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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Acesso à Informação como instrumento de participação social: uma análise do Serviço de Informação ao Cidadão na Universidade Federal do Pará (2012-2018)
    (2018-12-17) ROCHA, Roseane da Vera Cruz da; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383
    A lei 12.527, de 18 de novembro de 2011, instituída com a competência de garantir direitos e modificar as relações entre o cidadão e as instituições públicas é uma conquista acerca de um principio considerado fundamental na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 – CRFB/88, a do direito de acesso à informação pública. Neste sentido, este trabalho busca contextualizar esse direito a partir de um pequeno recorte histórico sobre o controle e o acesso das informações públicas desde a antiguidade clássica até o contexto contemporânea, revelando o papel social dos arquivos nessa construção da dimensão pública da informação. Essas questões são discutidas para além do enfoque histórico, buscando compreender a lógica da lei a partir de uma análise do Serviço de Informação ao Cidadão da Universidade Federal do Pará, balizando os instrumentos de transparência pública como um mecanismo de controle e participação social.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento de uma bancada didática para ensaios de névoa salina
    (2023) MESCOUTO, Cláudio Fernando da Costa; PANTOJA, Eduardo de Farias; SILVA, Fernando Nunes da; http://lattes.cnpq.br/6866925260348276; https://orcid.org/0000-0003-1378-8864
    A corrosão é um processo natural que pode resultar em danos e custos significativos para a indústria. Os diferentes tipos de corrosão incluem ataques uniformes, por placas, alveolares, puntiformes, intergranulares e filiformes. Para controlar o processo corrosivo, os testes de corrosão cíclica, como a câmara de corrosão acelerada por névoa salina, são realizados para simular a corrosão natural em laboratório. Esses testes fornecem informações importantes sobre o mecanismo do processo corrosivo e ajudam a identificar o material metálico e o revestimento mais adequado para cada ambiente corrosivo. Além disso, a prevenção e controle da corrosão podem gerar economias significativas, tanto diretas quanto indiretas. Este trabalho discute a importância dos testes de corrosão cíclica na simulação da corrosão natural em laboratório e como esses testes contribuem para prevenir e controlar a corrosão.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Discursos de crianças do ensino fundamental sobre práticas escolares de avaliação
    (2019-09-06) SILVA, Elenize Saraiva da; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
    O presente trabalho analisa discursos de crianças do Ensino Fundamental sobre avaliação da aprendizagem, procurando perceber os sentidos que as mesmas atribuem à avaliação realizada no contexto escolar e como esta prática pode ser pensada enquanto dispositivo de disciplinamento e controle exercido sobre as mentes e os corpos dos alunos e alunas a partir de um variado número de rituais institucionais. As análises estão pautadas no pensamento do filósofo francês Michel Foucault, sobretudo, no que tange à discussão sobre a relação entre discurso, saber e poder e sobre os dispositivos de poder disciplinar colocados em ação pela escola por meio das práticas avaliativas. O estudo opera com o referencial foucaultiano em diálogo com autores brasileiros do campo da avaliação educacional, tais como Luckesi (2008); Hoffmann (1994, 1995, 2002); Esteban (2003); Saul (2010). A pesquisa se pauta numa abordagem qualitativa, os dados empíricos foram coletados durante a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola pública do município de Bragança-PA, em que foi possível ouvir os alunos e alunas das turmas de 3º e 5º ano do Ensino Fundamental sobre as suas experiências com a avaliação, assim como possibilitou caracterizar as práticas avaliativas da escola por meio do diálogo com gestores e professores. Foram utilizados como procedimentos metodológicos a observação participante e a entrevista semiestruturada em grupo. Por meio da observação participante foram percebidos eventos vivenciados pelas crianças relacionados à avaliação, bem como as práticas das professoras no contexto de sala de aula. A entrevista semiestruturada foi realizada com um grupo de 10 crianças, 5 de cada turma, envolvendo dinâmicas adequadas à faixa etária das mesmas, com o objetivo de sensibilizá-las para se expressarem