Navegando por Assunto "Contextualization"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A contextualização no ensino: o uso da mandioca para a produção de farinha, goma e tucupi em relação aos processos de separação de misturas, um estudo de caso em Nova Timboteua – PA(2020-02-17) LEAL, Witalo Rafael dos Reis; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391Tendo em vista que no município de Nova Timboteua – Pará a agricultura familiar é muito expressiva e os processos de fabricação de farinha, goma e tucupi são bastante explorados. Por conta disso, práticas de ensino desenvolvidas através dos conhecimentos da comunidade em que as escolas estão inseridas são importantes para a valorização da cultura nos processos educativos, promovendo a socialização dos diferentes saberes e incentivando o reconhecimento da identidade cultural e respeito às raízes regionais. Nesta direção, a presente pesquisa aborda a contextualização no ensino. Isto posto, utilizou-se da produção de farinha, goma e tucupi, produtos e derivados da mandioca, para abordar os processos de separação de misturas na componente curricular Química. O contexto de aplicação deste estudo de caso foi o município de Nova Timboteua – PA., a pretensão foi fim de analisar uma proposta didática sobre os processos de separação de misturas, elaborada para alunos do ensino médio, produzida de acordo com o contexto cultural paraense. Para tanto, aplicou-se questionários para analisar a eficácia da proposta didática considerando as aprendizagens manifestadas pelos estudantes. Diante disso, verificou-se que no primeiro questionário (conhecimentos prévios) houve um grande número de associações corretas sobre a produção de farinha com os processos de separação de misturas. No segundo questionário, os conceitos e termos utilizados depois da intervenção didático-pedagógica foram bem significativos, o que impõe a constatação de que a inclusão dos conhecimentos culturais nas metodologias de ensino, além de valorizar tal conhecimento, demonstra aos alunos que a Química pode estar inserida no meio cultural que o cerca e que mesmo inicialmente sem a utilização da terminologia científica para associar aos fenômenos, na grande maioria das vezes, os estudantes sabiam explicar as fases dos processos envolvidos na fabricação de farinha e seus derivados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo e aplicação da função polinomial do 1º grau: uma metodologia de ensino com batedores de açaí no município de Barcarena - PA(2022-07-11) MELO, Marcus Vinícius de Sousa; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641O presente trabalho de conclusão de curso visa apresentar uma metodologia para o ensino de Função Polinomial do 1° Grau, que surgiu da hipótese de mostrar que o conteúdo dela pode ser vinculado à realidade do alunado, destacando e direcionando para uma aprendizagem em que o assunto abordado venha ser compreendido pelos alunos em situações em que o uso e aplicação estejam pautados num processo de ensino e aprendizagem eficaz e contextualizado. A aplicação da função será realizada a partir da pesquisa com batedores de açaí pertencentes ao município de Barcarena onde a atividade pode ser empregada a teoria da função na venda do suco de açaí. Isto é, na comercialização, buscando avaliar a aplicabilidade do conteúdo da função em situações-problemas, enfatizando os lucros ou balanço financeiro com a venda do produto. O conhecimento pode ser compartilhado não somente de forma abstrata na sala de aula, mas introduzido no dia a dia do aluno. A partir das informações obtidas, serão utilizados dois exemplos ao nível do conhecimento do aluno, a saber: o comércio do suco do açaí e o extrativismo da palmeira, além de tratar a fundamentação teórica a partir da definição, conceito de coeficientes angular e linear, construção de gráficos, condições de crescimento e decrescimento e inequações do 1º grau. Conclui-se a pesquisa considerando que o processo de ensino e aprendizagem poderá ser mais bem compreendido no contexto da sala de aula quando o professor buscar uma metodologia que esteja ligada com a teoria e a prática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Leitura das concentrações de sódio e açúcar a partir de rótulos em produtos geralmente consumidos no dia a dia: uma aplicação no ensino de