luciene Lopes, Johan Huizinga entre outros. Como técnica de pesquisa apresento três entrevistas com brincantes que participam em seus grupos de quadrilhas como misses simpatias na cidade de Belém. Como conclusão ressalta que na existência da quadrilha, as misses, como no caso da Simpatia, possuem um papel importante, pois tem um destaque representativo dentro da quadrilha junina, por diversos atributos, como beleza física, importância social, saber executar a coreografia de forma harmônica, bem como ser caracterizada por ser o símbolo da cultura da quadrilha junina dos grupos há bastante tempo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um olhar sobre o corpo nos salões: das festas de brega aos floreios(2016-01-20) SILVA, Mayra Nascimento; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792Esta pesquisa tem como objeto de estudo a diferença dos corpos que dançam o brega nas festas e nos bailes de dança de salão da Cia Cabanos em Belém Pará. Como referenciais teóricos me utilizo de Daolio, Geertz, Gehlen, Mauss, Rodrigues, Perna, Bueno, Toneli, Mesquita, Miller e no que diz respeito ao brega recorri a Costa. Como metodologias de analise trago os métodos comparativo e estudo de caso. Realizei entrevista de livre narrativa, como técnica de coleta de dados, com Rolon Ho, proprietário da referida academia e os demais integrantes da Cia Cabanos. Como resultado apresento os floreios do brega que são específicos da dança de salão e que não estão presentes nos corpos que se encontram nas festas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pés descalços: o processo de criação da obra “Cálice” na poética da dança moderna, da Cia. Auxiliadora Monteiro Dance Company(2018-02-07) LIMA, Mayra Monteiro; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668Este Trabalho de Curso teve como objetivo analisar o processo de criação da obra Cálice, na linguagem da dança moderna, da Cia. Auxiliadora Monteiro Dance Company. Ressalta-se que, as técnicas de Martha Graham e Lester Horton foram inspiradoras para o processo de criação coreográfica da referida obra. Para analisar o presente objeto de pesquisa, adotou-se como principais referenciais teóricos os seguintes autores: Salles (2013) e Ostrower (1978) para tratar sobre o processo de criação artística; Neves (2009), Leal (2006) e Monteiro (2014) para o estudo da poética e da expressividade na dança moderna. A pesquisa é de caráter descritivo, com uma abordagem analítica do processo de criação em dança. Destaca-se na obra Cálice, a trilha sonora de Chico Buarque, cuja composição musical cálice é reflexo das dificuldades enfrentadas durante a ditadura militar ocorrida no Brasil. O presente estudo foi desenvolvido a partir das vivências da pesquisadora na Companhia de dança Auxiliadora Monteiro Dance Company, bem como traz depoimentos de entrevistas realizadas com as bailarinas da Cia. Como resultado, sinaliza-se uma investigação sobre processo de criação em dança, a fim de fortalecer pesquisas na área da dança moderna, contribuindo para a história da dança em Belém do Pará.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Projeto Nossa Senhora Aparecida: aprendendo com a ludicidade(2004-11-01) SILVA, Raynara Soares da; MARTINS, Benedita Afonso; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847Este estudo se concentra na aplicação da ludicidade no ensino do ballet clássico para crianças de 4 a 6 anos no projeto Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro do Telégrafo Sem Fio em Belém-PA. O objetivo consiste em compreender a forma como essa abordagem é introduzida e quais os benefícios proporcionados aos alunos. Essa informação é fundamentada em entrevistas com educadores, pais, responsáveis e membros da Igreja Católica “Nossa Senhora Aparecida”, que estão constantemente acompanhando as crianças no desenvolvimento artístico, além de devidas observações de aulas para analisar o impacto do ensino lúdico do ballet na formação física, emocional e social das crianças. Na abordagem qualitativa, foram identificados resultados preliminares que sugerem melhorias significativas no desenvolvimento motor, coordenação, disciplina, concentração e autoestima ao longo das aulas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Sofrimento dos Inocentes: uma análise coreográfica dos signos gestuais em busca da expressão na cena(2013-08-26) COELHO, Magali Ferreira Lobato; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668O presente trabalho de conclusão de curso analisa e descreve o processo de criação da coreografia “O Sofrimento dos Inocentes”, na qual os movimentos possuem significados que dialogam internamente com a pesquisadora que aqui se apresenta, refletindo-se em forma de expressão na cena. Apresento o meu percurso histórico e o de Martha Graham, a partir do seu método de Dança Moderna, técnica escolhida à composição, como substância de memórias e experiências, que contribuíram como significantes do movimento. Trago como referencial teórico sobre processo criativo Salles, assim como, os teóricos da Dança Moderna como Monteiro, Leal e Garaudy. Para os signos gestuais, dialogo com o conceito de conversão semiótica, segundo Loureiro. O resultado revela a construção da coreografia, por meio dos elementos indutores dos movimentos e da técnica da Dança Moderna, como também, pelo modo de interiorização dos personagens, para a expressão dos significados dos movimentos.