acerca do tema. O diálogo com as professoras regentes das duas turmas e com a gestão possibilitou complementar dados sobre a concepção e a prática da avaliação na instituição. Os discursos das crianças mostram a percepção da avaliação como sinônimo de prova e de exame, assim como atribuem a esta sentidos de medo, de punição e de castigo, devido ao poder disciplinar que os pais e professoras exercem sobre as mesmas por meio da avaliação. Argumento que no contexto pesquisado a avaliação envolve atitudes e comportamentos de ameaça por parte de pais e professores, o que gera medo nos alunos, medo do erro, da reprovação, do insucesso. É evidenciado, também, que as práticas de avaliação na escola ainda estão baseadas em um modelo tradicionalista de educação, supervalorizando a prova como instrumento de controle dos educandos, embora muitas vezes, em termos de proposta e argumentos, a gestão escolar e os professores defendam concepções progressistas e a diversificação de procedimentos e instrumentos qualitativos de avaliação. Em síntese, sugere-se que a pesquisa na área da avaliação deveria investigar mais profundamente aquilo que os alunos interiorizam sobre os processos avaliativos, o que muito pode contribuir para a construção de uma outra cultura avaliativa na escola, que aprimore práticas de acompanhamento do desempenho dos alunos num sentido mais diagnóstico e formativo e menos punitivo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Epidemiologia da Doença de Chagas no município de Cametá, Pará
    (2024-01-26) SÁ, Maely Pacheco de; GOMES, Andreza de Lourdes Souza; http://lattes.cnpq.br/4796866719891203
    O estudo apresenta o perfil endêmico da Doença de Chagas em Cametá, considerando a relação entre a produção e consumo de açaí e a transmissão da doença, assim, estratégias de controle e prevenção devem incorporar abordagens educativas, práticas sanitárias aprimoradas na cadeia produtiva do açaí e monitoramento efetivo para reduzir os riscos associados à transmissão da Doença de Chagas nesse contexto específico. O objetivo do estudo e analisar a epidemiologia da Doença de Chagas em Cametá, identificando padrões, fatores de risco e eficácia das estratégias de controle implementadas no município. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem quanti-qualitativa. Os resultados do estudo mostram variações nas notificações ao longo dos anos, destacando flutuações nas categorias de gênero e faixa etária. A análise ressalta a importância de investigar fatores relacionados ao ambiente doméstico, considerando que a maioria dos casos teve o domicílio como local provável de infecção. Além disso, o estudo destaca a atuação da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, na conscientização e informação sobre a doença de Chagas. A implementação de treinamentos de boas práticas de manipulação de açaí e o reconhecimento por meio do selo de qualidade para manipuladores que atendem aos padrões estabelecidos são estratégias relevantes para o controle da transmissão oral. Entretanto, é ressaltada a necessidade de considerar a lacuna de informações sobre o desenvolvimento pós-diagnóstico dos pacientes, visando uma compreensão mais abrangente do impacto da doença na saúde e nas estratégias de gestão clínica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Sistema de controle e monitoramento de vazão
    (2025-03-11) ALMEIDA, Victor Vinícius Eustáquio de; PINHEIRO, Daniel da Conceição; http://lattes.cnpq.br/2970581734279237
    Esta monografia trata do desenvolvimento de um sistema de controle e monitoramento de vazão para a gestão eficiente do consumo de água em banheiros, utilizando tecnologias de sistemas embarcados. O principal objetivo é desenvolver um sistema capaz de acionar a água em mictórios de forma autônoma e monitorar, em tempo real, a vazão, o que resulta em economia financeira e na redução dos impactos ambientais ao limitar o desperdício hídrico. O sistema foi desenvolvido com sensores de presença, sensor de fluxo, microcontrolador (NodeMCU ESP32 ), relé de controle e válvula solenoide. A programação do hardware foi realizada na plataforma de desenvolvimento Arduino. Esse hardware opera em conjunto com um banco de dados PostgreSQL e um servidor web em Node.js. O diferencial do sistema esta na abrangência das tecnologias utilizadas, que incluem desde sistemas embarcados para a coleta de dados ate uma plataforma web com interface para visualiza ̧c ̃ao, controle e analise das informações.
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