Química(2023-12-12) SANTOS, Ricardo Rafael Sousa dos; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835Este trabalho refere-se a uma exposição realizada na escola E.E.E.F.M Luiz Nunes Direito, com o objetivo de dialogar sobre as altas concentrações de sódio e açúcar em alguns produtos consumidos geralmente no dia a dia, e sensibilizar os visitantes sobre os perigos de consumir em excesso esses ingredientes. Além disso, o intuito do trabalho também foi que os alunos compreendessem o conteúdo relacionado a concentrações de soluções por meio desse trabalho. De forma geral, é possível afirmar que o trabalho realizado contribuiu para elevar os entrevistados de um nível de menor para outro de mais conhecimento sobre o assunto. Além de instilar o consumo mais consciente a partir do reconhecimento da concentração de sal e açúcar em produtos industrializados presentes no cotidiano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) MDC e MMC: uma ênfase a partir de um processo de ensino e aprendizagem contextualizado(2022-02-24) PRAXEDES, Luiz Eduardo; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641O presente trabalho objetiva desenvolver um estudo do (Máximo Divisor Comum) MDC e (Mínimo Múltiplo Comum) MMC enfatizando-se a partir de um processo de ensino/aprendizagem contextualizado. No primeiro momento são apresentados o contexto histórico, definições de MDC e MMC e a relação entre eles, que servirão de pré-requisitos para o desenvolvimento da temática. A relevância da pesquisa concentra-se em aplicações com problemas voltados ao cotidiano para mostrar que podem ser usados nas situações práticas, principalmente em questões que relacionam o conhecimento teórico em problemas contextualizados. Visando esse aspecto, desenvolve-se como metodologia um ensino em que seja possível oferecer ao aluno um conhecimento que leve em conta a aprendizagem significativa do tema proposto. Assim sendo, percebe-se que o ensino sendo dinâmico e motivador proporciona uma maior curiosidade e interesse pelo conteúdo, tendo em vista que para conseguir valorizar a aprendizagem é preciso que o professor saiba construir um processo de ensino que não se enquadre apenas num método tecnicista o que pode ocasionar dificuldade na aprendizagem. Conclui-se a pesquisa considerando que o estudo do MDC e MMC quando aplicados em situações problemas contextualizados podem oferecer uma melhor compreensão para os alunos quando é considerada a aprendizagem da vida cotidiana.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relato de experiência: “Sr. e Sra. Batata” para o estudo de genética: uma abordagem metodológica para o Ensino Médio na ECCFR de Anapu(2021-09-17) LIMA, Myrian Aguiar; GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0924023357753741Esta monografia visa identificar as contribuições de uma ferramenta lúdica, onde a mesma pode proporcionar subsídios/ reforços para a aprendizagem do ensino de biologia. Sendo essa responsável pela construção e compreensão dos conhecimentos de professor e aluno sobre seus cotidianos. a pesquisa foi iniciada no III estágio supervisionado ofertado pelo curso de Licenciatura em Educação do Campo ênfase em ciências da natureza, da Universidade Federal do Pará (UFPA), na Escola Comunitária Casa familiar Rural Dorothy Stang – Anapu- Pará, com uma turma do 3º ano do ensino médio integrado com o curso de técnico em agropecuária. A metodologia utilizada para a realização do estágio foi dividida em dois momentos: observação da professora de biologia e regência, onde surgiu-se a problemática de estudar genética por meio do lúdico. Durante o estágio foi percebido que a professora trabalha sua disciplina de forma contextualizada, onde a mesma possui uma preocupação com o aprendizado do aluno, procurando sempre ensinar os conteúdos com alguma conexão com a realidade e de forma interdisciplinar. Já enquanto a elaboração e aplicação da atividade lúdica complementar de alguns conceitos básicos de genética, a mesma visou estabelecer relações entre o conhecimento científico, popular e a ludicidade, atividade essa conhecida como Senhor e Senhora Batata, inspirado nos personagens do filme Toy Story. Ao final observou se o progresso do conteúdo de genética pelos estudantes, pois através da atividade lúdica conseguiram relacionar termos científicos com nossas características físicas.